quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

NeoGeo Battle Coliseum


NeoGeo Battle Coliseum (SNK Playmore, Atomiswave) - Lançado em 27 de Julho de 2005 na placa Arcade Atomiswave, é um jogo de luta 2-on-2 em modo tag que trás personagens de vários jogos da SNK e ADK, além de alguns personagens inéditos. Esse foi o terceiro crossover produzido pela SNK Playmore e talvez o que tenha alcançado a maior popularidade, apesar dos problemas técnicos do jogo e das poucas plataformas que receberam o seu lançamento.

Jogabilidade

O sistema de NGBC, conforme supracitado, é de 2-on-2 com modo lag, independente de quantos jogadores estiverem jogando. Enquanto o sistema do modo 2 Jogadores é similar à maioria dos jogos com modo tag, o sistema do modo 1 Jogador é um pouco diferente.

O jogo solo é como um modo "Survival", aonde o jogador deve derrotar quantos oponentes puder durante um tempo limite. Entretanto, o jogo dá ao jogador 300 segundos, e quanto esse tempo acaba, ganhando ou peredendo, o jogador irá encarar um chefe (dependendo da sua performace). Apenas nesse ponto é que o fim do tempo no relógio irá determinar o vencedor.

Durante o modo solo, a regra é derrotar qualquer membro do outro time, não ambos os membros. Isso é, totalmente o contrário da maioria dos jogos com sistema de tag (mas similar à Kizuna Encounter e Tekken Tag Tournament), aonde toda a oposição deve ser derrotada para ganhar a batalha. Em NGBC, o jogador deve apenas derrotar um membro do time oposto para ganhar, sem precisar lutar contra o outro membro se o primeiro já foi derrotado.

As batalhas são divididas em rounds de 3 batalhas, e depois que o jogador consegue derrotar 3 times oponentes, é dada a escolha entre 3 serviços que o jogo fornece:

  1. O primeiro é ganhar mais tempo. Com mais tempo, é possível derrotar mais times, que o jogo salva nos registros quantos times foram derrotados nas pontuações mais altas.
  2. O segundo é ganhar uma barra Power cheia. Isso é para derrotar o oponente mais rapidamente quando a próxima luta começar.
  3. O terceiro é recuperar um pouco da barra de saúde. Auto-explicativo, especialmente se você entendeu como é o sistema de condição de vitória no fim do relógio.

Adicionalmente, se o jogador perde e escolhe continuar o jogo, é dada a opção de usar 1 dos 3 serviços para ajuda-lo a voltar ao jogo com mais gás:

  1. O primeiro deixa o seu oponente com apenas 1/4 da barra de saúde
  2. O segundo deixa a barra Power completamente cheia
  3. O terceiro adiciona mais tempo

O "Double Assault", abreviado como D-Assault no jogo, é um dos novos movimentos desse jogo, no qual o personagem faz um ataque rápido que, se conectado com sucesso, chama o parceiro para juntos fazerem um super combo em grupo, similar a jogos como Marvel vs. Capcom e Tekken Tag Tournament. Além disso, certos personagens tem D-Assaults especiais, como Kyo e Iori, Terry e Rock e Ryo e Robert.


História

Um dos pôsteres da versão Arcade do jogo nos Estados Unidos.

Em Fevereiro de 2017 da nova era japonesa, há um homem tentando dominar o Mundo NEOGEO. "Eu irei tombar os guerreiros mais poderosos do NeoGeo e me colocar no trono!". Nós sabemos que ele conseguiu obter o grande poder do mundo NeoGeo e a dominação mundial não estaria longe do seu alcance. Esse homem, que está por trás do "Conglomerado WAREZ" com um esmagador poder financeiro por trás dele, já começou a trilhar o seu caminho ambicioso para obter o poder do Mundo NeoGeo.

Aqueles que já sabiam a verdade por trás de suas intenções já estão tremendo de medo... Uma vez que o Mundo NeoGeo está à beira do desastre, a WAREZ anunciou um evento de luta competitivo. O evento é chamado de "BATALHA NO COLISEU NEOGEO". O Governo Federal está preocupado com a situação e enviou secretamente dois dos seus melhores agentes, Yuki e Ai. O mundo está à beira da escuridão eterna... O futuro do Mundo NeoGeo está agora nas mãos dos guerreiros.


*O nome da organização que financia o torneio, WAREZ, é um trocadilho com o significado da palavra "warez" em inglês, uma vez que a SNK Playmore culpa a pirataria como um dos fatores contribuintes da falência da empresa e o seu eventual fim em 2001.


