sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Astal


Astal (Sega, Sega Saturn) - Lançado no dia 27 de Abril de 1995 nos Estados Unidos e no dia seguinte no Japão, é um jogo de plataforma 2D lançado exclusivamente no Sega Saturn. Saiu logo no começo do Saturn e usava gráficos desenhados à mão. Na época que esse jogo foi lançado, o mercado estava passando por mudanças e o gênero 3D estava ficando dominante, talvez devido a isso o jogo tenha vendido muito pouco mesmo tendo recebidos notas excelentes nos reviews.


Outra coisa que vale a pena citar é que na parte lateral da caixa do jogo, onde geralmente fica o nome do mesmo e o logo do Sega Saturn estava totalmente branco, há não ser pelo logo do Sega Saturn que estava lá. O que deixou alguns gamers um pouco furiosos porque quando se guardava o jogo na prateleira não aparecia a referencia do lado. Graças às suas baixas vendas, o jogo é considerado relativamente raro hoje em dia e vale a pena citar que Astal nunca foi lançado na Europa.

Em algum lugar do universo, a Deusa Antowas criou o mundo a partir de uma simples jóia. Nesse mundo, Quartilia, ela criou o Céu, a Terra e o Ar. Para habitar esse mundo, ela criou dois humanos; da jóia verde uma menina - Leda, que tem o poder de fazer as coisas viverem em Quartilia. Da jóia vermelha, um menino: Astal, cujo propósito é proteger Leda. Contente com a sua criação, Antowas dormiu.

Enquanto ela dormia, o malvado Jerado tentou dominar Quartilia. Para garantir sua vitória, Jerado criou um guerreiro: Geist. Geist sequestrou Leda e a manteve no fundo do oceano. Na tentativa de salva-la, Astal destruiu Quartilia, acordando Antowas. Como punimento, Antowas levou Astal para a lua de Quartilia e o deixou preso lá. Leda teve pena de Astal e deu à ele a sua jóia. O problema com Jerado e Astal foi cuidado e Antowas voltou à dormir.

Entretanto, Geist continuava livre e Quartilia não foi restaurada de suas mudanças que Jerado tinha feito. De sua prisão na Lua, Astal assistiu Geist sequestrar Leda novamente. Consumido pela necessidade de salva-la ele escapou e retornou a Quartilia. Agora Astal sai em uma jornada em procura de Leda através de uma Quartilia transformada por Jerado junto com um estranho pássaro que por alguma razão não o deixa sozinho...

Controlar Astal é bem simples: com o botão C ele pulava e com o botão B se atacava, porém dependendo da direção que o D-Pad estava sendo segurando na hora de apertar o botão B era efetuado um ataque diferente; se apertasse sem segurar nenhuma direção ou para esquerda/direita, Astal irá agarrar os inimigos ou objetos sobre o seu ombro; apertando com o D-Pad pressionado pra baixo, Astal acertava o chão deixando os inimigos tontos; apertando durante um pulo, ele realizava um soco com as duas mãos ao mesmo tempo para baixo.

O botão B também é usado para erguer certas peças do cenário, como árvores e galhos e atira-los. O último ataque de Astal é uma bomba de água. Apertando o D-Pad para cima faz com que ele prenda o ar e depois apertando para frente e B ele jorará uma bomba de água em quem tiver na frente dele, acabando com todos.

Cada vez que um inimigo é derrotado, uma barra localizada na parte de baixo da tela vai enchendo, quando completada basta apertar A, X, Y ou Z para chamar o passaro que vai aparecer como uma bola de pinball na tela derrotando os inimigos.

Astal também tem um modo de 2 jogadores cooperativo, aonde o segundo jogador controla o pássaro. O pássaro pode acertar os inimigos com suas asas apertando B, um projétil se segurar B por um tempo e depois solta-lo e se segurar e soltar o botão C segurando pra esquerda ou direita ele mergulha encima do inimigo como se fosse uma bomba. Ele também pode atravessar a tela toda apertando duas vezes pra frente ou pra trás.

Algumas curiosidades sobre o jogo: na versão japonesa, a música "Let Me Try Again" que toca durante a abertura tem vozes, já na versão americana a música é instrumental. Agora se você colocar o CD americano em um CD Player você consegue ouvir a música com vocais.

Astal também fez aparições em algumas revistas de Sonic da Archie Comics. Há também um sprite de Mario escondido dentro dos Graphic Files do jogo entretando não foi usado no jogo.

Alguns videos e screens do jogo:





E por hoje é só. Semana que vem é a vez do Nintendo 64 e um dos seus jogos poucos de progressão lateral 2D aparecer aqui. E terminando na semana seguinte com um jogo de plataforma clássico que apareceu em vários consoles da época.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários: