quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mortal Kombat 4 / Mortal Kombat Gold


Mortal Kombat 4 (Midway, Midway Zeus) - Lançado em 15 de Outubro de 1997 nos Arcades, é o quinto jogo cronologicamente falando da série Mortal Kombat. É também o primeiro titulo da série a usar gráficos inteiramente em 3D, assim como um dos primeiros jogos da Midway a serem produzidos em 3D também.

Jogabilidade

Mortal Kombat 4 é similar aos titulos anteriores em termos de jogabilidade, porém o jogo introduz um sistema limitado de armas, permitindo que cada personagem saque uma arma especial utilizando uma combinação de botões. Uma vez equipada, as armas são primordialmente utilizadas através dos botões de soco. Isso inclui o balanço, movimento e até mesmo atirar as armas.

Além do mais, as armas podem ser derrubadas no chão, assim como os objetos contidos na arena como esqueletos e pedras; se a arma de um oponente cair no chão, o outro personagem pode pega-la e usa-la. Utilizando o novo botão de "sidestepping", é possivel mover o lutador em um plano 3D, mudando o ângulo de visão da câmera e evitando que os personagens possam pegar as armas que estavam na posição anterior.

Outra novidade é o sistema de "Maximum Damage" que foi implementado aos combos, automaticamente interrompendo-os caso o dano causado seja maior que o previsto, evitando assim que combos infinitos sejam feitos. Isso só pode ser removido através de códigos antes da luta.

Diferente de MK Trilogy, que continha diversas maneiras de finalizar o advertário, MK 4 trás apenas 2 Fatalities por personagens e 2 Stage Fatalities que apenas podem ser feitos em uma certa arena e envolve o personagem sendo atirado pelo oponente em uma parte da arena aonde ele ou ela morrerá.

Diferente dos jogos anteriores, o jogo não inclui chefes não jogáveis, com excessão de Goro nas versões caseiras.

História

Milhares de anos antes do começo do torneio, Shinnok, um dos Deuses Anciões que controlava seis reinos tentou se transformar o conquistador deles todos. O deus do trovão Raiden lutou e derrotou Shinnok em uma guerra que durou milhares de anos, enviando-o em seguida para o Reino Inferior, aonde ele ficaria confinado para sempre.

Agora, Shinnok consegue escapar do Reino Inferior com a ajuda do feiticeiro Quan Chi e ele procura vingança contra os Deuses Anciões que o baniram. Em seu plano, ele primeiro conquista o reino de Edenia, com a ajuda de uma traidora, Tanya. Lá, ele se prepara para atacar os Deuses Anciões.

Para impedir a ameaça de Shinnok, Raiden pede ajuda aos guerreiros da Terra que conseguiram salvar os reinos que o Imperador Shao Kahn tentou conquistar anteriormente.


Confira aqui Raiden narrando os acontecimentos sob o seu ponto de vista na abertura do jogo:


*Clicando pra abrir no YouTube, você pode ver o video legendado.

Personagens

Há um total de 17 personagens presentes no jogo, incluindo os secretos Meat e Noob Saibot. Shinnok e Quan Chi são personagens selecionáveis desde o começo e junto com eles, outros 5 personagens fazem a sua estréia no jogo: Fujin, Jarek, Kai, Reiko e Tanya.

Confira abaixo a ficha completa de todos os personagens, cortesia do nosso amigo "carachapadu" do Fórum SNK Neo Fighters.



*o personagem Goro só está presente nas versões caseiras do jogo.


Arenas

The Tomb

Wind World

Living Forest

Shaolin Temple

Reptile's Lair

Elder Gods Temple

Ice Pit*

Goro's Lair*

The Fire Wall

*Fases excluisivas das versões caseiras.


Desenvolvimento


O Co-criador da série Ed Boon encontrou dificuldades em liderar o time responsável pelo desenvolvimento do jogo devido ao grande número de pessoas envolvidas nele - no primeiro Mortal Kombat, ele era o único programador. Além do mais, Todd Allen e Mike Boon (seu irmão mais novo) também se juntaram ao time de programação e ele começou a notar que a staff estava duas vezes maior que a inicial planejada.

