sexta-feira, 29 de abril de 2011

NAM-1975 / The Super Spy / Cyber-Lip

Hoje falarei de 3 pérolas do começo do Neo Geo. A SNK ainda não era aquela empresa consagrada que nós conhecemos nos tempos de Fatal Fury e Samurai Shodown mas ela já metia a mão na massa fazendo jogos de qualidade para sua plataforma.



NAM-1975 (SNK, Neo Geo) - Lançado em abril de 1990, é um shooter com tema de guerra lançado pela SNK e também o primeiro jogo lançado para a plataforma.


O gênero que melhor se encaixa aqui é o chamado "Shooting Gallery", porque você controla o personagem apenas para a esquerda e para a direita enquanto a tela se move sozinha para frente ou para trás e os inimigos vão aparecendo de acordo com a ação.

O jogo se passa nos ultimos meses ficcionais da Guerra do Vietnã, com dois soldados entrando na guerra para resgatar o Dr. R. Muckly, um ex-cientista do Exército Americano que foi sequestrado pelos "Terroristas do Norte". A filha do Dr., Nancy Muckly também foi sequestrada e acredita-se que ela esteja aprisionada no Vietnã.

Entretanto, com o passar do jogo você descobre que na verdade Dr. R. Muckly é um louco que está construindo um Canhão Laser para tomar o mundo para si mesmo.

Há 2 tipos de armas no jogo: as de fogo e as que podem ser atiradas no inimigo. Entre as armas de fogo há a metralhadora convencional que você já começa com ela, Balcan - que é uma metralhadora mais poderosa, um atirador de Mísseis que destroi todos os inimigos ao redor da explosão e um Lança-Chamas que varre os inimigos que ele toca.

Os tipos de armas são: a granada, a bomba Spark que tem uma explosão maior que a granada e a Napalm que destroi todos os inimigos da tela. Você movimenta o personagem apenas para a esquerda e para a direita, um botão você atira e o outro é usado para as técnicas: esquerda + o botão o personagem corre e diagonal pra baixo esquerda ou direita ele dá um salto para fugir do fogo inimigo.

Quando você salva um refém, ele irá te ajudar a atirar nos inimigos.

O jogo foi re-lançado em 1994 quando o Neo Geo CD foi lançado pela SNK, sendo também um dos primeiros titulos da plataforma de CD.

Algumas imagens e videos:





E assim a SNK começava a sua linha de jogos para o grandioso Neo Geo. Ela lançou todo tipo pra ele no começo de sua vida, até um semi-RPG de labirintos, gênero bastante comum no Japão...



The Super Spy (SNK, Neo Geo) - Lançado também em 1990, foi um dos primeiros jogos da linha do Neo Geo. O jogo é uma mistura de FPS (tiro em primeira pessoa) com Beat Em Up, no qual você vai andando pelos corredores de um prédio derrotando terroristas e salvando reféns.

A história se passa entorno de um Agente da C.I.A, Roy Heart, que deve percorrer todos os andares do edificio em ordem de parar um grupo de terroristas conhecidos como Zolge King, liderados por um homem chamado King (que parece bastante com Geese Howard da série Fatal Fury). O grupo é responsável por vários assassinatos e também pela explosão do Metrô.

O botão "A" é usado para dar socos, segurando para cima e apertando "A" você realiza um gancho e apertando "A" várias vezes seguidas você realiza uma sequencia de socos.

O botão "B" é usado para chutes e joelhadas, segurando o botão esse ataque pode ser ainda mais forte. Você também pode roubar a arma dos inimigos se apertar esse botão em um certo momento quando estiver enfrentando um inimigo armado.

Apertando "A" e "B" juntos, você realiza uma defesa. Para se abaixar, basta colocar pra baixo, e se você apertar "A" ou "B" enquanto está agachado o personagem poderá fazer um golpe abaixado. Entre as armas há disposição há uma faca (que fica enferrujada depois de um certo uso), uma pistola e uma metralhadora que aparece de vez em quando).

De acordo com o que você derrota os inimigos, eles te dão experiencia e aumentam o teu dano e teu life também.
O jogo foi relançado em 1995 para Neo Geo CD e recebeu um melhor tratamento no departamento sonoro.

Algumas imagens e videos do jogo:





Ainda em 1990, a SNK também preparou um jogo de plataforma 2D com armas no estilo Contra...



Cyber-Lip (SNK, Neo Geo) - Lançado em 1990, era um jogo de plataforma com armas de fogo lançado logo no inicio do Neo Geo também. O jogo é constantemente comparado com as séries Contra e Metal Slug em termos de jogabilidade. Não é de se entranhar, já que alguns funcionários da Irem fizeram parte do desenvolvimento do jogo e no futuro eles criariam Metal Slug.

Você tem controle sobre Rick ou Brook, dois soldados veteranos que foram mandados em uma missão sescreta para o governo federal para destruir um super computador militar que está fora de controle.

Não há muito o que se falar: você anda, atira e pula - há algumas variações de armas como lasers, granadas, etc - e no final de cada estágio há um chefe e em seguida uma cutscene mostrando os acontecimentos antes do próximo estágio começar.

Foi relançado em 1994 para Neo Geo CD com uma trilha sonora melhorada.


Algumas imagens e videos do jogo:





E por hoje é só. Muita gente acha que a SNK só fazia jogos de luta mas na verdade é que esses eram os grandes "hits" da empresa, ofuscando os outros jogos de outros estilos que a mesma fazia. Aqui você pôde conferir 3 desses jogos e ver como mesmo alguns deles sendo genéricos, eram muito bons e mostravam o verdadeiro potencial do console da SNK.

Pra vocês terem uma idéia, o primeiro jogo do Neo Geo - que foi NAM-1975 - tinha 46MB, sendo que o maior cartucho de Super Nintendo comportava 32MB e o de Mega Drive teve 40MB. E estamos falando de primeira remessa, porque Garou: Mark of the Wolves tinha  688MB e foi lançado 10 anos depois do NAM-1975 e mesmo assim plataformas atuais como o PlayStation e o Sega Saturn não conseguiam rodar o jogo!

Esse post e o anterior eu dedico a 2 amigos meus que são muito fãs da SNK e principalmente do Neo Geo: o Rocky Silva e o Adriano. Eu fiz o post com a intenção de mostrar pra eles alguns jogos obscuros e poucos conhecidos do Neo Geo e mostrar pra vocês esses jogos bacanas!
Para semana que vem, uma surpresa! (aka: não fiz nada de antemão e vou improvisar algum jogo bacana), espero vocês! Até lá...

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Jogos que eu joguei muito! Só o Spy que eu penei muito e tive que ter um certa paciencia!

    ResponderExcluir
  2. Clássicos maravillhoso que me deixaram com água na Boca!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dedicatória João! ^^/
    Muito bom relembrar, mas esses eu já conheci em emulador. Nunca os vi em play time.

    ResponderExcluir