sábado, 8 de maio de 2010

O que aconteceu com Donkey Kong? (Parte 4)






DK: Jungle Climber (Paon, Nintendo DS) - Lançado em 09 de Agosto de 2007 para Nintendo DS, é continuação do jogo DK: King of Swing do Game Boy Advance, compartilhando alguns pontos da jogabilidade. Entretanto, os gráficos foram feitos pra parecer mais como Donkey Kong Country em 2 telas. 

O jogo recebeu notas boas pela maioria da imprensa de jogos, porque trouxe é bem mais divertido, longo, tem gráficos melhores e também melhoraram a jogabilidade, fazendo-a mais variada do que no jogo anterior. Outro jogo casual da série Donkey Kong.


Algumas screens e videos do jogo:




















Mario vs Donkey Kong 2: March of the Minis (NST, Nintendo DS) - Lançado em 25 de Setembro de 2006 para Nintendo DS, é uma continuação do jogo Mario vs Donkey Kong que saiu para Gameboy Advance. Entretanto, esse jogo é mais voltado ao puzzle, uma vez que o jogador agora controla vários Mini Marios (os brinquedos salvos no jogo anterior) ao invez do próprio Mario. 


Um pouco da história do jogo: Mario está patrocinando a abertura do Parque de Diversões "Super Mini-Mario World" com sua convidada de honra Pauline. Donkey Kong está na platéia assistindo a abertura quando ele percebe que Pauline está lá. Donkey Kong fica apaixonado por ela à primeira vista e oferece-a um Mini-Donkey Kong de presente como prova de seu amor enquanto Mario oferece-a ao mesmo um Mini-Mario. 
Pauline ignora o Mini-Donkey Kong e dá atenção apenas ao Mini-Mario, fazendo com que Donkey Kong fique muito irritado e sequestre-a. Donkey Kong foi até o topo do Parque de Diversões e Mario, que não conseguiu o seguir, manda os Mini atrás dele através de uma pequena entrada na parede atrás de Pauline. 


Outra vez o jogo é mais voltado para Mario mas vale a pena ser citado. Esta planejado para sair uma continuação esse ano entitulada de:  Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again! para DSiWare.




Algumas screens e videos do jogo:















Agora o jogo que foi lançado para Wii, da mesma produtora da série King of Swing/Jungle Climber.




Donkey Kong Barrel Blast (Paon, Nintendo Wii) - Lançado em 08 de Outubro de 2007, o jogo iria sair originalmente para Gamecube e fazer uso dos bongos para controlar os corredores, mas acabou sendo lançado para Wii e fazendo uso do Wii Remote e Nunchuk. 


A jogabilidade funciona assim: o jogador tem que balançar os controle no lugar de bater nos bongos, mover o controle pra cima pra fazer o personagem pular e usar o sensor de movimentos pra acertar os inimigos e obstaculos ou usar itens. Recebeu notas baixas no geral, por ser um jogo lento, ter um design fraco das pistas e algumas vezes o controle ser impreciso. 


Algumas pessoas também questionavam os gráficos, afinal eles apenas pegaram a versão do Gamecube, excluiram o controle com os bongos e colocaram os controles do Wii no lugar.




Algumas screens e videos do jogo:






Opinião pessoal: eu acho que esse jogo deveria ter tido um trabalho bem melhor feito nele, visto que ele até apresentava um certo potencial quando seria lançado pra Gamecube, tendo a Nintendo só convertido pro Wii e não ter trabalhado direito com as possibilidades dos controles do Wii pra melhorar a jogabilidade.


E com isso acabamos os jogos atuais da série. Como tinha falado antes, agora são os "spin-off" da série e algumas conversões da série principal para os portáteis da Nintendo que não citei antes, começando com as versões da série DK Land pra Gameboy.




Donkey Kong Land (Rareware, Game Boy) - Lançado em 26 de junho de 1995, Donkey Kong Land é mais que um port do jogo do Super Nintendo para o Gameboy: a história foi mudada um "pouco". Cranky Kong, com inveja porque Donkey e Diddy Kong conseguiram resgatar as bananas de volta em Donkey Kong Country, diz que eles só conseguiram isso por causa dos ótimos gráficos e sons que o jogo tinha. Ele desafia os dois a terminar a aventura em um jogo de 8-bit e vai até K. Rool e convence-o a roubar as bananas denovo para que os heróis vão lá pega-las denovo, dessa vez com gráficos e sons inferiores. 

Algumas coisas também mudaram: só aparece um personagem na tela de cada vez, por conta da tela pequena do Gameboy, são 4 novos mundos para explorar, alguns dos estágios são parecidos com os do Super Nintendo mas é como se o mapa agora fosse apenas na costa da Ilha. O jogo recebeu ótimas notas na época e também o prêmio de melhor jogo de Gameboy em 1995. Quando jogado no Super Game Boy (adaptador para jogar jogos de Gameboy no Super Nintendo, o jogo ganhava um pouco de contraste e algumas poucas cores vividas, melhorando um pouco do gráfico.


