sexta-feira, 23 de junho de 2017

Mega Man X: Command Mission


Mega Man X: Command Mission (Capcom Production Studio 3, PlayStation 2/Gamecube) - Lançado em 29 de Julho de 2004 no Japão como Rockman X Command Mission (ロックマンXコマンドミッション?), esse jogo é um spin-off da série Mega Man X desenvolvido pela Capcom que chegou também na América do Norte e Europa em Setembro e Novembro daquele ano, respectivamente.

Command Mission se passa no Século XXIII, quando uma substância metálica chamada "Force Metal" é descoberta e revoluciona a engenharia para "Reploids", androides humanoides com inteligência de nível humana. Quando acontece um ataque à ilha de extração do Force Metal, um time de "Maverick Hunters" liderados por Mega Man X é enviado para combater a ameaça. Command Mission se difere de jogos anteriores da série porque ele é um RPG de Turnos ao invés de jogo de ação-plataforma. O Force Metal pode ser equipado em cada personagem selecionável para obter habilidades especiais.

O jogo foi desenvolvido por vários membros de uma equipe que trabalhou anteriormente na série de RPG da Capcom "Breath of Fire". De acordo com o produtor de Command Mission, um jogo de RPG focado em um roteiro foi criado para a série Mega Man X porque ela era bem conhecida justamente por sua ação e a história. Command Mission foi recebido com opiniões divididas. Enquanto alguns críticos elogiaram o seu sistema de batalha, eles não gostaram tanto dos outros aspectos.

História

A história é bem genérica e sem muita profundidade, mas os personagens tem o seu carisma.

No ano 22XX, um misterioso mineral conhecido como Force Metal foi extraído dos fragmentos de um meteoro que caiu no Oceano Pacífico. Tecnologia baseada neste metal revolucionou o campo de Engenharia Reploid.

O governo construiu Giga City, uma ilha artificial, próxima ao local do meteoro para o único propósito de extrair o Force Metal. Tudo parecia estar indo bem até que um bando de Reploids renegados armados iniciaram uma rebelião na ilha. Eles expulsaram todos os humanos da ilha e exigiram que o governo reconheça Giga City como um Estado Reploid independente.

Seu líder, Epsilon, foi marcado como Maverick pelo governo, que enviou uma equipe Maverick Hunter para libertar a ilha de Giga City das ameaças de Epsilon.


Personagens Principais

Mega Man X [ ロックマンエックス ]
Dublador: Takahiro Sakurai / Mark Gatha
Algum tempo após a descoberta do Force Metal, Epsilon criou um exército Reploid em Giga City para lutar pelos direitos dos Reploids, mas o governo da Federação decidiu que ele era muito perigoso. O governo da Federação decidiu enviar os Maverick Hunters para Giga City para derrotar Epsilon e seu Exército.

Zero [ ゼロ ]
Dublador: Ryoutarou Okiayu / Lucas Gilvertson
Zero foi enviado juntamente com o primeiro pelotão para investigar a revolta em Giga City.

Axl [ アクセル ]
Dublador: Minami Takayama / Jeffrey Watson
Promovido à Classe S de Hunter, ele vai à Giga City logo após X e Zero, acreditando que suas habilidades de cópia podem ter se originado daqui.

Spider [ スパイダー ]
Dublador: Nobutoshi Canna / Jonathan Love
Aparentemente, Spider era um pouco conhecido em Giga City antes da rebelião, com pelo menos um residente da ilha tendo reconhecido ele. Seus ataques utilizam cartas como arma e ele tem uma grande taxa de evasão.

Steel Massimo [ 鋼鉄のマッシモ ]
Dublador: Yasuhiko Kawazu / Noah Umholtz
Antes apenas um Reploid regular, ele estava enojado por sua própria fraqueza, então procurou o Massimo original para aprender a se tornar mais forte. Porém, pouco tempo depois o Massimo original foi capturado pelo Exército da Rebelião, deixando sua armadura e homônimo ao atual Massimo.

Marino [ マリノ ]
Dubladora: Mariko Suziki / Carol-Anne Day
Marino se orgulha de ser uma ladra assim como Robin Hood. Ela planejava roubar a nova tecnologia do Professor Gaudile. Sua especialidade é segmentação de segredos comerciais, tais como novas informações, invenções e dados sobre os últimos desenvolvimentos na cura de doenças modernas. Marino espalha as informações adquiridas para o mundo sem buscar compensação por isso.

Cinnamon [ シナモン ]
Dubladora: Ai Nonaka / Caitlynne Medrek
Jovem Reploid construída pelo Professor Gaudile, uma de suas várias funções é a restauração e reparo de seus companheiros Reploids, então por isso a sua aparência de enfermeira. Sua personalidade é bem reservada e ela é bem inocente, tratando Marino como uma amiga em potencial.


Personagens Secundários

Chief R [ アル長官 ]
Dublador: Hideyuki Hori / Ben Jeffery
Líder da Resistência em Giga City, Chief R está sendo mantido como prisioneiro por Wild Jango na Central Tower.

Nana [ ナナ ]
Dublador: Akemi Kanda / Angie Beers
Navigator da missão, Nana ajuda a Resistência em Giga City.

Professor Gaudile [ ガウデイール ]
Dublador: Naoki Tatsuta / Randall Wiebe
Líder da pesquisa Force Metal, ele criou Cinnamon e também o Force Metal Generator.

Aile [ エール ]
Dublador: Scott Roberts**
Antes da rebelião, Aile e Spider eram caçadores de recompensa amadores. Um dia, Spider cometeu um erro e Aile perdeu metade do seu corpo em um incidente. Ele tem uma cicatriz abaixo do seu olho esquerdo e metade do seu corpo é anexado à uma máquina flutuadora.


Chefes

Hippopressor [ ヒポポ・プレサー ]
Nível: 16
Energia: 5.000
Localizaçao: Lagrano Ruins
Atributos: 42 (Ataque); 20 (Armadura);
8 (Defesa); 40 (Velocidade)
EXP.: 200
Zenny: 250
Force Metal: 60
Itens Adquiridos: Fire Missile; Guard Buster

Shadow [シャドウ ]
Dublador: Masaya Takatsuka / Ryan Luhning
Nível: 43
Energia: 18.000 (Fase 1); 28.000 (Fase 2)
Localização: Gimialla Mine
Atributos: 112 (Ataque); 62 (Armadura);
73 (Defesa); 78 (Velocidade)
EXP.: 9.000
Zenny: 8.000
Force Metal: 600
Itens Adquiridos: Z-Ichimonji; Figure Token


Exército da Rebelião

Wild Jango [ ワイルドジャンゴー ]
Codinome: Reploid Lince Ultra Instável
Dublador: Yasunori Masutani / Gerald Matthews
Nível: 27
Energia: 9.000
Ponto Fraco: Fogo
Localização: Central Tower
Atributos: 45 (Ataque); 43 (Armadura);
24 (Defesa); 56 (Velocidade)
EXP.: 1.000
Zenny: 500
Force Metal: 200
Itens Adquiridos: Sub Tank; Thunder Buster

Silver Horn [ シルバーホーンド ]
Codinome: Reploid Canhão Super Pesado
Dublador: Daisuke Gori / Byron Close
Nível: 33
Energia: 17.000
Ponto Fraco: Eletricidade
Localização: Tianna Camp
Atributos: 74 (Ataque); 44 (Armadura);
42 (Defesa); 88 (Velocidade)
EXP.: 4.000
Zenny: 1.000
Force Metal: 300
Itens Adquiridos: Ice Buster; Build Hyper

Dr. Psyche [ Dr.サイケ ]
Codinome: Reploid Humanóide Computacional
Dublador: Kouzou Shioya / Roger Rhodes
Nível: 35
Energia: 12.000
Ponto Fraco: Nenhum em Especial
Localização: Gaudile Laboratory
Atributos: 85 (Ataque); 46 (Armadura);
40 (Defesa); 74 (Velocidade)

Mad Nautilus [ マッドノーチラス ]
Nível: 38
Energia: 10.000
Ponto Fraco: Nenhum em Especial
Localização: Gaudile Laboratory
Atributos: 90 (Ataque); 30 (Armadura);
36 (Defesa); 68 (Velocidade)
EXP.: 8.000
Zenny: 10.000
Force Metal: 600
Itens Adquiridos: Sub Tank; Virus Missile

Mach Jentra [ マッハジェントラー ]
Codinome: Reploid Aéreo de Armadura Leve Reforçada
Dublador: Masaya Takatsuka / Tony Binns
Nível: 42
Energia: 28.000
Ponto Fraco: Água
Localização: Ulfat Factory
Atributos: 98 (Ataque); 50 (Armadura);
70 (Defesa); 40 (Velocidade)
EXP.: 10.000
Zenny: 12.000
Force Metal: 800
Itens Adquiridos: Sub Tank; Fire Buster MK-II

Incentas [ エンシェンタス ]
Dublador: Daisuke Gouri / Roger Rhodes
Nível: 46
Energia: 36.000
Ponto Fraco: Depende do Turno
Localização: Gimialla Mine
Atributos: 180 (Ataque); 70 (Armadura);
70 (Defesa); 100 (Velocidade)
EXP.: 12.500
Zenny: 15.000
Force Metal: 1.000
Itens Adquiridos: Twin Ice; Twin Thunder


Líderes da Rebelião

Botos [ ボロック ]
Dublador: Kouzou Shioya / Tommy James
Nível: 52
Energia: 40.000
Ponto Fraco: Água/Gelo
Localização: Vanallia Desert
Atributos: 122 (Ataque); 70 (Armadura);
65 (Defesa); 80 (Velocidade)
EXP.: 15.000
Zenny: 16.000
Force Metal: 1.500
Itens Adquiridos: Twin Fire; Fire Stella

Ferham [ フェラム ]
Dubladora: Yuka Koyama / Onalea Gilbertson
Nível: 55
Energia: 50.000
Ponto Fraco: Eletricidade
Localização: Melda Ore Plant
Atributos: 140 (Ataque); 84 (Armadura);
74 (Defesa): 116 (Velocidade)
EXP.: 20.000
Zenny: 18.000
Force Metal: 2.000
Itens Adquiridos: Ice Stella; Heat Haze

Scarface [ スカーフェイス ]
Codinome: Reploid de Energia Plasma ~Tipo Guerreiro~
Dublador: Yasunori Masutani / Corby Proctor
Nível: 57
Energia: 37.500
Ponto Fraco: Fogo
Localização: Central Tower
Atributos: 142 (Ataque); 80 (Armadura);
85 (Defesa); 70 (Velocidade)
EXP.: 6.000
Zenny: 10.000
Force Metal: 2.400
Itens Adquiridos: Tank Energy ∞; Shock Lance β

Epsilon [ イプシロン ]
Codinome: Manipulador de Energia Desconhecida ~Modelo de Testes~
Dublador: Yukitoshi Hori / Dave Pettitt
Nível: 63
Energia: 34.500 (Fase 1); 43.500 (Fase 2)
Ponto Fraco: Nenhum em Especial
Localização: Grave Ruins Base
Atributos (Fase 1): 134 (Ataque); 84 (Armadura);
74 (Defesa); 82 (Velocidade)
Atributos (Fase 2): 123 (Ataque); 93 (Armadura);
90 (Defesa); 82 (Velocidade)
EXP.: 30.000
Zenny: 20.000
Force Metal: 5.000
Itens Adquiridos: Tank Parts; Force Tomahawks


Far East HQ

Depth Dragoon [ デプスドラグーン ]
Dublador: Gerald Matthews**
Nível: 60
Energia: 64.500
Atributos: 185 (Ataque); 152 (Armadura);
162 (Defesa); 110 (Velocidade)
EXP.: 23.000
Zenny: 10.000
Force Metal: 2.000
Itens Adquiridos: Force Tomahawks; Build LE

