quinta-feira, 28 de março de 2013

Tech Romancer



Tech Romancer (Capcom, Arcade) - Lançado em Setembro de 1998 nos Arcades japoneses, é um jogo de luta 3D produzido pela Capcom que pega emprestado vários sub-gêneros dos animes de mecha. Studio Nue, estúdio de animação responsável pelo design dos robôs do jogo, foi responsável por várias séries de anime, entre elas The Super Dimension Fortress Macross, Gunbuster e Mobile Suit Gundam 0083: Stardust Memory.

Jogabilidade

As batalhas ocorrem em um vasto plano 3D, com construções e terrenos espalhados. Destruindo o terreno (ao ataca-los ou passando por cima) libera power-ups, que incluem 3 armas (que variam dependendo do personagem/mecha), power-ups de defesa e o Hero Mode, que aumenta o poder de ataque do seu mecha e pode também liberar algumas habilidades adicionais.

Ao invés de rounds, as lutas são decididas pela barra de saúde dos lutadores. Cada um tem 2 barras, e quando elas esvaziam o mecha é completamente destruido. Complementando, cada mecha tem uma barra de armor, que quando quebrado por vários ataques fortes, diminuir a defesa do mecha e faz com ele receba mais danos com os golpes.

Cada mecha tem pelo menos 2 super ataques, assim como um ataque finalizador que só pode ser utilizado quando pelo menos 50% da barra de saúde já foi esvaziada. Esse ataque, quando ativado e conectado corretamente, destrói automaticamente o oponente.


História

Os eventos de Tech Romancer tomam forma em um lugar longe no futuro da Terra, aonde técnologia avançada fizeram com que as coisas se acalmassem e doutrinassem os cidadãos do Japão e no resto do mundo. Entretanto, a paz custou a durar quando um ditador alienigina chamado Golbidus invade o planeta com seus seguidores leais e querem conquistar o mundo enquanto escravizam a raça humana com seus punhos de ferro sem emoção.

Um grupo improvável de heróis de reunem para lutar contra a ameaça de Golbidus com seus próprios mechas e eles não irão descansar até que ele seja derrotado e o mundo seja salvo a ameaça iminente.


Personagens

Personagens Principais

Armor Knight G Kaiser

Um Super Robô similar à Mazinger Z, Grendizer e Mazinkaiser. Ele é conhecido como Kikaioh na versão japonesa, assim como no titulo do jogo. G Kaiser é o personagem principal do jogo e a sua história é a típica das séries de Super Robô (mais notavelmente Mazinger Z). Esse mecha ataca com Rocket Punches, Bombas e um Raio Quente saído do torax. O seu piloto é Junpei Todoroki (dublado por Kooichi Toochika), um protagonista esquentadinho que lidera a resistência contra os invasores e procura derrotar Goldibus para vingar a morte de sua familia. Mesmo sendo descuidado e esquentado quando lhe provocam, Junpei é uma boa pessoa que procura defender aqueles que ele gosta.

G Kaiser aparece no finaln de PTX-40A em Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars. 

Super Defense Armour Dixen

Um Mecha similar ao RX-78-2 Gundam, assim como o Nu Gundam da série Mobile Suit Gundam. É armado com canhões no ombro, granadas e 3 pistolas laser controladas remotamente. Ele também pode trocar entre um rifle e uma bazuca. Os pilotos desse mecha são Nakato Farland (dublado por Shigeru Nakahara); um homem calmo e quieto que se acha um lutador relutante e Halma Frockheart (dublada por Yoshino Takamori); uma jovem mulher que tem pouca auto-estima em combate. Na história, Shadow Red trabalha para o pai de Nakato e é incumbido de trazer o seu filho de volta para o seu lado. Na história de Halma, ela é uma trainee que tem um conflito com seu instrutor, que por alguma razão faz ela passar por constantes simulações de batalhas extremamente dificeis que não estão no manual.

- Final Shot: no Final Attack de Dixen, ele agarra o oponente e o atira para cima, então ele saca o rifle e atira nas costas dele. A pose dele durante o Final Shot é uma referência ao mesmo ataque de RX-78-2 em Mobile Suit Gundam.

Pulsion

Um alien humanóide que lembra Ultraman, se transforma para lutar contra o mal. Suas habilidades incluem o "Space Karate", manipulação de energia e a habilidade de aumentar os poderes físicos. A verdadeira identidade de Pulsion é desconhecida, uma vez que ele é manipulado ou por Kai (dublado por Takehito Koyasu) ou Kei (Miki Nagasawa). A relação entre Kai e Kei é incerta, mas foi determinado que os dois devem se conhecer de um passado longícuo e eles se ajudam de tempos em tempos enquanto trabalham para a E.D.F. (Earth Defence Force). O design dele é uma combinação entre Ultraseven e uma parte Evangelion (especialmente no Hero Mode).

