quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Killer Instinct 2 / Killer Instinct Gold


Killer Instinct 2 (Rare, Arcade) - Lançado em 1996 nos Arcades, é um jogo de luta desenvolvido pela Rare, licenciado pela Nintendo e fabricado pela Midway. KI2 é uma sequencia para o jogo original lançado em 1994 e incorpora vários dos elementos clássicos que foram introduzidos no primeiro jogo com alguns novos, tentando trazer novos elementos para a fórmula que havia feito sucesso há 2 anos.

Boatos de que uma versão para Super Nintendo do jogo foi desenvolvida e completada estão espalhados pela internet, mas o jogo nunca foi lançado e ninguém da empresa confirmou oficialmente isso.



Jogabilidade

Assim como no primeiro jogo, KI2 se baseia no sistema de combos automáticos para as lutas. Os golpes são divididos em um sistema de 3 forças (Rápido, Médio e Forte), entretanto os movimentos normais perderam várias de suas prioridades e alcance, ficando mais rápidos apenas. Arremessos foram adicionados ao jogo para quebrar a defesa de oponentes que defendem demais, no lugar do Top Attack do primeiro jogo. Além disso, personagens podem ser derrubados no chão com mais facilidades utilizando golpes normais do que no primeiro jogo, acabando com a possibilidade de abrir com um "glitch" o combo e diminuindo a efetividade dos golpes normais.

O sistema dos golpes especiais foi modificado: ao invés de serem julgados por prioridade, eles seguem um sistema de "pedra, papel e tesoura" que permite a possibilidade de sempre quebrar o movimento especial do oponente (similar ao que acontece em Soulcalibur). Esse sistema é visto como uma falha devido a pequena diferenta entre os golpes especiais em si.

Uma barra Super foi adicionada ao como (similar à Street Fighter Alpha e a série The King of Fighters). Ela é preenchida à medida que o lutador recebe danos ou executa ataques que são bloqueados pelo oponente. Depois que a barra alcança um certo ponto, o jogador pode usar um Super Golpe que causa vários acertos no adversário como uma extensão do seu combo ou um dos movimentos de finalização do jogo.

O sistema de combos tem as suas origens no primeiro jogo, usando a intensidade dos botões para lançar um golpe ou iniciar um combo duplo. Entretanto, diferente do primeiro jogo, agora é possível começar combos com movimentos novos e menos perigosos do que anteriormente (mais notavelmente um soco ou chute forte de perto, que eram facilmente bloqueados). Além disso, os Super Moves podem ser acionados no meio do combo, aumentando e muito o dano e potência deles - além de serem "inquebráveis".

Os combos também podem ser estendidos com arremessos, super conectores, manuais duplos e especiais de finalização. Resultado do enfraquecimento dos golpes normais e outras mudanças no sistema de luta, os combos se tornaram muito mais devastantes em KI2. Em um aparente esforço de ajudar a equilibrar a jogabilidade, os Combo Breakers saem com mais facilidade. Diferentemente do primeiro jogo, os Combo Breakers exigem uma combinação de "pedra, papel ou tesoura" baseado na intensidade do botão utilizado para o cancelamento. Os socos quebram chutes duplos e os chutes quebram os socos duplos.

O Parry, uma nova adição mais complexa, permite um contra-ataque aberto depois de uma defesa perfeita. Depois de assumir a posição defensiva, se o Parry for acertado no inimigo, ele "congelará" temporariamente, e daí é possível utilizar uma técnica de provocação ou uma variante de 3-hit do Special Move.

Os golpes de finalização também foram retrabalhados. Agora cada personagem pode executa-lo apenas quando a segunda barra do oponente estiver piscando em vermelho. Cada personagem tem 2 Ultimate Combo (um deles pode ser executado sem a necessidade de um combo antes dele), e enquanto os "Humiliation" foram eliminados do jogo, os Ultra Combo se mantiveram intactos. Diferentemente dos fatalities de Mortal Kombat, os movimentos de finalização de KI2 não apresentam brutalidade ou desmembramentos.


História

KI 2 segue a partir do ponto aonde o primeiro jogo acabou. A morte de Eyedol pelas mãos de Orchid acidentalmente abriu um portal temporal, transcendendo alguns dos combatentes de volta no tempo e permitindo que o Senhor dos Demônios Gargos escapasse do Limbo.

Agora, presos 2000 anos no passado, os guerreiros que sobreviveram ao Killer Instinct, juntamente com alguns novatos, lutam pelo direito de encarar Gargos em combate. Cada personagem que sobreviveu a jornada do primeiro jogo tem sua história correspondente, enquanto os novos personagens são habitantes deste tempo no passado. Dessa vez, não  há torneio ou premiação, apenas uma disputa por quem decidirá o balanço do futuro da humanidade.