Algumas screens e videos do jogo:












Donkey Kong Land 2 (Rareware, Game Boy) - Lançado em 01 de Setembro de 1996, DK Land 2 trás uma história igual a versão do Super Nintendo, dessa vez não foi modificada como na versão anterior, mas também oferece estágios com design diferente assim como alguns mapas. 

No Super Game Boy ele também ganhou um trabalho de cor mais bem feito assim como uma borda de bananas ao redor da tela (os jogos de Super Game Boy não eram tela cheia, eles preenchiam apenas o centro da tela). Recebeu uma nota maior do que o jogo anterior, mas não ganhou o titulo de jogo do ano.


Algumas screens e videos do jogo:












Donkey Kong Land 3 (Rareware, Game Boy) - Lançado em 01 de Outubro de 1997, foi o terceiro e ultimo jogo da série "Land" para Gameboy e assim como o jogo anterior, trouxe gráficos melhorados no Super Gameboy. Esse jogo é mais ou menos uma continuação do DK Country 3: uma competição foi aberta para quem achar o Lost World primeiro. Donkey e Diddy Kong sairam na frente e deixaram Dixie pra trás. Decidindo provar a si mesma que ela é tão capaz quanto eles, Dixie se junta com seu primo Kiddy Kong e vai atrás do Lost World também. K. Rool e seus seguidores também estão procurando pela ilha. 

Novamente o design do mapa foi mudado e embora todos os chefes da versão do Super Nintendo estejam aqui, todas as fases são inéditas. O jogo não foi lançado no Japão na época, mas em 28 de Janeiro de 2000 a própria Nintendo lançou lá uma versão do jogo totalmente colorida para Gameboy Color que é incompativel com os antigos Gameboy e nunca foi lançada em inglês.


Algumas screens e videos do jogo:










Agora a versão de DK Country pra GBC, que pelo que constatei jogando, ele foi usado como base para as versões do GBA, mas sem os dialogos e os balões que foram feitos em 2003.




Donkey Kong Country (Rareware, Game Boy Color) - Lançado em 05 de Novembro de 2000 para Gameboy Color, essa versão continha todos os estágios do Super Nintendo assim como 1 novo, chamado "Necky Nutmare". Algumas das músicas foram cortadas, sendo substituidas por músicas da primeira versão de Donkey Kong Land. Também trouxe novos mini-games, imagens escondidas e um modo Time Trial.


Algumas screens e videos do jogo:










E agora, o último spin-off da série, que foi lançado pra Nintendo 64 e na minha opinião, um dos melhores da série.




Diddy Kong Racing (Rareware, Nintendo 64) - Lançado em 21 de Novembro de 1997 para Nintendo 64, foi o primeiro "spin-off" da série Donkey Kong. Entrou para o Guinness em 1998 porque o jogo vendeu 800,000 cópias em 2 semanas  antes do Natla, fazendo dele o jogo que vendeu mais cópias em menos tempo da história. Um remake com algumas novidades saiu para Nintendo DS em 2007, trocando alguns corredores por novos (2 personagens a mais que a versão do Nintendo 64. 

O jogo trás 3 tipos diferentes de veículos: Kart (corridas no asfalto), Hovercraft (asfalto e água) e Plane (no ar). No Nintendo 64 temos 10 corredores, sendo que 2 são desbloqueados depois e no Nintendo DS temos 12, sendo que 4 são desbloqueados. Entre os mais famosos estão Diddy Kong, Banjo (N64), Conker (N64), Krunch (um dos Kremlings da série DK), Tiptup (ele aparece em todos os jogos da série Banjo como convidado), Dixie e Tiny Kong (DS). 

Os outros personagens foram feitos apenas para o jogo, como Timber, Bumper, Pipsy, Drumstick, T.T., Taj the Genie (DS) e Wizpig (DS). 6 mundos para se explorar com vários desafios e pistas nas modalidades citadas e com vários upgrades conseguidos após estourar os balões escondidos pelo mapa. Foi um dos jogos mais vendidos do Nintendo 64.


Alguma screens e videos do jogo:


Versão Nintendo 64:










Versão Nintendo DS:









Bom, e com isso eu termino a série Donkey Kong... Já não aguento mais falar de tanta banana e macacos doidos na floresta ou sei lá onde. Vale lembrar que Donkey Kong aparece também em todos os jogos da série Super Smash Bros. até agora. Até a próxima materia.


Sigam-me os bons... \o\

Um comentário:

  1. uahsuahsuahsuhauhsa
    Incrivel como os de GB parecem melhores que os de DS!
    asuasasausa
    é porra!
    Fala sobre Metroid agoraaaaa \o/

    ResponderExcluir