quinta-feira, 21 de março de 2013

Cyberbots: Fullmetal Madness



Cyberbots: Fullmetal Madness (Capcom, CPS-2) - Lançado nos Arcades em 20 de Abril de 1994, é um jogo de luta no qual pilotos controlam mechas em batalhas VS. Os mechas, chamados oficialmente de "Variant Armors", são os mesmos que estão presentes no beat 'em up "Armored Warriors", também da Capcom. Nos Estados Unidos, o jogo teve um lançamento bem limitado nos Arcades, ficando pouco conhecido por lá.

Jogabilidade

A premissa em Cyberbots é similar a do seu antecessor Armored Warriors, porém há um limite de 2 personagens jogável na tela ao invés de 3. O jogo também é bem inovador, o que é atribuido a quantidade de opções, partes e mechas que permitem deixar o estilo deles à sua preferência.

Diferentes "pernas" (que afetam habilidades relacionadas à movimentação), "braços" (que afetam habilidades relacionadas à ataques corpo-a-corpo) e "armas" podem ser combinadas e encaixadas entre os mechas disponíveis para o jogador.

Os comandos são similares à outros jogos de luta da Capcom, com uma lista considerada média de comandos e variação de ataques para cada mecha em individual. As batalhas são em melhor de 3, aonde você luta um oponente controlado pela CPU para poder avançar para a próxima batalha.


História

Perto do fim do Século XXI, a Terra começa a ficar superpopulada, levando várias pessoas à morar em colônias espaciais. A primeira linha de defesa da Terra, "Earth Force", vem conduzindo experimentos e seus trabalhos, junto com as ações dos personagens selecionáveis, irão determinar o futuro da Terra.


Personagens


Nome: Jin Saotome
Sexo: Masculino
Idade: 21
Cabelo: Castanhos Escuros
Olhos: Castanhos
Dublador: Touru Furuya

O pai de Jin (Ken Saotome) pertenceu à uma unidade que foi morta em um acidente um ano antes do começo dos Cyberbots. Para honrar a sua memória, ele procura se transformar no melhor piloto de VA existente e quer provar o seu valor através do Circuito de Batalhas dos VA. Ele começa a questionar a morte do seu pai depois de encontrar SHADE pela primeira vez. O seu humor foi de calmo para furioso em segundo, mas ele permaneceu um bom rapaz. Ele também é amigo de Gawaine Murdock.

Nome: Santana Laurence
Sexo: Masculino
Idade: 29
Cabelo: Castanhos Escuros
Olhos: Castanhos
Dublador: Kiyoyuki Yanada

Santana é um egocêntrico solitário que ganha a vida pechinchando partes para VAs e algumas vezes trabalha como mercenário. No passado, ele foi lider da orgulhosa "Mars revolution". Santana conhece SHADE e Gawaine. Ele parece ser um antigo amigo de Gawaine, porém ele lutou contra SHADE em Marte durante a revolução. Ele também é um pouco narcisista e mulherengo.


Nome: Mary Miyabi
Sexo: Feminino
Idade: 26
Cabelo: Castanhos
Olhos: Castanhos
Dublador: Urara Takano

Ela é a única Capitã da "Earth Force". Quando um prisioneiro escapa, ela é enviada para recupera-lo(a) e levar de volta imediatamente. Enquanto persegue o prisioneiro, ela descobre mais sobre as negociações da Earth Force e se vira contra eles depois de conhecer Arieta, Bao e Mao. Ela foi treinada por um soldado aposentado, Gawaine Murdock. Apesar de ter um lado materno, ela é uma tipica soldado. Ela pilota o FZ-900J.

Nome: Gawaine Murdock
Sexo: Masculino
Idade: 64
Cabelo: Branco
Olhos: Azuis
Dublador: Tesshou Genda

Gawaine foi o capitão da Earth Force que se aposentou aos 63 anos de idade depois da morte de seus homens durante um acidente em um treino. Ele vive em isolamento de todos enquanto tenta viver seus ultima em paz e calma. Ele retorna depois que a Earth Force começa a trazer encrencas. Ele foi o capitão de Mary quando ela ainda era uma tenente, um amigo próximo da familia Saotome e bom amigo de SHADE no passado, antes dele se transformar em um ciborgue. Ele pilota o GP-N1 Guldin.

Nome: Arieta
Sexo: Feminino
Idade: 17
Cabelo: Verde
Olhos: Verde
Dublador: Mika Kanai

A Earth Force sequestou crianças e usou-as em seus experimentos. Arieta escapou depois de ver seus amigos morrerem nos laboratórios. Ela não sabe exatamente o que a Earth Force está tentando fazer, a sua única preocupação é escapar a tortura que ela tem passado. Sem amigos para pedir ajuda, ela corre sem saber pra onde ir. Uma pessoa de bom coração, ela se dá bem com todos que ela conhece, com excessão de SHADE e Devilotte.

