quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sonic & Knuckles


Sonic & Knuckles (Sonic Team & Sega Technical Institute, Mega Drive) - Lançado mundialmente em 18 de Outubro de 1994, é um jogo de plataforma da série Sonic the Hedgehog que foi desenvolvido nos Estados Unidos no "Sega Technical Institute" por membros do Sonic Team e foi publicado pela Sega. Mesmo sendo vendido como um jogo separado, o seu sistema de "lock-on" serve como um pacote de expansão para ambos Sonic 2 e 3.

Jogabilidade

1.1 - Jogo Principal

Como Sonic & Knuckles e Sonic 3 eram originalmente o mesmo jogo, a jogabilidade é praticamente idêntica à de Sonic 3. O jogo continua sendo de plataforma em 2D, com o jogador levando Sonic através das fases e desviando de obstáculos com um tempo limite de 10 minutos. Entretanto, enquanto Tails não é mais um personagem jogável, o jogo introduz Knuckles the Echidna no seu lugar.

A jogabilidade pouco se diferencia entre Sonic e Knuckles. Sonic é capaz de correr mais rapidamente e pular mais alto do que Knuckles, e também pode utilizar as habilidades especiais dos escudos elementais. Enquanto isso, Knuckles pode planar no ar, escalar muros altos e quebrar certas barreiras, ocasionalmente permitindo acesso à áreas que Sonic não alcança - porém, o salto mais baixo de Knuckles também impede que ele alcance certas áreas que Sonic consegue. As fases com Knuckles são notavelmente mais desafiadoras do que jogando com Sonic, até certos chefes são mais difíceis de serem derrotados.

O jogo tem 2 mini-games bônus que podem ser acessados ao passar os checkpoints com pelo menos 20 anéis sob sua posse: o primeiro envolve os jogadores à tentar coletar anéis em máquinas de caça-níquel, e o outro consiste em "viajar" para a parte de cima do cenário através de campos magnéticos e barbatanas, coletando anéis enquanto se desvia o campo de força que está subindo na tela e encerra o mini-game caso seja tocado.

Os Estágios Especiais, no qual Sonic coleta as Chaos Emeralds no jogo, é jogado exatamente da mesma maneira do que em Sonic 3, com exceção dos layouts diferentes e a adição de esferas amarelas que agem como uma plataforma de salto, permitindo que se pule uma sessão inteira para alcançar uma nova que está bloqueada por esferas vermelhas sem correr risco.


1.2 - Tecnologia Lock-On

Sonic & Knuckles utiliza esse recurso que permite o cartucho acesse conteúdo extra dos jogos Sonic 2 e Sonic 3 para que elementos de Sonic & Knuckles sejam combinados com os mesmos. Para jogar esses jogos em conjunto, a parte superior do cartucho pode ser aberta e os respectivos cartuchos dos outros jogos inseridos nele.

Com Sonic the Hedgehog 3: Sonic 3 e Sonic & Knuckles eram inicialmente apenas 1 jogo, mas devido a conflitos de tempo e dinheiro, o jogo foi dividido em 2 separados. Quando Sonic 3 é inserido, isso permite que o jogador jogue ambos os jogos como se fossem apenas 1, com título in-game "Sonic 3 & Knuckles". Isso permite várias adições ao jogo que não estavam disponíveis antes, como pequenas alterações nas fases, a possibilidade de jogar as fases de Sonic 3 com Knuckles e as fases de Sonic & Knuckles com Tails, além da habilidade de salvar o progresso do jogo em todas as fases do jogo.

Adicionalmente, essa é a única maneira de coletar as Super Emeralds, que são conseguidas ao acessar os Estágios Especiais de Sonic & Knuckles depois de ter coletado todas as 7 Chaos Emeralds em Sonic 3. Quando todas as Super Emeralds são coletadas, Sonic, Knuckles e Tails se transformam em Hyper Sonic, Hyper Knuckles e Super Tails, respectivamente, cada um com suas próprias habilidades.

Com Sonic the Hedgehog 2: habilita o jogo "Knuckles the Echidna in Sonic the Hedgehog 2", que é praticamente idêntico ao jogo original, com a exceção de que a jogabilidade é alterada devido as habilidades diferentes de Knuckles. Ele pode planar e escalar muros, permitindo acesso à áreas que antes eram escondidas ou inalcançáveis. Em contraste, ele não pode pular tão alto, fazendo com que algumas situações, como certas batalhas contra chefes, especialmente a batalha final, fiquem bem mais difíceis.

Nessa versão, o modo para 2 jogadores foi removido.

Com Sonic the Hedgehog: se o primeiro Sonic ou a compilação "Sonic Compilation" for inserida, uma tela com Sonic, Tails, Knuckles e Robotnik dizendo "No Way" irá aparecer repetidamente. Ao apertar, A, B e C juntos, os jogadores podem acessar todas os Estágios Especiais colocando um código de 12 digitos. O jogo é retroativamente conhecido como "Blue Sphere" em Sonic Mega Collection.


História

Todos os personagens de Sonic 3 e Sonic & Knuckles tem sua relevância na história.


Jogando com Sonic, a história começa imediatamente aonde Sonic 3 terminou. A arma orbital do Dr. Robotnik, o Death Egg, que foi danificada por Sonic, cai novamente na Floating Island, caindo em uma cratera vulcânica. Sonic continua a perseguir Robotnik ao passar das fases e procura também pelas Chaos Emeralds, mais uma vez entrando em conflito com Knuckles the Echidna, que acredita que ele quer rouba-las. Entretanto, Robotnik revela as duas verdadeiras intenções e rouba a Master Emeralds, o segredo que mantém a Ilha levitando, causando a sua queda no oceano.

Vendo que foi completamente enganado, Knuckles ajuda Sonic a perseguir Robotnik, que mais uma vez lança o Death Egg ao espaço. Robotnik utiliza o poder da Master Emerald para dar energia ao seu robô gigante, mas Sonic consegue utilizar o poder das Chaos Emeralds e se transforma em Super Sonic. Ele consegue derrotar Robotnik e destrói o Death Egg de uma vez por todas, retornando a Master Emerald para o seu lugar de origem.

Jogando com Knuckles, ele persegue Sonic e é interrompido várias vezes por um robô sobrevivente, chamado de "Egg Robo". Ele toma lugar de Robotnik como antagonista e no final ele é destruído por Mecha Sonic, que utiliza o poder da Master Emerald para lhe dar mais poderes. Entretanto, Knuckles consegue derrota-lo e retorna a Master Emerald para a Floating Island.


Desenvolvimento

Antes do lançamento de Sonic & Knuckles na América do Norte, a rede Blockbuster Video e o canal MTV patrocinaram em conjunto um torneio no qual crianças podiam jogar o pré-release do jogo, com a final do torneio acontecendo em Alcatraz Island em San Francisco, no estado da Califórnia. Um especial sobre a final, "MTV's Rock the Rock Warning" foi ao ar pouco depois do lançamento do jogo.


Versões Alternativas e Ports

Compilações que incluem o jogo: Sonic Jam (1997) para o Sega Saturn; Sonic & Knuckles Collection (1997) e Sonic & Garfield Pack (1999) para PCs baseados em Windows; Sonic Mega Collection (2002) para o Gamecube; Sonic Mega Collection Plus (2004) para PlayStation 2 e Xbox, em 2006 para PC; Sega Genesis Collection (2006), para PlayStation 2 e PSP; Sonic's Ultimate Genesis Collection (2009), para PlayStation 3 e Xbox 360; e Sonic Classic Collection (2010), para Nintendo DS.

Como de costume, as compilações trazem o jogo sem grandes modificações. Entretanto, em Sonic Jam há 2 novas opções: o modo "Normal", que altera a localização dos anéis e inimigos, e o modo "Easy" que remove certos atos do jogo completamente. A versão do jogo incluida na coletânea "Sonic's Ultimate Genesis Collection" não retém o sistema de lock-on com outras versões do jogo, por causa da sua "curta agenda de desenvolvimento."

O jogo foi relançado no Virtual Console do Nintendo Wii em 27 de Outubro de 2009 e na Xbox Live Arcade em 09 de Setembro de 2009. Ambos lançamentos foram programados para que, se algum dos jogos que funcionem com o sistema "lock-on" forem baixados para a mesma conta, as versões "conectadas" do jogo ficarão disponíveis.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

Mega Drive:





Xbox 360:




Recepção

Sonic & Knuckles recebeu em sua maioria críticas positividas no seu lançamento. No dia do seu lançamento, a Famitsu deu a nota 30 de 40. A IGN deu ao jogo a nota 9 de 10, gratificando o jogo por "... visuais impressionantes que puxaram o Mega Drive ao seu limite" e ao "valor" adicionado ao conteúdo que pode ser desbloqueado com a tecnologia de Lock-On. Além disso, a EGM deu nota 9.25 de 10.


Legado

Para o aniversário de 20 anos da série Sonic, a Sega lançou o jogo "Sonic Generations", que recria vários aspectos de jogos anteriores da franquia. Um remake da fase "Sky Sanctuary" está presente nas versões PlayStation 3, Xbox 360 e PC, enquanto a fase "Mushroom Hill" foi refeita para a versão de Nintendo 3DS do jogo.

O jogo Sonic & Sega All-Stars Racing inclui uma pista inspirada no Death Egg que é vendida por DLC junto com o personagem Metal Sonic. Sonic & All-Stars Racing Transformed também apresenta a fase "Sky Sanctuary" como uma pista, e a pista com Death Egg também retornando para o jogo.


Badniks


Mushroom Hill Zone
Flying Battery Zone
Sandopolis Zone
Lava Reef Zone
Sky Sanctuary Zone
Death Egg Zone


Galeria de Capas


A capa japonesa foi mais simples do que as anteriores. Dessa vez a Sega decidiu usar um padrão mundial para a imagem da capa.
Nas capas ocidentais, já vinha mostrando como se usar o sistema de Lock-On na capa.
Capa americana do jogo. De novo, sem muitas surpresas.
Lançado em 1997 nos PCs, o CD incluia os 2 jogos (Sonic 3 & Knuckles) em apenas 1 disco.
Essa é a capa ocidental da versão computador.
Eis uma mistura inusitada: Sonic e Garfield sendo vendidos no mesmo disco para computador.


Manual do Jogo


*Badniks e Manual retirados do link: http://soniczone0.com/games/sonicandknuckles/downloads/


Finalizando

Knuckles só não é mais ingênuo por falta de espaço.

E por hoje é só. Sonic & Knuckles fecharia uma era de jogos da franquia no Mega Drive, pelo menos da série principal. De 1991 à 1994, a série recebeu certa de 4 spin-offs (1 por ano) e depois começaria uma longa novela da Sega que iniciaria no 32X em 1995 com Sonic X-Treme, depois no Sega Saturn com Sonic Extreme até finalmente sair um jogo inédito da série em 1998 no Dreamcast, que foi Sonic Adventure. Nesse meio tempo, a Sega também produziu vários jogos da série para seus consoles 8-bit (Master System e Game Gear) e licenciou o personagens para outras empresas fizessem jogos para seus consoles.

Na semana que vem, eu volto pra falar de Sonic Chaos, e também falar um pouco mais do futuro e do fim da série Sonic nos consoles de 8-bits da Sega. Ao contrário do Mega Drive, que a série terminou em alta, nos 8-bits a história foi um pouco diferente... Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Pra mim Sonic 3 & Knuckles não só é o melhor jogo da série como também o melhor do Mega Drive e um dos melhores de todos os tempos. Fechar isso com todas as esmeraldas (X2) não tem preço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonic e Knucles é um jogo, Sonic 3 é outro. As pessoas falam como se fosse um só e na verdade juntá-los não muda praticamente nada;

      Excluir
  2. O cartucho do Sonic & Knuckles sozinho salva?

    ResponderExcluir