quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sonic the Hedgehog: Triple Trouble


Sonic the Hedgehog: Triple Trouble (Aspect, Game Gear) - Lançado em 15 de Outubro de 1994, é um jogo de plataforma da série Sonic the Hedgehog feito exclusivamente para o Game Gear e foi lançado como "Sonic & Tails 2" no Japão. A história continua de onde Sonic Chaos parou e trás consigo alguns elementos adaptados do jogo "Sonic & Knucles", que havia sido lançado pouco antes dele.


História

Dr. Robotnik conseguiu capturar todas as Chaos Emeralds, mas acidentalmente durante a fase de testes da sua nova arma definitiva, o "Atomic Destroyer", as gemas se espalham ao redor da ilha. Enquanto Sonic e Tails tentam recupera-las, eles são logo impedidos por Knuckles the Echidna. Robotnik acha a Emerald amarela primeiro, e leva Knuckles a acreditar que Sonic e tails querem roubar as outras Emeralds.

Além disso, o caçador de tesouros Nack the Weasel se aproveita do fato que eles estão todos distraidos lutando entre si para tentar pegar as Emeralds para si próprio. Ele não sabe o poder que as Emeralds tem, ele as quer apenas pelo dinheiro, então ele vai atrás dela antes que os outros consigam recupera-las.


Jogabilidade

Tails ganhou mais importância em Triple Trouble.

Enquanto os primeiros jogos de Sonic lançados no Game Gear eram meros ports das versões lançadas no Master System e não traziam todos os elementos encontrados nas versões Mega Drive do jogo, essa versão exclusiva do Game Gear tem muito mais conteúdo do que os jogos antecessores. A jogabilidade dá ao jogador uma experiência muito mais próxima aos jogos lançados no Mega Drive.

Esse é o primeiro jogo de Sonic no qual o jogador não perde todos os anéis quando é ferido. Tocar espinhos faz você perder 50 anéis e qualquer outro tipo de dano leva 30 dos seus anéis.

É dada a escolha de jogar com Sonic ou Tails. Sonic tem a habilidade de fazer o Super Peel Out e o Strike Dash (do Sonic CD) dando à ele um empurrão de velocidade e invencibilidade temporária. Tails tem a habilidade de voar no jogo. Os inimigos são Dr. Robotnik, Knuckles e o novo personagem Nack the Weasel, que aparece apenas nos Estágios Especiais ao lado das Chaos Emeralds.

Para entrar nos Estágios Especiais é preciso achar a caixa de item que mostra a Emerald depois de coletar 50 anéis na fase. É preciso cumprir um objetivo, como navegar através de obstáculos ou um mini-game, antes de lutar contra Nack pela Emerald.

Esse é o primeiro jogo da série que permite que o jogador faça manobras de salto. Depois de pular uma vez no ar, geralmente quando o personagem está vulnerável, Sonic e Tails podem usar o "Flying Spin Attack", permitindo o personagem se transformar em uma bola por um curto momento para se defender. Essa manobra é essencial em algumas partes do jogo, como a batalha contra o primeiro chefe. Tails pode voar nesse caso, mas não para cima. Essa idéia de jogabilidade não seria usada novamente até Sonic Advance com a personagem Amy Rose.

Há um total de 6 zonas, cada uma dividida em 3 Atos: Great Turquoise, Sunset Park, Meta Junglira, Robotnik Winter, Tidal Plant e Atomic Destroyer. O terceiro é meramente um caminho curto (com uma pequena quantidade de anéis para coletar) seguido de um chefe, uma das poderosas criações de Robotnik. Ele mesmo não aparece no jogo até a última fase.

Seguindo com a tradição, há 5 Estágios Especiais acessíveis no jogo. Ao coletar 50 anéis e quebrar a caixa de item marcado com a Chaos Emerald, um portal se abre e leva o personagem até o começo da fase. O primeiro, terceiro e quinto estágios são grandes labirintos com tempo limite. O tempo pode ser aumentado com as caixas de item "Stopwatch" espalhadas pelo local, mas ele nunca excede 1 minuto e 30 segundos. O segundo e quarto estágio envolve voar com a aeronave Tornado para coletar anéis e evitar bombas. No final de casa fase, Nack aparece e ataca o personagem para proteger a Chaos Emerald.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/sonic-the-hedgehog-triple-trouble/screenshots




Recepção

O jogo recebeu análises com opiniões bastante divididas durante o lançamento. A revista Famitsu deu ao jogo a nota 21 de 40. A Eurogamer falou que o jogo era "tolerável", entre os vários pontos negativos dos outros jogos da coletânea Sonic Gems Collection. O site Games Radar chamou o jogo de "bastante competente, mas não menos tedioso". A IGN descreveu como "não é particularmente um 'jogaço'".

Entretanto a GameSpot foi mais positiva quanto ao jogo, falando que era o melhor jogo de Sonic no Game Gear, dizendo "... tendo sido desenvolvido tardiamente na vida útil do portátil, ele não é tão tecnicamente limitado e faz um trabalho melhor de capturar a essência do personagem." A revista Sega Official Magazine também o elogiou, resumindo o jogo como "graficamente soberbo, Sonic Triple Trouble é um jogo bastante gratificante, mas não é tão fácil de terminar."

O site The Video Game Critic deu ao jogo uma nota "A", explicando o contraste aos jogos em menor qualidade que o precederam, "é o melhor de todos... Sega não apenas refez o design do jogo do 0 mas também melhorou todos os problemas que amaldiçoavam as versões anteriores do jogo para o Game Gear."


Legado

Sonic the Hedgehog: Triple Trouble foi relançado em 2003 como um jogo secreto incluido em "Sonic Adventure DX: Director's Cut" para Gamecube e em 2004 para PC. Ele também foi incluido na coletânea "Sonic Gems Collection" lançada para Gamecube e PlayStation 2 em 2005. Em 14 de Março de 2012, o jogo foi lançado no Virtual Console do Nintendo 3DS.

Em Agosto de 1995, uma adaptação de 48 páginas em quadrinhos foi feita na revista Sonic the Hedgehog da editora Archie Comics.


Galeria de Capas

A capa européia usava a mesma artwork da versão norte-americana.
No Japão, o jogo foi lançado como Sonic & Tails 2 e trazia uma capa bem mais chamativa que as ocidentais.


Manual do Jogo





Artwork

Sonic the Hedgehog
Miles "Tails" Prower
Knuckles the Echidna
Dr. Ivo Robotnik
Metal Sonic
Nack the Weasel


Finalizando

E por hoje é só. Triple Trouble finalmente fez justiça com o Game Gear, que anteriormente recebia ports com pequenos problemas em relação as versões mais polidas do Master System, porém ninguém adaptou o jogo para o console de mesa e ela cabou ficando exclusivo no Game Gear. O jogo é com certeza o título mais bem trabalho da série nos consoles 8-bit já lançado, mas não seria o último. 1996 seria o último ano do Game Gear e a Sega iria lançar um último título da série para fechar a conta.

Na semana que vem eu volto pra falar de Sonic Blast, que apesar de ter um nome que lembra bastante outro titulo da série (Sonic 3D Blast), não tem nenhuma ligação com o jogo produzido pela Travellers Tales e foi feito com o intuito de ser um título para crianças que não estavam familiarizadas com a série ainda. Espero que vocês tenham curtido o post de hoje e voltem na semana que vem para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário