quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Bust A Groove


Bust a Groove (Metro Graphics, PlayStation) - Lançado em 29 de Janeiro de 1998, o jogo é um híbrido de jogo de dança com jogo de luta que foi publicado pela Enix no Japão, pelo 989 Studios nos Estados Unidos e pela própria Sony na Europa. No lançamento original japonês, o jogo saiu com o título "Bust a Move: Dance & Rhythm Action", porém no ocidente acabou mudando de nome porque a série "Puzzle Bobble" já se chamava "Bust a Move" por lá.

O jogo combina elementos de precisão por ritmo de PaRappa the Rapper com elementos de jogos de luta, incluindo movimentos especiais que são feitos para atingir o oponentes e o foco no modo competitivo.



Jogabilidade

As mecânicas do jogo são bem simples e focam nas batidas. É preciso apertar uma série de "setas" que aparecem na barra de interação usando o D-Pad e conseguir apertar o "face button" correspondente (O ou X) a cada 4 batidas da música para executar o movimento da dança, se não contará como uma falha. A barra piscará ajudando a saber as batidas, que variam dependendo do ritmo da música. Quando uma série de 8 movimentos são acertadas em ordem, novos caminhos para novos movimentos mais complexos são liberados, permitindo assim acumular mais pontos.

"Jammer" é o nome do ataque que interrompe o inimigo que também pode desviar com um movimento para trás. O desvio é feito apertando o botão "quadrado" no controle no momento exato do acerto, que faz com que o ataque seja desviado com sucesso.


Personagens Principais

Frida
Idade: 18 anos
Estilo de Dança: Hip-Hop da costa Oeste
Jammer: Ela pinta uma cabeça de lobo, que morde o oponente

Ela é uma artista que vive em uma cabana. Sua ambição é usar o Groovetron para dar vida as suas pinturas. Sua palavra favorita é "Vida".

Gas-O
Idade: 14 anos
Estilo de Dança: House
Jammer: Prende o oponente em uma câmara de gás

Antes de ser dançarino, Gas-O tinha interesse nas Ciências. Agora com 14 anos, ele conseguiu cumprir várias tarefas extraordinárias, incluindo a de consulta para a NASA, aonde ele usa um acelerador de particulas para estudar os elementos gasossos de seu laboratório. Gas-O espera utilizar o Groovetron para criar o gás perfeito.

Hamm
Idade: 30 anos
Estilo de Dança: Detroit Modern
Jammer: Um hamburguer gigante amassa o oponente

Ele era um grande dançarino, mas o seu amor por junk food deixou ele de alguma maneira gordinho. Ele conseguiu emprego em um restaurante de fast food para satisfazer o seu vicio por junk food. Ele quer usar o Groovetron par ajudar em sua dieta. A sua palavra favorita é "Movimento".

Heat
Idade: 19 anos
Estilo de Dança: Hip-hop da Costa Leste, Breakdance 
Jammer: Uma grande chama vem de cima para o oponente

Ele é o garoto propaganda do jogo. Ele já foi um piloto de corrida, mas não retornou as pistas desde um acidente que quase o incinerou durante o ocorrido. Felizmente, ele teve uma recuperação completa e agora tem a habilidade de manipular o fogo.

Hiro
Idade: 20 anos
Estilo de Dança: Disco dos anos 1970
Jammer: Uma foto autografada de si mesmo cai encima do oponente

Hiro é o personagem narcisista que adora dançar Disco. Ele é um pequeno apartamento na praia aonde ele trabalha em seu computador até sábado à noite, aonde sua excentricidade playboy se solta. Nem tente seguir os seus padrões da noitada - ele é realmente um ser único. Sua palavra favorita é "Dividir".

Kelly
Idade: 24 anos
Estilo de Dança: Jazz Moderno
Jammer: Um feicho de energia sai do seu chocalho

Ela é uma secretária que tem um fetish por coisas infantis (relacionada à bebês), e quer encontrar o seu homem. Ela trás a sua roupa de borracha para vestir quando ela é uma convidada secreta em festas. Ela parece preocupada com a sua nova roupa; isso pode acabar tendo os seus custos.

Kitty-N (Nakajima)
Idade: 16 anos
Estilo de Dança: Vogue
Jammer: Um feixo de luz é atirado no seu oponente

Uma estrela de televisão que está em suas férias do programa "Love Love Senshi Miracle 4." Ela quer usar o poder do Groovetron  para se fazer a maior estrela que a televisão já viu. Ela comprou a cobertura de um prédio só para converter isso em seu próprio estúdio de dança para atrair a atenção das pessoas.

Pinky Diamond
Idade: 32 anos
Estilo de Dança: Motown clássico dos anos 1970
Jammer: Cartas de tarot gigantes amaldiçoam o oponente

Ela é uma stripper, cartomante, assassina de aluguel e cabeleireira. Não é a toa que ela é estranha. Ela tem o poder de ver através do coração dos seus amantes e clama conhecer as pessoas melhor do que elas próprias se conhecem. Seus segredos não estão à salvo perto dela!