Personagens

Eyedol, Chief Thunder, Cinder e Riptor não retornaram para o jogo. Em seus lugares, 4 novos personagens foram introduzidos: Gargos, Kim Wu, Maya e Tusk.

Cada personagem no jogo tem de 2 à 4 finais diferentes. Os finais dependem em como o jogador derrota ou não os lutadores (utilizando golpes de finalização ou apenas acabando com a sua barra de saúde) pelo menos uma ou mais vezes durante o curso do jogo. Por exemplo, os finais de Jago envolvem Fulgure e B. Orchid e dependendo se ele enfrentar eles ou não, ou finaliza-los ou não, cria 4 ramificações diferentes para o final.


Kin Wu
Altura: 1,65m
Peso: 59kg
Idade: 17

Uma descendente dos heróis que baniram Eyedol e Gargos, Kim é apontada como guardiã do seu povo. Entretanto, quanto Gargos retorna ela deve cumprir o seu dever para com a sua terra natal e destruí-lo para sempre.

Maya
Altura: 1,55m
Peso: 64kg
Idade: 23

Coroada rainha da Amazônia depois de participar no banimento do lorde das trevas Gargos, Maya é chamada pela sua tribo quando ele retorna. Maya deve acabar com ele para reconquistar o seu trono.

Tusk
Altura: 2,16m
Peso: 172kg
Idade: 31

Com o retorno do lorde demônio para a terra, Tusk leva a arena até o problema com o seu desafio. Apenas derrotando todos os adversários pode um herói ganhar o direito de enfrentar o demoníaco Gargos.

Orchid
Altura: 1,74m
Peso: 57kg
Idade: 24

A morte de Eyedol pelas mãos de Orchid liberaram uma energia massiva, levando Ultratech de volta no tempo. Agora, 2000 anos no passado, Orchid deve enfrentar num novo desafio e um inimigo ainda mais forte.

Jago
Altura: 1,80m
Peso: 86kg
Idade: 22

Depois de destruir Fulgore, Jago foi traído pelo seu antigo mestre, o Espírito do Tigre. O lorde demoníaco disfarçado usou-o para escapar do limbo e agora Jago quer a sua vingança.

Fulgore
Altura: 1,98m
Peso: 254kg
Idade: Desconhecida

O avançado e mais temido sucessor ao ciborgue Fulgore original foi destruído por Jago. Ativado depois do salto no tempo, suas últimas ordens da Ultratech foram simples: ache Jago... e acabe com ele.

Spinal
Altura: 1,68m
Peso: 50kg
Idade: 651

Apesar de ter sido destruído por Chief Thunder no presente, um Spinal mais novo existe no passado. Ressuscitado por Gargos e forçado à servi-lo, Spinal vai contra o tirano para ganhar a sua liberdade.

T.J Combo
Altura: 1,86m
Peso: 100kg
Idade: 26

Depois de uma decisiva vitória sobre Riptor no torneio, Combo tentou destruir a Ultratech. Capturado como um membro da empresa, ele é enviado para o passado e agora deve escapar antes que seja tarde demais.

Glacius
Altura: Variável
Peso: Variável
Idade: Desconhecida

Dois milênios no futuro, um parente capturado de Glacius conquista a sua liberdade ao acabar com um ser de fogo e escapando para casa. Agora, no passado, uma chamada de resgate chega até Glacius e ele deve libertar a sua própria pele primeiro.

Sabrewulf
Altura: 1,89m
Peso: 181kg
Idade: 46

Relutante em sucumbir para a besta dentro de si, Sabrewulf foi gravemente derrotado no primeiro torneio KI. Capturado pela Ultratech, ele foi levado à loucura pelos seus reparos e vive apenas para se vingar.


Gargos


Algumas Imagens e Videos do Jogo:


*Imagens retiradas do link: http://www.gamefaqs.com/arcade/583591-killer-instinct-2/images




Killer Instinct Gold



KI Gold é uma versão atualizada de KI 2 que foi lançada no Nintendo 64 logo após o lançamento do console. O jogo recebeu vários cortes gráficos e os finais dos personagens não mudam como na versão Arcade, devido às limitações do cartucho do Nintendo 64. Tirando isso, o jogo se mantém bastante fiel ao KI 2 original.

Novidades inclusas nessa versão:

  • Batalhas em times, no qual cada jogador pode escolher até 11 personagens.
  • Batalhas em time por eliminação, no qual cada um deve finalizar o seu oponente com Golpes de Finalização ao invés de apenas acabar com a sua barra de saúde, ou eles retornarão mais tarde na batalha.
  • Treinamento e Treinamento Avançado, no qual o jogador pode aprender os golpes de cada personagem e aprender a maneira correta de executar combos, doubles, auto-doubles e outros recursos do jogo.
  • Conteúdo desbloqueável, incluindo cores alternativas para os personagens e cenários e opções de velocidade mais alta para o jogo.

KI Gold é compatível com o Controller Pak do Nintendo 64 para salvar opções e pontuações, apesar de que o próprio já faz isso através de uma bateria de save. Diferente da versão Arcade, esse port caseiro teve quase todas as cenas em FMV removidas e vários frames de animação removidos devido a limitação do cartucho do Nintendo 64. Os finais alternativos para os personagens também foram removidos, resultando em cada personagem ficando com apenas um final sendo mantido, resultado de uma mistura de aspectos dos outros finais em apenas um.

Uma vez que o jogo foi produzido em um cartucho, todas as cenas de FMV do jogo foram removidas, inclusive aquelas mostrando os personagens da luta - que viraram um sprite combinado com um efeito de zoom para dar um efeito parecido com o original. Para compensar a falta de animações, os estágios foram renderizados totalmente em 3D, ao contrário do escalonado e distorcido efeito usado juntamente com as cenas em FMV no Arcade, gerando cenários mais dinâmicos desde o inicio da batalha e consumindo menos espaço no cartucho.

Entretanto, a qualidade das animações dos sprites está notavelmente reduzida em comparação com KI 2.


Trilha Sonora


KI Gold também teve a sua trilha sonora original lançada sob o selo da Rare, chamada de "Killer Instinct Gold Cuts". É um CD com 16 faixas que inclui temas da versão Arcade juntamente com 2 remixes e a música usada no modo Treinamento.


Algumas Imagens e Vídeos do Jogo:

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/n64/killer-instinct-gold/screenshots




Recepção

KI Gold ganhou 4 das categorias da premiação Nintendo Power Awards de 1996: Melhor Jogo de Luta (1º Lugar), Melhor "Código" (1º Lugar pelo código para desbloquear Gargos), Melhor Jogo de Multiplayer (2º Lugar0 e Melhor Jogabilidade (3º Lugar). Rich Knight e Gus Turner da revista "Complex" incluíram o jogo na sua lista de 25 Melhores Jogos de Luta 2D em 2013, dizendo que "não é tão bom quanto o primeiro, mas a grande sacada de Killer Instinct 2 é a seguinte: ser bastante parecido com o seu antecessor. (...) Um jogo sólido, mas não o bastante para superar o seu antecessor.


Artwork















Finalizando

Apesar de não ter causado o mesmo impacto do primeiro jogo, Killer Instinct 2 ainda é um excelente jogo por si só.

E por hoje é só. Killer Instinct 2 e Gold podem não ter feito o mesmo impacto na indústria quanto o primeiro jogo fez quando foi lançado, mas ainda assim são muito bons em todos os quesitos. A versão para Nintendo 64 pode ter sofrido um pouco quando foi portada, mas os principais elementos foram mantidos e outros reformulados para deixar o jogo ainda mais atrativo para os jogadores. A única pena mesmo fica pelo fato da espera que tivemos para o próximo jogo da série, que levou 20 anos para ficar "pronto".

No próximo, eu vou iniciar um especial de aproximadamente 22 jogos da série clássica de Mega Man! Vou falar de um jogo de cada vez, incluindo seus respectivos lançamentos, remakes e spin-offs inclusos. A única exceção vai ficar por conta dos 5 jogos lançados no Game Boy que vão ter um espaço reservado apenas para eles no decorrer do ano. Quanto ao próximo jogo da série Killer Instinct, ele vai esperar um pouco mais porque ainda é um jogo "em andamento", então não tem como fazer uma matéria definitiva sobre ele no momento.

Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem nas próximas semanas para acompanhar o meu especial sobre a série clássica de Mega Man!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

7 comentários:

  1. Eu joguei muito a versão do N64 acho que joguei até mais que o KI de Snes

    ResponderExcluir
  2. Estou jogando o 1, o gold e o novo killer no xbox one. Já jogava desde o killer 1 no snes. Conheci o jogo no fliperama.

    ResponderExcluir
  3. Estou jogando o 1, o gold e o novo killer no xbox one. Já jogava desde o killer 1 no snes. Conheci o jogo no fliperama.

    ResponderExcluir
  4. Alguém tem os combos? Do KI sei todos quero desse.

    ResponderExcluir
  5. Alguém tem os combos? Do KI sei todos quero desse.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um 64 só por causa desse jogo, sou fã. Também tenho o cartucho preto do Snes e volta e meia to jogando esses games.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um 64 só por causa desse jogo, sou fã. Também tenho o cartucho preto do Snes e volta e meia to jogando esses games.

    ResponderExcluir