quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dr. Mario



Dr. Mario (Nintendo R&D1, NES/Game Boy) - Lançado no dia 27 de Julho de 1990 é um jogo de puzzle que foi criado por Gunpei Yokoi (Metroid, Kid Icarus, Super Mario Land) e Takahiro Harada. Sendo essa mais uma criação de Gunpei, que na época estava responsável em levar os principais jogos da Nintendo para o Game Boy, o jogo acabou saindo também para o NES.

O objetivo do jogo é bem simples: na tela há virus nas cores azul, amarelo e vermelho e você deve elimina-los por combinar 3 cores iguais encima deles. As pilulas vêm em sua maioria com duas cores diferentes, facilitando assim o uso de combos para eliminar mais de 1 virus de cada vez. Uma vez a tela limpa, você avança para o próximo nivel, que nada mais é que o anterior só que com mais virus para eliminar.

Antes de começar o jogo, você escolhe em que nivel quer começar (de 1 à 20), escolhe a velocidade que o jogo vai acontecer e também opta por uma das músicas presentes. Infelizmente não dá pra mudar de música quando se passa de nível, portanto você vai ficar ouvindo a mesma até o jogo acabar.

Há também um modo versus no qual ficam duas jarras de virus uma do lado da outra e os jogadores tem que acabar com o virus antes do outro para vencer. Aqui há um elemento que não tem no Single Player: a "chuva" que cai na jarra do oponente se você acabar com 2, 3 ou 4 virus na mesma jogada. Essas peças que caem na jarra do oponente correspondem as cores que você acabou de eliminar.

Em 1994, a Nintendo lançou uma coletânea para Super Nintendo entitulada Tetris & Dr. Mario que nada mais era que o clássico jogo Tetris e o Dr. Mario do NES com gráficos e som melhorados. A única novidade aqui é que você pode jogar o Versus contra um personagem controlado pela CPU.

Outra curiosidade é que em 1997, foi lançada uma versão para o Satellaview, um modem via Satélite lançado para o Super Famicom exclusivamente no Japão entitulado de "Dr. Mario BS Version" que na verdade era a mesma coisa do Dr. Mario da coletânea do Super Nintendo porém com modo online. O jogo foi o último a "passar" pelo Satellaview antes dele ser descontinuado em Junho de 2000.

Em 2003, a coletânea "Nintendo Puzzle Collection" para Gamecube permitia que você copiasse uma cópia da versão de NES para o seu Game Boy Advance atravez do Advance Cable. Em 2004, foi a vez da série ser lançada no Game Boy Advance na linha "Classic NES Games", que pegava os clássicos 8-bits e adaptava para a pequena tela do portátil. Em 2005, o Game Boy Advance recebeu uma coletânea chamada "Dr. Mario & Puzzle League" que trazia tanto o jogo de NES e um jogo do Super Famicom chamado "Panel de Pon".

Algumas screenshots e videos das versões do jogo:

NES:


Game Boy:






Super Nintendo:






Game Boy Advance:



Em 2001, já no fim da vida do Nintendo 64 a Nintendo lançou um jogo "quase" novo...


Dr. Mario 64 (Nintendo, Nintendo 64) - Lançado no dia 8 de Abril de 2001 somente na América, é um remake do Dr. Mario original de NES/Game Boy. Posteriormente, apareceria na coletânea "Nintendo Puzzle Collection" em 2003, que foi lançada apenas no Japão e também veria um lançado no iQue Player em Novembro de 2003. Pra quem não conhece, o iQue Player é um Nintendo 64 chinês que foi lançado em 2003 em parceria entre a Nintendo e a iQue.

Dessa vez, um pequeno roteiro foi introduzido no jogo, aonde Dr. Mario tem o dever de usar suas Megavitaminas para curar as pessoas da terra. Entretanto, Wario, querendo roubar a fama do Dr. Mario, tenta roubar as Megavitaminas mas falha. Depois, o "Mad Scienstein" e "Rudy the Clown" (personagens de Wario Land 3) roubam as Megavitaminas e Dr. Mario e Wario vão atrás deles.

Durante o modo história, você irá dar de cara com vários personagens do jogo Wario Land 3 e também irá dar risada dos motivos pelos quais você acaba enfrentando os inimigos. Nada mudou no gameplay, entretanto. São 3 cores de virus e 3 cores de Megavitaminas para acabar com eles.

A novidade aqui são novos modos: Flash; que você tem que derrotar 3 virus especificos que brilham na tela antes do computador, Marathon; um modo infinito aonde só acaba com o jogador perdendo ou desistindo e o Score Attack; que você tem 3 minutos para derrotar o máximo de virus e ver o seu placar. Os modos Flash e Score Attack podem ser jogados de 2, assim como o 2-Player VS. Há também um modo "multiplayer" que pode ser jogado com 4 jogadores ao mesmo tempo.


Algumas screenshots e videos do jogo:






Dr. Mario é mais uma das criações de Gunpei Yokoi, que criou as séries Metroid e Kid Icarus, depois transportou-as para o Game Boy em jogos novos e também foi o responsável pelos dois jogos da série Super Mario Land. Infelizmente, depois do fracasso que foi o Virtual Boy, que era uma das criações dele, ele saiu da Nintendo em 1995 e acabou por morrer em um acidente de carro em 1997 deixando pra trás um legado de jogos criativos e carismáticos.

O Game Boy clássico foi uma das criações dele também, e a Nintendo então decidiu seguir o legado dele e em 1998 lançou uma versão colorida e com pequenas melhorias no processamento do console. A série Dr. Mario mantém o seu legado até hoje, aonde receberam também lançamentos recentes para WiiWare e DSiWare chamados de "Dr. Mario Online Rx" e "Dr. Mario Express, respectivamente.

Na versão para WiiWare, você pode jogar versus pela internet e usar seus "Mii's" para jogar também. A única grande novidade aqui é um modo no qual a jogabilidade com o Wii Remote apontado para a tela é explorada, porque o jogo em si é o mesmo de sempre, inclusive os menus são baseados na versão do NES. Já a versão para DSiWare é quase igual, porém explorando a canetinha do Nintendo DS e sem o modo online. Aqui vai algumas imagens e videos delas só para matar a curiosidade:










Vale lembrar também que o personagem Dr. Mario está presente como personagem selecionavel nos jogos Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl.

E com isso acabo o post de hoje. Na semana que vem eu vou trazer pra vocês um dos jogos de NES que mais me marcaram. É uma bela combinação de gráficos, jogabilidade variada e músicas marcantes como todo clássico 8-bits. Então fiquem ligados que semana que vem tem mais, como sempre.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Adoro este game! Muitas horas de multiplayer local com os amigos no SNES...

    ResponderExcluir
  2. Nossa não saia que tinha Dr.Mario pra WiiWare, o do n64 eu nunca jogay, mas os outros ...vixiiiiiii
    Jogay tanto o do Game Boy que meu irmão pegou minha fitinha e escondeu e me devolveu só depois de um mês pq ele disse que eu tava viciada hehhehe

    ResponderExcluir