sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Mega Man IV


Mega Man IV (Minakuchi Engineering, Game Boy) - Lançado em 29 de Outubro de 1993 no Japão como Rockman World 4, esse é o quarto jogo da série portátil de Mega Man desenvolvido para o Game Boy. O jogo continua a jornada do protagonista Mega Man em uma luta sem fim contra o seu velho arqui-inimigo Dr. Wily, que enviou um sinal corrompido de rádio para causar a destruição de uma grande cidade por robôs que estavam desativados. O MMIV apresenta a mesma jogabilidade de plataforma e ação de jogos anteriores, enquanto introduz a possibilidade nova de comprar itens com power-ups encontrados pelas fases.

Assim como em jogos anteriores no Game Boy, o jogo incorpora elementos de jogabilidade e chefes de 2 jogos sequenciais do NES: Mega Man 4 e Mega Man 5 dessa vez. O jogo recebeu uma calorosa recepção dos críticos. Em 2013, Mega Man IV ficou disponível no Virtual Console japonês do Nintendo 3DS e no ano seguinte na América do Norte e Europa.



História

Esse sprite é do primeiro jogo da série no Game Boy porque eles não fizeram artwork específica para o personagem nessa versão. Parabéns aos envolvidos.

Cientistas de todo o mundo se reuniram para mostrar as suas novas criações na World Robot Expo, incluindo Dr. Light. Entretanto, Dr. Wily apareceu durante a exposição e conseguiu reprogramar vários dos robôs para ajudá-lo em sua missão de dominação mundial. Mega Man contrapõe-se à Wily antes que ele possa usar os seus novos robôs reprogramados para causar destruição em todo o globo.


Robot Masters

Bright Man [DWN-025]
Arma: Flash Stopper
HP: 19
Ponto Fraco: Rain Flush

Toad Man [DWN-026]
Arma: Rain Flush
HP: 19
Ponto Fraco: Ring Boomerang/Napalm Bomb

Pharaoh Man [DWN-028]
Arma: Pharaoh Shot
HP: 19
Ponto Fraco: Flash Stopper/Crystal Eye

Ring Man [DWN-029]
Arma: Ring Boomerang
HP: 19
Ponto Fraco: Pharaoh Shot/Charge Kick


Chefes Intermediários

Satellite Cannon
HP: 19 (Arma); 1 (Projétil)
Dano: 6 (Centro); 2 (Projétil)
Ponto Fraco: Pharaoh Shot


Fortaleza do Dr. Wily

Stone Man [DWN-035]
Arma: Power Stone
HP: 19
Ponto Fraco: Napalm Bomb

Charge Man [DWN-038]
Arma: Charge Kick
HP: 19
Ponto Fraco: Power Stone/Rain Flush

Napalm Man [DWN-039]
Arma: Napalm Bomb
HP: 19
Ponto Fraco: Crystal Eye/Pharaoh Shot

Crystal Man [DWN-040]
Arma: Crystal Eye
HP: 19
Ponto Fraco: Charge Kick/Ring Boomerang


Mega Man Killer

Ballade [MKN-003]
Arma: Ballade Cracker
HP: 19
Ponto Fraco: Power Stone


Estação Wily

Bridge
Arma: Não Específicada
HP: 19
Ponto Fraco: Beat

Hunter
Arma: Não Específicada
HP: 19
Ponto Fraco: Napalm Bomb

Wily Robo Iron Golem
Arma: Não Especificada
HP: 19+19
Ponto Fraco: Crystal Eye/Power Stone (1ª Forma)
Ballade Cracker (2ª Forma)

Wily Capsule
Arma: Não Especificada
HP: 19
Ponto Fraco: Pharaoh Shot/Ballade Cracker



Jogabilidade

4 novos inimigos criados especificamente para o jogo.

Em sua essência, a jogabilidade permanece as mesma dos 3 jogos anteriores da série no Game Boy. O jogador assume o controle de Mega Man, enquanto ele supera 2 séries de fases de plataforma com ação selecionáveis na ordem que quiser. A arma inicial do jogo, a "Mega Buster", pode atirar tanto projéteis pequenos como um projétil bem maior e poderoso caso seja carregado. Cada fase é povoada com vários tipos de inimigos robôs e um único chefe exclusivo que é chamado na série de Robot Master. Derrotando-o, Mega Man poderá utilizar a sua arma pelo resto do jogo.

Superando 2 fases dá acesso ao companheiro cachorro Rush, que pode se transformar em um trampolim para alcançar plataformas altas ou um jato para atravessar longas distâncias. Além disso, nas 4 primeiras fases do jogo podem ser encontradas 4 letras formando a palavra "B-E-A-T-" que é o nomedo personagem pássaro Beat. Coletando todas, é possível chama-lo para ajudar à derrotar os inimigos. Na segunda metade do jogo, é possível encontrar as letras "W-I-L-Y", que pode fazer a diferença nas primeiras fases da Fortaleza do Wily. As fases também contém passagens secretas nas quais o personagem Proto Man deixa para o jogador itens, em sua maioria "Super Tanks" que enchem toda a energia das armas e do Mega Man.

Mega Man IV carrega a tradição da linha de jogos da série no Game Boy de reciclar elementos de 2 jogos consecutivos da série no NES, mais proeminentemente com os seus chefes. Os 4 primeiros Robot Masters (Toad Man, Bright Man, Pharaoh Man e Ring Man) são originalmente de Mega Man 4, enquanto os últimos 4 (Crystal Man, Napalm Man, Stone Man e Charge Man) são de Mega Man 5. O jogo também introduz a loja para a série. Além dos vários itens de restauração como energia para as armas, vidas extras, tanques de energia e energia do Mega Man, é possível coletar "Chips-P" deixados por inimigos em lugares específicos nas fases. O laboratório do Dr. Light pode ser visitado na tela seleção de fases.

Um dos novos itens introduzidos no jogo é o "Auto Charger" (ou "Energy Balancer", que iria aparecer originalmente em Mega Man 5 mas foi removido do produto final), que pode pegar as capsulas de restauração de energia das armas e direcionar para a arma que tiver menos energia restante, levando em conta que nenhuma arma esteja sendo usada no momento. Além disso, pela primeira vez no Game Boy foi implementada a sequencia de revanche contra os Robot Masters (aonde Mega Man deve enfrentar novamente todos os 8 Robot Masters nas cápsulas de teletransporte), ao contrário dos 3 jogos anteriores no qual Mega Man enfrentava Wily diretamente depois de atravessar a sua fortaleza.


Desenvolvimento

Propaganda do jogo que aparecia em revistas da época.

Usando características de jogos lançados anteriormente no NES, assim como novos elementos, o artista da série Keiji Inafune ficou satisfeito com a fluidez de Mega Man III e Mega Man IV. Inafune também ficou satisfeito como os Mega Man Killers Enker, Punk e Ballade vieram a ser. O artista se divertiu pensando em novas ideias para a segunda forma de Ballade, que incluiu chifres em sua cabeça, bombas maiores e sombras cobrindo os seus olhos.


Recepção e Legado

Como não consegui achar uma análise do jogo em imagem, dessa vez vai a capa traseira do jogo.

Mega Man IV foi muito bem recebido pela crítica. Grandes revistas como a Nintendo Power e a Game Players chamaram os gráficos e a jogabilidade de "excepcionais" e "impressionantes", apesar de que a Nintendo Power se decepcionou com a falta de surpresas no jogo. A revista EGM descreveu o jogo como um dos melhores do Game Boy até o momento, devido a sua praticamente perfeita recriação da ação e a técnica dos jogos caseiros e gráficos que puxaram o Game Boy "aos seus limites e mais um pouco" (apesar de reclamarem sobre a tela ser um pouco manchada). Eles também elogiaram a música e as fases serem longas e desafiadoras.

Mega Man IV foi relançado em 13 de Abril de 2001 no serviço de cartuchos da Nintendo Power japonesa junto com os outros 4 jogos da série. Todos os 5 jogos da série no Game Boy seriam relançados em uma coletânea para o Game Boy Advance em 2004 mas o projeto foi cancelado. O chefe Ballade apareceria depois como parte de uma DLC para Mega Man 10 em 2010. Em 18 de Julho de 2013 foi confirmado que Mega Man IV seria lançado no Virtual Console do Nintendo 3DS e foi finalmente lançado em 23 de Outubro de 2013 no Japão, em 15 de Maio de 2014 na América do Norte e em 21 de Agosto de 2014 na Europa.


Imagens e Vídeos do Jogo





Capas

Capa japonesa do jogo que tradicionalmente vinha com uma artwork desenhada por Keiji Inafune.

Capa ocidental do jogo. Dessa vez, não ouve diferenciação entre a capa da América do Norte e a Européia.


Finalizando

No final das contas, este foi o jogo mais bem sucedido da série até aquele momento.

E por hoje é só. Mega Man IV acabou saindo melhor do que a encomenda para a Capcom e eles acabaram dando uma liberdade maior para a Minakuchi Engineering, que pôde desenvolver um título totalmente inédito para o Game Boy. Em Mega Man V, não apenas as fases e os chefes são inteiramente novos, como o jogo é totalmente compatível com o Super Game Boy para ser jogado em cores no Super Nintendo e também foi o primeiro jogo inédito da série à ser lançado na plataforma.

Mas isso é assunto para o nosso próximo post. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem em breve que vem para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário