quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Road Rash: Parte 1


Road Rash (Electronic Arts, Mega Drive) - Lançado em 1991, foi o primeiro jogo da série a sair e também o único dos três exclusivos do Mega Drive que foi portado para outros consoles, tendo recebido ports para Amiga (1992), Atari ST (1992), Gameboy (1996), Game Gear (1994), Master System (1994) e Gameboy Color (2000).


O jogo era bem inovador na época: trazia belos gráficos e corridas bastante velozes que iam aumentando de dificuldade de acordo com o avanço do jogo. O jogo dava ao jogador 5 pistas pra selecionar de inicio e um prêmio em dinheiro da posição que você terminasse que podia ser usado para comprar motocicletas ainda mais velozes. Quando se completavam as 5 pistas, o jogo aumentava de nivel e com isso as  pistas ficavam mais longas e os inimigos mais dificeis também; eles atacavam mais e também tinha mais tráfego de carros pela estrada.

Outra coisa que o jogo tinha de novo era um botão exclusivo para desferir um golpe no inimigo; todos os personagens tinham uma barra de life que quando se esvaziava completamente fazia o mesmo cair da motocicleta. Começou timidamente aqui mas já havia o uso de armas que os adversários tinham, mas era apenas um pedaço de pau nessa versão. A moto também recebia dano e se o jogador batesse.
      
Entre uma corrida e outra haviam também algumas animações em sprites bastante legais dependendo de como você terminasse a corrida ou qual pista você terminou.

A trilha sonora do jogo era bem marcante e diversificada, em cada pista tinha uma música diferente que combinava perfeitamente com o ambiente ou a situação da pista. É uma das melhores trilhas compostas por Rob Hubbard. O progresso do jogo era salvo através de Passwords que eram dadas ao jogador depois de cada corrida completada.

Algumas screens e videos de todas as versões do jogo:


Mega Drive:





Amiga:






Master System:






Game Gear:




Gameboy:



Gameboy Color:



Embora a diferença gráfica seja bem notada nas outras versões, elas tem basicamente a mesma jogabilidade fluida e rápida que versão original mas com as devidas limitações de cada hardware que o jogo foi lançado.

Algum tempo depois, a Electronic Arts lançou uma nova versão que dessa vez ficou exclusiva no Mega Drive.


Road Rash II (Electronic Arts, Mega Drive) - Lançado no dia 22 de Julho de 1993, é o segundo jogo da série e trouxe uma série de novidades ao jogo que seriam usadas dessa versão em diante. Esse aqui é  considerado por muitos o melhor jogo da série...

As pistas dessa vez se passavam em outros lugares dos Estados Unidos: Alaska, Hawaii, Tennessee, Arizona e Vermont segundo o mesmo estilo do anterior, pistas em progressão horizontal com duas faixas. Novamente o sistema de level estava aqui e quando o jogador completava as 5 corridas ele as jogava novamente em uma dificildade maior.

Entre as grandes novidades dessa versão está o sistema de luta e uma segunda arma - a corrente. Enquanto no jogo anterior as porradas com a mão ou com o pedaço de pau tiraram o mesmo dano, aqui cada arma tira uma quantidade significativa de sangue, dependendo de qual você estiver usando. Outra coisa nova eram as motos com nitro que ajudava na aceleração da mesma apertando um botão.
      
Outra coisa que mudou bastante foram os menus que ficaram mais intuitivos e fáceis de navegar, dando uma impressão de estarem bem mais limpos. Os passwords também ficaram menores, você perde bem menos tempo digitando eles já que eles cortaram pela metade os mesmos.
      
A principal adição mesmo foram alguns modos para serem jogados de 2 Players: no Split-Screen os dois ultimos corredores são substituidos por jogadores e acontece uma disputa pra ver quem chega na frente ou no modo "Mano a Mano" no qual ficam apenas os 2 na pista e pode se escolher qualquer moto e pista do jogo. O jogo também trouxe uma trilha composta por Rob Hubbard e essa seria sua ultima trilha assinada para a série.
Algumas screens e videos do jogo:




Em 1994, foi lançada uma versão para 3DO que era um console de 32 Bits cuja EA era sub-disiária do mesmo apenas com o titulo de "Road Rash" que foi bastante elogiado pelas corridas rápidas e pelos gráficos excelentes pra época (falarei dele no próximo post). Mas mesmo com este lançamento a EA não esqueceu dos donos do Mega Drive e em 1995 lançou a terceira versão do jogo que dessa foi desenvolvido por outro estúdio.



Road Rash 3: Tour de Force (Monkey Do Productions, Mega Drive) - Lançado em 1995 exclusivamente para o Mega Drive, foi o quarto jogo da série e o último a ser lançado em consoles da era 8/16 Bits. Foi produzido por outra empresa mas o projeto foi inteiramente coordenado pela Electronic Arts que se assegurou de que a qualidade do jogo fosse a mesma dos outros.

Essa versão primou pelas novidades como a versão anterior, mas expandiu as possibilidades: as corridas dessa vez se passavam pelo globo, com pistas no Brasil, Reino Unido, Alemanha, Itália, Quênia, Austrália e Japão. 
      
O número de motos também subiu para 15, divididas em classes e com 4 upgrades para cada uma. Agora também há mais variedade de armas: 8 no total, incluindo um cacetete que pode ser roubado dos policiais do jogo. E uma ultima diferença notável é que os sprites do jogo estão mais realistas, não puxando pro lado "Cartoonizado" das versões anteriores.

Algumas screens e videos do jogo:



E com isso finalizo o post de hoje. Vocês puderam conhecer um pouco mais sobre as 3 versões de Road Rash que foram lançadas para Mega Drive e seus respectivos ports e saber porque é que até hoje os fãs se perguntam porque é que a série foi esquecida... Isso vocês saberão no próximo post, aguardem! Serão mostrados os ultimos jogos da série pra PC, 3DO, PlayStation, Saturn, Nintendo 64 e Gameboy Advance!

Bem, por hoje é só. Sigam-me os bons... \o\~~~~~~~~~~~~

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk... eu adorava dar chutes e socos jogando contra os amigos. Pense numa resenha. Impressão minha ou no primeiro jogo dava pra usar a moto de alguém que você tinha derrubado???????

    ResponderExcluir
  2. Impressão sua... Você até podia se movimentar até a moto do adversário mas o jogo não permitia você subir nela.

    ResponderExcluir
  3. Ótima análise...joguei esse game até a exaustão no Master System...

    ResponderExcluir
  4. É... road RAsh II, grande clássico...

    postei outro dia falando sobre o final do Road Rash II, muito louco:

    www.anarquiacultural.blogspot.com

    abrax!

    ResponderExcluir