quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Shining Force CD


Shining Force CD (Sonic! Software Planning, Sega CD) - Lançado no dia 22 de Julho de 1994, é um remake de 2 jogos da série para Game Gear "Shining Force Gaiden" e "Shining Force: The Sword of Hajya" para o Sega CD. O jogo é dividido em 4 "Livros" que podem ser jogados em sequencia ou separadamente. Os dois primeiros livros são os dois jogos para Game Gear, já os dois ultimos são Scenarios feitos exclusivamente para o Sega CD.

A mecânica do jogo é a mesma das versões do Game Gear: o jogador progide através de uma série de batalhas baseadas em turno com pequenas cutscenes. Entre essas cutscenes, o jogador pode salvar o jogo, promover personagens, ressucitar aliados e algumas vezes comprar/vender armas e comprar itens.

Depois de terminar os dois primeiros scenarios, o terceiro pode ser acessado. O progresso feito no livro 3 deve ser salvo em um um cartucho de RAM, porque o save dos dois primeiros ocupa toda a memória interna do console. O livro 4 só pode ser acessado quando se acha um item escondido no livro 2 e completando os livros 1-3.

O progresso feito com os personagens nos livros 1 e 2 pode ser transferido para os livros 3 e 4 fazenod com que você já comece o scenario com os personagens com alguns itens e lvls aumentados.

Para falar um pouco mais da história dos livros, eu farei 2 mini-reviews dos jogos de Game Gear e falarei brevemente sobre os 2 livros exclusivos do Sega CD. Vamos começar pela ordem cronológica de acontecimentos...


Shining Force Gaiden (Sonic! Software Planning, Game Gear) - Lançado no dia 25 de Dezembro de 1992 exclusivamente no Japão, o jogo se passa 20 anos depois de "Shining Force" e uma prequel para "Shining Force: The Sword of Hajya, que foi traduzido para "Towards the Root of Evil" na versão do Sega CD.

Aqui você controla Nick, um visitante de Guardiana, que foi escolhido como o novo líder da Shining Force. O exército deve viajar para o Reino de Cypress para resgatar soldados que foram sequestrados e achar um jeito de curar a rainha Anri, que foi colocada sobre um feitiço de sono pelo embassador de Cypress, Woldol.

Algumas screenshots e videos do jogo:







Como citado, o jogo se passa 20 anos depois dos acontecimentos do primeiro Shining Force e serve de sequencia para o clássico. A trama ainda é focada na história de Guardiana e foca em uma nova ameaça ao reino. Anri, Ken, Lug (chamado de "Luke" em Shining Force I e o remake para GBA) e Lowe, que são personagens jogáveis fazem papéis fortes no jogo, porém apenas um deles é controlável e por um curto espaço de tempo. Domingo, outro personagem de Shining Force I aparece aqui como personagem secreto.

Esse aqui também foi o começo da saga cypress, que é continuada no próximo jogo...


Shining Force: The Sword of Hajya (Sonic! Software Planning, Game Gear) - Lançado em 15 de Junho de 1993, não se confundir com Shining Force II do Mega Drive porque este aqui é uma continuação do primeiro Gaiden para Game Gear.

A história fala de Deanna e seus companheiros, jovens soldados do exército de Cypress. Nick, o Príncipe de Cypress, deixou o castelo para poder derrotar Iom, um invasor. Porém, ele deixa o reino sem a poderosa espada de Hajya por causa da sua inabilidade em usa-la - fazendo com que seu exército se transforma-se em pedra.

Deanna e seus amigos são deixados pra trás para defender o castelo e a espada, com o amigo do príncipe Mayfair liderando as tropas. Quando os invasores atacam e roubam a espada, Mayfair envia os jovens soldados atrás dele para recuperar a arma e acabar com os invasores.

Como já é de praxe na série, há algumas diferenças entre as versões americana e japonesa. No lançamento americano, as magias Blaze lvl3 e Freeze lvl3 tiveram seus danos duplicados e a área de alcance aumentada. Isso fez com que os magos ficassem muito mais poderosos que os outros personagens do jogo, e mais importante, faz com que os inimigos com lvl3 de magia causem danos absursos à sua party.


Algumas screenshots e videos do jogo:






Esse jogo se passa exatamente 2 meses depois de Shining Force Gaiden. Em SFG, mostra como começou a guerra entre Cypress e Iom, como Nick virou amigo de Mayfair, como seu exercito se transformou em pedra e vários outros acontecimentos da história. Gyan, Ruce, Woldol, Randolf e outros personagens também apareceram primeiro em SFG.

Os personagens secretos Hanzou e Musashi (traduzidos para Higins e Rush) apareciam no primeiro Shining Force.


Continuando a falar de Shining Force CD, o "Livro 3" volta a colocar o jogador em controle de Nick vários meses depois da derrota de Iom. O príncipe está pronto para ser coroado Rei de Cypress... ou não? Uma anciã chamada Dava em suas dúvidas, e para provar seu ponto de vista, ela interrompe a coroação e sequestra a Rainha Anri.

Para provar que ele pode sim ser Rei, Nick deve salvar a Rainha com seus amigos do exército de Cypress e seus amigos de Guardiana, mas nem tudo é o que parece... Pararei aqui pra não tirar a graça do melhor scenario de SFCD.

O "Livro 4" é o mais simplório, só pra "fechar com chave de ouro" como dizem. Nick e seus amigos estão visitando o museu histórico de Cypress quando os inimigos que Nick derrotou voltam à vida e ele deve para-los a qualquer custo.

Algumas screenshots e videos da versão Sega CD:







Essa versão pode ser considerada um "presente" aos fãs da série pois mostra bastantes acontecimentos que aconteceram entre o primeiro e o segundo Shining Force do Mega Drive e as histórias são bem bacanas.

Shining Force CD também tem a melhor tradução da série, tirando aquela confusão toda dos primeiros jogos, mas mesmo assim ainda contém alguns pequenos erros. Os personagens Hanzou e Musashi que apareciam em Shining Force I são chamados de "Higins" e "Rush" aqui, e no Livro 2, Mayfir inexplicavelmente chama Ruce de "Scavenger".

As versões de Game Gear eram mais simples que a do Mega Drive, sendo tudo muito linear e com opções limitadas dependendo da situação, algo mais parecido com o primeiro Shining Force do que com o segundo. Talvez pelas limitações do portátil essa foi a maneira que eles encontraram pra lançar o jogo sem remover algumas qualidades do mesmo.

Porém, nem tudo eram flores nessa versão de Sega CD. O cartucho de Memória RAM era necessário para serem jogados os Livros 3 e 4 porque o jogo ocupava a memória interna do console inteira com os 2 primeiros livros; o que significa que para jogar esse jogo você tinha que apagar todos os seus outros saves da memória do console, o que fez muitos fãs virarem a cara para o jogo na época.

Na semana que vem, eu vou falar do último jogo da série Gaiden e mostrar um pouco mais sobre o primeiro jogo da série Shining, o "Shining in the Darkness" que foi lançado aqui no Brasil em 1992 100% em português pra vocês conhecerem bem como uma série bem diferenciada conseguia ser boa em todos os sentidos.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. caramba jogo de Sega CD com cara de 16 bits hihihihi
    desconhecia \o/

    ResponderExcluir
  2. Acabei de zerar Shining Force 2 e 1 no emulador, não vejo a hora de baixar o resto da saga e jogar.. muito bom esses jogos!!!!

    ResponderExcluir