Shinobi (System 16, 1987) - Shinobi foi um jogo lançado originalmente para Arcades em 1987 pela Sega e depois foi convertido para vários consoles caseiros da época. O jogo conta a história de um ninja chamado Joe Musashi que tem que lutar com a organização ZEED, que estava sequestrando as crianças do Clã Oboro.
O jogo tem 5 missões, que vão aumentando de dificuldade assim que você vai chegando mais perto de terminar o jogo, no qual você vai abrindo caminho até o HQ de ZEED e vai libertando todos os reféns que vai achando no caminho. No final de cada fase, você enfrenta um dos lideres de ZEED, que se auto-denominam RING OF FIVE, sendo o ultimo deles Nakahara, o antigo mentor de Joe Musashi. Depois de derrotado o chefe, você joga uma pequena fase de bonus aonde tem que atirar as estrelas-ninja nos inimigos que aparecem na tela para ganhar uma pontuação extra.
Jogabilidade era simples, um botão pra pular e outro pra atacar; colocando pra cima ou pra baixo na hora de pular ele podia subir ou descer uma plataforma alta ou ir pro plano do fundo. Atacando de perto ele fazia um ataque mais forte e sem defesa.
Em 1988, a própria SEGA converteu o jogo para o seu video-game caseiro, Master System. Foi lançado no Japão, Europa e Estados Unidos com a jogabilidade igual ao original, mas ao inves de um ataque matar o personagem principal, foi adicionada uma barra de life, tornando o jogo mais fácil que o Arcade. Nessa versão você também liberta os reféns, mas não é obrigado a achar todos para finalizar o estágio como na versão do Arcade. Porém, salvando-os você ganha upgrades como uma barra de life maior, uma arma secundária com maior poder de fogo e um ataque principal mais forte e com maior alcance, totalizando 4 armas brancas, 4 armas de fogo e 6 habilidades ninjas diferentes.
Em 1989, a Tengen converteu a versão de Master System para o Nintendo 8-Bits sem a permissão da SEGA. Também em 1989, a Virgin Games converteu o jogo para alguns computadores caseiros na Europa; ZX Spectrum, Commodore 64, Amstrad CPC, Commodore Amiga, Atari ST e DOS. No japão, uma versão para PC Engine foi lançada pela Asmik no final do mesmo ano. Ambas versões são fieis ao arcade, sem a barra de life contida nas versões de Master System e Nintendo 8-bit e com as devidas limitações de cada console/computador.
Algumas screens e videos do jogo em todas suas conversões:
System 16:
ZX Spectrum:
Amstrad CPC:
Atari ST:
Commodore 64:
Commodore Amiga:
DOS:
Nintendo 8-Bits:
Master System:
PC Engine:
Apesar de todas essas diferenças gráficas, o jogo era praticamente o mesmo em todos os consoles, apenas com mudanças no cenário de acordo com a limitação de cada console.
Depois desse, a SEGA estava produzindo 2 jogos ao mesmo tempo, o Shadow Dancer e o The Revenge of Shinobi (este para o lançamento Japonês do Mega Drive). Vamos falar primeiro do Shadow Dancer.
Shadow Dancer (SEGA, Novembro de 1989) - Shadow Dancer foi uma continuação direta do jogo anterior lançado para Arcades, sendo que dessa vez o personagem é um ninja sem nome que deve enfrentar terroristas com a ajuda do seu companheiro-cão. O jogo foi convertido para computadores caseiros da época pela U.S. Gold; Commodore Amiga, Commodore 64, Atari ST, Amstrad CPC e ZX Spectrum e em 1991 foi lançada a conversão de Master System, apenas na Europa e no Brasil.
A história do jogo é simples: terrorista implantaram bombas em várias partes da cidade e você tem que achar todas elas em ordem de prever o caos em toda cidade. O jogo tem 4 missões, divididas em 3-4 estágios cada, totalizando 15 estágios no total. De resto a mecanica é igual ao jogo anterior: no final de cada estágio você enfrentar um chefe e depois de derrota-lo tem um bonus para aumentar a pontuação. A jogabilidade também se manteve intacta, apenas adicionando o ataque do seu cão, que é segurando o botão de ataque por alguns segundos e depois soltando-o.
