quinta-feira, 4 de abril de 2013

Battletoads


Battletoads (RARE, Nintendinho) - Lançado em Junho de 1991, Battletoads é um jogo de plataforma criado por Tim e Chris Stamper e desenvolvido pela Rare como o primeiro jogo da série. O jogo é, sem sombra de dúvidas, um dos jogos mais graficamente avançados lançados no NES, em uma época aonde a indústria já estava voltada para o Mega Drive e o Super Nintendo.

O jogo ficou notoriamente conhecido pela sua dificuldade extrema e as maneiras hilárias de derrotar os inimigos, entre elas as partes do corpo dos heróis que ficam gigantes na hora de finaliza-los, fazendo um efeito devastador como em uma revista em quadrinhos.

História

A história do jogo é descrevida tanto no manual do jogo quanto em uma curta cutscene na tela título: o Professor T. Bird e os 3 Battletoads (Rash, Zitz e Pimple) estão escortando a Princesa Angelica para o seu planeta natal usando a sua espacionave, a Vulture.

Pimple e Angelica decidem tomar uma vagarosa viagem na nave do Pimple, quando são então encurralados e capturados pela Dark Queen e o seu exército, que recentemente foram derrotados pela Corporação Galática e estavam em retirada. Pimple envia um sinal de socorro para a Vulture, alertando o Professor T. Bird, Rash e Zitz que ele e Angelica foram levados ao Ragnarok World.

A Vulture voa até Ragnarok World, aonde o Professor T. Bird deixa Rash e Zitz, que descem até a superfície do planeta que seus amigos foram imprisionados.


Jogabilidade

Os estágios em Battletoads variam em estilos de jogabilidade. O predominante é o beat em' up, no qual aparecem em tradicionais plataformas ou isoméricas verticáis. Nessas fases, é necessário derrotar os inimigos para progredir. É possivel finalizar os inimigos de maneiras especiais, como socos ou chutes com um punho ou bota aumentados, ou se transformando em uma bola demolidora.

Nos estágios de corridas com obstáculos, você deve desviar de uma série de obstáculos enquanto dirige ou voa em alta velocidade, ou ultrapassar o inimigo que pode instantaneamente te matar. Em outros estágios há também um labirinto de cobra, um estágio aquático com inimigos perigosos e 2 estágios de escalar torres.

Há 4 "pontos de teletransporte" escondidos nos estágios, que quando achados teletransportam o personagem para duas fases adiante. O jogo recomeça sempre com 3 vidas depois que o jogo é iniciado ou continuado depois de um Game Over.


Algumas imagens e videos da versão original:





Outros Lançamentos

Em Novembro de 1991, a RARE chegou a lançar uma versão no portátil da Nintendo com o titulo de "Battletoads", porém o jogo tinha pouco haver com a versão original. As fases são totalmente diferentes, e no roteiro não há princesa, apenas Rash e Pimple para serem resgatados. A dificuldade se manteve alta aqui, do mesmo jeito da versão NES, aonde eram necessárias a memorização de obstaculos, reflexos rápidos e paciência.

Em Setembro de 1993, talvez procurando corrigir o erro feito com esta versão, a RARE relançou o jogo no Game Boy agora com o subtitulo "Battletoads in Ragnarok's World", trazendo uma versão mais próxima e fiel ao NES.

Em 1992, a Midscape portou o jogo para o computador Amiga, enquanto a Arc System Works portou o jogo para o Mega Drive em Dezembro de 1992 e para Game Gear em 1993. Em 1994, foi a vez do Amiga CD32 receber uma versão feita pela Midscape. Ports para DOS e Atari ST estavam nos planos da Midscape mas nunca foram lançados.

Todas essas versões são semelhantes, porém limitadas ou expandidas as capacidades dependendo da plataforma que foi lançada.


Algumas imagens e videos dessas versões:

Game Boy:





Amiga:





Mega Drive:





Game Gear:





Game Boy (Ragnarok's World):





Amiga CD32:





Recepção e Legado

O jogo foi muito bem recebido pelos críticos. Foi nomeado em 1991 na Nintendo Power Awards em 9 categorias, ganhando 1º lugar nas seguintes: Gráficos e Som (NES) "cenários e personagens bem definidos"; Tema e Diversão (NES) "aventura extremamente divertida"; Melhor Jogabilidade (NES) "novamente, impecável para um jogo fantástico; e Melhor MultiPlayer (NES) "sem surpresas aqui"; além de um 2º lugar na categoria "Melhor Jogabilidade" (Game Boy) e 3º lugar no Melhor Desafio (NES); e também ganhou o título "com folga" em melhor jogo de 1991 no NES.

Entretanto, o jogo ficou muito mais conhecido pela sua dificuldade extrema, até mesmo para jogadores mais experientes. Em inúmeras ocasiões, o jogo foi colocado em listas de jogos mais difíceis já feitos, incluindo um 1º lugar pelo GameTrailers. De acordo com o site Destructoid, "apesar da dificuldade brutal e sem balanço, é lembrado como um dos jogos mais queridos da geração 8-bits".

Em 2012, o site Yahoo! Games disse que o jogo "ainda é muito conhecido pela sua dificuldade", particularmente pela habilidade dos jogadores se acertamente acidentalmente quando jogando de 2. No mesmo ano, ele foi listado pelo site em sua lista "Jogos Clássicos que Merecem Remakes em HD".


Curiosidades

Battletoads começou apenas como uma sátira às Tartarugas Ninja, porém ao invés de trazer nome de pintores famosos, os sapos eram nomeados por doenças de pele. Rash significa "brotoeja", Zitz significa "pele inflamada" e Pimple significa "espinha cutânea". Mesmo sendo uma sátira, em algum momento entre 1991 e 1994 a popularidade dos Battletoads chegou a ser tão grande quanto as das Tartarugas devido a grande qualidade dos jogos produzidos.


Finalizando

Battletoads pode ser um jogo muito dificil para qualquer um se divertir e inúmeros desafios considerados "bestas" que ajudariam ainda mais o aproveitamento do jogo como o fato dos jogadores poderem bater em si e o fato de que no modo 2 jogadores se um morrer, os dois voltam para o começo da fase acabaram impedindo uma maior popularidade para o jogo.

Mesmo lançado quase no fim da vida do NES, o jogo ainda chamou muita atenção da mídia e chegou a receber 3 continuações, estas que vocês conferem nos próximos posts! Vejo vocês na semana que vem com mais um jogo da série Battletoads!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Belo post kra! Eunão sabia dos significados dos nomes xD
    E nem sabia que existia uma versão pro Amiga. E o jogo só tem música nessa versão do amiga?

    ResponderExcluir
  2. Belo post, pra mim esse vai ser o jogo mais ferrado de dificil do mundo... mesmo que eu tenha jogado pouco ele...

    ResponderExcluir
  3. Esse é um que eu tenho que revisitar logo logo. Na época fiquei abestalhado com os sapos grandões do Snes e não dei atenção para as versões de Mega e nintendinho.

    ResponderExcluir