sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Mega Man: The Wily Wars


Mega Man: The Wily Wars (Minakuchi Engineering, Mega Drive) - Lançado em 21 de Outubro de 1994 no Japão com o título "Rockman Mega World", o jogo é uma compilação de remakes dos 3 primeiros jogos da série (Mega Man, Mega Man 2 e Mega Man 3) que foram lançados no NES e uma pseudo-sequencia para esses títulos exclusiva. A versão Norte Americana foi lançada exclusivamente pelo serviço de downloads Sega Channel.


História

Cansado de ter seus planos interrompidos todas as vezes por Mega Man, Dr. Wily decide construir sozinho uma máquina do tempo. Transportando-se para o passado, ele restaurou todos os seus robôs derrotados e inicia o caos novamente. Neste ponto, até mesmo o passado pacífico está para ser infectado com as ambições do Dr. Wily! Para derrotá-lo, Mega Man é enviado ao passado em uma máquina do tempo criada rapidamente pelo Dr. Light para reviver as suas aventuras.


Jogabilidade

Todos os 3 jogos são jogados com o protagonista Mega Man atravessando uma série de estágios de plataforma que podem ser completados em qualquer ordem. No final de cada fase, uma batalha contra o Mestre Robô deve ser superada. Se isso acontecer, o jogador se apoderá da arma especial dele, que pode então ser selecionada e usada durante o resto do jogo.

Cada jogo também apresenta 1 ou mais itens de suporte para ajudar o jogador à alcançar lugares que não podem ser alcançados por maneiras convencionais. Cada arma obtiva dos Mestres Robô e também os itens de suporte tem uma energia limitando o seu uso, que pode ser reabastecida ao recolher certos itens que são deixados pra trás por inimigos normais derrotados nas fases.

A compilação apresenta um melhoramento nos gráficos do jogo, assim como músicas com novos arranjos. Uma importante mudança nessa coletânea é que o jogo trás um sistema de bateria de saves. Como resultado, é possível continuar os jogos a partir de qualquer ponto do jogo, apesar de que Mega Man 2 e 3 perderam os seus sistemas de senhas. The Wily Wars removeu vários glitches dos jogos originais para NES. Depois de completar os 3 primeiros jogos, um modo exclusivo chamado "Wily Tower" é desbloqueado.

Em Wily Tower, Mega Man passa por 3 diferentes estágios lutando contra um trio de novos chefes chamados de "Unidade Genesis", que são baseado no livro de literatura clássica Jornada ao Oeste: Buster Rod. G (Sun Wukong), Mega Water. S (Sha Wujing) e Hyper Storm. H (Zhu Bajie). Depois de derrotados, o jogador finalmente encara Wily em sua torre. Nesse modo, é possível equipar 8 armas e 3 itens de suportes dos outros 3 jogos para avançar.


Personagens

Buster Rod. G [WWN-01]
HP: 28
Dano: 1 (Tiro), 3 (Bastão), 4 (Contato)
Ponto Fraco: Hyper Bomb e Rolling Cutter (MM1) ;
Air Shooter, Atomic Fire, Bubble Lead e Quick Boomerang (MM2) ;
Hard Knuckle e Needle Cannon (MM3)

Ponto Positivo: Perito em subir árvores
Ponto Negativo: Seu cérebro pesa 30 gramas
Gosta: Bananas
Odeia: Rush e Gospel

"U ki ki! Mágia símia!"

O líder da Corporação Armada Mega World. Ele é um especialista em artes marciais e um pouco louco e voraz. Sua bunda é azul.

Mega Water. S [WWN-02]
HP: 28
Dano: 2 (Tiro de Harpa), 3 (Escudo de Água, Contato)
Ponto Fraco: Ice Slasher e Hyper Bomb (MM) ;
Atomic Fire (MM2), Search Snake (MM3)

Ponto Positivo: É nacionalmente isolado
Ponto Negativo: Sua fala é estranha
Gosta: Ecos
Odeia: Peixe Cru

"Eu vou te fazer estúpido!"

Um robô com poderes aquáticos e terrestres que entrou no Mega World. Ele está à cargo do trabalho intelectual.

Hyper Storm. H
HP: 56
Dano: 1 (Projétil), 3 (Espinhos de Água), 8 (Contato)
Ponto Fraco: Hyper Bomb e Fire Storm (MM) ;
Atomic Fire, Crash Bomber e Metal Blade (MM2) ;
Gemini Laser, Shadow Blade e Spark Shock (MM3)

Ponto Positivo: Uma pessoa incapaz de dizer não
Ponto Negativo: Ele é facilmente enganado
Gosta: Ser elogiado
Odeia: Ser chamado de porco

"Deixe isso comigo!"

Um robô do tipo javali que entrou no Mega World. Encarregado de fazer o trabalho pesado das tropas.