Personagens

Novos:

Yuki
Data de Nascimento: 01 de Julho
Local de Nascimento: Mundo NEOGEO, Novo Japão
Altura: 1,80m
Peso: 68kg
Tipo Sanguineo: O
Trabalho/Ocupação: Agente do Governo Federal do Novo Japão
Gosta: Amor e Paz, Esportes (futebol, futebol americano, etc)
Não Gosta: Ser escolhido, injustiça
Hobbies: Dançar, Guitarra
Comida Favorita: Okonomiyaki (panqueca fina frita japonesa)
Habilidade Especial: Fluente em Inglês e Espanhol
Arma: Dois "Relógios" Poderosos

Estilo de Luta: Artes de Luta Mecânicas do Novo Japão


Ai
Data de Nascimento: 17 de Abril
Local de Nascimento: Mundo NEOGEO, Novo Japão
Altura: 1,62m
Peso: 48kg
Tipo Sanguineo: B
Trabalho/Ocupação: Agente do Governo Federal do Novo Japão
Gosta: Jogos feitos em casa, Casas de jogos, roms raras
Não Gosta: Citações, perder de perfect
Hobbies: Jogos de Arcade, ser uma agente ativa
Comida Favorita: Salmão Toro
Esportes: Boliche
Medidas: 79cm (busto), 57cm (cintura), 80cm (quadril)
Arma: Seu Neo Geo Pocket customizado

Estilo de Luta: Artes de Luta Mecânicas do Novo Japão


Série "The King of Fighters"

Kyo Kusanagi

Iori Yagami

K′

Shermie


Série "Fatal Fury"

Terry Bogard

Mai Shiranui

Kim Kaphwan

Geese Howard

Tung Fu Rue

Jin Chonshu

Jin Chonrei

Rock Howard

Hotaru Futaba


Série "Art of Fighting" (incluindo Buriki One)

Mr. Karate

Robert Garcia

Mr. Big

Lee Pai Long


Série "Samurai Shodown"

Haohmaru

Nakoruru

Genjuro Kibagami

Shiki

Asura


Série "The Last Blade"

Kaede

Moriya Minakata

Akari Ichijo

Keiichiro Washizuka


Série "World Heroes"

Hanzo

Fuma

Mudman


Aggressors of Dark Kombat

Kisarah Westfield


King of the Monsters 2

Cyber Woo
*A garota pilotando Woo é chamada Yuzu Makijima, uma personagem nova

Yuzu Makijima


Série "Metal Slug"

Marco Rossi

Mars People


Athena

Athena


Savage Reign

King Lion


Chefes:

Mizuchi
Data de Nascimento: 15 de Setembro
Local de Nascimento: 8ª Divisão Genética da WAREZ
Altura: 1,38m sem os poderes ativados, 2,02m com os poderes ativados
Peso: 28kg sem os poderes ativados, 68kg com os poderes ativados
Tipo Sanguineo: AB RH-
Familia/Parentes: WAREZ (criador), Orochi (DNA clonado)
Trabalho/Ocupação: Recriação de Orochi
Gosta: Coisas Naturais, Gaia
Não Gosta: Humanidade
Comida: Qualquer coisa vegetal
Esportes: Todos
Estilo de Luta: Instinto Natural

Um clone de Orochi criado pela WAREZ.


Para enfrentá-lo, basta não cumprir nenhum dos requerimentos para os chefes abaixo.


King Lion (Shin Shishioh no Japão)
Data de Nascimento: 01 de Janeiro
Local de Nascimento: Estados Unidos
Altura: 2,05m
Peso: 130kg
Tipo Sanguineo: O
Familia/Parentes: Irmão mais novo (embora não seja claro, acredita-se ser Max Eagle)
Trabalho/Ocupação: Ditador de Jipang
Gosta: Lutar, Esforço
Não Gosta: Doutores, Impostores
Hobbies: Sua coleção de espadas
Comida: Proteína
Esportes: Qualquer um
Habilidade Especial: Suporte
Desgosto: Seu passado
Arma: Deus de Leo, uma espada de 2 mãos
Estilo de Luta: Artes Shishiou

A versão final de King Lion, vinda de Savage Reign e Kizuna Encounter.

Para enfrentar King Leo, é necessário derrotar 6 ou mais inimigos, nenhum D-Assault, utilizar 1 bônus e no máximo 1 continue.


Neo Dio
Data de Nascimento: Futuro, 23 de Fevereiro
Local de Nascimento: Laboratório de Damudo
Altura: 2m
Peso: 100kg
Tipo Sanguineo: Metal líquido
Trabalho/Ocupação: Ser Perfeito
Gosta: Nucas, Destruição, Exterminação, Momentos Finais
Comida: Ele não come
Esportes: Qualquer Um
Estilo de Luta: Original

Um clone melhorado de DIO, chefe final do jogo World Heroes 2.

Para enfrentar Neo Dio, é necessário derrotar 6 ou mais inimigos, utilizar 4 ou  mais D-Assaults, utilizar 2 bônus e nenhum continue.


Goodman
*Acompanhado pelo espírito Gorilla King
Data de Nascimento: 01 de Abril
Altura: 1,96m
Peso: 102kg
Tipo Sanguineo: A
Trabalho/Ocupação: Presidente da WAREZ
Gosta: Ambição
Não Gosta: Qualquer coisa que não pertença à ele
Hobbie: Dardos
Esportes: Xadrez
Comida Favorita: Suplementos
Estilo de Luta: Original

O verdadeiro chefe final do jogo. Ele usa um chicote em chamas como uma arma e também comanda o seu espírito gorila com ele (Gorilla King) em uma maneira similar a um domador de animais. Ele lembra bastante Igniz, chefe final da The King of Fighters 2001.

