quinta-feira, 18 de julho de 2013

Samurai Shodown 64: Warrior's Rage


Samurai Shodown 64: Warriors Rage (SNK, Hyper Neo Geo 64) - Lançado em 16 de Outubro de 1998, é um jogo de luta 3D produzido pela SNK exclusivamente para o Hyper Neo Geo 64 e assim como o seu precursor teve sua distribuição bem fraca fora do Japão. O Galapagos Team, time interno da SNK que foi responsável pelos 4 primeiros jogos da série no Neo Geo foi chamado para dar uma revigorada no jogo.

Não confundir com "Samurai Shodown: Warrior's Rage", outro titulo da série lançado no ano seguinte pela SNK exclusivamente no PlayStation.

História

"Em uma terra desconhecida um misterioso disturbio desencandeia nos céus, deixando uma massa negra no chão.

É o mal ultimato, a reencarnação de Yuga, o Destruidor.

O objetivo desse ser que mais uma vez pousa na terra é a unificação desse mundo com o mundo inferior, usando os hermafroditas na construção de uma utopia para se tornar a fundação da ressureição do Deus Negro.

Enquanto ele continua a sua busca pelos hermafroditas, aqueles que se tornaram brinquedos pela magia de Yuga descarregam sua carnificina para juntar os sacrificios necessários para o ritual de sua construção utopica.

Esses brinquedos então aplicam vários métodos para aumentar as mortes e provir os sacrificios. Alguns, por exemplo, tornam-se lideres do Shogunato para carregar suas políticas implacáveis, outros viraram assassinos comuns e o restante deliberadamente instigaram revoltas contra o governo.

Através da influência da reencarnação diabólica, surtos de fome e pragas aumentaram ainda mais as mortes, providenciando o mal com ainda mais força e encantamento.

A montanha de mortos feita por esses meios subsequentemente ajudou no altar do mundo inferior e moldaram-nos em dois pilares no qual os hermafodritas seriam posteriormente imprisionados.

Neste momento, um homem retorna do reino inferior. O nome desse guerreiro que põe-se de pé diretamente contra aqueles pilares da morte na escuridão é Asura. Mestre da magia, ele é um espadachim negro que aparece nesse reino para desencadear sua vingança contra Yuga.

Independentemente disso, seu inimigo continua com a construção de sua utopia. A cortina agora sobe nesse drama de vingança que irá tomar ambos os mundos, dos vivos e dos mortos."


Personagens

Personagens do jogo anterior:

Haohmaru (Slash)

Haohmaru (Bust)

Nakoruru

Hattori Hanzo (Slash)

Hanzo Hattori (Bust)

Galford

Tachibana Ukyo (Slash)

Ukyo Tachibana (Bust)

Genjuro Kibagami (Slash)

Genjuro Kibagami (Bust)

Rimururu

Kazuki Kazama

Sogetsu Kazama

Shiki

Hanma Yagyu


Novos personagens:

Asura  (Protagonista)

Shadow Asura

Half-Shaded Shiki‎‎

Taizan Morozumi (Slash)

Taizan Morozumi (Bust)

Karakuri Hanma

Enja Kazuki

Suija Sogetsu


Chefes:

Gandara

Yuga 


Jogabilidade

Depois das duras críticas e a recepção não calorosa dos fãs no primeiro Samurai Shodown 64, a SNK escutou as reclamações e comentários dos jogadores e a partir dai eles tentaram restaurar a jogabilidade 2D da série afim de trazer os fãs que gostaram dos jogos clássicos do Neo Geo para este aqui.

A diferença mais clara é a falta da movimentação 3D que foi substituida por um movimento de esquiva para o primeiro e segundo planos. Os controles foram corrigidos também, tendo dessa vez um botão diferente para cada intensidade dos golpes e removeu totalmente os combos de ligação curtos. Quando a barra de "fúria" do personagem está completamente cheia, é possivel aumentar a força de certos golpes, como acontecia com os "ES Specials" em Darkstalkers.

Para promover uma jogabilidade agressiva, um sistema de "tropeços" foi introduzido, aonde o personagem que deslizar e cair no chão ao tentar saltar duas vezes em seguida. O sistema continuou usando as opções de Slash/Bust que são duas versões alternativas para cada personagem, cada uma com golpes diferentes. O jogo também diferenciou bastante os dois visualmente drásticamente em alguns casos. Apenas 2 personagens novos foram introduzidos ao jogo: Asura e Taizan Morozumi.


Algumas imagens e videos do jogo:







Samurai Shodown! 2: Pocket Fighting Series



Esse título foi lançado pela SNK em 30 de Abril de 1999 para o seu então portátil Neo Geo Pocket Color. Ele é uma conversão de Samurai Shodown 64: Warrior's Rage que trás quase todos os elementos da história, finais e cutscenes que derivaram da versão Arcade. O jogo manteve todos os personagens do Arcade com a excessão de Yagyu Hanma, porém trouxe 2 novos personagens inéditos ao jogo: Charlotte e Yagyu Jubei.

A jogabilidade é a mesma do Arcade, sem nenhuma modificação, porém é considerada bem mais confortável do que o primeiro port de Samurai Shodown para a plataforma. Os modos Slash/Bust foram mantidos com todos os movimentos intactos, com a excessão da terceira forma de Yuga. Os combos de ligação rápidos que haviam sigo excluidos da versão Arcade, foram mantidos aqui e foram simplificados para facilitar a jogatina.

Como o jogo está em um portátil, a SNK adicionou um modo chamado "Collection" para extender a vida útil dele. São nada mais que cartas virtuais para serem colecionadas, que podem ser trocadas com outras pessoas que tivessem o jogo através do cabo de conexão. São 8 cartões por personagens (4 para o Slash, 4 para o Bust). Os cartões tem o seguinte propósito:

Cada cartão contém uma arte diferente desenhada no estilo cartunesco do jogo.
Cada cartão carrega um bônus que pode ser equipado ao seu personagem e está dividido em 4 tipos: Power Up (aumentar o dano dos ataques), Defense Up (aumentar o dano tomado quando o inimgio defender um ataque), Special Move (fazer golpes especiais a qualquer momento) e Power Up Special (golpe especial causa mais dano e tem mais animações.)


Algumas imagens e videos dessa versão:





Finalizando

Apesar de todas essas mudanças positivas, o jogo ainda recebeu notas medianas por causa do hardware que era muito fraco comparado à outros no mercado como a Sega Model 3. Porém, a versão para Neo Geo Pocket Color foi recebida com entusiasmo pelos fãs da série, por causa dos seus méritos e por ser o primeiro titulo a ser lançado nos Estados Unidos depois de Samurai Shodown IV. O número exato de vendas do jogo é desconhecido, mas sabe-se que foi um dos jogos mais populares do portátil da SNK. Alguns fãs ainda descreveram essa versão como "o melhor Samurai Shodown desde Samurai Shodown II".

Mesmo com tudo isso contra ela, a SNK decidiu que iria fazer mais um título 3D de Samurai Shodown no ano seguinte, dessa vez focado no mercado caseiro: é ai que nascia Samurai Shodown: Warrior's Rage para o PlayStation! Semana que vem eu volto pra falar exclusivamente sobre ele aqui no blog. Espero que vocês tenham curtido o post da semana e voltem na próxima pra conferir um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. queria ter jogado esse arcade do Samurai 64. tinha no meu bairro, mas não pude jogar.

    e tá bom da Shiki voltar em algum game da SNK...ou o que sobrou dela

    ResponderExcluir