quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Capcom Fighting Evolution


Capcom Fighting Evolution (Capcom Production Studio 2, Namco System 246) - Lançado em Outubro de 2004 nos Arcades, é um jogo de luta produzido pela Capcom que trás personagens de 3 diferentes encarnações de Street Fighter (Street Fighter II, Street Fighter Alpha e Street Fighter III), assim como personagens da série Darkstalkers e do jogo Red Earth, com cada personagem tendo o seu próprio sistema de luta importado diretamente do jogo dos quais eles vieram.



Jogabilidade

CFE apresenta personagens das séries Street Fighter II, Street Fighter Alpha, Street Fighter III e Darkstalkers, assim como o jogo Red Earth, que recebeu apenas 1 lançamento. Há 4 personagens selecionáveis para cada série representante, excluindo a personagem original Ingrid e os chefes do jogo, Pyron e Shin Akuma. Cada personagem utiliza um sistema de luta do jogo do qual vieram, determinando suas próprias habilidades e a sua barra de Super Move. Ingrid utiliza o seu próprio estilo e técnicas, gerando um total de 6 estilos de luta diferentes.

O jogo consiste em batalhas 2-on-2 em modo de eliminação, similar ao sistema do jogo "Rival Schools: United by Fate". O jogador seleciona um par de personagens e depois começa a luta com apenas um deles. Na versão japonesa do jogo, se o personagem atual é derrotado em um round, o próximo começará automaticamente com o outro personagem. Na versão norte americana, o personagem pode continuar a lutar no próximo round mesmo tendo perdido o anterior.


Personagens



Os personagens de Street Fighter II seguem o sistema de jogabilidade de Super Street Fighter II Turbo. Cada personagem tem apenas uma barra Super Combo de nível único que permite fazer um Super Combo quando ela aparece no nível MAX. Não é possível bloquear no ar ou dar um salto para frente como outros personagens, mas eles se levantam rapidamente quando caem no chão. Diferente de SSFIIT, cada personagem tem 2 Super Combos.

Apesar de representar Street Fighter II, Ryu e Bison tem as suas incarnações retiradas de Capcom vs. SNK, enquanto Guile foi retirado de Street Fighter Alpha 3 e Zangief ganhou um sprite totalmente novo (editado do seu sprite original de Street Fighter) apenas para o jogo.


Ryu
(originalmente do jogo Street Fighter)

Guile

M. Bison
(Vega no Japão)

Zangief



Os personagens de Darkstalkers tem uma barra especial dividida em 3 níveis como em Night Warriors: Darkstalkers' Revenge, permitindo que eles façam ES Moves (versões mais poderosas dos seus golpes normais) ou EX Special (os seus Super Moves). Eles também podem fazer Cancelamento de Defesa (um contra-ataque especial) e Chain Combos (que permite conectar movimentos básicos com outro igual de uma força maior). Eles também podem dar um salto para frente e defender no ar, assim como fazer golpes no ar e se mover abaixados.


Anakaris

Demitri

Felicia

Jedah



Os personagens de Street Fighter Alpha tem uma barra de nível único para Custom Combos e podem fazer um Super Combo ou um Custom Combo específico quando a barra alcança o nível MAX. Eles também podem bloquear no ar e fazer Alpha Counters, além dos Recovering Rolls.


Guy
(originalmente de Final Fight)

Karin

Rose

Sakura Kasugano



Os personagens de Red Earth tem a barra Gem que permite que o jogador acumule até duas gemas quando a barra está completa. Com uma gema em estoque, é possível aumentar os poderes do personagem ou fazer um Mystic Break (o Super Move deles). A habilidade "Ultimate Guard" permite que o lutador bloqueie todos os ataques sem consumir energia, com excessão de arremessos. Também é possível utilizar um "Ultimate Counter" depois do "Ultimate Guard".


Leo

Hauzer

Hydron
(Nool no Japão)

Kenji
(Mukuro no Japão)



Os personagens de Street Fighter III tem uma barra de Super Art de dois níveis. Diferente do que acontecia em Street Fighter III, aqui os personagens não escolhem uma Super Art antes da batalha mas sim tem acesso a todas elas de uma vez (assim como os personagens de Street Fighter II), assim como os EX Moves, versões poderosas dos seus golpes normais. Também é possível utilizar o "Parry", que cancela um golpe inimigo sem receber dano ou para abrir a defesa do adversário por um curto espaço de tempo.


Alex

Chun-Li
(originalmente de Street Fighter II)

Urien

Yun


Personagem Original


Ingrid é a única personagem nova apresentada no jogo, apesar dela já ser uma das personagens novas intencionadas para o jogo de luta 3D que não foi lançado "Capcom Fighting All-Stars". Ela utiliza um estilo de luta único com uma barra de Super Arts com 3 níveis. No seu final, é revelado que ela é a Deusa do Sol.

Ingrid retornou em Street Fighter Alpha 3 MAX para o PSP; nesse jogo, ela é uma viajante do tempo que veio para essa época para pegar de volta o seu poder que foi roubado por M. Bison e renomeado para Psycho Power.


Chefes

Pyron (de Darkstalkers)

Shin Akuma (Shin Gouki no Japão) (de Street Fighter Alpha 2)


Trilha Sonora

A trilha sonora não era de muita coisa, mas pelo menos vinha em uma bela embalagem.

Capcom Fighting Jam: Original Soundtrack, a trilha sonora oficial do jogo, foi lançada em 12 de Dezembro de 2004 exclusivamente no Japão. Esse album apresenta as músicas originais encontradas no jogo que foram compostas por Noriyuki Asakura. A primeira remessa desse album veio com um mini-disco exclusivo com uma versão cantada e instrumental do tema da Ingrid cantada por Maiko Kubo. A capa do disco foi desenhada por Shinkiro.


Ports

Em 16 de Novembro de 2004, a Capcom lançou o jogo no PlayStation 2 primeiramente nos Estados Unidos, depois no Japão em 02 de Dezembro de 2004 e na Europa em 12 de Fevereiro de 2005. A versão caseira não vinha com tantos modos extras ou adições como os jogos da série "Capcom vs. SNK", a única grande diferença em relação ao Arcade era a possibilidade de habilitar as artworks do jogo, modificar a cor da roupa dos personagens e salvar os finais do jogo também.

Em 14 de Junho de 2005, o jogo finalmente chegou ao Xbox nos Estados Unidos com suporte à Xbox Live para lutas entre 2 jogadores. Em 16 e 24 de Junho daquele mesmo ano, o jogo chegou ao mercado Japonês e Europeu, respectivamente. A única grande diferença entre essas versões é que na americana é possivel escolher com qual personagem se vai lutar no segundo round, enquanto que na versão japonesa e européia é sempre o lutador que está na fila.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

PlayStation 2:







Xbox:




Recepção

O jogo não foi muito bem recebido porque todos os personagens, com excessão de Ingrid, foram não apenas copiados e colados dos seus respectivos jogos mas também tiveram vários cortes em suas animações. Comparações foram instantaneamente feitas com os Vs. Marvel e SNK lançados, uma vez que a jogabilidade do jogo parecia estar sem o mesmo acabamento desses jogos anteriores. Vários personagens famosos como Ken, Sagat e Morrigan foram relegados à aparições nos cenários de fundo ou apenas nos finais, o que fez muito pouco para melhorar a popularidade do jogo.

Algum criticismo também foi recebido porque alguns movimentos dos personagens foram misteriosamente removidos nesse jogo, o que acabou deixando vários fãs decepcionados com isso. O jogo aproveitou um curto período de competições no Japão, mas foi logo deixado de lado nos principais torneios.

O produtor Yoshinori Ono adimitou que o jogo é essencialmente uma versão resgatada de "Capcom Fighting All-Stars", e também falou como o crossover, mecânicas e a inclusão de vários elementos de jogabilidade diferentes levou o jogo a ter problemas com o balanceamento da mesma. Ono também falou que ele substituiu outro produtor que estava à cargo da criação do jogo, porém deixou a produção durante a metade.


Galeria de Capas

A capa norte-americana do jogo utiliza uma das ilustrações feitas pela UDON Comics.
A versão européia, que manteve o nome original japonês, também trazia uma das ilustrações feitas pela UDON Comics.
A capa original japonesa utilizava uma das ilustrações feitas por Shinkiro.
A versão para PlayStation 2 utilizava uma ilustrações diferente da versão Xbox, que também foi feita por Shinkiro.
Um dos produtos licenciados do jogo foi esse Cartão de Memória personalizado com personagens do jogo. Outros produtos também incluíam um joystick Arcade, todos para o PlayStation 2.


Artwork












*As 5 primeiras ilustrações foram desenhadas por Shinkiro, enquanto as 5 últimas foram feitas pela UDON Comics. Todas as ilustrações desse post foram retiradas desse link: http://www.arcade-gear.com/Games/Capcom_Fighting_Jam/Capcom_Fighting_Jam.htm


Capcom Fighting All-Stars: Code Holder

Capcom Fighting All-Stars: Code Holder foi um jogo de luta 3D planejado para Arcade e PlayStation 2 que estava em desenvolvimento pela Capcom. Assim como KOF: Maximum Impact, foi planejado uma transição do 2D para o 3D. isso foi feito anteriormente na série Street Fighter EX, que a Capcom co-produziu ao lado da Arika. A Capcom chegou a fazer um teste beta do jogo, mas depois de um retorno negativo dos fãs e mais alguns meses de desenvolvimento, o jogo  foi oficialmente cancelado em Agosto de 2003.

Se você quiser saber um pouco mais da tragéria desse jogo desde o inicio do seu desenvolvimento ao seu cancelamento, com várias imagens e vídeos, eu recomendo que você clique aqui para visualizar uma matéria feita por mim no blog Video Game & ETC falando exclusivamente sobre ele.


Finalizando

E por hoje é só. Infelizmente, nem tudo são flores dentro da Capcom e devido a um produtor inexperiente e uma boa idéia de jogo que não teve muito tempo para ser trabalhada, juntamente com um fraco setor artístico acabou arruindo uma idéia que tinha tudo para dar muito certo. E novamente, infelizmente, isso não aconteceu apenas com a Capcom. Em 2005, foi a vez da SNK Playmore lançar o seu próprio jogo trazendo vários personagens de suas próprias franquias no Arcade e as coisas também não se sairam muito bem.

Espero que vocês tenham curtido o post dessa semana e retornem na semana que vem para curtir mais um! Na semana que vem: Neo Geo Battle Colliseum!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog mas ,podia ter uma parte para os downloads tbm.

    ResponderExcluir
  2. Esse não é o foco do blog. O máximo que eu coloco são galerias oficiais e trilha sonora quando não é protegida por direitos autorais, mas colocar os jogos pra download não é o foco aqui.

    ResponderExcluir
  3. otimo post, e realmente o jogo não vale a pena, mas o que e incomoda é a Ingrid. a Capcom QUERIA nos fazer acreditar que essa garota é mais forte do que o Akuma? sério?

    ResponderExcluir