quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Sonic Blast


Sonic Blast (Aspect, Game Gear) - Lançado em 12 de Dezembro de 1996, é um jogo de plataforma que utiliza gráficos pré-renderizados que foi produzido pela Aspect para o Game Gear. No Japão, o jogo é conhecido como G-Sonic e foi o último título comercializado no Game Gear por lá. A Tec Toy acabou portando o jogo para o Master System em Dezembro de 1997 exclusivamente para o mercado brasileiro.

Apesar do título ter sido lançado na mesma época e ter um bastante parecido com "Sonic 3D Blast" na América do Norte, os jogos não tem nenhuma ligação. Os inimigos, estágios e chefes são totalmente inéditos neste aqui. A história também é completamente diferente: Sonic e Knuckles unem forças para coletar 5 das Chaos Emeralds e confrontar Robotnik no Silver Castle.



Jogabilidade

Diferente do seu compatriota em pseudo-3D, Sonic Blast é um side-scrolling que mistura corrida e salto no gênero plataforma. É o último jogo de Sonic lançado no portátil da Sega e trouxe algumas das mais avançadas capacibilidades presentes em jogos de 8-bit (entretanto ele não foi muito bem recebido).

Os dois personagens controláveis do jogo são Sonic the Hedgehog e Knuckles the Echidna. O objetivo é coletar 5 Chaos Emeralds, em estágios visualmente similares aos Estágios Especiais de Sonic 3, mas ao invés de passar por esferas azuis, Sonic e Knuckles devem coletar anéis como em Sonic 2. As Emeralds só podem ser obtidas no segundo ato de cada fase. Terminando o Estágio Especial no 1º ato dará ao jogador uma vida no lugar da Emerald. Similar à Sonic 3, essas fases são acessadas por grandes anéis escondidos nas fases normais.

Assim como em Sonic Triple Trouble, quando o personagem é atingido por um inimigo ele perde apenas alguns anéis ao invés de todos eles (nesse jogo, 10 anéis por vez). As manobras de Sonic são similares à outros jogos, mas a sua nova habilidade de salto duplo permite que ela alcance plataformas mais altas, como o escudo elétrico de Sonic 3. As habilidades de Knuckles são as clássicas planar e escalar, como visto em Sonic & Knucles.


História

As misteriosas Chaos Emeralds eram protegidas pela South Island: A Ilha da Paz. Um herói as protegia do cientista malvado, Dr. Robotnik. Naquele dia, Sonic the Hedgehog descansando em um coqueiro, aproveita o seu cochilo da tarde sem nenhuma preocupação com o mundo, quando de repente...

Subitamente, um brilho intenso paira sobre Sonic. Ele acorda com a grande quantidade de luz e as Chaos Emeralds que estavam guardadas em um local ali perto começam a rotacionar intensamente. Até agora, não dava pra saber de onde a luz havia brotado.

"O que? O que acabou de acontecer?!"

Antes mesmo que Sonic pudesse pensar, a luz das Chaos Emeralds brilharam ainda mais forte e intensamente sob os seus olhos. Finalmente, um barulho ensurdecedor estala no ar, mudando a forma de 5 gemas, as espalhando em lugares bem distantes.

Sonic ficou surpreso ao ouvir uma voz familiar vindo bem acima de onde ele estava.

"BUAHAHAHAHA!! Essa é completamente uma oportunidade inesperada de passar por aqui!! BUAHAHAHAHAHAH!!!"

Era a notável voz do Dr. Robotnik.

"Eggman!! Você ainda não aprendeu a sua lição?"

Ignorando Sonic, Robotnik continou a falar em sua voz familiar."

"HAHAHAHAHA!! Sonic, quando eu mirei o meu raio laser em você e acertei as Chaos Emeralds, aqui que você pensou ser apenas um estalo... Bem, eu observei esse fenonimo inexperado!!"

O olhar de Sonic estava voltado à Robotnik.

"As Chaos Emeralds desapareceram dessa ilha. Por causa disso, eu, o maior cientista do mundo, fiz a minha própria extravagante fortaleza!! E o seu nome éééé... SILVER CASTLE!!"

"Uma vez que as Chaos Emeralds me ajudarem a completar a fortaleza, isso é, uma vez que eu acha-las, você não poderá me derrotar!! BUAHAHAHAHA!!"

Sonic estava planejando pegar a máquina na qual Robotnik estava pilotando. Mas antes disso, outra voz ecoou bem perto de onde ele estava, vindo de uma arvore cheia de sombras.

"Não importa aonde você ouça sobre as Chaos Emeralds, você nunca mantém a sua boca calada!!"

Dizendo isso, Knuckles apareceu das sombras, não acostumado a ouvir tanto barulho.