Strategic Variable Fighter Rafaga

Uma aeronave de combate transformável em homenagem à série Macross. Seu design foi feito pelo criador e designer Shoji Kawamori (que fez o deseign de mechas similares em Macross).

- Como o VF-1 Valkyrie em Macross, ele se transforma de um Jato (que lembra muito Orguss II, um mecha de um ova de mesmo nome pelo Studio Nue) para GERWALK ou o modo Soldado.

- Seu piloto é Simon Harvard.

Phantasm Unit Twinzam V

Outro Super Robô, esse é similar aos robôs combinados como Getter Robo, com elementos de Voltes V e Combattler V. Feito por um par de jatos, ele pode se transformar em duas formas dependendo qual for o dominante. Twinzam V é alternadamente pilotado pelo garoto de 10 anos de idade Daichi Yumeno (dublada por Rica Matsumoto) e sua irmã mais velha de 11 anos de idade Sora (dublada por Mayumi Iizuka). A história desse mecha tem bastante referências de outros animes, muito mais do que os outros do jogo. Não importa quem esteja pilotando, ambas controlam o Twinzam V e compartilham sonhos, mas depois são encurraladas no reino dos sonhos por Arekshim, piloto do Gamda. Eles são recrutados por Junpei, piloto do G Kaiser, para lutar contra Goldibus.

The Messenger of Beauty and Justice Diana-17

Diana-17 é um mecha pilotado por Reika Amamiya (dublada por Michiko Neya), uma estudante com mente forte em uma academia de garotas que inicialmente foi a primeira pessoa a ficar sabendo de Goldibus e seus planos de invasão no meio da guerra. Ela tenta reunir os outros heróis para resistir a invasão. O design de Diana-17 lembra muito ARIEL, mas os controles lembram muito Jumborg Ace. A própria Reika compartilha seu estilo de roupa com Domon Kasshu da série Mobile Fighter G-Gundam.

Heavy Armour Tank Wise Duck

Um mecha com grandes armas que o Studio Nue diz que é uma homenagem ao HWR-00-Mk. II da série Macross. Wise Duck é pilotado por uma tripulação inteira, consistindo de Gonzales (Comandante) (dublado por Daisuke Goori), Arvin (Combatente) (dublado por Shigeru Nakahara), Ricky (atirador) (dublado por Kooichi Toochika), Thomas (piloto) (dublado por Takehito Koyasu) e Herman (comunicações) (dublado por Shuuichi Ikeda). Esse mecha também paga algumas homenagens para Dougram. Essa tripulação dele também lembra muito o Cyclops Team de Gundam 0080. Na história, Arvin é um militar novato que tem objeções morais contra os aspectos feios da guerra, como a necessidade de ter pilotos muito novos mortos e especialmente a idéia do exército considerar queimar uma vila de pessoas inocentes para que o inimigo não tenha aonde se esconder.

Magical Patched Robot Bolon

Esse robô é uma miscelânea, lembrando bastante o Boss Borot de Mazinger Z ou o mesmo tipo de Roujin Z, criado com prates de várias construções diferentes. É uma criação de Pollin (dublado por Satomi Koorogi), uma garota mágica que parece ter apenas 8 anos de idade, podendo mudar sua aparência para até 17 anos. Ela tem uma queda por Junpei, e acaba lutando várias das pilotos femininas. Ela é a filha de Goldibus.

- Na versão Americana, uma cena ocorre aonde Kei discute com ela sobre quem ama Junpei mais. Na versão original japonesa, elas discutem sobre quem tem os maiores peitos (com a versão adulta de Pollin).

Mariou Shogun Gourai

Um grande mecha vermelho que parece um samurai com uma espada afiada. Seu design é bem similar aos robôs da série The Vision of Escaflowne. Um dos generais de Goldibus, Shadow Red, tem os seus próprios objetivos que nem mesmo o seu chefe sabe. Na realidade, ele é Mamoru Todokori, o pai de Junpei que foi sequestrado por Goldibus e recebeu uma lavagem cerebral para se tornar o seu servente leal. O personagem é dublado por Shuichi Ikeda.

- Além de Gourai, Shadow Red também pilota o Dixen Experiment na história de Dixen e o Wise Duck com a antena na história do Wise Duck. Ambas modificações são mais fortes do que os mechas originais.

Personagens Secretos*

Strategic Variable Fighter Rafaga (Amuritta Type):  Esse mecha vermelho é pilotado por Amuritta, o wingman de Simon Harvard. Amuritta é muito mais profissional como soldado do que seu comandante, mas também trás consigo uma pequena queda por ele. Ela lembra muito Claudia LaSelle, que era namorada de Roy Focker na série Macross.

Variantes de Dixen e Wise Duck:  pitolados por Shadow Red.

Dark Pulsion:  Versão maléfica de Kai.

Variant Armor Blodia II Custom:  O mecha principal de Armored Warriors e Cyberbots: Full Metal Madness, os outros dos jogos clássicos da Capcom. Blodia é pilotado por Jin Saotome (dublado por Yuuji Ueda).

*Esses personagens estão disponíveis apenas na versão Dreamcast.

Chefes

Quvearl

Um mecha bio-construido em formato de polvo pilotado por Yale, uma alien feminina (uma de muitas) que acaba perdendo para Simon Harvard assim que ele interrompe a sua luta. Seus ataques e design lembram muito o Elmeth de Mobile Suit Gundam.

Seus nomes são trocadilhos com os rivais das Universidades da Ivy League, Harvard e Yale.

Gamda

Um gigante golem de pedra que é feito de vários templos com um olho no meio. É controlado por Arekshim (dublado por Ryuusei Nakao), um ditador alien com um tema egipcio. Seu design é inspirado por Kaijuu.

Goldibus

O Mal Ultimato e chefe final do jogo. Goldibus tem duas formas e pode ser desbloqueado através de um código. Sua segunda forma é mais poderosa e tem 2 special attacks, diferente de sua primeira forma menos ameaçadora. Seu design é inspirado pelo Grande General da Escuridão da série Mazinger, combinado com os Mechanical Beasts da mesma série. Dublado por Chikao Ootsuka

Personagens de Apoio*

Dr. Tatsumi:  Um experiente cientista e amigo do pai e avô de Junpei. Ele ajudou no desenvolvimento de G Kaiser e ajuda Junpei e seus amigos à lutar contra Goldibus. Na história de Gourai, ele é um traidor que tentou matar os pais de Junpei.

Saori:  Filha do Dr. Tatsumi e quase namorada de Junpei. Ela tem uma gravata com um coração nela, como outro personagem de Go Nagai, Cutie Honey.

General  Comandante das forças armadas.

Chueng-Meng:  Um dos integrantes do navio de Natako. Ela é bem próxima à ele e se preocupa muito com ele.

Ivonne:  Oficial de Comunincações nas unidades de Simon e Amuritta.

Raeed:  Um dos companheiros de classe de Halma. Mesmo não tendo muitas habilidades como piloto, ele continua olhando por ela quando ela não está em encrenca.

*Esses personagens aparecem apenas nas histórias, não sendo controláveis nem por código dentro jogo.



Algumas imagens do jogo:


*Imagens da versão Dreamcast que foram baixadas no site GameSpot.


Versão Caseira

Em 31 de Janeiro de 2000, A Capcom portou o jogo para Dreamcast e ele acabou sendo lançado no Japão, Estados Unidos e Europa. Aqui, o jogo ganhou um modo história mais dinâmico que o Arcade, dividido em episódios com cenas de diálogo antes das lutas.

O modo Arcade aqui se chama "Hero Challenge Mode", que é bem mais simples e direto. Jogando nesse modo, você adquire Hero Points que pode ser usado para desbloquear mini-games no VMU e comprar personagens secretos e animações.

Em 18 de Janeiro de 2001, a Capcom lançou o jogo novamente no Japão, dessa vez com modo online no seu serviço "Matching Service", que ela vendia os jogos apenas por encomenda. O título do jogo lá é "Choukousenki Kikaioh".


Alguns videos da versão Dreamcast:








Galeria de Capas










Galeria de Pilotos


Junpei Todoroki

Nakato Farland

Kai


Kei


Reika Amamiya

Simon Harvard

Daichi Yumeno


Sora Yumeno

Tripulação do Wise Duck


Pollin

Shadow Red


Yale



Arekshim


Jin Saotome


Extras


Poster do Jogo


Final do PTX-40A em Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars.


Artwork da Capcom mostrando seus principais novos jogos em 2000


Finalizando

E por hoje é só. Como vocês puderam ver, a Capcom tentou reunir o melhor de dois universos, anime e jogo de luta, e com isso conseguiu fazer um jogo bem carismático e único que não apenas trazia referências mas também homenagens às séries mais clássicas ainda se mantendo bem atual.

Na semana que vem, eu volto pra falar de um dos jogos mais dificeis já lançados: sim, eu estou falando de BATTLETOADS! Nas próximas semanas vocês vão conhecer os 4 jogos da série e o possível futuro da série! Não percam!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Da horaaa mano esses jogos ai que eu não conhecia estou ficando louco de vontade de jogar, agora quero ver o que vc tem a dizer sobre um dos jogos que está na minha lista de jogos favoritos... hehe Manda ve ai no post sobre battletoads

    ResponderExcluir
  2. Parece legal mesmo, cada vez me arrependo mais de ter pulado essa geração toda...

    ResponderExcluir