Algumas screens e videos do jogo em todas suas conversões:
System 18:
Amstrad CPC:
ZX Spectrum:
Commodore Amiga:
Atari ST:
Commodore 64:
Master System:
Obs: uma versão totalmente modificada desse jogo saiu para Mega Drive em 1991, vou comentar sobre ela mais abaixo no texto.
Agora chega a vez do jogo da série que eu acho ser o mais conhecido de todos, afinal está em grandes coletaneas da época para Mega Drive, Sega CD, Playstation 2, PSP e até Xbox 360 e Playstation 3 mais recentemente. Lembrando que a equipe que fez esse jogo não é a mesma do arcade, aqui o jogo é totalmente diferente dos vistos no Arcade.
The Revenge of Shinobi (SEGA, Dezembro de 1989) - no Japão foi lançado como The Super Shinobi, e foi o primeiro jogo da série a ser desenvolvido para o Mega Drive. O jogo é uma continuação do jogo original de Arcade lançado em 1987 e apresenta uma trilha sonora desenvolvida por Yuzo Koshiro. Na introdução do jogo, aparece o ator Sonny Chiba vestido de Hattori Hanzo, de uma série popular na época no Japão chama Kage no Gundan.
O jogo se passa 3 anos depois do primeiro jogo, ZEED (a organização criminosa do primeiro jogo) surge novamente com um novo nome "NEO ZEED" (Nova Zeed) e vão atrás de vingança com o clã Oboro, matando assim o mentor e a noiva de Joe Musashi. Chegando um pouco atrasado ao clã, Joe escuta a história a partir de seu mentor à beira da morte. Ele decide viajar pelo mundo para se vingar de seu mestre e salvar sua noiva antes que seja tarde demais.
A jogabilidade é parecida com a original, aonde são usados 3 botões (A - Ninjutsu, B - Ataque, C - Pulo). Apertando o botão de pular novamente na hora certa durante um salto, ele faz um segundo pulo podendo alcançar plataformas mais altas no cenário. Usando o ataque durante esse segundo salto, faz com que Musashi atire 8 estrelas na direção que ele estiver apontando. Os estágios contem várias passagens secretas e alguns deles tem diferentes caminhos pra se escolher.
Diferente do original, aqui os upgrades são achados em caixotes espalhados pelo estágio, e não por abater os inimigos ou salvando reféns. São 8 Missões divididas em 3 estágios cada, totalizando 24 estágios. O jogo contém 2 finais, sendo eles diferenciados dependendo da situação que você derrotar o ultimo chefe.
Uma curiosidade sobre o jogo: alguns dos mestres da versão original se pareciam muito com personagens de famosas séries conhecidas mundialmente, como Godzilla, Homem Aranha, Exterminador do Futuro e Batman, sendo alguns deles removidos ou substitidos, como foi o caso de Godzilla que foi substituido pelo personagem de anime Devilman, e Homem aranha que sofreu algumas modificações, foi removido, depois voltou com outra cor. Os únicos que não sofreram com isso foram Batman e o Exterminador.
Algumas screens e videos do jogo:
Eu achei esse o segundo jogo mais dificil de toda série, só perdendo mesmo para a versão do Playstation 2. Agora continuando com os jogos, em 1990 a SEGA lançou um titulo exclusivo para o 8 bits dela.
The Cyber Shinobi (SEGA, 1990) - Lançado apenas na Europa e Austrália para Master System, foi feito com a intenção de ser uma continuação da conversão de Shinobi feita para o console. Cyber Zeed - os vilões do jogo anterior - estão de volta.
O exército de Zeed está roubando plutônio em vários lugares pelo mundo. O plano deles é destruir o planeta inteiro de uma vez por todas. O mundo inteiro se uniu na tentativa de derrotar Zeed, mas ninguém foi bem sucedido nessa missão. Então é ai que aparece Joe Musashi, com a intenção de destruir Zeed de uma vez por todas.
O exército de Zeed está roubando plutônio em vários lugares pelo mundo. O plano deles é destruir o planeta inteiro de uma vez por todas. O mundo inteiro se uniu na tentativa de derrotar Zeed, mas ninguém foi bem sucedido nessa missão. Então é ai que aparece Joe Musashi, com a intenção de destruir Zeed de uma vez por todas.
O jogo tem 6 missões, cada uma divida em 2-3 estágios dependendo da missão. A jogabilidade se resume a pular, abaixar e atacar. Aqui você apenas tem uma Katana de curto ataque ao seu dispor, sendo as estrelas achadas em caixas espalhadas pelo estágio. Considerado o pior jogo da série, foi esquecido por muitos (acho que foi esse o motivo da SEGA ter convertido o Shadow Dancer pra Master System em 1991).
Algumas screens e videos do jogo:
Pelas imagens vocês podem notar que gráfico não era o problema: ele apresentava ótimos gráficos para o Master System, o que "matou" mesmo o jogo foi a jogabilidade que era dura e os controles não respondiam nada bem. Agora vamos falar da conversão exclusiva e diferenciada de Shadow Dancer para o Mega Drive.
Shadow Dancer: The Legend of Shinobi (SEGA, Mega Drive) - Em 1991, a SEGA lançou uma versão totalmente modificada desse jogo para Mega Drive. Aqui, o personagem ganhou um nome, Hayate (que é o filho biologico de Joe Musashi), enquanto na versão Americana o ninja na verdade é chamado de Joe Musashi. O cão em ambas versões é chamado de Yamato. De acordo com a história em ambas versões, o personagem principal deve se vingar da morte de um homem chamado Kato, que é o mentor de Hayate na versão japonesa e o estudante de Musashi na versão americana.
A jogabilidade se manteve intacta nessa versão, o que mudou foram os estágios, os chefes e o objetivo: ao invés de desarmas bombas, você deve salvar os reféns que estão pelo estágio. O bonus também mudou: ao invés de atirar estrelas nos inimigos em primeira pessoa, você deve atirar em ninjas que estão embaixo de você enquanto você pula do alto de um prédio.
Assim como aconteceu com o original, jogador não tem uma barra de life, é 1-hit-dead. Ambas versões são bem desafiadoras, não pense que porque a versão de Mega Drive foi modificada que ela é mais fácil. Ela é apenas melhor que o original em vários sentidos.
Algumas screens e videos do jogo:
O jogo tinha um estilo bem arcade mesmo, você apertava Start e o jogo já começava, nem tinha menu de opções. E além disso, não bastava terminar apenas 1 vez para ver o final "verdadeiro", tinha que se terminar o jogo 3 vezes seguidas sem desligar o video-game pra poder desfrutar do verdadeiro desafio do jogo.
Bom, por hoje é isso; semana que vem volto com mais 4 jogos da série devidamente explicadinhos como dessa vez.
Sigam-me os bons! \o\
Sigam-me os bons! \o\
Ótimo artigo, mas tem um erro. No parágrafo que você compara as diferentes versões de Shadow Dancer você diz o seguinte:
ResponderExcluir"Assim como aconteceu com o original, no Arcade e as conversões fieis o jogador não tem uma barra de life, é 1-hit-dead, mas na versão de Mega Drive foi adicionada uma."
Não há barra de energia na versão Shadow Dancer do Mega Drive.
Abraço.
Já corrigi, obrigado pelo toque. Faz muito tempo que eu escrevi e eu não lembrava direito do jogo pra fazer a correção... :)
ExcluirContinua errada a frase, olha só: "Assim como aconteceu com o original, jogador não tem uma barra de life, é 1-hit-dead. Ambas versões são bem desafiadoras, não pense que porque a versão de Mega Drive tem uma barra de life que ela é mais fácil"
ResponderExcluirA segunda parte do texto ainda ratifica a barra de life, abraço!
Porra, pensei que tinha tirado isso! kkkkkkkkkkkkkk Corrigi denovo, espero não ter ficado errado mais nada.
ExcluirUm adendo: NO Shadow Dancer de Mega Drive, se vocÊ terminar o jogo no hard não precisa terminar as "três vezes", vendo o final completo logo na primeira vez em que terminar o jogo.
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