quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sonic the Hedgehog 2 (16-bit)


Sonic the Hedgehog 2 (Sonic Team & Sega Technical Institute, Mega Drive) - Lançado em 21 de Novembro de 1992, é um jogo de plataforma desenvolvido em parceria entre 2 estúdios internos da Sega. A história agora foca não apenas em Sonic, mas também no seu amigo raposa Miles "Tails" Prower, que devem parar o antagonista Dr. Robotnik em sua tentativa de roubar as Chaos Emeralds para alimentar o Death Egg. Sonic e tails devem derrotar Robotnik e liberar os seus amigos.

Assim como nos posts anteriores, esse aqui é apenas sobre a versão lançada no Mega Drive. Em breve atualizarei essa linha com o link direto para a versão 8-bit.


Jogabilidade

A premissa de Sonic 2 é basicamente o que foi visto no primeiro jogo com algumas pequenas novidades para deixar o jogo ainda mais fluido e variado. Dessa vez, Dr. Robotnik planeja a dominação mundial com o seu exército de animais que ele mesmo transformou em robôs, porém ele quer o poder das 7 Chaos Emeralds para poder ativar a sua arma definitiva, uma estação espacial blindada conhecida como Death Egg. O objetivo do jogo é coletar todas as Emeralds das mãos do Robotnik.

O jogo manteve a estrutura do tempo máximo de 10 minutos por fase e também os anéis e inimigos espalhados pelas fases que tem vários níveis e subníveis diferentes, fazendo com que seja possivel mais de 1 caminho até o final da fase. Os checkpoints agora foram expandidos: além de salvar o ponto de retorno do persoagem, se você passar por ele com mais de 50 anéis, estrelinhas apareção sobre ele que levam as fases especiais para coletar as Chaos Emeralds - o restante, que seria morrer ao cair num foço sem fundo, atacado por um inimigo ou acabarem os 10 minutos e o tempo voltar para o "0" continuou assim como no primeiro jogo.

Um total de 11 zonas estão presentes no jogo; as 7 primeiras são divididas em 2 atos cada, enquanto que a Metropolis, que é a 8ª zona, tem 3 atos. As 3 últimas zonas tem apenas 1 ato cada. No final do último ato de cada zona, os protagonistas devem lutar e derrotar o Dr. Robotnik. Quando o jogo começa, é possivel escolhar se vai jogar com Sonic, Tales ou ambos no menu de opções. Jogando com ambos, Sonic e Tales andam lado a lado (um jogador que usar o segundo controle pode usar ele mas a tela acompanha apenas o Sonic) ou escolher por controlar ambos separadamente.

Melhoramentos foram feitos em relação as fases, que estão maiores e com mais caminhos, a jogabilidade está mais rápida do que o anterior e um novo movimento foi adicionado para os personagens chamado de "Spin Dash". Esse ultimo movimento permite que Sonic e Tails agachem e façam uma bola no qual gira enquanto eles ficam parados, eventualmente resultando em um impulsionamento para frente que ajuda em algumas partes mais complicadas do jogo.

Se Sonic coletar todas as Chaos Emeralds do jogo ao completar todas as fases especiais, ele pode se transformar em Super Sonic. Para fazer isso, ele deve coletar pelo menos 50 anéis depois de ter pego as Emeralds e dar um simples pulo no ar. Nessa hora, ele se transformará na cor amarela e se tornará invencível. Adicionalmente, sua velocidade, aceleração e salto ficarão muito melhores que as de origem. Nesse estado, um anel é perdido por segundo. Quando os anéis se esgotam ou você passar de fase, Sonic voltará ao seu estado normal.


1.1 - Special Stages

Em Sonic 2, há 7 Estágios Especiais que são acessados através dos postes de checkpoint. O personagem deve passar por ele com pelos menos 50 anéis para poder acessar esse bônus.

Nessas fases, a câmera vai para a parte de trás do personagem enquanto ele corre em um "cano" em pseudo-3D coletando anéis e desviando de bombas. Uma certa quantidade de anéis devem ser coletados para passar por cada um dos 3 checkpoints e no final chegar até a Emerald. Se o personagem colidir com uma bomba, ele perderá 10 anéis automaticamente e ficará imobilizado por alguns poucos segundos. A ordem das fases é fixa e ficam mais complexas a medida que você vai avançando.

Depois de completar a fase, o personagem retornará ao checkpoints aonde parou na fase com 0 anéis e o tempo que estava sendo mostrado no momento no qual você entrou na fase.


1.2 - Multiplayer


O jogo também trá um modo competitivo, aonde 2 jogadores competem entre si para a linha de chegada em uma tela dividida no meio. São apenas 3 das fases regulares do jogo; Emerald Hill, Casino Night e Mystic, sendo a quarta e última um Estágio Especial. Quando um dos jogadores passar pela linha de chegada, o outro tem 60 segundos para completar a fase ou a mesma acaba instantaneamente.

Nas fases regulares, os jogadores competem nos quesitos de pontuação, tempo, anéis que estavam no final da fase, anéis totais depois de todas as fases e quantidade de caixas de itens quebradas. O jogador que ganhar no maior número de categorias, ganha a fase. No Estágio Especial os jogadores competem para ver quem pega o maior número de anéis. Esse modo acaba quando todas as fases são completadas ou quando um dos jogadores perde todas as vidas, o que faz com que o seu oponente ganhe automaticamente.

Sonic 2 é um dos poucos jogos que utilizam o modo de visualização 320x480 da função VDP interna do Mega Drive, entretanto a imagem parece "amassada" quando é mostrada.


1.3 - Conexão com Sonic & Knuckles

Dois anos depois do lançamento de Sonic 2, Sonic & Knukcles foi lançado para o Mega Drive. Esse jogo possui uma função especial conhecida como "lock-on", no qual o jogador insere o jogo no console e depois coloca um segundo jogo na parte de cima dele para desbloquear conteúdo extra. Colocando Sonic 2 nele, resulta no desbloqueia o jogo "Knuckles the Echidna in Sonic the Hedgehog 2", que é uma variação de Sonic 2 que o jogador controla Knukcles, um personagem que não seria introduzido até Sonic 3.

O jogo é praticamente identico a Sonic 2, com a exceção da jogabilidade que é alterada devido à Knukcles ter habilidades diferentes em relação a Sonic e Tails. Knukcles pode planar e subir paredes, o que permite que ele acesse áreas que eram escondidas ou inalcançáveis. Contrariamente, ele não pular muito alto, fazendo com que algumas situações, em especial as batalhas contra os chefes, sejam mais dificeis.

Entretanto, nessa versão do jogo o modo para 2 jogadores é removido. Os Estágios Especiais são os mesmos mas a quantidade de anéis requeridos para progredir é menor e a sua pontuação na fase não vai mais voltar à 0.


Desenvolvimento



1.1 - Pré-Lançamento

Enquanto o primeiro Sonic the Hedgehog foi produzido pelo Sonic Team no Japão, o desenvolvimento de Sonic 2 aconteceram no Sega Technical Institute nos Estados Unidos. Entretanto, alguns experientes japoneses do Sonic Team como Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara (o principal programador e o planejador do jogo respectivamente) foram trazidos para trabalhar ao lado dos desenvolvedores estadunidenses. Masaharu Yoshii foi o diretor do jogo. A equipe introduziu novos elementos gráficos como os Estágios Especiais em pseudo-3D e aumentaram a velocidade do jogo em relação ao seu antecessor.

Acreditavasse inicialmente que o jogo traria elementos de viagem no tempo e teria um port para o Sega CD, um add-on para o Mega Drive. Nenhum desses boatos acabaram acontecendo até o jogo ser lançado; uma versão para o Sega CD nunca apareceu e a viagem no tempo foi implementada em um novo jogo de Sonic para o Sega CD entitulado "Sonic the Hedgehog CD".

O jogo é notorio por ter tido conteúdo e fases removidas do produto final. Em 1992 na cidade de New York, pouco antes do lançamento do jogo, Yuji Naka foi reportado de que um protótipo de demonstração do jogo em cartucho foi roubado em uma exibição em uma loja de brinquedos - Akinori Nishiyama chegou a falar que esse vazamento foi devido a falta de segurança naquela época. Uma parte notável nesse protótipo é a parte jogável de uma fase chamada "Hidden Palace Zone", que foi cortado do jogo pouco antes do seu lançamento.

Pronunciamento de Yuji Naka sobre a tal fase:

"A idéia básica é a mesma que pode ser vista em "Sonic and Knuckles". Você encontraria o estágio durante uma jogada normal coletando as Emeralds. A idéia por trás do estágio era: "De onde as Chaos Emeralds vieram?", e nesse local seria aonde Sonic originalmente ganharia os seus poderes de Super Sonic. Nós finalmente usamos ele em S&K, mesmo ele acabando vem diferente do que nos planejamos para Sonic.
Mesmo no primeiro jogo nós fomos removendo todos os tipos de idéias do jogo. Mesmo assim, quando nós estavamos ficando sem tempo, focamos em coisas que ainda não estavam tão completas... E nesse corte saiu a Hidden Palace. Simplesmente não havia como terminar a idéia antes do lançamento na velocidade que nós estavamos indo."

A Sega deu a algumas revistas, como a GamePro, algumas screenshots de construções inciais do jogo que mostravam 2 fase sque foram removidas do jogo final: a "Hidden Palace Zone" e uma fase que se passava em um deserto chamada "Dust Hill Zone".

Yuji Naka também aludiu a outra, não identificada, fase removida no Guia Oficial de Estratégia de "Sonic Jam" para Sega Saturn, falando "Devido à problemas com a história, o Ato 3 iria ser uma zona diferente que apareceria apenas uma vez, mas como eles foram cortados, nos ainda queremos algo depois do Ato 2. Então é por isso que há 3 Atos nessa fase. Nos já haviamos finalizado o mapa e seria um desperdicio joga-lo fora, então nós acabamos indo com ele mesmo assim." Essa referência é sobre a fase Metropolis Zone.


1.2 - Trilha Sonora

Não há muito o que falar nesse departamento, uma vez que a música foi mais uma vez composta por Masato Nakamura, membro do grupo de J-pop "Dreams Come True".

EM 19 de Outubro de 2011, um disco triplo de compilação de músicas de Sonic 1 e 2 foi lançado no Japão. O primeiro disco contém as músicas originais de ambos os jogos, o segundo contém faixas de Masato Nakamura gravando as músicas durante o desenvolvimento do jogo e o terceiro disco contém os temas "Sweet Sweet Sweet" pelo grupo "Dreams Come True" e a sua versão em inglês "Sweet Dream", além de remixes feitos em 2006 de ambas as músicas pelo artista "Akon".

Essa compilação também inclui comentários por Yuji Naka e uma entrevista com Masato Nakamura.


1.3 - Lançamento

A Sega lançou uma campanha de 10 milhões de dolares de divulgação para o lançamento de Sonic 2. O lançamento do jogo na América do Norte e Europa foi no dia 24 de Novembro de 1992, uma terça-feira, e o dia de lançamento foi promovido como "Dia do Sonic 2". Mais de 400,000 cópias foram vendidas na primeira semana de lançamento e mais de 6 milhões de cópias vendidas durante o tempo de vida do Mega Drive.


Versões Alternativas e Ports


Uma versão foi lançada para o Master System e Game Gear naquele mesmo ano. Mesmo utilizando o mesmo nome, o jogo é distinto e tem suas próprias fases e músicas. Esse será o tema do próximo post.

Compilações que incluem o jogo: Sonic Compilation (1995), para o Mega Drive; Sonic Jam (1997), para o Sega Saturn; Sonic Mega Collection (2002), para o Gamecube; Sonic Mega Collection Plus, para PlayStation e Xbox (2004) e PC (2006); Sega Genesis Collection (2006) para PlayStation 2 e PSP; Sonic's Ultimate Genesis Collection (2009), para PlayStation 3 e Xbox 360; e Sonic Classic Collection (2010), para o Nintendo DS.

A maioria das coletâneas sem muitas mudanças. Entretanto, em Sonic Jam há novidades: o modo "Medium" no qual altera o layout dos anéis e inimigos e o "Easy" que remove alguns atos completamente do jogo.

O jogo foi lançado digitalmente no Virtual Console do Nintendo Wii em 11 de Junho de 2007, na PlayStation Network em 19 de Abril de 2011 e na Xbox Live Arcade, essas últimas contendo melhoramentos como placares online, conquistas e jogatina online. Várias versões para celulares baseados em java foram lançadas, incluindo um lançamento para iOS e Steam também.

Uma versão remasterizada do jogo, utilizando a engine "Retro Engine" feita por Christian Whitehead está atualmente em desenvolvimento para iOS e Android.

Em 21 de Dezembro de 1999, a SNK juntamente com o Sonic Team lançaria a uma versão de Sonic 2 exclusivamente para o Neo Geo Pocket Color entitulada "Sonic the Hedgehog Pocket Adventure". Esse foi o primeiro jogo de Sonic licenciado para uma plataforma que não fosse da Sega.

O jogo tem um design de fases bastante e jogabilidade bem parecidos com a versão original, porém grande parte dos chefes são novos. O jogo também inclui alguns elementos gráficos do primeiro Sonic, assim como músicas de Sonic 3, Sonic & Knuckles e Sonic Jam. Novas opções de jogo que incluem puzzles e opções multiplayer também foram adicionados no pacote.

Para utilizar o modo multiplayer, ambos jogadores devem ter uma cópia do jogo e o cabo link. O modo está como "Duel Mode" no jogo e é dividido em 2 sub-modos: "Sonic Rush" e "Get the Rings". No Sonic Rush os jogadores competem para ver quem finaliza a fase mais rapidamente e no Get the Rings o objetivo é coletar um certo número de anéis antes do seu rival. O jogador 1 sempre será Sonic e o 2 Tails. Não confundir o primeiro com o jogo Sonic Rush, um lançamento para Nintendo DS que saiu anos depois.


Algumas imagens e videos do jogo

Mega Drive:







Neo Geo Pocket Color:




iOS:







Xbox 360:





*Imagens retiradas do link: http://www.mobygames.com/game/sonic-the-hedgehog-2/screenshots
*Imagens do Neo Geo Pocket Color foram retiradas do link: 
http://www.giantbomb.com/sonic-the-hedgehog-pocket-adventure/3030-19810/images/

Recepção

Devido a popularidade do primeiro jogo, Sonic 2 já tinha uma base de fãs estabelecida antes do seu lançamento. O jogo foi lider de vendas no Reino Unido por 2 meses. O jogo vendeu mais de 6 milhões de cópias, sendo esse o jogo mais vendido do Mega Drive (depois do primeiro Sonic).

O jogo foi bem recebido pela critica na maioria das suas análises. Eles gratificaram as fases que ficaram maiores, os gráficos coloridos e os cenários de fundo, o aumento no número de personagens e inimigos e a música também. A GameSpot disse que "O tempo talvez tenha corróido a proeminência da Sega, mas ele fez pouco para diminuir o quão bom Sonic 2 é", e junto com outros analisadores, comentou o quanto é bom joga-lo.

A EGM premiou o jogo como o melhor do Mega Drive em 1992. Em 2000, a Game Informer colocou Sonic 2 na posição 61 no seu "Top 100 Melhores Jogos de Todos os Tempos", chamando-o de "o mais desafiador e polido título da série Sonic." A revista Mega colocou o jogo na 36ª posição na sua lista de melhores jogos de Mega Drive de todos os tempos.

As maiores críticas ao jogo foram ao modo multiplayer, uma coisa nova na série. Os analisadores criticaram o notável slowdown e proeminente tremulância, sem mencionar a pequena área de visão para cada jogador. E pra fechar, esse modo apenas permite que os jogadores visitem 3 áreas diferentes (Emerald Hill, Casino Night e Mystic Cave). William Burrill do jornal Toronto Star descreveu o modo multiplayer como "a única parte do jogo que pode ser criticada", citando que o modo e a sua tela dividida "espreme os gráficos, diminui os personagens e deixa a ação mais lenta."

A versão do Neo Geo Pocket Color ganhou nota 10 de 10 no site IGN. Já a GameSpot deu 8.3 de 10, elogiando os gráficos, música e jogabilidade, mas criticou a curta duração do jogo e a dificuldade que é muito baixa.


Legado

O lançamento de Sonic 2 foi uma das principais razões na qual a Sega de igual à Nintendo na "guerra dos consoles". Isso elevou a sua fatia de mercado para 50% 6 meses depois do lançamento do jogo.

O jogo introduziu o novo personagens Miles "Tails" Prower, que iria se transformar em um personagem principal na série, atuando como companheiro de Sonic na maioria das divulgações do jogo. Ele até ganharia 2 jogos solo; ambos para o Game Gear: Tails Sky Patrol e Tails Adventure.

O tema de fechamento do jogo, "Sweet Dream" da banda Dreams Come True, foi depois remixada pelo artista Akon para o lançamento do remake "Sonic the Hedgehog" para PlayStation 3 e Xbox 360 em 2006.

Para o aniversário de 20 anos de Sonic, a Sega lançou "Sonic Generations", um jogo que recriou aspectos de vários jogos passados da série. As versões para PlayStation 3, Xbox 360 e PC contém a fase "Chemical Plant" refeita. Ela também continha um remake da batalha final, o Robô Death Egg. Separadamente, a versão do Nintendo 3DS continha um remake da fase "Casino Night". Um minigame de pinball baseado na fase "Casino Night" foi disponibilizado por download como um bônus para quem comprou as versões console na pré-venda da GameSpot e é vendida por DLC no Steam.


Badniks












Galeria de Capas

Mantendo o estilo único criado na capa anterior, Sonic 2 novamente teve sua capa japonesa no estilo Por Art.
A capa norte-americana utilizou uma artwork criada pelo time de desenvolvimento do jogo.
A capa européia era quase idêntica à norte-americana, porém trazia bordas nas cores amarela e laranja.
Essa foi a segunda capa brasileira. A Tec Toy desenvolveu capas novas quando mudou o padrão de caixas para a cor vermelha.


Manual do Jogo

*Imagens retiradas do link: http://soniczone0.com/games/sonic2/downloads/


Finalizando

Artwork da versão Neo Geo Pocket Color.

Sonic 2 foi tão bem sucedido quanto o primeiro jogo e levou a série a um nível ainda maior de popularidade em todo o mundo. Apesar do modo multiplayer não ter sido lá aquelas coisas, foi uma boa iniciativa de tentar adicionar modos extras para dar uma vida extra do jogo, infelizmente ele não nem perto do nível do jogo principal e seria esquecido por um tempo pela Sega. Aqui no Brasil, o jogo fez um sucesso estrondoso também e fez com que a popularidade dos consoles da Sega aqui aumentassem ainda mais, uma vez que a PlayTronic só iria começar a lançar o NES e o Super Nintendo por aqui em 1993 e eles tinham uma tarefa árdua de bater de frente com o marketing da Tec Toy.

Na próxima semana eu volto pra falar sobre a versão 8-bit do jogo, que chegou para aumentar ainda mais a popularidade dos consoles da Sega em mercados considerados secundários. Uma pequena explicação: os manuais que eu estou postando estão em japonês porque ele vem com algumas ilustrações legais que não estão presentes nos manuais ocidentais e graças à recomendação do meu amigo "Chokko" eu decidi postar pra vocês curtirem o material. É isso ai, vejo vocês na semana que vem com um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. It's a classic game, and it holds up well. The controls can be a struggle, especially given the speed at which you'll need to use them.
    2 people found this helpful
    games for girl free online cooler math games run 2 episode choose your story cheats

    ResponderExcluir
  2. Eu joguei Sonic 2 na minha adolescência passei horas jogando esse Fantástico jogo. Não sabia fazer trapaça conseguia as 7 Esmeraldas na raça, eu conseguia passar do penúltimo chefe Sonic de metal e depois derrotar o grande roubou fazia final com 7 Esmeraldas na raça.

    ResponderExcluir