Os membros da Midway queriam remover os elementos cômicos dos titulos anteriores, então eles se focaram em fazer os Fatalities. Por outro lado, os Animalities de Mortal Kombat 3 foram removidos porque a transformação em um animal iria ocupar um espaço considerável e seriam dificeis de serem feitos em gráficos 3D.

Para fazer os Fatalities mais interessantes, foi decidido fazer pequenos replays de ângulos diferentes das cenas aonde os corpos dos personagens explodem ou são partidos. Já que não era mais preciso atores para fazer os movimentos dos personagens, com a excessão dos elementos de captura dos golpes, a staff achou muito mais fácil produzir os Fatalities por animação.

A jogabilidade foi planejada para ser similar aos anteriores mesmo que esse tenha sido o primeiro feito em 3D. Outro desejo da staff foi evitar todos os erros que eles cometeram em War Gods, o primeiro jogo 3D da Midway. A empresa organizou uma tour em 35 cidades estadunindenses e a versão mostrada durante ela tinha 9 personagens - um deles sendo Noob Saibot, que viria a ser um personagem secreto depois.

Ed Boon estava cético quanto a qualidade do resultado, notando que a jogabilidade seria mais lenta que títulos anteriores. Ele então decidiu animar a mão os frames, similar ao que o jogo Street Fighter EX fez. O diretor de arte Tony Goskie criou um modelo 3D para cada personagem do jogo, que ele chamou de "Meat". Seria decidido depois coloca-lo como personagem jogável como parte de um "easter egg".

Os jogadores descobriram o nome do personagem depois que o texto "Meat lives!" foi colocado no site de Ed Boon para promover a terceira revisão do Arcade de MK 4. Anos depois do lançamento, Ed Boon comentou que ele e a equipe não deviam ter feito Shinnok como o chefe final do jogo, uma vez que títulos anteriores usavam personagens enormes como chefes.


Versões Caseiras

Mortal Kombat 4 foi portado para PlayStation, Nintendo 64 e PC - estes desenvolvidos pela Eurocom - e também para Game Boy Color, pela Digital Eclipse.

A Eurocom trabalhou cerca de 8 meses para finalizar a versão para Nintendo 64. Um dos objetivos principais era manter os 60 frames por segundo, um fato que eles nunca conseguiram em um jogo de luta 3D. Enquanto todo conteúdo do Arcade foi mantido na versão caseira, a Eurocom mudou a contagem de poligonos para conseguir suprir as limitações do console.

Eles foram ajudados por Ed Boon e o artista principal da versão Arcade, Dave Michicich. Enquanto as versões caseiras estavam em desenvolvimento, Ed Boon deu dicas dadas pelos fãs sobre o que deveria ser adicionado ao jogo. Uma delas foi a inclusão de Goro como sub-chefe e personagem controlável, além das novas roupas.

Uma outra adição à versão caseira é a fase "Ice Pit", uma arena próxima de uma caverna congelada. As versões para PC e PlayStation continham videos na entrada, fichas dos personagens e finais, devido ao uso do CD-ROM como mídia. A versão do Nintendo 64 por utilizar o cartucho, acabou ficando com as cenas in-game como a versão do Arcade.

A versão do Game Boy Color utiliza sprites 2D ao invés de 3D, trás 9 personagens selecionáveis Raiden, Quan Chi, Fujin, Liu Kang, Sub-Zero, Reiko, Tanya, Scorpion e o personagem secreto Reptile; com Shinnok sendo o inimigo final. Além do mais, poucas falas foram adicionadas e ao invés de usar gráficos in-game para os Fatalities, foram adicionadas cenas pequenas em FMV.

E engine utilizava nesta versão é a mesma que foi usada em MK 3, incluindo a mesma tela de personagens, a tela "Choose Your Destiny" e como os personagens se movem e interagem. As músicas de fundo foram trocadas por músicas estilo techno repetitivas e o jogo não trás sangue além das cenas de FMV.

O sistema de combos e armas também foi removido. Entretanto, os gráficos dessa versão estão bem acima da média do Game Boy Color, e contém várias das arenas do Arcade em cores vivas e claras.


Algumas imagens e videos dessas versões:

Nintendo 64:





PlayStation:





PC:





Game Boy Color:










Recepção

Em Outubro de 1998, a Midway anunciou os números de vendas de seus jogos, incluindo Mortal Kombat 4. Desde o inicio da tour, programas de notícias comentaram que a violência no jogo poderia afetar a personalidade dos jogadores. Ed Boon respondeu que já haviam jogos muito mais violentos que Mortal Kombat 4 e que a unica razão pela qual o jogo foi citado é porque o jogo era mais popular que os outros.

As versões do PlayStation e PC receberam notas menores do que a do Nintendo 64, ficando com média 75,75% no PlayStation e 72,14% no PC segundo o site Game Rankings. Enquanto vários analisadores não acharam o jogo mais interessante que os anteriores, eles ainda gratificaram a jogabilidade. Essas versões também ganharam comentários positivos sobre os controles serem melhores e a adição das cenas em FMV. Entretanto, a IGN mencionou que a versão PC é banal "se você não tiver um controle extra ou um amigo para jogar", e a Revista Official UK PlayStation Magazine disse que o jogo era "a mesma coisa de sempre em pele nova. Entediante".

A média do Nintendo 64 ficou em 76,07% no Game Rankings, com publicações como GameSpot dando nota 8.9 e a IGN dando 8.8 para o jogo. Mencionando que os gráficos não eram tão bons quanto o Arcade, porém graças a revisão dos comandos e o framerate mais consistente dessa versão, o jogo recebeu as melhores notas mesmo sem ter as cenas em FMV.

A versão do Game Boy Color ficou com média 46% no Game Rankings. Recebeu péssimos reviews, como o da GameSpot no qual o editor Jeff Gerstmann deu um 3.5 devido as grandes diferenças entre as versões e os controles que eram horríveis. Igualmente, o editor da IGN Peer Schneider criticou o quão limitada a jogabilidade ficou no GBC e que derrotar o oponente é muito fácil. Ele deu nota 4.0 para o jogo.

Em uma retrospectiva, o site Games Radar criticou os finais do Nintendo 64 usando uma série de compilações para uma piada de 1º de Abril, chamando-as de hilárias devido a baixa qualidade. O site GamePro nomeou a tela de Game Over de Mortal Kombat 4 como a terceira melhor de todos os tempos em 2009.


Aqui você pode conferir um comercial de TV do jogo:


*Clicando pra abrir no YouTube, você pode ver o video legendado.

Mortal Kombat Gold


Essa versão, exclusiva do Dreamcast, foi lançada em 09 de Setembro de 1999 na América do Norte e em 14 de Outubro de 1999 na Europa, como um titulo de lançamento do console em ambas as regiões. Desenvolvido pela Eurocom, o jogo retém todos os personagens de Mortal Kombat 4, junto com 5 novos personagens: Kitana, Mileena, Cyrax, Kung Lao e Baraka.

Um personagem escondido pode ser acessado através de cheat (Sektor) e o jogo também inclui novas arenas não vistas em MK4 e um novo sistema de armas. Um novo personagem chamado Belokk estava planejado para aparecer no jogo. A desenvolvedora Eurocom, acidentalmente enviou informações do jogo com Belokk para o Game Informer, e como resultado 6 screenshots dele foram publicadas. De acordo com Ed Boon, Belokk foi cortado devido ao tempo restrito de desenvolvimento do jogo.

Mesmo tendo os gráficos mais próximos do Arcade , MK Gold não recebeu notas mais altas por causa dos seus visuais; o site Games Revolution comentou que "os gráficos são horriveis" e "é bem deprimente ver isto na obra prima 128-bit da Sega, especialmente se comparado com Soulcalibur". As armas que os personagens podem usar no jogo são "medonhas e nada interessantes", tendo poucas relações com os personagens e são "ou uma espada, ou um machado ou um porrete".

A IGN também criticou o jogo, particularmente no que se diz do sistema de armas: "preparar a sua arma é um processo lento que você pode ser acertado várias vezes durante a tentativa". Mesmo comentando que o jogo contém melhoramentos em relação as outras versões, a falta de profundidade foi considerada sem desculpas.

Uma segunda revisão do jogo, conhecida como versão 2.0, foi lançada um mês depois do lançamento inicial com o intuito de melhorar os principais problemas do jogo. Essa versão consertou a maioria dos bugs mais severos e glitches que o jogo tinha, incluindo também suporte ao VMU que permitia salvar corretamente.Essa revisão é identificada pela cor do disco vermelha, ao invés do original dourado, e um adesivo verde dizendo "Hot! New" colado na capa do manual do jogo.


Ficha dos Novos Personagens:



Novas Arenas:

The Prison

Church

Netherealm

Soul Chamber


Gameplay do Jogo:



Belokk:



Finalizando

E por hoje é só. Mortal Kombat 4 não só é um dos meus jogos favoritos da série (ao lado de MKII) como também foi um dos poucos jogos de luta que passaram do 2D para o 3D sem perder aquele "charme" único que ele tinha. Eu sei que tudo teve que ficar mais simples porque os poligonos ocupam muito mais espaço no armazenamento mas mesmo assim é um dos meus jogos de luta 3D favoritos daquela geração.

Com MK Gold, infelizmente, as coisas não se sairam muito bem devido à outros lançamentos superiores na época. As pessoas ficaram mal acostumadas com Soulcalibur no Dreamcast devido aos seus gráficos infinitamente superiores ao Arcade, enquanto que MK Gold trazia gráficos próximos do Arcade, sem melhoras. E o novo conteúdo do jogo parece que foi adicionado a esmo, pois está muito aquém do que foi adicionado anteriormente.

Na semana que vem, eu vou trazer pra vocês o talvez mais controverso lançamento da série Mortal Kombat, que foi o "Special Forces". O mesmo que aconteceu com MK Gold, seu desenvolvimento foi encurtado e com isso a qualidade do jogo que poderia ter sido muito maior acabou ficando muito abaixo do esperado. Vejo vocês na semana que vem com um novo post.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

6 comentários:

  1. Muito bom o post mano, esse MK eu sempre joguei a versão de Nintendo 64 as outras nunca nem cheguei perto, sou bem noob nesse jogo kkkk

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo é uma grande bosta!! :P

    Pelo menos dava para rir com esses finais:

    http://www.youtube.com/watch?v=VXcQ-NfpycE
    http://www.youtube.com/watch?v=GV3CQSuxL50
    http://www.youtube.com/watch?v=UNkRvcUn6VM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os finais são toscos mesmo, mas eu ainda gosto muito do jogo. Pelo menos eram "CG" né? No Deadly Alliance voltaram a ser montagem de imagens só que com narração. -_-

      Excluir
  3. kra. Na época joquei a versão de PS1 e sinceramente achei esse MK4 em 3D infinitamente inferior à trilogia inicial. Não só pela redução de finalizações, mas achei a jogabilidade bem piorada mesmo com acréscimo de fps, história fraca, e aquele sistema de armas.... simplesmente horrível e inútil!

    ResponderExcluir
  4. Prefiro MK3 e MK3 Ultimate meus preferidos

    ResponderExcluir
  5. Esse foi com toda certeza o jogo que passei mais tempo jogando com o meu irmão e por isso se tornou uma das minhas versões favoritas :) deu saudade agora rsrsrs Gostei muito do post

    ResponderExcluir