sexta-feira, 8 de abril de 2016

Earthworm Jim 2


Earthworm Jim 2 (Shiny Entertainment, Mega Drive) - Lançado em 22 de Dezembro de 1995 na Europa, EJ2 é um jogo de plataforma "run and gun" que estrela a minhoca chamada Jim e o seu traje robótico que batalha contra o mal. É uma sequencia para o primeiro Earthworm Jim e o segundo e último jogo na série EJ à ser desenvolvido pelos seus criadores originais Doug TenNapel, David Perry e a Shiny Entertainment. Foi lançado no final de 1995 para o Mega Drive antes de ser adaptado para vários outros consoles nos anos seguintes.

Jogabilidade


As novidades foram poucas mas muito importantes. Jim recebeu novos movimentos e as fases ganharam desafios mais variados. Uma total repaginação sem ir muito longe da fórmula original que fez sucesso.

O objetivo do jogo é praticamente o mesmo do primeiro Earthworm Jim; progredir através das fases para salvar a Princesa What's Her Name (Qual É O Nome Dela), e derrotar os diversos inimigos do jogo, liderados pela Psy-Crow (Corvo-Psicótica). Entretanto, a jogabilidade é mais variada do que o primeiro jogo.

Enquanto a maioria das fases ainda se baseiam em andar e atirar com elementos de plataformas, fases em especial incorporam elementos diferentes de jogabilidade também. Algumas fases, como "Anything But Tangerines" e "Level Ate" são bastante parecidos com o primeiro Earthworm Jim, com a exceção de ter uma variedade maior de movimentos à disposição de Jim. Por exemplo, há mais tipos de armas para usar, quando achadas nas fases: há armas teleguiadas e também outras como a "Barn Blasters" que destrói todos os inimigos visíveis na tela. Além disso, o amigo de Jim "Snot" viaja com ele e pode ser usado para colar e balançar em plataformas gosmentas verdes, ou ser usado como paraquedas durante um salto muito alto.

Outras fases se afastam ainda mais dessa fórmula. Na terceira fase, "The Villi People", Jim deve ser guiado, sem nenhuma arma e disfarçado de uma salamandra, através de uma passagem intestinal enquanto evita ovelhas explosivas e entranhas no chão e parede. Na parte final dessa fase, o jogo subitamente muda para um programa de perguntas e respostas aonde se deve responder questões sem sentido de múltipla escolha que não fazem sentido lógico nenhum. Outra fase, "Inflated Head", faz com que a cabeça de Jim seja inflada como um balão e deve-se guia-lo enquanto ele flutua, evitando tocar em objetos pontiagudos que podem fazê-lo voltar até o inicio da fase.

Em outra fase, "The Flying King", é um shooter isométrico, no qual Jim voa em sua "turbina de bolso", e deve levar um balão com uma bomba até o final da fase, defendendo-o dos inimigos para derrotar no fim o Major Mucus (Mucosa). A última fase do jogo não é uma típica batalha contra o chefe, ao invés disso temos uma corrida contra a Psy-Crow Princess (Princesa Corvo-Psicótica). Apenas 2 chefes aparecem no jogo: Pedro Pupa e Flaming Yawn.



Versões e Lançamentos


Devido aos avanços técnicos feitos em relação ao primeiro jogo, EJ2 acabou recebendo menos versões caseiras do que o original, porém isso não quer dizer que a qualidade do jogo tenha sido menor. Muito pelo contrário...

O jogo, assim como o primeiro, foi desenvolvido no Mega Drive e depois adaptado para o Super Nintendo. Eles foram lançados com aproximadamente 1 mês de diferença e as versões eram quase idênticas, a única diferença mesmo sendo que a versão do Super Nintendo tinha artes de cenário alternativas com mais cores e detalhes que o Mega Drive e as músicas com mais arranjos. Uma versão para computadores baseada em MS-DOS foi lançada em 30 de Abril de 1996, apresentando uma trilha sonora em CD-DA, mais clipes de vozes e gráficos melhorados, mas não incluía a fase "Lorenzen's Soil".

Versões para o Sega Saturn e PlayStation também foram lançadas em 31 de Outubro de 1996 e em 12 de Novembro de 1996 respectivamente, contendo essa trilha sonora CD-DA do MS-DOS, porém continha todas as fases da versão original. Ambas versões eram idênticas e continham arte e diferenças gráficas diferentes das outras versões do jogo. A versão do PlayStation foi lançada exclusivamente na Europa, enquanto a do Sega Saturn foi lançada em todo o mundo.

Vários anos depois, o jogo seria adaptado para uma nova geração de consoles também. Uma adaptação para o Game Boy Advance, baseada na versão de Super Nintendo, foi lançada em 31 de Maio de 2002. Essa versão foi bastante criticada pelos gráficos ruins, som mal produzido e jogabilidade bem travada. A versão para Mega Drive foi lançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 01 de Setembro de 2009. A versão MS-DOS foi relançada através de emulação via DOSBox no GOG.com em 07 de Outubro de 2008 e no Steam em 04 de Novembro de 2009.



Recepção


A recepção do jogo foi bem melhor do que a recepção que o Peter nos dá no jogo.

