quinta-feira, 23 de maio de 2013

Kick Master



Kick Master (KID, NES) - Lançado em Janeiro de 1992 pela Taito, é um jogo de plataforma 2D produzido pela KID exclusivamente para o NES que trás alguns elementos de RPG misturados com Ação e Artes Marciais. Embora o jogo não tenha sido muito famoso durante o seu lançamento, hoje em dia é um dos jogos mais procurados da plataforma por colecionadores devido aos elementos únicos.


História

O reino de Lowrel é atacado e queimado por monstros enviados pela feiticeira Belzed (curiosidade, algumas fontes como a Nintendo Power descrevem Belzed como um feiticeiro). No ataque, o Rei e a Rainha são assassinados e sua única filha, a Princesa Silphee é sequestrada. Os guardas do rei foram todos mortos, com a excessão do cavaleiro Macren.

Ele e seu irmão mais novo, Thonolan, um aspirante artista marcial, saem em uma jornada para libertar a princesa. Assim que a luta contra os escravos de Belzed começa, Macren é ferido mortalmente por um esqueleto. Em seu último suspiro, ele pede ao seu irmão para utilizar suas "grandes habilidades do chute" para vinga-lo e Thonolan promete que fará com que Belzed pague por isso.

A jornada de Thonolan se passará pelos seguintes locais:

  1. A Floresta da Bruxa (chefe: uma bruxa esqueleto)
  2. As Cavernas sem Retorno (chefe: uma mulher com lobos)
  3. Primeira Fortaleza de Belzed (chefe: um gárgula)
  4. Fenda sem Fundo Crevasse (chefe: um quimera)
  5. À Bordo da Nave de Strife (chefe: um polvo gigante)
  6. Através dos Pântanos (chefes: duas harpias)
  7. Longe de Casa (chefe: uma aranha gigante)
  8. Torre Assombrada de Belzed (chefes: quatro guardiões sósias da sala do trono e finalmente a própria Belzed)


Depois de terminar o jogo, é dada a oportunidade de jogar tudo novamente em uma dificuldade mais alta.


Jogabilidade

Inimigos são derrotados com várias técnicas de artes marciais baseadas em chutes e magias - Thonolan é uma espécie de monge. Os inimigos variam desde esqueletos até versões demoniacas de aranhas e morcegos espalhados nos mais variados cenários da aventura. Ao derrotá-los, 3 itens irão aparecer na tela, dos quais podem ajudar ou ferir o herói. Esses itens podem dar pontos de experiência, encher a sua barra de saúde ou mana e habilitar novas magias.

Quando Thonolan passa de nível, a barra de mana é aumentada e novos movimentos são aprendidos. São 6 níveis para alcançar e um total de 10 técnicas para aprender durante a jornada - dessas, 3 já estão disponíveis no começo do jogo.

Algumas imagens e videos do jogo:





Scans da Nintendo Power:

Scans retiradas do link: http://8bitcity.blogspot.com.br/2011/11/kick-master-nes-nintendo-power-scans.html

Recepção

Kick Master não foi muito conhecido durante o seu lançamento, talvez pelo fato do gênero já estar muito saturado na plataforma da Nintendo e outros video-games mais modernos como o PC Engine, Mega Drive e Super Nintendo já estavam na praça tenham ofuscado o seu lançamento.

O jogo tem gráficos impressionantes para a plataforma, assim como cenários muito variados e uma trilha sonora bem marcante, tendo ao passar do tempo adquirido o status de "cult" devido ao seu reconhecimento tardio pela comunidade gamer internacional. Talvez uma das razões para isso ter acontecido é o fato de que o jogo tenha sido lançado apenas nos Estados Unidos, não tendo recebido um lançamento Europeu ou Japonês.


Finalizando

Kick Master é um daqueles clássicos casos de um excelente jogo que infelizmente foi ofuscado por ter sido lançado tardiamente em uma plataforma que estava sendo descontinuada aos poucos, porém isso não ofusca o seu brilho com gráficos excelentes, trilha sonora marcante e jogabilidade bastante precisa para a época. A Taito fez muito bem em publicar o jogo, porém acabou recebendo seu reconhecimento tardiamente.

Na semana que vem, eu vou trazer um jogo no mesmo gênero Ação/Plataforma/RPG porém no Master System. É um jogo que ao contrário de Kick Master, não recebeu o devido reconhecimento e é muito bom - e eu acho que vocês deveriam conhecer ele. Então volto na próxima semana com um novo post.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. ;___; sem palavras.
    simplesmente F0D4.

    ResponderExcluir
  2. Da hora mano parece ser um estilo de jogo que eu iria gostar, pena eu não ter jogado muito o Nintendinho, por isso muitos jogos bons eu não cheguei a ver =/

    ResponderExcluir