sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Far East of Eden: Kabuki Klash


Far East of Eden: Kabuki Klash (Racdym, Neo Geo) - Lançado em 20 de Junho de 1995 no Neo Geo, é um jogo de luta que é um spin-off da popular série japonesa de RPGs de console Far East of Eden que foi publicado pela Hudson Soft. A série tem mais spin-offs do que jogos principais, porém este foi o primeiro jogo que não era necessariamente um RPG e reunia personagens de vários títulos pela primeira vez. A série foi uma pioneira do gênero de RPG, porém no Neo Geo acabou ficando pouco conhecida até mesmo por quem era fã da série.

Em 28 de Julho de 1995 o jogo foi lançado para Neo Geo AES, a versão caseira da placa de Arcade, e em 24 de Novembro de 1995 ele finalmente chegou para Neo Geo CD com personagens selecionáveis exclusivos. Este foi o primeiro, e até agora último, jogo da série que foi lançado em inglês. Depois da aquisição da Hudson Soft pela Konami em 2011, a série tem se mantido na geladeira da empresa.


Jogabilidade



História

Personagens de Far East of Eden se reúnem para testar as suas habilidades em combates um-contra-um!
Quem será o mais forte deles em toda a terra de Jipang?

Libere a fúria da espada e magia!


Personagens

Altura: 1,62m
Peso: 52kg
Tipo Sanguíneo: A
Idade: 15 anos
Dublador: Kazue Ikura
Fase: Hida
Protagonista de Tengai Makyou II: Manjimaru.

Altura: 1,76m
Peso: 63,5kg
Tipo Sanguíneo: B
Idade: 19 anos
Dublador: Kappei Yamaguchi
Fase: Kyou
Co-protagonista de Tengai Makyou II: Manjimaru.

Dublador: Kaneto Shiozawa
Fase: Hakusan
Co-protagonista de Tengai Makyou: Ziria.

Altura: 2,08m
Peso: 202kg
Tipo Sanguíneo: O
Idade: 1024 anos
Dublador: Souichiro Akaboushi
Fase: Nato
Co-protagonista de Tengai Makyou II: Manjimaru.

Dubladora: Hiroko Emori
Fase: Togakushi
Co-protagonista de Tengai Makyou: Ziria.

Altura: 1,53m
Peso: 38kg
Tipo Sanguíneo: AB
Idade: 14 anos
Dubladora: Azumi Inoue
Fase: Ooe Yama
Co-protagonista de Tengai Makyou II: Manjimaru.

Dubladora: Ai Orikasa
Fase: Izumo
Personagem nova.

Dublador: Mitsuo Iwata
Fase: Tsukuba
Protagonista de Tengai Makyou Ziria.


Chefes

Dublador: Shigeru Chiba
Fase: Zaou
Antagonista cômico recorrente de toda a série.
Controlável apenas no Neo Geo CD.

Fase: Edo
*Karakuri não pode ser afetado por itens
Antagonista do jogo Tengai Makyou: Karakuri Kakutoden.
Controlável apenas no Neo Geo CD.

Dublador: Seizou Katou
Fase: Kamakura
Antagonista do jogo Tengai Makyou: Ziria.
Não é selecionável nem com truques.

Dublador: Seizou Katou
Fase: Kamakura
*Lucifeller é a forma verdadeira de Jyashinsai e é imune à veneno e casca de banana.
Antagonista do jogo Tengai Makyou: Ziria.
Não é selecionável nem com truques.


Itens



Fases

Hida


Kyou


Hakusan


Nato


Togakushi


Ooe Yama


Izumo


Tsukuba


Zaou


Edo


Kamakura


Recepção

Análise do jogo publicada na página 46 da edição 18 da revista Super Game Power. Há um pequeno equivoco na análise: a Hudson já havia lançado um jogo antes desse no Neo Geo, Panic Bomber, porém ele nunca foi lançado no ocidente.

O crítico Tyrone Rodriguez da revista estadunidense VideoGames deu ao jogo  nota 8 (Ótimo), falando: "com as suas mecânicas e estilo visual único, Kabuki Klash é tremendamente divertido" (as notas dos outros editores foram 8, 8 e 5). Analisando a versão caseira para Neo Geo, a revista GamePro elogiou os gráficos avançados e os efeitos sonoros mas criticou os movimentos especiais pouco interessantes e movimentos mágicos desproporcionalmente fortes. Eles concluíram que "a jogabilidade inicial é cativante, mas depois de um tempo ela perde o brilho. No final das contas, o jogo não oferece nada mais do que uma excelente animação e efeitos sonoros que são esperados de um jogo de Neo Geo".

Em outra análise da revista, dessa vez para a versão Neo Geo CD, o crítico Maximum falou que Kabuki Klash é outro jogo de l luta para um console conhecido como prominente em jogos de luta, mas apesar disso elogiou  o jogo pela sua jogabilidade "rápida e fluída", "visuais bastante impressionantes" e mecânicas de jogabilidade originais. Ele deu ao jogo nota 4 de 5 estrelas.


Legado

Montagem de personagens feita pelo Squall Lawliet.

Far East of Eden: Kabuki Klash é um jogo de luta 2D, com jogabilidade similar à Samurai Shodown ou The Last Blade, porém com a adição de vários power-ups e vários movimentos especiais muito bem desenhados em estilo "anime". Os power-ups aparecem na tela aleatoriamente saindo do cenário de fundo ou entregues por Karasu Tengu. Por não ser uma série conhecida no ocidente e ter sido lançado sem muito aviso e propaganda, não se pode nem considerar um título "cult".

O crédito que se pode dar ao jogo é que ele reúne os principais personagens da série até aquele momento juntamente com alguns novos para dar um novo ar ao jogo e por ser o primeiro jogo da série à ter sido lançado em inglês. Até o momento (2015), nenhum outro título da série foi lançado fora do Japão e tampouco foi relançado em formato digital para plataformas atuais.

Baseada na lenda japonesa "Jiraiya Goketsu Monogatari", a série Far East of Eden era a terceira série mais popular de RPGs durante a era 16-bit, perdendo apenas para Dragon Quest da Enix e Final Fantasy da Squaresoft. O seu sucesso se deu por ser o primeiro RPG lançado em formato CD-ROM, que foi utilizado para criar um jogo bem maior que os seus concorrentes, cutscenes dubladas e música com qualidade de CD. A série originalmente seria uma trilogia, porém teve diversos remakes, continuações não-canônicas e spin-offs como Kabuki Klash.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/kabuki-klash/screenshots


Gameplay completa do jogo com o personagem Ziria.


Todas as Super Special Arts do jogo.


Capas

Capa da versão japonesa do jogo. Cartucho de 202MEGA. A versão ocidental é tão rara que sequer encontrei miniatura dela.

Basicamente, essa ilustração foi utilizada várias vezes. As 2 imagens de divulgação são bonitas, mas para um jogo de luta, isso é muito pouco.


Mídia

Guia completo de divulgação da versão Neo Geo CD.

Lançado em 28 de Setembro de 1995 pela editora Shinseisha, esse guia tem 192 páginas, sendo 96 delas em cores mostrando os golpes dos personagens e guia de combos.


Finalizando

Ilustração feita pelo Chihiro-Chietam em seu Devian Art.

E por hoje é só. Kabuki Klash por si só consegue se destacar em relação aos outros spin-offs da franquia Far East of Eden por ter sido o único título da série à ter sido lançado no ocidente, porém acabou ofuscado no meio de tantos títulos de qualidade do gênero de luta que eram lançados no Neo Geo. Infelizmente, é uma série de difícil tradução por ser mergulhada em lendas e humor tipicamente japonês que seria perdido o charme e originalidade caso fosse lançado em outra língua.

Sobre o post de hoje, peço desculpas por não trazer as fichas como eu venho trazendo nos novos posts porém o material do jogo na internet é bem escasso e como vocês puderam ver eu tive que encher de fan-art pra poder conseguir tapar os buracos porque é bem difícil de encontrar o material "cru" pra se fazer fichas ou montagens próprias além dos sprites dos personagens no jogo. Por isso evito fazer certos posts, mas queria muito falar dessa série que eu curto bastante e nunca havia aparecido a oportunidade de falar sobre ela aqui no blog.

Na próxima semana, eu vou continuar com a série de Mega Man. Serão 7 posts seguidos falando dos 5 jogos no Game Boy, o fan-game Street Fighter X Mega Man e uma sessão especial que vou montar falando um pouco sobre as coletâneas da série, os relançamentos modificados que ainda não falei e o jogo cancelado Mega Man Universe que prometeu mundos e fundos mas infelizmente não se tornou uma realidade. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. jogo excelente... mas o ultimo chefe eh mt dificil... quase impossivel ganhar dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Zerei com a Yagumo usando golpe muito bom; no ar aperta BC ela joga o leque. Mas esse é com certeza um dos mais difíceis.

      Excluir
  2. na verdade os 4 chefes são,me ferrei mto pra passar do Manto Ace com Manjimaru (só usava aquele ataque que ele voa com a espada)

    ResponderExcluir
  3. Jogo excelente, feliz quem jogou nas máquinas de.1990 até 2005, eu via na minha cidade Brasília. Com Manjimaru sempre consegui zerar, com Kabuki nunca passei nem de 4 inimigos. Podia ter um anime desse jogo, seria Top.

    ResponderExcluir
  4. Jogos bons como esse, The King 95, Cadillac Dinossauro etc, deviam ser mantidos disponível até hoje, Tive uma pequena casa de Jogos Eletrônicos e esse jogo não deixava sair de lá e quando consegui zerar foi usando MANJIMARU. Sorte a nossa que jogamos!

    ResponderExcluir