Mestres da Fortaleza

Iron Ball
HP: 28
Dano: 2 (Explosão da Bomba), 3 (Contato, Bomba Normal), 4 (Lasers)
Ponto Fraco: Thunder Beam ou Spark Shock

Fire Snakey
HP: 28
Dano: 3 (Gota de Lava), 6 (Contato, Bola de Fogo)
Ponto Fraco: Bubble Lead

Buster Rod. G (2º Encontro)
HP: 28
Dano: 1 (Tiro), 3 (Bastão), 4 (Contato)
Ponto Fraco: Rolling Cutter (MM) ;
Air Shooter, Atomic Fire e Leaf Shield (MM2) ;
Hard Knuckle, Magnet Missile e Needle Cannon (MM3)

Wily Machine
HP: 28 + 28 + 28
Ponto Fraco: Thunder Beam (1ª e 3ª Partes), Hard Knuckle (2ª Parte)


Desenvolvimento

Se tivesse sido lançado em cartucho nos Estados Unidos, essa seria uma provável capa do jogo por lá.

Keiji Inafune falou que o desenvolvimento do jogo foi terceirizado e bem devagar. Ele descreveu o processo de depuração do jogo foi "um pesadelo absoluto", com ele mesmo ajudando durante esse processo. "Foi tão ruim", ele relembrou, "Eu geralmente pensava, 'Eu não acredito que nós saímos de lá vivos.'" Inafune baseou os 3 novos personagens em figuras do antigo livro chinês Jornada ao Oeste. Além dessa contribuição, a única coisa que ele fez para o jogo foi a adição de Mega Man e Rush na arte da capa.

A trilha sonora do jogo consiste em versões 16-bit dos temas originais do jogo, assim como novas músicas para o novo modo Wily Tower. O compositor de Wily Wars nunca foi creditado oficialmente pela Capcom. De acordo com o criador dos efeitos sonoros do jogo, Kouji Murata, o responsável pela composição das músicas e o arranjamento foi Kinuyo Yamashita.

Seguindo o sucesso de Street Fighter II: Special Champion Edition no Mega Drive, rumores começaram a circular nos Estados Unidos no começo de 1994 de que um título da série Mega Man estava em produção para o console. The Wily Wars foi mostrado pela Sega of America no evento Sega Summit em Maio daquele ano. The Wily Wars foi lançado no japão em 21 de Outubro de 1994 e foi o primeiro jogo da série lançado em um console que não seja da Nintendo.

A revista estadunidense, Game Players, reportou na edição de Outubro que o lançamento Norte Americano de The Wily Wars tinha sido colocado em segundo plano indefinidamente devido à problemas gráficos. Entretanto, o jogo foi finalmente lançado em um formado digital no serviço Sega Channel, uma rede paga para jogadores do Mega Drive em Fevereiro de 1995.


Algumas Imagens e Vídeis do Jogo



Recepção

Apesar de ter sido lançada depois da versão Norte Americana, a versão Européia foi lançada em cartucho e usando a mesma arte de capa que a versão japonesa. 

A crítica, em sua grande maioria, recebeu o jogo bem. Christian Nutt e Justin Speer do site GameSpot falaram que o jogo é "uma compra obrigatória para os fãs sérios da série". O contribuidor da Sega-16 Robert Menes sumarizou, "apesar de que há alguns erros que impedem o jogo de ser uma compra absoluta, ainda é Mega Man, e jogos da série estão entre os melhores do gênero de plataforma.

Jemery Perish do site 1UP.com rotulou Mega Man: The Wily Wars como "Não Vale A Pena!", devido á certos recursos que não envelheceram bem desde o lançamento da versão original para NES dos jogos. O jogo sempre ficou em altas posições pelos editores da revista Nintendo Power como um dos jogos que eles gostariam de ver no serviço Virtual Console do Nintendo Wii.


Diferenças Entre o Remake e o Original

  • Em todos os jogos, os tiros são limitados para apenas 1 a cada animação. Nos originais, era possível atirar em qualquer parte da animação.
  • Os controles nessas versões parecem mais leves do que os originais, apesar de que o próprio Mega Man tem um pequeno atraso antes de se mover porque ele é capaz de dar passos pro lado agora.
  • Um certo número de armas tem um atraso de animação depois de usadas, como os Itens de Mega Man 2 e a Shadow Blade de Mega Man 3.
  • Todos os 3 jogos tem a opção de salvar ao fim das fases, porém o sistema de senhas foi removido de Mega Man 2 e 3.
  • Em vários pontos, o jogo sofre de travamentos excessivos. Entretanto, para jogadores com menos habilidade isso pode ter um efeito positivo; porque os estágios do Yellow Devil em Mega Man 3 isso acontece muito, assim como a batalha contra a Wily Machine em Mega Man, fazendo essas batalhas ficarem bem mais fáceis.
  •  Entretanto, ao rodar o jogo em um sistema ou emulador com um chip M68000 rodando com overclock, ele rodará em velocidade normal não importa o que esteja acontecendo. Isso normalmente faria com que qualquer jogo do sistema ficasse instável, mas não há nenhum efeito em The Wily Wars devido à maneira que ele foi programado.
  • A versão européia do jogo é mais lenta porque foi convertida para o formato PAL, que roda a 50hz ao invés dos 60hz do NTSC.
  • No geral, apesar dos seus nomes, os jogos são baseados nas versões japonesas do NES; mais notavelmente, o NORMAL MODE está fora de Mega Man 2.
  • As telas título também são baseadas nas versões japonesas, mas com o logo "Rockman" editado para "Mega Man".