Para enfrentar Goodman, é necessário derrotar 8 ou mais inimigos, utilizar 6 ou mais D-Assaults, não utilizar nenhum bônus ou continues e nunca baixar a sua barra de saúde de 50%.


Gorilla King


Estágios

Antenna

Castle

Cave

Cool Cool Town

King of the Monsters

Last Resort

SNK Planet

Statue


*Os 4 estágios dos chefes não estão entre as que eu coloquei aqui pois não os encontrei na mesma qualidade.


Ports

Em 22 de Dezembro de 2005, a SNK Playmore lançou o jogo no PlayStation 2 sem muitas novidades, apenas a possibilidade de habilitar os chefes, editar as cores das roupas e outras pequenas opções que são sempre adicionadas nas versões caseiras do jogo. O jogo foi relançado por lá em 27 de Janeiro de 2007 no selo "SNK Best". Em 24 de Dezembro de 2006 a Ignition Entertainment lançou o jogo na Europa e em 11 de Dezembro de 2007 foi a vez da América do Norte receber o jogo.

Em 09 de Junho de 2010, o jogo foi lançado na Xbox Live Arcade em todo o mundo simultaneamente. Essa versão trás os gráficos da versão Arcade, porém com as opções da versão PlayStation 2. Nenhuma outra plataforma recebeu o jogo, até o momento.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

Arcade:





PlayStation 2:







Xbox 360:





Recepção

NGBC foi bastante criticado por não fazer a história do jogo mais óbvia e por conter gráficos datados. O jogo parece ser muito cru depois de algum tempo.

"Os lutadores do NeoGeo tem sido sempre pelo mundo dos jogos com um certo nível de respeito nostalgico. Os jogos não eram tão bons quanto seus competidores. Os gráficos eram excelentes no NeoGeo, mas isso foi anos atrás e não mudou muito nos jogos... Isso é um lançamento clássico atrasado para uma geração anterior de video-games", escreteu a revista Blast Magazine sobre a versão PlayStation 2 do jogo. A revista deu nota 3/5 para o jogo, enquanto a IGN deu 7.3/10.


Galeria de Capas


Antes do lançamento no Xbox 360, a versão japonesa de NGBC para PS2 era a única alternativa para partidas online.
Sem muitas diferenças, a versão Européia foi lançada 1 ano depois pela Ignition Entertainment.
A versão norte-americana chegou 2 anos depois da versão japonesa e sem modo online.
Antes mesmo da versão norte-americana ser lançada, a SNK Playmore já havia relançado o jogo no Japão.


Artwork


Yuki


Ai


Kyo Kusanagi


Iori Yagami


K′


Shermie


Terry Bogard


Mai Shiranui


Kim Kaphwan


Geese Howard


Tung Fu Rue


Jin Chonshu


Jin Chonrei


Rock Howard


Hotaru Futaba


Mr. Karate


Robert Garcia


Mr. Big


Lee Pai Long


Haohmaru


Nakoruru


Genjuro Kibagami


Shiki


Asura


Kaede


Moriya Minakata


Akari Ichijo


Keiichiro Washizuka


Hanzo


Fuma


Mudman


Kisarah Westfield
Cyber Woo


Marco Rossi


Mars People


Athena


King Lion


Mizuchi


King Leo


Neo Dio


Goodman









Artes Conceituais










Finalizando

Apesar do claro esforço da SNK Playmore, o crossover acabou ficando no meio termo novamente.

E por hoje é só. Novamente, a SNK Playmore ficou apenas no "esforço" e não consegui emplacar o seu crossover. Apesar do jogo ter vendidobem mais que o Capcom Fighting Evolution (630.000 cópias), isso foi suficiente apenas para levar o título à Xbox Live Arcade. Muitos jogadores reclamam da falta de equilibrio entre os personagens e até mesmo dos personagens clássicos estarem um pouco diferentes do que costumavam ser aqui, deixando um ar meio diferente do que os jogos da empresa costumam ser.

Com isso, finalizo essa parte do especial de Capcom vs. SNK e o que o futuro reservou as duas empresas. Alguns jogos citados nesse post como Buriki One, World Heroes, Agressors of Dark Kombat e King of the Monsters ainda não ganharam posts aqui no blog, mas podem esperar que no futuro eles vão aparecer, com certeza! Na semana que vem, é a vez de um jogo de luta europeu tomar conta do blog: KILLER INSTINCT!Com o lançamento do novo jogo tão perto, eu decidi contar um pouco mais sobre os jogos antigos da série.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Cara, descobri seu blog hoje, parabéns! Principalmente em relação aos KOFs e outros jogos da SNK, sensacional, estou lendo todas. Abraços!

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