quinta-feira, 18 de abril de 2013

Battletoads and Double Dragon: The Ultimate Team


Battletoads & Double Dragon: The Ultimate Team (Rare Ltd., NES) - Lançado em Junho de 1993, é um beat 'em up desenvolvido pela Rare e publicado pela Tradewest. Foi lançado originalmente no NES mas depois foi portado para outras plataformas.

The Ultimate Team é um crosovver das franquias Double Dragon da Technos Japan e Battletoads da Rare, porém a Technos pouco teve envolvimento nesse lançamento há não ser pela liberação dos direitos autorais da série Double Dragon.

História

Depois de ser derrotada pelos Battletoads, a malvada Dark Queen foge para lugares distantes do universo e os sapos e seu mentor continuam a viver suas vidas. Entretanto, um dia os militares da Terra são neutralizados por uma grande nave espacial chamada Colossus que apareceu na lua.

Aparentemente, a Dark Queen retornou com outro plano para dominar a galáxia e ela se aliou com os Shadow Warriors (da série Double Dragon) para suplementar as suas forças. Para igualar as forças, os Battletoads entram em contato com Billy e Jimmy Lee e pedem por sua ajuda. Os irmãos aceitam e os 5 imediatamente saem para o Colossus em uma missão para impedir essa dupla ameaça.


Jogabilidade

São 5 personagens selecionáveis: Billy e Jimmy Lee da série Double Dragon e Zitz, Pimple e Rash de Battletoads. São 7 fases no total, aonde socos e chutes rolarão à solta na tela. Um chefe está presente no final de cada fase, desafiando os heróis antes de progredir para o próximo nível.

Sendo jogado de 2 jogadores, os continues são ao contrário de jogos clássicos como Contra: ao invés do jogador mais forte manter o personagem mais fraco na fase atual, aqui quando um continue é  usado ambos os jogadores voltam para o começo da fase.


Versões Lançadas

O lançamento inicial para NES apresenta alguns efeitos de scrollin em 3D e outros efeitos especiais que não são comuns na plataforma. A versão do Game Boy, que foi lançada em Dezembro de 1993, é similar a versão do NES, porém com a tela mostrando menos do cenário e sem os efeitos 3D.

Ainda naquele mês, as versões de Super Nintendo e Mega Drive foram lançadas e são quase idênticas, apenas se diferenciando um pouco nos gráficos e qualidade sonora. Porém, a versão Mega Drive roda com um melhor framerate, tem mais músicas, sprites mais bem definidos e mais reações comicas quando se derrotam os inimigos.

Algumas imagens e videos dessas versões:

NES:




Game Boy:





Mega Drive:





Super Nintendo:




*Imagens gentilimente cedidas pelo site MobyGames.


Recepção

Diferente de Battlemaniacs, o jogo foi muito bem recebido quando foi lançado e recebeu uma média de 80 a 100% nos reviews. A revista Nintendo Power colocou o jogo na segunda posição na categoria "Melhor jogo de NES de 1993" e também foi nominado nas categorias "Gráficos e Som", "Tema e Diversão", "Jogabilidade, "Vilã" (Dark Queen) e Melhor Média de Jogo.

Em 2008, o jogo apareceu na lista "TOP 11 Crossover de Jogos" do site UGO Networks".


Curiosidades

Este seria o último lançamento inédito da série em consoles caseiros. O próximo lançamento da série, Super Battletoads seria lançado exclusivamente nos Arcades. Esse também foi um dos últimos lançamentos americanos para NES, que parou de ser fabricado naquele ano nos Estados Unidos.

Das versões caseiras de Battletoads, essa foi a única que não foi lançada no mercado japonês. O público niponico parece que não se agradou muito dos dois primeiros jogos e nenhuma outra compania decidiu lançar o jogo por lá.


Finalizando

Mesmo tendo se saído melhor que o anterior, o jogo não chegou a receber tantos prêmios quanto a primeira versão, porém mesmo assim ainda garantiu a série mais um jogo, dessa vez apenas para Arcades - que é o assunto do próximo post. Essa foi a última versão do jogo lançada para o mercado caseiro e com certeza deixou muitos fãs de Double Dragon "a ver navios", pois foi um dos últimos beat 'em ups inéditos da série que prestaram.

Em uma ocasião futura, voltarei para falar dos últimos jogos da série Double Dragon (mais precisamente em Junho) e também outro jogo desenvolvido pela mesma empresa (Technos Japan) para o Neo Geo! Espero que tenham curtido e semana que vem eu volto com o último jogo da série Battletoads!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Nunca joguei a versão de mega drive mas parece bonita igual a do snes

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que a versão do snes é melhor que a do mega é na qualidade sonora. Do resto, a versão para o "megão" é um pouco superior. de qualquer forma é um ótimo jogo que marcou a pré-adolecência!

    ResponderExcluir