domingo, 27 de junho de 2010

Kid Icarus / Kid Icarus: Off Myth and Monsters


Kid Icarus, 1986 (NES, Nintendo Research and Development 1) – Toda história de Kid Icarus remete a outro jogo muito conhecido da Nintendo: Metroid. Logo após o lançamento do NES, a Nintendo começou a produzir novos jogos para chamar ainda mais público para o NES: foi ai que ela começou a produzir Metroid e seu “irmão gêmeo” Kid Icarus. Ambos jogos foram produzidos no mesmo estúdio da Nintendo e pelas principais cabeças: Gunpei Yokoi (produtor), Satoru Okada (diretor) e Hirozaku Tanaka (compositor).


No jogo, você controla Pit que é um habitante do reino de “Angel Land” e tem que defender a sua terra e Palutena (Deusa da Luz) das ameaças de Medusa (Deusa da Escuridão).  Um dos comentários da época, era que o jogo combinava os melhores aspectos de outros 3 jogos da Nintendo, porque Pit podia pular como Mario, upgrades de habilidades e life como Link e atirar como Samus.


O jogo tinha uma funcionalidade um pouco diferente do habitual: quando você pulava para “fora” da tela, aparecia automaticamente do outro lado como se tivesse se teletransportado de um lado à outro da tela. Uma semelhança notável logo de cara com o jogo Metroid era o estilo gráfico bem limpo e os inimigos que deixavam corações pra trás e enchiam a barra de life (como as bolas de energia em Metroid) e o jeito como ele atirava nos inimigos também era bem semelhante, apesar dele fazer uso de um arco e flecha.


Algumas screens e videos do jogo:





O jogo recebeu uma continuação 5 anos depois para o Gameboy que foi parte de um projeto de Gunpei Yokoi de levar as principais franquias da Nintendo para o recem-lançado Gameboy. E adivinha só...




Kid Icarus: Of Myths and Monsters, 1991 (Gameboy, Nintendo Research and Development 1) – Outra vez produzido ao mesmo tempo em que Metroid II estava sendo produzido, também trouxe semelhanças com o seu “irmão gêmeo” porém aqui o jogo trouxe uma identidade gráfica mais singular do que o anterior.


O roteiro: uma noite, a Deusa da Luz Palutena teve um pesadelo e nele sua terra “Angel Land” era atacada por um exército de demônios. Ela conjurou um profeta que à falou que não era apenas um sonho. Em breve, um demônio chamado Orcos iria atacar Angel Land. Palutena então chamou Pit e falou para ele sobre a crise e o mandou em uma missão: obter os 3 Tesouros Sagrados: As Asas de Pégasus, A Armadura Prateada e a Flecha de Luz para ele ficar forte o suficiente para derrotar Orcos.


Algumas coisas mudaram nesse jogo: agora ele pode bater as asas quando estiver caindo de um pulo para amenizar a queda, pode coletar Martelos que são usados pra quebrar certos tipos de paredes e liberar passagens e há também um "Shopping" aonde ele compra itens (como martelos e lifes) usando os corações que os inimigos deixam pra trás quando são mortos.


No jogo, são 3 áreas para serem visitadas sendo elas dividas em 4 estágios. No final de cada área, além de contada a pontuação do personagem Zeus aparece para para aumentar o seu Life e dependendo da performace você vai para um bonus game aonde vocẽ pode ganhar armas especiais caso consiga completar o desafio.


Assim que recuperado os Tesouros Sagrados, Pit passa por um treino aonde ele aprende a usar as novas habilidades: As Asas de Pégasus permitem ele voar pelo cenário e não apenas diminuir a queda como antes, A Armadura de Prata reduz o dano causado pelos inimigos e a Flecha de Luz pode ser atirada muito rapidamente.


Algumas screens e videos do jogo:
 


Novamente, o jogo não alcançou uma popularidade tão alta (talvez porque a Nintendo já tivesse "mascotes" o suficiente no mercado) e este foi o ultimo jogo da série até agora. Mas ai você se pergunta; porque? Gunpei Yokoi, principal cabeça do jogo morreu em 1997 em um acidente de carro, porém como Kid Icarus não tinha alcançado aquela popularidade toda e Metroid sim, eles continuaram com a série Metroid 8 anos depois mas deixaram Kid Icarus de lado.


Em 2008, a Nintendo incluiu Pit em Super Smash Bros. Brawl como personagens selecionável, vocês podem conferir as screens abaixo:



E como vocês já sabem, Kid Icarus: Uprising acabou de sair para Nintendo 3DS e estão começando a aparecer os primeiros reviews, depois que eu conseguir jogar eu faço review sobre ele aqui mesmo. Bom, por hoje é só. Semana que vem de volta aos posts normais sem muita enrolação como sempre e trarei um dos jogos que eu achei que a Nintendo iria me surpreender mas infelizmente não o fez... 

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~~~~~~

Um comentário:

  1. que game estranho ahuaehuae, no vídeo eu lembrei do Alex Kid do Master não sei pq XD

    ResponderExcluir