Shorty
Idade: 12 anos
Estilo de Dança: Funk
Jammer: Grandes pedaços de doces caem no oponente

Ela é filha de um pai DJ e uma mãe modelo. Obviamente, Shorty vive em uma família rica com nada melhor para fazer do que dançar com Columbo, seu rato de estimação. Seu amor por músicas velhas leva-a a loucura nas lojas de música, aonde ela freneticamente busca por fitas K7. Sua palavra favorita é "Amizade".

Strike
Idade: 21 anos
Estilo de Dança: Gangsta Walking
Jammer: Atira no oponente com as suas duas armas

Ele é de uma notória gangue de rua e conseguiu fazer algo ruim, o que o levou a uma penitenciária estadual. Ele está recrutando os seus amigos prisioneiros para formar um grupo de dança, chamado "O Foro da Bola e da Corrente". A sua palavra favorita é "Liberdade".


Personagens Escondidos

Burger Dog
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: Detroid Modern
Jammer: Um hamburguer gigante amassa o oponente

Burger Dog é o cachorro que é gerente do restaurante no estágio do Hamm. Ele é desbloqueado ao jogar o jogo inteiramente na dificuldade Medium ou mais alta com Hamm depois de ter terminado o jogo pelo menos uma vez.

Capoeira
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: Capoeira
Jammer: Um muro de energia confunde o oponente

Capoeira, individualmente conhecido como Kiki e Lala, vieram à Terra para coletar outdoors japoneses para construir uma ventoinha gigante. Ele também estão aqui para mostrar o poder da Groovetron, no qual eles usam a sua invenção de "dança energética". É desbloqueado quando se termina o jogo pela segunda vez com qualquer personagem.

Columbo
Idade: 6 anos
Estilo de Dança: Funk
Jammer: Grandes pedaços de doce caem no oponente

Columbo é o ratinho de estimação da Shorty, no qual ela o mantem em seu bolso frontal enquanto dança. Ele é desbloqueado ao finalizar o jogo com Shorty depois de já terminado o jogo pelo menos uma vez, mas ele também salta do bolso dela e dança ao lado dela quando um movimento level 7 é feito com sucesso com ela.

Robo-Z
Idade: Desconhecida
Estilo de Dança: Vogue
Jammer: Um raio de ondas de choque

Robo-Z foi construído por uma organização tirânica conhecida apenas pelo nome "Secret X." Ele foi construído com o único propósito de aproveitar o poder total do Groovetron. Ele tem 15 metros de altura na fase final, mas em outros estágios ele tem o mesmo tamanho dos personagens normais. Ele é desbloqueado ao terminar o jogo uma vez na dificuldade Hard ou duas vezes na dificuldade Easy.


Algumas Imagens e Videos do Jogo

*Imagens retiradas do link: http://www.gamefaqs.com/ps/196846-bust-a-groove/images


Músicas

Frida - Sora to Umi to Niji no Yume
(Sonhos Sobre os Céus, Mares e Arco-Íris)



Gas-O - Chemical Love
(Amor Químico)



Hamm - I luv hamburgers
(Eu Amo Hamburguers)



Heat - 2 Bad
(Muito Mal)



Hiro - The Natural Playboy
(O Playboy Natural)



Kelly - Transform
(Transforme)



Kitty-N - Aozora no KNIFE (Bust a Move Edit)
[Faca dos Céus Azuis]



Pinky Diamond - I know
(Eu Sei)



Shorty/Columbo - Waratte Pon
(Abra Um Sorriso)



Strike - Power
(Poder)



Capoeira - Uwasa no KAPOERA
(Os Rumores da Capoeira)



Robo-Z - Flying to Your Soul
(Voando Para a Sua Alma)



Além dessas, um remix de Aozora no KNIFE (chamada de "blue knife (start G move mix) é usada como tema de abertura do jogo. Um outro remix, "blue knife dream (orchestra stall mix)", é usado durante os créditos finais.


Versões

Capa européia do jogo. Lá, o jogo foi distribuido pela própria Sony.

O jogo foi vendido em duas embalagens diferentes no Japão: a primeira é a versão mais comum com apenas um CD com o jogo; já a segunda é menos conhecida e continha 2 CDs: o de jogo e o Premium Disc que continha 4 vídeos e acesso aos vídeos do jogo que você já desbloqueou e salvou no cartão de memória. Completando certas tarefas no jogo iam liberando os tais vídeos. 1 dos 4 filmes neste disco trás Hatsumi Morinaga, a artista responsável pelos vocais no tema da Kitty-N - assim como gravações nos estúdios, entrevistas com os artistas e uma versão live action do jogo, com pessoas vestidas de vários personagens do jogo.

