quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Double Dragon II: The Revenge



Double Dragon II: The Revenge (Technōs Japan, Arcade) - Lançado em 1988 nos Arcades, é um beat 'em up que é a continuação direta do jogo anterior e trás uma série de mudanças para a jogabilidade, melhorando o jogo em todos os aspectos. Como o subtitulo mostra, a história agora é sobre a vingança da gangue Black Warriors, que foram quase que completamente massacrados durante o primeiro jogo.



O jogo começa com Marian, a donzela em perigo do primeiro Double Dragon, sendo fuzilada pelo líder da Black Warriors. Mais uma vez, o jogador deve assumir o papel dos irmãos Billy e Jimmy Lee, que agora estão em uma missão para vingar a morte de Marian. A versão do Arcade é essencialmente uma versão melhorada do título original.

A maior mudança foi a mudanças dos botões de soco e chute por dois botões de ataque direcionados (Ataque p/ Esquerda e Ataque p/ Direita), similar à um outro título da empresa "Renegade". Apertando o botão de ataque da direção em que o personagem está virado irá resultar em uma série de socos, enquanto apertando o botão da posição oposta irá resultar em um chute para trás. Alguns poucos ataques novos também foram introduzidos, como um "Hurricane Kick".

Quase todos os inimigos que retornaram do primeiro jogo ganharam um tratamento novo com novos novimentos que podem ser usados contra o jogador. As armas que podem ser usadas pelo jogador também foram refeitas e modificadas. Os tacos de ferro e bananas de dinamite, por exemplo, foram trocadas por uma pá e uma granada.

Como no original, o jogo é dividido em 4 missões: um aeroporto, um armazém de madeira, um campo de trigo e o novo esconderijo do chefe. Cada fase tem o seu próprio chefe com seu próprio tema. Depois de derrotar Willy (o último chefe do primeiro jogo) na quarta fase, o jogador terá de encarar um "dublê" do seu personagem para a batalha final do jogo. Se 2 jogadores chegarem ao fim  juntos, ambos enfrentarão o seu dublê.

Algumas imagens e videos da versão Arcade:





Versões Caseiras

Nintendinho


A versão NES de Double Dragon II: The Revenge foi produzida pela Technōs Japan e lançada no Japão em 23 de Dezembro de 1989. A localização em inglês foi publicada pela Acclaim Entertainment e foi lançada em Janeiro de 1990 na América do Norte e depois na Europa. Depois, foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii na América do Norte em 21 de Junho de 2012.

Essa versão tem muitas diferenças em relação à versão do Arcade. DIferentemente do primeiro jogo lançado na plataforma, o jogo agora trouxe o modo cooperativo para 2 jogadores. Há até duas opções de modos cooperativos: no "Mode A" o ataque de um jogador não atinge o outro, enquanto no "Modo B" eles irão.

Há também 3 dificuldades para escolher, que podem determinar até aonde o jogador pode ir no jogo na versão em inglês. A última missão só está disponível na dificuldade mais dificil. A história é a mesma do Arcade, com a única diferença sendo o verdadeiro final que foi modificado, e a introdução de cutscenes durante as fases que servem de prelúdio.

O design das fases também é completamente diferente, com essa versão trazendo 9 estágios ao invés de 4. A maioria dos inimigos do Arcade estão presentes aqui, enquanto alguns poucos foram trocados por novos. Notavelmente, a 9ª e 10ª missão é uma batalha contra o "Mysterious Warrior", um personagem feito exclusivamente para essa versão que serve de novo chefe final. Em contraste ao final não muito bom da versão do Arcade, o final nessa versão é mais "feliz".


Algumas imagens e videos dessa versão:





Mega Drive


Essa versão foi lançada pela Palsoft exclusivamente no Japão em 20 de Dezembro de 1991. Diferentemente da versão NES, a versão do Mega Drive é um port mais direto do Arcade, apresentando os mesmos estágios e movimentos, assim como todos os personagens originais. A única mudança significativa é o design da Missão 2, que foi substancialmente modificada para faze-la um pouco mais longa e complexa do que o original.

Esse port é infame por ter um design fraco com sprites menores do que a versão não-licenciada do primeiro jogo que foi lançada na plataforma pela Accolade. O código mal escrito para o jogo também causa vários slowdowns mesmo que a plataforma seja mais do que capaz do que processar um port muito mais completo do que o que foi feito por eles.


Algumas imagens dessa versão:



PC Engine CD


Essa versão também foi lançada exclusivamente no Japão e foi publicada pela Naxat Soft em 12 de Março de 1993. Lançado no formato Super CD-ROM², essa versão é baseada no port do NES ao invés do Arcade. As cutscenes do NES foram refeitas em cenas de animação com dublagem, apresentando Makoto Horikawa (Billy),  Nobutoshi Hayashi (Jimmy) e Hiroko Emori (Marian), entre outros.

Há também outras pequenas mudanças no jogo. Enquanto a jogabilidade é a mesma, os gráficos foram refeitos completamente e a triha sonora consiste quase que completamente de músicas novas (com excessão do tema do chefe final e dos créditos). Algumas das fases foram alteradas e a ordem das Missões 4 e 5 foram trocadas.

O jogo permite o jogador chegar até o final do jogo em qualquer uma das 3 dificuldades, fazendo o jogo parecer mais com a versão japonesa para Famicom, entretanto, o final muda de acordo com a dificuldade escolhida, sendo que o final completo só é mostrado quando o jogador termina o jogo na dificuldade mais elevada.


Algumas imagens e videos dessa versão:





Computadores


A Virgin Mastertronic lançou ports da versão Arcade para ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, IBM PC, Amiga e Atari ST em 1990. Esses ports foram desenvolvidos pela Binary Design, a mesma empresa que desenvolveu os ports do primeiro jogo para essa plataforma, e continuaram com qualidade duvidosa.


Algumas imagens e videos dessas versões:

ZX Spectrum:



Amstrad CPC:



Commodore 64:



DOS:



Amiga:




Atari ST:



Game Boy


Double Dragon II no Game Boy perdeu o sub-titulo e foi desenvolvido pela própria Technōs Japan e lançado no Japão em 07 de Dezembro de 1990, enquanto a Acclaim lançou o jogo na América do Norte e Europa no final de 1991.

Essa versão não tem nenhuma relação com as versões Arcade ou NES de Double Dragon II: The Revenge, uma vez que o jogo é uma versão localizada do jogo Nekketsu Kouha Kunio-kun: Bangai Rantou Hen, que faz parte da série Kunio-kun da Technōs Japan. Os gráficos, música e história foram mudados para um lançamento internacional.

O jogador controla Billy Lee, que está sendo caçado por uma organização conhecida como "Scorpions" por ter matado um dos seus membros. O objetivo do jogo é lutar o caminho através dos membros do Scorpions e confrontar o verdadeiro culpado, um artista marcial rival chamado de Anderson. Diferente da primeira versão lançada no portátil, nesta um segundo jogador pode entrar no jogo a qualquer momento utilizando um cabo Game Link, controlando assim Jimmy Lee, o irmão de Billy.

As mecânicas da jogabilidade são bem simplisticas se comparadas a jogos anteriores de Double Dragon. Como na primeira versão lançada no Game Boy, o jogador tem a disposição um botão de soco e um de chute. Entretanto, apertando ambos os botões o personagem irá se ajoelhar. Enquanto ajoelhado, apertar qualquer botão irá fazer com que ele faça um soco aéreo.

Ao invés de agarrar os inimigos pelo cabelo como em jogos anteriores, o jogador irá agarrar o inimigo pelo pescoço (como em Renegade), que permite que o jogador conecte joelhadas ou arremesse o inimigo. Também é possivel saltar sobre inimigos caídos no chão. Apesar da presença de inimigos armados, não é possível desarma-los e utilizar suas armas como em jogos anteriores.

O jogo é composto de 3 fases, com 4 estágios nas primeiras duas fases e dois estágios na fase final (um total de 10 estágios). A terceira e última fase só está disponível quando o jogo é jogado nas dificuldades Normal ou Hard.

Na versão japonesa, os gráficos são completamente diferentes, até mesmo os sprites e as músicas. Entretanto, as mecânicas da jogabilidade, design das fases e estrutura geral são idênticas. A capa da versão de Double Dragon II é inspirada na capa Norte Americana e Européia de Double Dragon III: The Rosetta Stone do NES.


Algumas imagens e videos dessa versão:





Legado

Além de todas essas versões citadas, ainda houve uma versão não-oficial lançada no MSX em 1991, que também tinha uma qualidade duvidosa como as suas parentes da  Binary Design. A SEGA chegou a adquirir os direitos para lançar uma segunda versão para o Master System, porém o jogo nunca viu a luz do dia devido ao fracasso iminente do console na América do Norte.

Apesar de Double Dragon II ter melhorado todos os aspectos do primeiro jogo, tanto no Arcade quanto nas versões caseiras, ele nunca recebeu nenhum remake ou lançamento em alta definição, apenas chegou a ser lançado na Xbox Live Arcade uma versão emulada do Arcade com algumas conquistas mas nada demais mesmo foi feito pelo jogo.

Na semana que vem, Double Dragon 3 será dissecado e vocês irão entender um pouco mais sobre o porque dele ser um dos jogos mais polêmicos da série, e até mesmo mudou o curso da Technōs Japan em seus futuros lançamentos. Se liguem que semana que vem tem mais!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Legal gostei muito :)

    visita o meu blog sobre analises,dicas,macetes dos games mais clássicos

    ilha-dos-games.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Demais!!!
    Joguei muito no NES!!

    Excelente postagem!!
    Parabéns xará!!

    ResponderExcluir
  3. O chefe da 4° fase, aquele cara de azul com dois palitos que quando ataca com os mesmos lança gritos de "Ai Ai Ai Ai" é um ninja? Pelo menos era assim que nós o chamava nos fliperamas.

    ResponderExcluir