quinta-feira, 19 de setembro de 2013

High Seas Havoc


High Seas Havoc (Data East, Mega Drive) - Lançado em 16 de Agosto de 1993, é um jogo de plataforma produzido pela Data East que foi publicado por ela mesma no Japão, com o título "Captain Lang", e na Europa e Oceania pela Codemasters, aonde foi lançado como "Capt'n Havoc". No jogo, controlamos a foca antropomórfica que dá nome ao jogo em suas aventuras para recuperar o mapa de um tesouro roubado pelo malvado Bernardo.



História

O jogo é sobre um pirata foca antropomórfico chamado Havoc (Lang na versão japonesa), seu jovem ajudante Tide (Land na versão japonesa), uma garota chamada Bridget e um pirata malvado chamado Bernardo. Bernardo está à procura de Emeralda, uma gema com poderes que podem levar exércitos inteiros à desabarem. Um mapa mostra aonde Emeralda está localizada e Bernardo está à procura desse mapa. Havoc e Tide descobrem Bridget sem consciência em uma praia.

Quando ela acorda em uma residência, ela instrui Havoc para proteger à ela e ao mapa. Havoc então esconde o mapa em um penhasco. Depois que os capachos de Bernardo sequestram Bridget e Tide, Havoc vai atrás deles para resgatá-los.


Jogabilidade

Havoc não foge muito dos padrões da época, aonde o personagem pode pular, rolar e atacar inimigos estão está no ar - ou acertá-los ao simplesmente pular em suas cabeças. São inimigos e situações bem variadas que mostram uma qualidade de animação bem acima da média pra época, além do uso das capacidades do Mega Drive para criar cenas rápidas e sem nenhum slowdown em certos momentos - porém, apesar de não fugir muito dos padrões, ele consegue criar um universo único bastante interessante.

Cada fase, com exceção da primeira e da ultima, é dividida em 2 atos. A fase "The Cape Sealph" foi removida da versão européia por alguma razão desconhecida.


Algumas Imagens e Videos do Jogo:





Versão Arcade?

Uma pequena curiosidade que não pude confirmar sobre o jogo é que parece que foi lançada uma versão Arcade do jogo em 1993 pela própria Data East mas não há nenhuma informação sobre isso na internet em fontes confiáveis e o único indício de que o jogo tenha aparecido nessa plataforma é uma "ROM" do jogo que não funciona no "MAME". Então com isso, não consegui confirmar se é uma versão melhorada para Arcade ou apenas a versão do Mega Drive foi colocada naqueles sistemas "VS" famosos dos anos 1980.


Galeria de Capas

High Seas Havoc foi lançado primeiramente nos Estados Unidos.
Para o lançamento japonês, os nomes dos personagens foram modificados, além de pequenas animações também.
A capa européia era bem parecida com a estadunidense, porém o jogo lá foi distribuido pela Codemasters.
A capa australiana do jogo era a mais simples de todas, pra não dizer sem graça.


Finalizando

Propaganda do jogo antes do seu lançamento.

E por hoje é só. High Seas Havoc com certeza é uma dessas pérolas que quem jogou, com certeza aprovou e muito. É um daqueles jogos que por razões desconhecidas acabam não fazendo sucesso, talvez por causa da grande quantidade de títulos conhecidos que foram lançados na mesma época ou por falta de divulgação em massa por parte da empresa responsável, mas mesmo assim não dá pra tirar os méritos de um jogo que foi "milimetricamente" pensado e não trás quase nenhum ponto negativo consigo.

Na semana que vem, eu vou falar de outro jogo não tão conhecido também, mas dessa vez no Super Nintendo! Estou falando do jogo "Ardy Lightfoot" da ASCII, que segue uma linha parecida com High Seas Havoc, mas usando as capacidades gráficas e sonoras do Super Nintendo! Espero que vocês tenham gostado desse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Achei bonito o jogo, parece ser bem legal e o pouco que vi no vídeo parece ser bem fácil tmbm

    ResponderExcluir
  2. Arte bonita. Me deu vontade de jogar :)

    ResponderExcluir
  3. Olha só que legal, me lembra bastante o Ardy Light Foot. Vou procurar para jogar, quero ver a próxima matéria do Ardy, gosto demais desse jogo. Muito bom carinha!

    ResponderExcluir