Colonel Redips [ リディプス大佐 ]
Dublador: Ryouichi Tanaka / Michael Shepard
Nível: 62
Energia: 51.500
Atributos: 178 (Ataque); 146 (Armadura);
133 (Defesa); 80 (Velocidade)
EXP.: 30.000
Zenny: 15.000
Force Metal: 3.000
Itens Adquiridos: Beam Sword


Chefes Secretos

Rafflesian [ ラフレシアン ]
Dubladora: Carol-Anne Day**
Nível: 77
Energia: 31.500
Localização: Tianna Camp
Atributos: 115 (Ataque); 75 (Armadura);
65 (Defesa); 70 (Velocidade)
EXP.: 22.000
Zenny: 10.000
Force Metal: 3.000
Itens Adquiridos: Figure Token; Tank Parts

Duckbill Mole [ ダックビルモール ]
Dublador: / Roger Rhodes
Nível: 60
Energia: 58.000
Ponto Fraco: Água
Localização: Melda Ore Plant
Atributos: 155 (Ataque); 65 (Armadura);
75 (Defesa); 80 (Velocidade)
EXP.: 15.000
Zenny: 4.000
Force Metal: 1.800
Itens Adquiridos: Figure Token; Power Charge

Ninetails [ ナインテイルズ ]
Dublador: Hideyuki Hori / Corby Proctor
Nível: 91
Energia: 72.500
Localização: Central Tower
Atributos: 225 (Ataque); 35 (Armadura);
35 (Defesa); 85 (Velocidade)
EXP.: 40.000
Zenny: 20.000
Force Metal: 6.000
Itens Adquiridos: Tank Parts; Figure Token


Jogabilidade

Command Mission é um daqueles RPGs que tem uma mecânica fácil de ser entendida e uma linha de aprendizado muito boa, mas que acaba exigindo muito "grinding".

Diferente dos jogos de ação-plataforma da série Mega Man X, Command Mission é um RPG baseado em turnos. O jogo segue uma narrativa que força o jogador à ir em diferentes fases em uma ordem, abandonando a natureza seletiva dos jogos anteriores da série. A tela de ação é dividida entre uma tela de batalha e uma tela de cenário, com o personagem sempre no meio da tela de cenário com um mapa dos arredores no canto inferior direito. É assim que se passa a maior parte do tempo, nas situações descritas abaixo.

O ponto central do mapa é Central Tower. Daqui, é possível se transferir para diferentes "Adventure Stages", como são chamados dentro do jogo. É possível visitar novamente essas localizações que já foram visitadas e também áreas importantes para a progressão da história. Assim como outros jogos da série Mega Man X, as fases estão espalhadas por Giga City, que deve ser libertada para progredir no jogo. Na maioria do tempo, as fases estão "vazias" e os inimigos aparecem aleatoriamente pelo cenário assim como jogos tradicionais de RPG.

Ao longo do jogo, o grupo irá deparar-se com robôs abandonados. Coletando esses robôs abre a possibilidade de enviá-los mais tarde para os Adventure Stages, aonde eles podem procurar por dinheiro, informação, dados ou itens raros. Alguns robôs podem requer algumas peças especiais para serem usados. Assim como vários RPGs, personagens ou inimigos podem ser induzidos à entrar em um estado diferente de afeção que pode afetar o seu desempenho em batalha. Essas condições podem ser removidas com "Cure One" ou "Cure All", exceto o estado de "DOA". Alguns nomes foram modificados devido ao fato dos personagens do jogo serem robôs e não seres humanos.

O jogo apresenta o "Force Metal", uma fusão de metais especial dos meteoritos que caíram do espaço. Reploids e robôs equipados com Force Metal obtém habilidades especiais, entretanto, a energia que esses metais consumem trazem efeitos colaterais se o personagem for sobrecarregado além do limite tolerável. X e seus companheiros podem equipar esses Force Metal, através de instruções obtidas nas "Deployment Missions". Entretanto, eles só podem equipar um certo número. Isso dá aos Reploids novas habilidades, e exceder o limite pode fazer com que eles virem Maverick.

Há algumas pequenas diferenças entre as versões GameCube e PlayStation 2 do jogo. A versão GameCube faz uso do acessório "Nintendo GameCube Game Boy Advance Cable", no qual o jogador pode conectar um Game Boy Advance (GBA) no Gamecube, permitindo o uso de um radar especial que serve para encontrar itens secretos. O radar aparece na tela do GBA, mostrando a área próxima ao jogador, a direção que o jogador está indo e a localização de qualquer item escondido naquela área. Ao invés disso, a versão PlayStation 2 trás uma demo desbloqueável de Mega Man X8.
A frequência na qual os inimigos aparecem é maior na versão GameCube. Além disso, se a batalha se estender por muitos turnos no Gamecube, as penalidades aparecem com maior rapidez nessa versão do que no PlayStation 2. A versão GameCube também roda em um framerate maior e tem tempos de carregamento menores do que a versão PlayStation 2.


Desenvolvimento e Lançamento

Apesar da sua experiência com RPGs, a equipe de desenvolvimento resolveu criar mecânicas de combate que facilitassem o modo de jogar para jogadores iniciantes.

Command Mission foi desenvolvido pela Capcom Production Studio 3, uma vez que vários dos seus membros trabalharam em Mega Man X7 e Breath of Fire: Dragon Quarter. O produtor e artista de longa data Keiji Inafune sempre viu a série Mega Man X como uma série de ação. Ele recusou categoricamente quando foi solicitado que ele fizesse um jogo de RPG. Quando perguntado sobre porque a equipe de desenvolvimento escolheu fazer um RPG, o produtor do jogo respondeu:
"Mega Man X é respeitado como um jogo de ação, mas também tem uma boa história. Então decidimos nos concentrar na história, e é por isso que estamos criando um RPG baseado no Mega Man X." - Tatsuya Kitabayashi, produtor de Command Mission.

Inspirados em suas experiências com a série Breath of Fire, a equipe criou um novo sistema de batalha para o jogo mas acharam isso bem difícil de ser feito. "Foi realmente difícil criar um sistema de batalha," Kitabayashi elaborou. "Mega Man sempre foi visto pulando e atirando em um campo de ação, então eu precisava adicionar um novo sistema para este jogo. Foi bem difícil criar algo que puxasse para ação mas permanecesse no modo de batalha comum de um RPG". Kitabayashi considera Command Mission como uma sequencia ao invés de uma "side-story" ou o começo de uma série porque o roteiro se completa no final do jogo.

Quando o ciclo de produção se iniciou, o "Hyper Mode" era exclusivo dos personagens selecionáveis X e Zero. Entretanto, como isso dava uma larga vantagem em comparação aos outros membros da campanha, todos os outros personagens receberam pelo menos 1 Hyper Mode, enquanto X e Zero receberam 2 cada. O time de desenvolvimento também decidiu não incluir um "New Game+" porque o jogo é um RPG e não um jogo de ação. Ao invés disso, eles incluíram uma dificuldade desafiadora e chefes secretos que eram originalmente parte da história do jogo.

Ryuji Higurashi, um artista veterano da série Mega Man X, atuou como chefe responsável pela projeção dos personagens. Quando ele ficou sabendo que o jogo se passava na mesma época que a série Mega Man Zero, Higurashi adicionou vários recursos às suas projeções para que Command Mission refletisse as suas relações. Entretanto, inicialmente ele foi cético quanto às mudanças que foram requeridas para o personagem X.

A trilha sonora do jogo foi composta por Shinya Okada, Yuko Komiyama e Seiko Kobuchi. Um total de 58 músicas foram compiladas e lançadas em CD pela Suleputer no Japão em 23 de Setembro de 2004. Asami Abe cantou o tema de abertura, "Jounetsu Setsuna" (Um Momento de Paixão), e o tema de fechamento "Parts".

Mega Man X: Command Mission foi anunciado e apresentado pelo produtor Koji Nakajima na Tokyo Game Show em Setembro de 2003. O jogo foi lançado no Japão em 29 de Julho de 2004, na América do Norte em 21 de Setembro de 2004 e na Europa em 19 de Novembro de 2004. A versão norte-americana para PlayStation 2 inclui uma demonstração desbloqueável de Mega Man X8. Para coincidir com o lançamento do jogo na America do Norte, a NubyTech anunciou controles temáticos para ambas as versões do jogo, entretanto a única versão que foi lançada foi para Gamecube em Janeiro de 2006 com o lançamento de Mega Man X Collection.


Recepção

A recepção foi dividida, pelo jogo não ter aquela profundidade de um jogo do gênero e não trazer muito apelo aos jogadores da série que gostavam dos jogos de ação.

Command Mission foi recebido com opiniões divididas pelos críticos. O modo de batalha foi o quesito mais elogiado, e o conceito de apertar combinações de botões para usar as técnicas ou aumentar o poder de uma técnica foi um dos pontos altos do jogo. Uma reclamação comum é a curta duração e a linearidade do jogo. Um crítico declarou que o jogo apostava "muito naquilo que é fácil", sem trazer muitas novidades. Eles também elogiaram os gráficos em cel-shading e os visuais coloridos do jogo, embora um dos críticos tenha digo que "a maioria dos cenários tendem a parecer amenos e se parecem uns com os outros."

As diferenças entre as duas versões de Command Mission não justificaram uma grande diferença entre as notas agregadas no site GameRanking, apesar da versão PlayStation 2 ter a nota um pouco mais alta - 69 para o PlayStation 2, 68 para a versão GameCube. De acordo com a revista Famitsu, a versão PS2 vendeu 36.635 unidades, fazendo do jogo o 312º mais vendido daquela região em 2004, enquanto a versão Gamecube vendeu apenas 18.599 unidades, sendo assim o 460º jogo mais vendido de 2004 no Japão.


Imagens e Vídeos



Tema de Abertura "Jounetsu Setsuna" cantado pela Asami Abe legendado em português pelo Canal hunterdynamo.


Gameplay da versão PlayStation 2 mostrando a batalha contra o primeiro chefe, Hippopressor pelo Canal 10ofSpadesBigC (BM)


Galeria de Capas

No Japão, a versão Gamecube não foi tão bem quanto a versão para Playstation 2, vendendo menos que títulos anteriores da série lançados em várias plataformas.

A versão Playstation 2 estava longe de ter o melhor desempenho in-game, mas acabou recebendo notas ligeiramente mais altas devido a ser a versão "mais equilibrada" das duas.

Nem mesmo as áreas adicionais, o melhor framerate e o suporte para Game Boy Advance fizeram com que a versão Gamecube tivesse notas melhores que a versão Playstation 2 devido à grande taxa de aparecimento dos inimigos nos mapas.

Na Europa, o jogo obteve um desempenho semelhante ao resto do mundo.


Esboços








Aile

Hippopressor











Depth Dragoon


Rafflesian

Duckbill Mole

Ninetails


Finalizando

O maior problema do jogo foi não ter sido nem "assim" e nem "assado": muito fraco para um RPG e não conseguir cativar tanto os fãs dos jogos de ação-plataforma característicos da série.

E por hoje é só. Apesar de toda essa mobilização dentro da Capcom com seus experientes produtores da série Breath of Fire e o sistema de combate diferenciado acabaram fazendo com que o título fosse apenas considerado "normal" pela mídia e isso também refletiu o número de vendas que mesmo com 2 versões lançadas não fez com que fosse muito acima do que a série já estava vendendo naquele momento. Ao contrário da série clássica de Mega Man esse aqui foi o único "experimento" feito com a série fora do gênero de ação-plataforma.

E esse foi o último jogo lançado da série Mega Man X que faltava ser mostrado aqui no nosso especial, mas isso não significa que acabou! Na semana que vem eu volto para falar sobre MAVERICK HUNTER! Um projeto ambicioso da Armature Studios, ex-funcionários da Retro Studios que trabalharam na série Metroid Prime e estavam trabalhando em uma reformulação similar para Mega Man X, só que o projeto acabou não caindo no gosto da Capcom. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Não da pra ver a maioria das fotos do post, sabe dizer a razão?

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