A recepção do jogo foi bastante positiva. Algumas fontes como a IGN e a GameZone até mesmo declararam que o jogo é melhor que o primeiro, que também foi muito bem recebido. O site Destructoid elogiou o humor do jogo, a jogabilidade, que foi chamada de inovadora e as fases com estilo de "mini-game" espalhadas por todo o jogo, que mudavam a jogabilidade um pouco, diferenciando de outros jogos da época que utilizavam apenas 1 tipo de jogabilidade para o jogo inteiro. O site Nintendo Life deu nota 7 de 10 ao jogo, devido as reações diferentes às novas mecânicas usadas na jogabilidade.

Analisando a versão para Mega Drive, um crítico da revista EGM desaprovou o jogo, dizendo que "aonde o primeiro tinha técnica, esse aqui cai facilmente", mas os outros 3 críticos declaram que o jogo era uma sequencia que valia a pena jogar. Eles comentaram que o jogo mantém a mesma jogabilidade ótima do original, enquanto também adiciona novas armas e fases excelentes que "eram ainda mais loucas do que antes". A nota final para o jogo foi 7.875 de 10.

Críticos da revista GamePro fizeram análises muito positivas sobre as versões para Mega Drive e Super Nintendo. Eles notaram que a jogabilidade básica e a premissa estavam inalteradas se comparadas com o primeiro jogo, mas elogiaram muito o design das novas fases, a trilha sonora variada e as animações melhoradas para o personagem principal, com um dos críticos concluindo o seguinte: "Earthworm Jim 2 consegue exceder todos os padrões criados no primeiro jogo." A publicação Sega Saturn Magazine deu a versão Mega Drive do jogo uma avaliação de 94%, citando a variedade da jogabilidade com "cada uma delas, sendo bem implementadas no jogo."

Enquanto as versões para Mega Drive e Super Nintendo eram bastante elogiadas, algumas das outras versões não foram recebidas com o mesmo entusiasmo. A adaptação para PlayStation, que continha o mesmo conteúdo das versões originais, recebeu a baixa nota 3/10 da revista Computer and Video Games, devido ao jogo não trazer nenhuma melhora significativa apesar do hardware do PlayStation ser bem mais poderoso do que os consoles de 16-bit. Similarmente, a publicação Sega Saturn Magazine descreveu Earthworm Jim 2 como um jogo excelente mas zombou a falta de melhoras na versão do Sega Saturn, concluindo que "era um bom jogo - um ano atrás. Em um console diferente.

O lançamento para Game Boy Advance em 2002 foi bastante criticado também, mas dessa vez devida a engine "inacabada" do jogo, gráficos falhos e um sistema de salvamento imprevisível. O site IGN deu à essa adaptação nota 4/10, falando que "a ação tende a ficar lenta em localizações nada previsíveis...  E a jogabilidade é inconsistente... Carregar um jogo aonde você instantaneamente irá morrer por razão nenhuma". O site GameSpot teve opiniões parecidas, dando à adaptação nota 2.0 e chamando-a de "injogável".



Legado

A série Earthworm Jim ainda receberia continuações no futuro, entre elas Earthworm Jim 3D e Earthworm Jim: Menace 2 the Galaxy, mas elas seriam desenvolvidas por estúdios completamente diferentes, contendo estilo de jogabilidade e estilo bastante diferentes, além de ter uma recepção negativa na maioria dos casos.


Algumas Imagens e Videos do Jogo


Mega Drive



Super Nintendo





PlayStation / Sega Saturn



Galeria de Capas

A Shiny Entertainment desenvolveu o jogo originalmente no Mega Drive, mas já trabalhava diretamente nas versões Super Nintendo e MS-DOS paralelamente.

A versão para Super Nintendo tinha uma resolução menor, porém o nível de detalhes era bem maior.

No MS-DOS, eles não conseguiram recriar os efeitos da segunda fase do jogo e ela acabou ficando de fora. O mesmo já havia acontecido com outra fase no primeiro jogo, porém ela retornou na versão Windows.

No Sega Saturn, a decepção foi a ausência de grandes novidades nos gráficos, que apenas utilizaram a resolução maior do console mas não traziam nada de novo.

A versão PlayStation também decepcionou um pouco pela falta de novidades, mas é uma boa opção para os jogadores do console da Sony de aproveitar o jogo.

A Majesco bem que tentou adaptar o jogo ao Game Boy Advance, mas a qualidade do material ficou muito abaixo do nível do jogo. Até parece que o jogo está rodando em um emulador ruim com salto de quadros de animação.


Livro de Esboços










Finalizando

A Psy-Crow Princess pode até ter ficado p*** da vida por ter sido derrotada, mas quem saiu derrotado daqui mesmo foram os desenvolvedores do jogo.

Bem, por enquanto é só. Depois de 2 jogos muito bem sucedidos em um curto intervalo de tempo, era de se pensar o que aconteceria com a série a partir daqui. O que aconteceu foi o que ninguém queria: a Interplay acabou comprando a Shiny Entertainment e colocou os responsáveis pela franquia para trabalhar em outros jogos que não fossem relacionados à "Earthworm Jim", e deu o trabalho de criar uma nova entrada pra série totalmente em 3D para uma empresa totalmente desconhecida na época.

E este é justamente o assunto do nosso próximo post. A debandada dos membros originais da equipe e a chegada de uma empresa desconhecida para tentar levar a série ao 3D, seguindo a tendência de mercado do momento. Mas será que essa iniciativa deu certo? Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem para ler sobre Earthworm Jim 3D!

Sigam-me os bons. \o\~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário