sábado, 6 de fevereiro de 2010

Final Fight (série)


Antes de receber este título e se tornar uma série paralela aos acontecimentos de Street Fighter, Final Fight foi chamado de "Street Fighter '89" durante todo o seu desenvolvimento e teve o seu nome mudado para diferenciar as duas séries, que apesar de serem interligadas trazem conceitos bastante distintos. Apesar de um sucesso estrondoso nos Arcades, a série sofreu um pouco quando foi adaptada para consoles caseiros, mais especificamente no Super Nintendo - porém isso não impediu que a série se tornasse ainda mais famosa naquele momento.

Depois de um futuro incerto nos Arcades, a Capcom decidiu lançar as próximas continuações apenas no Super Nintendo devido à um pedido pessoal da Nintendo para concorrer com outra série que estava fazendo muito sucesso no Mega Drive na época: Streets of Rage. Final Fight 2 e 3 trouxeram o modo cooperativo que havia se perdido na adaptação do original do Arcade e também trouxeram algumas novidades para o gênero como os múltiplos caminhos e golpes especiais desferidos como se fossem um jogo de luta mas não tinham o mesmo acabamento ou aquele feeling único que o Arcade trazia.

Depois de um futuro incerto, os personagens do jogo começaram a aparecer e ganhar mais espaço na série Street Fighter Alpha. Guy, Rolento e Cody (e mais tarde a Maki também) ganharam espaço quase que regular em jogos de luta da Capcom, até que em 1999, 10 anos após o seu lançamento original nos Arcades, a série voltou com uma releitura do primeiro jogo baseado em um jogo de luta 3D bastante parecido com a série Street Fighter EX. Parece mesmo que o destino da série seria viver às sombras de Street Fighter para sempre, pois o sucesso deste lançamento foi muito abaixo do esperado e pouca gente sabe que ele existe até hoje.

Em 2006, tivemos o último jogo da série (FF Streetwise), um spin-off que foi bastante criticado pela jogabilidade pouco inspirada e momentos que arrancam risos de tão bem feitos que foram. Com o relançamento do jogo original dos Arcades em 2010 na Xbox Live e PlayStation Network a série voltou a ganhar visão, mas não novos títulos. Os personagens voltaram à aparecer no jogo Super Street Fighter IV e até mesmo o prefeito Mike Haggar foi meticulosamente escolhido para participar do jogo Marvel vs. Capcom 3.

Neste exato momento, o futuro da série ainda é incerto.

[JOGOS LANÇADOS]
Final Fight (1989)
Mighty Final Fight (1993)
Final Fight 2 (1993)
Final Fight 3 (1995)
Final Fight Streetwise (2006)

3 comentários:

  1. Sempre fui fã da série, e ainda jogo até hoje! Espero um dia a capcom voltar com essa franquia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô achando isso muito difícil de acontecer, mas foi legal ver os personagens retornando em Street Fighter X Tekken e Ultra Street Fighter IV pelo menos.

      Excluir
  2. Erro grosseiro da matéria não falar do jogo do sega cd, pra min o melhor de todos; por conta da trilha sonora impecável e o modo survivor totalmente viciante !

    ResponderExcluir