quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Checkered Flag


Checkered Flag (Atari Corporation/Rebellion Developments, Atari Lynx/Atari Jaguar) - Lançado em 1991 para o portátil da Atari, é um game de corrida que claramente se inspira no clássico "Pit Stop" da Namco. Em 1994, foi a vez da versão do Atari Jaguar ser lançada durante a campanha de Natal da Atari. Uma versão para Game Boy Advance foi planejada em 2005 pela Destineer Software porém não chegou a sair do papel.

No Jaguar, a jogabilidade e os gráficos lembram bastante um outro jogo de corrida da Sega, o Virtua Racing. Porém os gráficos eram fracos se comparados à ele e o framerate era muito instável em vários pontos do jogo - porém o jogo rodava com uma música tocando no fundo o tempo todo, coisa que em Virtua Racing só tocava por alguns segundos depois de um checkpoint.

Entre as opções disponíveis, você podia escolher a cor do carro, o tempo da pista (Sol, Chuva, etc), posição do aerofólio (alto ou baixo), pneu seco ou para chuva, câmbio automático ou manual, obstáculos na pista, 3 modos (Practice, Single Race e Tournament), quantidade de voltas e 1 entre as 12 pistas disponiveis.

Essa versão não fez muito sucesso devido ao mal acabamento do jogo, deixando a jogabilidade e os gráficos a desejar e também pelo seu precinho de lançamento, que foi de 69,99 dólares.

Voltando no tempo para 1991, a versão original foi um dos primeiros jogos de corrida em seu portátil, o Atari Lynx e também um dos primeiros a usar a conexão para 6 jogadores do ComLynx. Ele também pegava emprestado a mecânica e jogabilidade do jogo Pit Stop, porém com contagem de voltas e também de adversários.

O jogo tinha um multiplayer para 6 pessoas através do cabo ComLynx, 3 modos de jogo (Practice, Single Heat e Tournament), a posição que você vai estar no grid de largada (de 1 à 6 ou random), a quantidade de obstaculos na pista, quantidade de voltas e escolher uma das 18 pistas disponíveis.

Essa versão também foi usada como pack-in junto com o Atari Lynx durante algum tempo de vida do console. Essa versão recebeu uma nota perfeita no site da IGN.


Algumas imagens e videos das versões:

Atari Jaguar:





*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.

Atari Lynx:






E por hoje é só. Eu estava aqui decidindo alguns posts novamente, porque eu tinha escolhido por alguns posts grandes seguidos e isso poderia acabar influenciando na qualidade deles então optei por uma série de posts falando de jogos que dão menos trabalho e também para fazer um mini-wiki aqui. Afinal eu não sei quantos de vocês por ai conhecem o Atari Jaguar ou o Atari Lynx, e apesar de ter jogado ambos e gostado bastante eu não conheço muitas pessoas que fizeram o mesmo.

Hoje eu vou falar rapidamente do Atari Lynx pra vocês: foi um portátil da Atari lançado em parceria com a Epyx em Setembro de 1989 para concorrer diretamente com o Game Boy, que havia acabado de ser lançado em sua versão monocromática. Porém a tentativa da Atari falhou e mesmo depois de uma revisão de hardware as empresas não tiveram o interesse de lançar muitos jogos na plataforma e a sua biblioteca se resumiu à basicamente ports feito por pequenas empresas como a Epyx e a Telegames, entre outras.

O portátil se difere drásticamente do Game Boy e do Game Gear porque ele usava um processador 16-bit, sendo que os concorrentes utilizavam um de 8-bit. O portátil vendeu cerca de 5 milhões de cópias até ser descontinuado pela Hasbro em 2000, quando liberou os direitos do console para que fossem lançados jogos independentes nele, porém nenhuma unidade foi fabricada depois disso.

Aqui você pode conferir as duas versões do Lynx:


*Imagem retirada do site Old-Computers.

O maior de cima é o Atari Lynx I e o de baixo é o Atary Lynx II, que foi remodelado para ter uma tela maior e o console ficar menor, porém como nem tudo são flores na vida é mesmo em sua segunda versão o portátil utilizava 6 pilhas AA para ser ligado e elas duravam pouco mais de 4h no I e 5h no II apenas. Isso foi outra coisa que afastou os jogadores da plataforma.

Bom, pra fechar o post na semana eu volto com outro jogo de corrida exclusivo das plataformas da Atari e mais um pouco dessa ligação indireta entre a Atari e a Sega pra vocês, além de informações sobre o Jaguar. Vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Muito bom! Puxa, o Checkered Flag do Lynx tem toda a pinta de ser um... Pole Position moderninho! O visual lembra em estilo os Pole Position que tanto joguei/jogamos :) nos arcades.

    Valeu a dica. Aliás, como anda emulação de Lynx? :) Abração!

    ResponderExcluir
  2. Bacana esse post. Não conhecia esse jogo, pra falar a verdade não conheço quase nada de Jaguar e Lynx, essa série que você programou vai ser uma ótima fonte. Sobre a versão do Jaguar, é lamentável. Saiu 2 anos depois que a Sega já tinha lançado o Virtua Racing pra Arcades e no mesmo ano que este saiu pra 32X. Não justificava um jogo tão porco.

    ResponderExcluir
  3. O emulador do Lynx roda esse jogo perfeitamente, é tanto que o segundo video foi rodado direto do emulador.

    E realmente Guilherme, o Jaguar tinha um hardware equivalente e um pouco de nada superior ao 32X mas o jogo ficou MUITO inferior. Uma pena mesmo. O próximo jogo é melhor que esse!

    ResponderExcluir