Mega Man

  • Enquanto a tela de seleção de chefes do Mega Man original mostrava simplesmente os sprites do jogo como ícones, este remake usa fotos 3x4 para ficar parecido com Mega Man 2 e 3, e para Dr. Wily, seu sprite foi substituído por um logo escrito "Dr. W".
  • Cutman está muito mais forte do remake do que ele era no original, devido ao fato de que o seu ataque é bem menos intenso e o Mega Buster causa apenas 1/3 do dano do que no original.
  •  Além disso, no jogo original, se você tentasse chegar perto de Bomb Man ele normalmente iria saltar para longe. Porém, em Wily Wars ele pula para perto de você, deixando a batalha mais desafiadora.
  • Uma vez que um item que ajudam com a saúde ou a energia é obtido (espalhados pela fase, não derrubados por um inimigo), ele não retorna caso o jogador retorne para a área aonde ele é encontrado até que todas as vidas do jogador tenham esgotado. No jogo original, você simplesmente saia e voltava da tela para pega-lo (com excessão de Vidas).
  • O famoso glitch de "Pausar-Despausar" da versão NES foi consertado.
  • Algumas IA dos chefes estão ligeiramente diferentes.
  • No jogo original, Mega Man morre ao tocar nos espinhos mesmo quando ele está invencível por um curto período de tempo depois de ter levado dano. Entretanto, no remake ele pode andar à salvo sob os espinhos enquanto ele estiver piscando, coisa que era possível nos jogos seguintes da série.
  • Como não havia música na tela título do jogo original da série, essa versão utiliza o tema de Mega Man 3.

Mega Man 2

  • Mega Man 2 não trás os modos de dificuldades diferentes. Isso se deve ao fato de que a versão japonesa do jogo não trazia esse recurso, e ela foi usada como base para o remake.
  • Quick Man está bem mais devagar nessa versão, porém ele não toma 2 danos de um tiro do Mega Buster como acontecia no modo "Difficult" da versão original.
  • Flash Man também recebe menos dano do Mega Buster.
  • Algumas AI dos Mestres Robô também estão diferentes.
  • Há algumas diferenças nas músicas: na fase do Bubble Man o baixo é bem diferente da versão original do NES e na fase do Wood Man a bateria de entrada tem 4 barras ao invés de 6 como no NES.
  • Quando o jogador perde todas as suas vidas, ele não mais perde todos Tanques E. No original, continuar significava abdicar de todos os Tanques restantes no inventário.


Mega Man 3

  • Os tons de cinza nos sprites de Proto Man foram mudados para branco.
  • As sombras de Proto Man do final do jogo são encontradas nos arquivos do jogo, mas por alguma razão a Capcom decidiu usar apenas uma paleta sombria do sprite original ao invés desse.
  • Nem Proto Man e nem Break Man foram reajustados como Mega Man e os Mestres Robô foram. Eles não tem nenhum quadro de animação novo também.
  • A tela de mapa do Wily Castle tem a sua música em uma versão mais curta do que a original.
  • Como nos outros 2 jogos, algumas IA dos Mestres Robôs estão diferentes.
  • A arma Magnet Missile tem um comportamento estranho: as vezes, elas simplesmente vão pra onde quiser ao invés de atingir o alvo corretamente. Os chefes Hard Man e o Metal Man são bem mais difíceis devido à esse fato.
  • No menu de seleção de armas, Rush est´azul ao invés de vermelho. Isso também acontece no modo Wily Tower.
  • As armadilhas de crocodilo da fase do Hard Man são ativadas mais rapidamente do que no jogo original, assim como outras armadilhas.


Artbook



Finalizando

Eu sei que você se cansou de ver essa imagem pelo post, mas infelizmente é a única arte criada pela Capcom para o jogo, tirando os 3 novos chefes do Mega World.

E por hoje é só. Devido ao processo de depuração demorado de uma plataforma para a outra e a baixa venda do título, que pode ser atribuído tanto ao fato de que os 3 primeiros jogos não envelheceram tão bem e ao fato de que o jogo foi lançado apenas por download nos Estados Unidos, acabou impedindo a Capcom de lançar uma segunda coletânea no console com os últimos 3 jogos da série que haviam sido lançados para o NES. O que é uma pena, pois eu gostei bastante dessa coletânea e fiquei curioso pra ver como ficariam os 3 jogos mais "avançados" da série no Mega Drive.

Na semana que vem, eu volto pra falar sobre Mega Man 4. O título que marcaria a divisão de águas na série, uma vez que ele alcançou uma magnitude gráfica e de jogabilidade muito precisa - além da adição do tiro carregado na série - serviu para nos lembrar de que nem sempre uma série tão grande assim consegue manter o mesmo nível por tanto tempo. Mas isso é papo pra semana que vem! Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário