sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ToeJam and Earl III: Mission to Earth


  
Antes de começar a falar do terceiro e último jogo da série Toejam and Earl, vale a pena mencionar a trajetória antes dele finalmente ser lançado. De console em console e parceiras feitas ao longo dos anos até finalmente ser lançado para Xbox em 2002.

Uma coisa não se pode negar: os dois primeiros jogos da série eram alguns dos principais jogos do Mega Drive na época que sairam, entretanto o criador Greg Johnson afirmou que versões para Sega CD ou 32X nunca foram planejadas e alguns rumores também apareceram quando o Sega Saturn foi lançado porém a fraca performace dele nos Estados Unidos previniram o lançamento da série no console.

Então Johnson e o programador Mark Voorsanguer pegaram de volta os direitos da série em 1995 e em Novembro de 1998 fizeram um acordo com a GT Interactive para fazer o novo jogo da série ser lançado no Nintendo 64. Os dois conduziram uma pesquisa pra fazer qual das duas versões do jogo eles tinham gostado mais e a original ganhou com folga.

Já em Abril de 1999, o acordo com a GT Interactive caiu porque eles acharam que os jogos anteriores não foram um grande sucesso, ainda mais na Europa. A GT Interactive estava passando por re-estruturações na época e seus jogos para Nintendo 64 não estavam vendendo muito bem, diziam os rumores.

No mês seguinte, ouviram-se rumores de que eles queriam desenvolver o jogo para PlayStation 2, pra sair junto com o lançamento do mesmo. Mas na verdade o jogo começou a ser desenvolvido mesmo no Dreamcast através da Visual Concepts - um pequeno estúdio da Sega.

O jogo começou a ser desenvolvido como um remake do primeiro jogo: as localizações seriam as mesmas só que recriadas com poligonos e melhor definição. A Visual Concepts não gostou muito da idéia, porque o jogo pareceria muito "velho" e "sem apelO" e até mesmo o produtor Johnson estava inseguro sobre os fãs, se eles queriam um remake ou um jogo novo.

Visual Concepts deu assistencia enquanto a recém formada "ToeJam & Earl Productions" estava produzindo o jogo e eles tiveram a idéia de introduzir uma nova personagem, até mudando o titulo de trabalho do jogo para "ToeJam, Earl and Latisha". A Rapper Lisa Lopes já tinha sido até escolhida para fazer as vozes de Latisha mas alguns desentendimentos com pagamentos fizeram eles optar por uma outra escolha.

A Atriz Sherrie Jackson foi escolhida no lugar. O jogo foi mostrado breviamente na E3 2001 mas a Sega parou de fabricar o Dreamcast logo em seguida por conta das baixas vendas mundiais do console. De novo, eles iriam optar pelo PlayStation 2 ou o Gamecube, mas eles acabaram portando o jogo para o Xbox por conta da facilidade na programação e a ajuda da Sega e da Microsoft no lançamento.




ToeJam and Earl III: Mission to Earth (ToeJam & Earl Productions, Microsoft Xbox) - Lançado em 22 de Outubro de 2002, foi o último jogo da série lançado até agora. Como dito anteriormente, o jogo introduz uma nova personagem, Latisha e voltou as origens da série, em um ambimente 3D ao inves do 2D do segundo jogo.

Os três personagens rumam à Terra pra recuperar os 12 Albuns de Funk Sagrados que foram roubados e devolve-los à Lamont, the Funkopotamus o dono original. Os estágios tem várias ambientações da Terra, como deserto, floresta, montanha de neve, entre outros.

Tudo que era clássico no primeiro jogo voltou aqui: os presentes com poderes escondidos, a visualização do mapa apertando um botão e também as músicas que estavam quase tão boas quanto as originais. Embora os estágios não tivessem o melhor design do mundo, eles eram bastante variados e desafiadores, assim como o original.

Também podia ser jogado de 2-Players com tela dividida como o original. O jogo foi uma mistura do que a equipe discutiu durante o desenvolvimento: a velha busca por itens e presentes com uma história nova e personagens novos também. Porém, a critica não recebeu muito bem o jogo e ele não vendeu o esperado, ficou encalhado nas prateleiras.


Alguns screens e videos do jogo:





Eles bem que tentaram, mas a série não conseguiu alcançar o sucesso esperado por ambas produtoras e eles decidiram que esse seria o ultimo jogo da série. Ultimamente, a ToeJam and Earl Productions está trabalhando em um jogo de Nintendo DS mas ainda não achou uma empresa para publica-lo, espero que eles tenham sorte com isso.

É galera, esse é o ultimo post do ano. Aos 51 do segundo tempo mas o que vale é o que importa. :D Eu recebi quase 7.000 visitas nesses 8 meses de blog, muito mais do que eu esperava até porque eu não estou publicando ele tanto assim mas o que eu esperaria mesmo de vocês é que o número de comentários aumentasse. :) Só falta isso pro blog ficar ainda mais perfeito do que já está, na minha opinião.

Feliz 2011 pra todos, tudo de bom sempre e obrigado pelas visitas e pelos convites que me fizeram pra participar de outros blogs/sites mas infelizmente eu não tenho tempo pra participar de tanta coisa assim, mesmo assim agradeço pela consideração e pelo convite. UM EXCELENTE 2011 PARA TODOS VOCÊS, AFINAL SÃO VOCÊS QUE FAZEM O BLOG SER O QUE ELE É.

SIGAM-ME OS BONS!! \O\~~~~~~~~~~~~~~

2 comentários:

  1. Adorei a materia, nao conhecia o blog, queria dizer ao amigo Usopp que fico muito bom, pretendo ver os outros, e acessar aqui mais vezes.

    ps(odeio toejam 3)

    ResponderExcluir
  2. Ta ai um classicos que não tiverão tanta sorte na nova geração viu é uma pena que ele não tenha dado muito certo .

    ResponderExcluir