E então, Sonic e Knuckles juraram derrotar Robotnik.

"Nós vamos acabar com os seus planos, Eggman!!"


Gráficos

O principal ponto do jogo são os seus gráficos pré-renderizados, que ficaram populares quando a Nintendo lançou o clássico "Donkey Kong Country" produzido pela Rareware no Super Nintendo. Os gráficos renderizados dão ao jogo um visual mais sofisticado e avançado do que outros jogos 8-bit. Os personagens também ocupam uma porção bem maior na tela.


Relançamentos

A versão do Master System chegou aproxidamente 1 ano depois e foi produzida pela Tec Toy e lançado apenas em solo brasileiro. Na conversão, o jogo perdeu um pouco da sua qualidade gráfica, pois com a tela maior de visualização e a baixa resolução do jogo original, a imagem acabou prejudicada e o jogo ficou com um visual "vazio" pela falta de detalhes. Como o cartucho era de 8-MBIT, ele não funciona nas primeiras versões do console também (o mesmo que acontece com o cartucho de Street Fighter II' também da Tec Toy).

O jogo foi incluido como conteúdo desbloqueável no título Sonic Adventure DX: Director's Cut lançado no Gamecube em 2003 e para PC em 2004, além de estar presente na coletânea Sonic Mega Collection Plus lançada em 2004 para PlayStation 2 e Xbo, e em 2006 para PC. Uma demonstração do final do jogo pode ser desbloqueada na coletânea Sonic Gems Collection.

Em 08 de Abril de 2012 foi a vez do Virtual Console do Nintendo 3DS receber um relançamento do jogo.


Algumas Imagens e Videos do Jogo


Game Gear:





Master System:





Recepção

Assim como Triple Trouble, as análises do jogo ficaram bem divididas nas opiniões. A RetroCopy deu nota 5 de 10 gratificando o design das fases, música e gráficos, enquanto critica o fato de que os personagens ocupam uma parte muito grande da tela e que a jogabilidade é bem mais lenta do que os títulos anteriores lançados no Game Gear.

Já o Defunct Games deu ao jogo a nota C-, falando que ele oferece "uma formula mais tradicional, o tipo do qual vai ser tão apelativo para fãs mais assíduos de Sonic" entretanto criticou o estilo gráfico do jogo, controles imperfeitos e os power-ups. Eles concluiram a análise falando "Isso não quer que Sonic Blast não seja aproveitável, mas com certeza há títulos melhores no Game Gear."


Galeria de Capas

Todas as capas ocidentais do jogo utilizavam a mesma artwork. Aqui temos a versão Européia.
Outro detalhe sobre as versões ocidentais é que na Europa e América do Norte o jogo era comercializado em uma caixa de papelão, enquanto no Brasil ele vinha numa caixinha de plástico.
Conhecido como G-Sonic no Japão, o jogo foi lançado com um foco apenas em crianças que ainda não eram familiares com a série Sonic. Foi o último jogo do portátil à ser comercializado por lá.


Manual do Jogo





Finalizando

E por hoje é só. Sonic Blast é aquele clássico caso de que melhores gráficos não fazem um jogo melhor, tem que se ter um conjunto completo de jogabilidade e atrativo para chamar a atenção dos jogadores. O grande problema do jogo também foi o marketing dele, que decidiu umsar um nome similar à outro jogo que estava saindo na época (Sonic 3D Blast) e não usou a idéia original da Aspect, que era um jogo voltado ao público infantil que ainda não conhecia a série Sonic. Mesmo assim, vale a pena jogar para se ver as soberbas capacidades gráficas que o jogo explorou em um 8-bit.

E com isso finalizo mais uma parte da franquia Sonic. Agora a pausa vai ser um pouco maior, pois tenho alguns projetos arquivos já há algum tempo que eu gostaria de pôr em prática primeiro, mas na próxima eu volto pra falar somente de jogos spin-off e também os 2 jogos solo de Tails, que teve seu "momento ao sol" no Game Gear. Espero que vocês tenham curtido esses especiais sobre Sonic e não esqueçam de mandar sugestões de posts para que eu possa dar continuidade ao blog com material pedido pelos leitores também.

Na semana que vem vai rolar um post aqui no blog que eu vinha planejando desde antes mesmo de criar o blog! Pra mim foi o ponto mais alto de hype que eu consegui alcançar com jogos de luta durante todo esse tempo e também foi uma das razões que me levou a comprar um Dreamcast no começo de 2001! O mês de Dezembro vai ser reservado para os 4 jogos lançados até o momento da série de luta "CAPCOM VS. SNK!" Espero que vocês tenham curtido esse post sobre Sonic Blast e voltem na semana que vem para curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário