quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mortal Kombat: Special Forces


Mortal Kombat: Special Forces (Midway, PlayStation) - Lançado em 30 de Julho de 2000 exclusivamente no PlayStation, Special Forces é um jogo de ação em 3D que trás o personagem Jackson "Jax" Briggs como protagonista. Esse foi o segundo jogo de Mortal Kombat produzido pela Midway que não era um jogo de luta, depois de ter testado o mercado com Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero em 1997.

John Tobias tinha a intenção de trabalhar em uma série de jogos de plataforma para expandir o universo de Mortal Kombat, incluindo titulos centrados em Baraka e Liu Kang; depois viriam a ser lançados pela Midway (em 2005, com o titulo Mortal Kombat: Shaolin Monks) mesmo que tenham ficado tanto tempo nas lousas da empresa.

Jogabilidade

Um dos principais pontos em jogos do gênero, é o que menos funciona aqui. A câmera se posiciona muito perto do personagem e pouco mostra o cenário, que é vazio, sem inspiração e bastante pixelado - o que acaba causando um defeito horrivel, que é ser acertado por inimigos que estão em uma parte do cenário que só pode ser vista depois que você já chegou muito perto dele.

Os combos são adquiridos a medida que você mata os inimigos (assim como Mythologies) e golpes especiais também utilizam uma barra especial embaixo da barra de saúde. Alguns power-ups como caixa de medicamentos, cartões para abrir portas e armas podem ser encontrados pelos cenários para facilitar um pouco a sua vida.

No total, são 6 fases para chegar até o final.


História

Special Forces é cronologicamente o primeiro jogo da história de Mortal Kombat, com eventos tomando lugar mesmo antes de "Mythologies: Sub-Zero". A história do jogo envolve Kano libertando a sua gangue, a Black Dragon (Tasia, Tremor, No Face e Jarek) de uma prisão de segurança máxima e Jax, procurando vingança pela chacina  de seus camaradas da divisão pelas mão do Black Dragon.

Ele então sai em uma missão para recuperar um artefato de grande poder, o "Olho de Chitian". Esse artefato é mostrado e tem o poder de abrir portais para outros reinos. É tanto que Jax utiliza o artefato e trás Kano de volta para o Reino da Terra depois de derrotá-lo.


Personagens

Jackson "Jax" Briggs

O recém promovido Major Jax Briggs está furioso não apenas pela morte de seus companheiros da Special Forces, mas também por toda a destruição que Kano deixou para trás ao libertar os seus companheiros da prisão de segurança máxima aonde estavam confinados. Impiedoso, ele não pensa em deixar ninguém vivo para contar história.

Gemini

Operadora da base da Special Forces, ela envia informações para Jax diretalmente do quartel. Os dois tem uma certa amizade e Gemini se preocupa bastante com Jax. Aparecendo apenas pelo rádio, ela não pode ser encontrada no jogo.

No Face

Tendo como arma um lança-chamas e várias bananas de dinamite espalhadas pelo seu corpo, No Face não tem nariz, ouvidos ou cabelos. Seu esconderijo fica em um armazém abandonado.

Tasia

Uma expert esgrimista e mestre ninja, ela é uma membro da Organização Black Dragon que maneja duas espadas ao mesmo tempo e tem a habilidade de se teletransportar. Seu esconderijo fica nos esgotos.

Tremor

Um ninja de roupa marrom e membro da Organização Black Dragon, ele é cegamente fiel à Kano - que lhe deu a tarefa de defender o portal para o Outworld e matar qualquer membro da Special Forces que descubram o seu paradeiro.

Jarek

Kano propôs à Jarek que juntos eles reconstruiriam o Black Dragon, mas Jarek era apenas um peão nos planos de Kano - que precisava de alguém para atrapalhar os agentes da Special Forces enquanto ele colocava em plano o seu verdadeiro plano. Jarek ficou esperando por Jax no escritório dos suburdios da cidade, aonde o clã utilizava a área para suas atividades.

Suas habilidades são parecidas com as de Kano porque o mesmo ensinou todas as suas técnicas pra ele.

Kano

O principal cabeça da Organização Black Dragon, invadiu a prisão com a ajuda de um artefato sagrado para soltar os seus companheiros e assim conseguir colocar os seus planos em prática para acabar com a Special Forces. Kano é um covarde que utiliza de qualquer meio possível para alcançar os seus objetivos.


Desenvolvimento

Embora Special Forces tenha sido lançado apenas no PlayStation, ele estava planejado para ser lançado também no Nintendo 64, segundo uma entrevista dada por John Tobias à IGN em 1999. O roteiro do jogo foi muito modificado depois da saída de Tobias da empresa e foi acelerada a sua produção. Uma das coisas excluidas durante a produção foi a presenta da personagem Sonya Blade, e um possível modo 2 jogadores cooperativo que nunca foi confirmado.


Algumas imagens e videos do jogo:





Recepção

De todos os jogos de Mortal Kombat, Special Forces é considerado por muitos como o pior. Isso tem muito haver com o fato de vários funcionarios da Midway, incluindo o co-criador da série John Tobias, que deixaram a empresa em 2000 por razões diversas enquanto o jogo ainda estava sendo produzido. As vendas do jogo foram tão ruins que a Midway colocou a série em um "hiato" para a preparação de Mortal Kombat: Deadly Alliance (2002).

Ed Boon considera Special Forces como o ponto mais baixo na franquia, declarando "o jogo teve um péssimo processo de desenvolvimento e não se tornou muito bem no final". Em 2011, o site GamesRadar colocou o jogo na segunda posição como o lançamento mais absurdo da série Mortal Kombat.


Algumas imagens do jogo ainda em produção:



Imagem tiradas da BETA do Nintendo 64:



Esboço da Sonya Blade em papel:



E por hoje é só. Infelizmente nem tudo saiu como os produtores desejaram no começo e Special Forces é um dos piores jogos já lançados pela Midway de Mortal Kombat (excluindo lógico, ports de péssima qualidade feitos por outras empresas).  Talvez se o desenvolvimento tivesse sido como o inicial planejado, o jogo teria ficado muito melhor do que o que foi lançado.

O próprio John Tobias, em uma entrevista recente sobre o jogo Mortal Kombat 9, falou que o personagem Tremor não seria um membro da Black Dragon por exemplo, mas sim um membro da Lin Kuei contratado por um homem maluco que queria abrir o portal para o Outworld. Outra curiosidade é que o personagem Tremor, mesmo não sendo de muita importância para a série, é bem cultuado por alguns fãs da série, tanto que a Midway adicionou-o na versão lançada para PlayStation Vita de MK9, como um personagem secundário da torre de desafios.

Depois de Special Forces, a Midway reformularia seus estúdios internos e mudaria o foco de todos os seus negócios, deixando de trabalhar com Arcades em 2002 para focar no mercado de consoles exclusivamente, pois este estava ficando cada vez mais caro e ela não poderia arriscar mais nenhum tipo de perda como esta. É tanto que o próximo lançamento de MK não teve Arcade, foi lançado diretamente para os consoles.

E com isso termino essa segunda parte falando sobre os jogos da série Mortal Kombat. Em uma oportunidade futura, falarei sobre o primeiro lançamento da série pela Midway nos consoles de 6ª geração e outros 2 titulos subsequentes, mantendo essa mesma qualidade que eu venho trazendo esse material pra vocês atualmente. É bom receber os elogios que eu venho recebendo quanto ao meu trabalho, gosto de ver meus esforços compensados.

Caso vocês queiram assistir o jogo inteiro sendo terminado com legendas em português, é só clicar aqui que você será direcionado diretamente para o meu video no YouTube aonde eu terminei o jogo em apenas 1 jogada e coloquei legendas em português em todos os diálogos falados do jogo. Recomendo para aqueles que estão apenas curiosos pra conhecer o jogo, os fãs de verdade tem que passar pela mesma tortura que eu passei ao fazer o video.

Na semana que vem, eu trago pra vocês um jogo lançado tardiamente no NES, tanto que o seu reconhecimento também foi tardio: eu trago pra vocês Kick Master no próximo post! Vejo vocês lá!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Não é um jogo tão ruim assim, mas também esta longe de ser comparado com os mk tops, ótimo post manolo =)

    ResponderExcluir
  2. Fui ver o vídeo pela curiosidade de saber por quanto tempo vc foi torturado e devo dizer que vc foi muito forte u.u kkkkkkkk O bom é que saiu um belo artigo hehe

    ResponderExcluir
  3. 2Horas minha nossa nem eu aguentava!

    ResponderExcluir