Nome: Bao & Mao
Sexo: Masculino (Bao) e Feminino (Mao)
Idade: 14 (Bao) e 11 (Mao)
Cabelo: Verde (Bao) e Rosa (Mao)
Olhos: Verdes
Dublador: Kappei Yamaguchi (Bao) e Kae Araki (Mao)

Eles são irmãos que foram capturados pela Earth Force. Eles conseguiram escapar e achar um VA programado para defesa pessoal. Então eles pensaram que mesmo sem ter experiencia em pilotagem, o VA iria operar bem devido a sua programação. Bao é bem possitivo com a sua irmã mais nova. Ele não sabe o que a Earth Force está tramando e ele também não liga pra isso. Ele apenas quer fugir de tudo à salvo com a sua irmã.

Nome: Chiyomaru Kagura & Tessan Hagure
Sexo: Masculino (Chiyomaru) e Feminino (Tessan)
Idade: 17 (Chiyomaru) e 38 (Tessan)
Cabelo: Castanhos Escuros (Chiyomaru) e Castanhos (Tessan)
Olhos: Castanhos Escuros (Chiyomaru) e Castanhos (Tessan)
Dublador: Ryou Horikawa (Chiyomaru) e Banjou Ginga (Tessan)

Chiyomaru é o líder da Frota da Resistência enquanto Tessan é o seu guardião. A missão da Resistência é encontrar e destruir a arma criada pela Weapon's Brain: G.O.D. Os dois deixaram a Earth Force até que se opuseram aos seus experimentos. Chiyomaru pilota o P-10033 Gaits.

Nome: Princess Devilotte de Deathsatan IX
Sexo: Feminino
Idade: 13
Cabelo: Loiro
Olhos: Azul
Dublador: Etsuko Kozakura

Devilotte é a filha de um perigoso e reputado Rei Pirata. Ela e seus dois lacáios (Dave, o cientista e Xavier, o mago) voam pelo espaço procurando por pessoas com VAs na intenção de rouba-los e adiciona-los à sua coleção. Ela não está envolvida em nenhum dos lados na disputa nos eventos da Earth Force. Ela pilota o S-008 Super-8, um mecha com forma de polvo que foi feito para uso aquático. Devilotte tem uma queda por Gawaine e constantemente fica envergonhada em alguns momentos durante o jogo.


Nome: SHADE
Sexo: Masculino
Idade: Desconhecida
Cabelo: Desconhecido
Olhos: Desconhecido
Dublador: Shouzou Iizuka

A Earth Force começou algo similar a um experimento de "super soldado". Eles precisavam de alguém que fosse forte e jovem, então SHADE acabou sendo escolhido. Eles prometeram que ele seria o soldado perfeito mas eles precisavam ver se eles tinham controle completo sobre ele, então eles o fizeram matar todos em sua unidade. Eles descreveram tal incidente como um acidente. Ele agora é um ciborgue e pau mandado da Earth Force. Suas memórias estão um pouco misturadas e ele está tentando se lembrar quem ele foi. O sobrenome de Jin é a primeira coisa que começa a refrescar a sua memória. Ele pilota o UVA-02 Helion.

Nome: Final Weapon's Brain - G.O.D. (Ganglions of Omniscient Disrupter)
Sexo: ?
Idade: ?
Cabelo: ?
Olhos: ?
Dublador: ?

G.O.D é uma mente cibernética que planeja destruir toda a humanidade. Ele controla o mecha X-0 Warlock mas em outros caminhos na Storyline ele contra também Jackal e Killer Bee. O cérebro também parece controlar Arieta temporariamente.


Variant Armors


BX-02 / Blodia

Braço: Power Knuckle
Perna: Command Walker
Arma: BIT

BX-04S / B.Swordsman

Braço: Laser Blade
Perna: Treads
Arma: Electric Net

BX-07R / B.Riot

Braço: Rocket Arm
Perna: Turbo Jets
Arma: Vulcan Cannon

RF-004 / Reptos

Braço: Power Knuckle
Perna: Command Walker
Arma: Laser Cannon

RF-009 / R.Lightning

Braço: Chain Spark
Perna: Treads
Arma: Wide Range Missile

RF-027 / R.Jackal

Braço: Heat Rod
Perna: Insectroid
Arma: BIT

FZ-100 / Fordy

Braço: Power Knuckle
Perna: Command Walker
Arma: Homing Missile

FZ-202 / F.Tarantula

Braço: Force Claw
Perna: Insectroid
Arma: Wide Range Missile

FZ-900J / F.Killer Bee

Braço: Laser Blade
Perna: Turbo Jets
Arma: Mine Shooter

GP-N1 / Guldin

Braço: Power Knuckle
Perna: Command Walker
Arma: Burner

GP-V4 / G.Vise

Braço: Force Claw
Perna: Treads
Arma: Homing Missile

GP-D2 / G.Cyclone

Braço: Death Drill
Perna: Insectroid
Arma: Mine Shooter

P-10033 / Gaits

Braço: Power Knuckle
Perna: Command Walker
Arma: Missile Launcher

S-008 / Super-8

Braço: none
Perna: none
Arma: Homing Missile

UVA-02 / Helion

Braço: Power Knuckle
Perna: Command Walker
Arma: none

X-0 / Warlock

Braço: Power Knuckle
Perna: Command Walker
Arma: Vulcan Cannon


Algumas imagens e videos do jogo:





Versões Caseiras

Em 28 de Março de 1997, a Capcom portou o jogo para o Sega Saturn que utilizava o cartucho de 4MB de RAM opcional. Com o cartucho ligado no console, os loadings ficavam menores e a animação ficava mais fluida. Já em 25 de Dezembro de 1997, foi a vez do PlayStation receber a sua versão. Ambas versões traziam o mecha G-13EX / Gouki Zero Akuma como extra.

Em 09 de Fevereiro de 2011, a Capcom lançou o jogo na PSN japonesa e em 13 de Setembro de 2011 lançou a mesma na PSN americana. Foi a primeira vez que a série recebeu um lançamento caseiro traduzido pra inglês.


Alguns videos dessas versões:

Saturn:




PlayStation:




Galeria de Capas:





Curiosidades


  • Jin Saotome aparece nos jogos Marvel vs Capcom, Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes e Tech Romancer como personagem selecionável. Seu mecha principal é o BX-02 Blodia, que aparece no final do personagem "PTX-40A" em Tatsunoko vs. capcom: Ultimate All-Stars.
  • Santana, Blodia e Guldin também aparecem no final de PTX-40A em Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars.
  • Devilotte aparece em Super Puzzle Fighter II Turbo como personagem secreta, uma das assistentes em Marvel vs. Capcom: Clash of Superr Heroes e aparece no final de Doronjo em Tatsunoko vs. capcom: Ultimate All-Stars. Ela também é uma Unidade Solo em Project X Zone.
  • O mecha Blodia aparece no final do personagem Zangief no primeiro Marvel vs. Capcom.


Artwork

Jin Saotome

Santana Laurence

Mary Miyabi

Gawaine Murdock

Arieta

Bao & Mao

SHADE

Blodia

Swordsman

Riot

Reptos

Lightning

Jackal

Fordy

Tarantula

Killer Bee

Guldin

Vise

Cyclone

Gaits

Super-8

Helion

Warlock

Zero Gouki

























Finalizando

E por hoje é só. Esse é mais um daqueles jogos que nos remetem aos tempos áureos da Capcom, aonde gráficos, jogabilidade e até um pouco de história era bem trabalhado em seus jogos e eles faziam uso de todos os recursos disponíveis em suas placas de Arcade. Esse é um dos poucos jogos de luta 2D com mechas que permitem tamanha personalização e consequentemente jogabilidades diferentes.

Para o próximo post, eu vou trazer pra vocês Tech Romancer que é uma espécie de continuação espiritual de Cyberbots. Também é um jogo de mechas, porém com seus próprios méritos e feito também pela Capcom. Espero que tenham gostado de Cyberbots e outra hora eu volto pra falar de Armored Warriors, que se passa no mesmo universo desse jogo aqui também. É isso ai, vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. Cyberbots é um super jogaço, incrível, personagens altamente carismáticos (Jin e Santana que o digam), gráfico lindo, trilha sonora impecável (sou apaixonado pelo tema do Helion) e história foda.

    Gosto muito de jogar um jogo de luta, onde o personagem que eu controlo é o protagonista total, com diálogos inteligentes e final decente. Coisa que esse jogo faz muito bem.

    Afinal de contas, o espírito do Street Fighter Alpha 3 em alguns casos reinou nos jogos da Capcom!

    Honestamente, triste ver um jogo com um potencial desses não ter o devido reconhecimento, por que esse é um dos melhores jogos de luta da Capcom que já joguei. Sem sombra de dúvidas.

    E ainda torço para séries como essa e Bloody Roar um dia voltarem aos consoles.


    E João Carlos, post ta foda pra caralho! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo é o pipoco do malandro! Perdi uma madrugada inteira jogando isso uns 10 anos atrás, pior que nem me lembro se zerei ou não!

    ResponderExcluir
  3. Vou ser sincero com vocês, não conhecia esse game! Vou procurar lista de comandos e experimentar uma jogatina nesse jogo.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. não sei porque nunca joguei esses ultimos jogos que você vem postando, onde será que eu estava e o que estava fazendo para deixar isso passar em branco? ótimo post cara ^^

    ResponderExcluir