Os outros 3 filmes contidos no disco são todos de jogos da Enix: AstroNooori (um jogo que nunca foi lançado fora do Japão), Star Ocean: The Second Story e Hello Charlie (conhecido como Eggs of Steel no ocidente). As duas versões eram praticamente idênticas, tirando o disco extra; a jogabilidade, arte de capa e manuais eram essencialmente os mesmos, com excessão da caixa vermelha e branca no spine card que mostrava a adição do disco extra.


Mudanças

A versão ocidental do jogo teve um certo número de mudanças em relação ao original, a maioria devido as diferenças culturais entre os países.


  • Hiro-kun fumava um cigarro no jogo mas foi removido na versão ocidental.
  • A aparência de Hamm era uma mistura dos estilos ganguro e blackface, mas foi mudado para um estilo caucasiano na versão ocidental. Como resultado, suas cutscenes também foram mudadas.
  • A música do Hamm também teve duas linhas mudadas. Logo no começo, a frase "McDonald's, Burger King, or any other place" foi substituida por um loop com os dizeres "Hamburgers lovers let me hear you say ho" (que pode ser ouvido em outras partes da música também). Quase no final da música, a palavra "nigga" (que era dita por uma vocalista feminina) foi completamente removida no lançamento ocidental.
  • A música do Striker continha referências à bebida alcoólica. Essa linha foi removida e substituída por uma parte instrumental e em seguida os dizeres "Like Arnold Schwarzenegger, I'm the only true Eraser".
  • Durante o jogo, Strike pode ser visto bebendo numa garrafa anca. Isso foi mudado para uma lata de refrigerante na versão ocidental (provavelmente uma Coca-Cola).
  • As músicas "Waratte PON", "Aozora no KNIFE", "Uwasa no KAPOEIRA" e "Transform" foram traduzidas para o inglês e regravadas para o lançamento ocidental (as 3 primeiras foram renomeadas para "Shorty and the EZ mouse", "Bust a Groove" e "Capoeira", respectivamente.
  • A personagem Frida (Player 2) tinha um cabelo moreno, mas foi mudado para azul no lançamento ocidental.
  • No meio da música da Pinky, um rapper fala "Nigga move!", trecho que foi removido da versão ocidental.



Bust a Groove: Arcade Edition



Uma versão arcade do jogo foi lançada exclusivamente no Japão. Apesar de ter saído apenas por lá, o título do jogo trás o nome "Bust a Groove", que foi usado para o lançamento ocidental do jogo. Os controles continuam os mesmos da versão PlayStation mas a maneira de executá-los mudou. Agora o jogador tem que apertar os gigantes botões para Esquerda, Cima e Direita na máquina e pisar no botão "Baixo" enquanto os botões do PlayStation (X, O, etc) foram trocados por um botão gigante chamado "Dance!". Os botões também devem ser apertados em um certo ritmo. Um botão "Jammer" também foi incluído.

Essa versão contém apenas 5 estágios, com Robo-Z sempre sendo o último.


Finalizando

Capa japonesa do jogo. A Enix aproveitou a oportunidade pra divulgar alguns de seus jogos na edição Premium.


E por hoje é só. O jogo fez um sucesso até razoável e vendeu aproximadamente 540.000 cópias em todo o mundo, o que levou a Metro Graphics à fazer uma continuação que seria lançado no ano seguinte, novamente só para o PlayStation. Lembro muito bem na época desse jogo que muitas pessoas faziam fila pra jogar nas locadoras e eu era até bom nele (fui tentar jogar esses dias e não passei nem da primeira fase...). Num futuro próximo, pretendo adicionar os 2 jogos da série a minha coleção de jogos, pois são realmente pérolas de uma época aonde as produtoras tinham muito mais criatividade com jogos do que hoje.

Na semana que vem, eu volto pra falar sobre Bust A Groove 2 e um terceiro e último jogo da série que pouca gente comenta e conhece, o Dance Summit 2001. Esse post deu um pouco de trabalho pra ser concluído pela falta de material em boa qualidade na internet... Se algum dia eu achar sprites e imagens em melhores qualidades, eu volto à atualizar isso aqui. Bom, espero que vocês tenham gostado e voltem na semana que vem pra curtir mais um post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

6 comentários:

  1. pombas! Bust a Move/Groove era muito bom mesmo, e as musicas, combinava para jogar com cada personagem, meu irmão mais novo era muito viciado nesse, destravou todos os personagens e jogava no Hard, era legal ve-lo. jogar

    ResponderExcluir
  2. Ei cara ficou muito boa á materia =)
    Posso usar algumas informções e imgens no meu video ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim cara, fica à vontade aí :) Depois manda o link do video pra eu adicionar a matéria.

      Excluir
  3. Assim que estiver pronto eu posto aqui pra vc =)

    ResponderExcluir
  4. ... e morreu


    (no céu tem pão?)

    ResponderExcluir
  5. Tomara que algum dia a square enix reveja o seu catálogo de jogos de alguns anos atrás e, olha para os bust a groove 1 e 2 com carinho e relance novas versões com os gráficos de agora. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir