quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Samurai Shodown



Samurai Shodown (SNK, Neo Geo) - Lançado em 11 de Agosto de 1993, é umjogo de luta baseado em armas lançado pela SNK inicialmente no Neo Geo e depois portado para diversas plataformas caseiras. O jogo se passa no Japão Feudal e foi um dos primeiros jogos de luta a focar o combate nas armas dos personagens, diferenciando um pouco do que se via na época.


História

É o fim do século XVIII. Sem nenhum aviso, o mundo é coberto em caos e vários desastres acontecem. Desastres naturais e pragas desconhecidas, guerras violentas e assassinatos brutais. O coração das pessoas estão preenchidos com desespero e medo, fazendo com que eles se virem contra seus próprios amigos e suas próprias nações. Para aqueles que não são fortes o bastante para resistir, o inferno é na Terra. As chamas do caos se espalham pelo Japão e adiante, sufocando os países através dos mares. É como se tempos de escuridão tivessem tomado o mundo.

Ao mesmo tempo que os desastres começam a acontecer, um único homem saiu das sombras. Mesmo com um rumor de que ele teria sido subjulgado pelo shogunato Tokugawa 150 anos antes, ele não obstante viveu, usando a escuridão e poderes profanos para espalhar o seu mal. E por alguma razão, ele decidiu aumentar ainda mais a escala dos desastres em todo mundo. O nome desse homem é Amakusa Shirou Tokisada, e o seu poder só aumenta a cada minuto que passa.


Jogabilidade


Todos os personagens empunham armas, cada uma com suas próprias características de alcance, dano e velocidade. O jogo se passa no fim do século XVIII e tem uma trilha sonora bastante autência àquela época, com instrumentos bem típicos da cultura japonesa como o Shakuhachi e o Shamisen. O efeito de zoom que era visto em Art of Fighting foi refinado aqui, dando uma dramaticidade ao combate.

Fazendo juz as armas afiadas, o jogo também incluiu uma quantidade considerável de sangue. A jogabilidade era bem rápida, e baseada mais em golpes curtos e poderosos do que em combos. Para enfatizar o combate, um efeito de "slow motion" é ativado quando um desses golpes mais fortes é desferido no oponente.

Durante as lutas, um juiz fica no fundo com 2 bandeiras, cada uma representando um lutador (jogador 1 como branco, jogador 2 como vermelho), e ele levanta-as cada vez que o lutador acerta um golpe em seu oponente. Para dar um tom mais competitivo a batalha, um entregador passa correndo no fundo do cenário e joga itens como uma galinha (que recupera a saúde), mas também pode atirar uma bomba que pode acertar ambos os lutadores e também moedas de ouro que aumentam a pontuação.



REGRAS DE COMBATE:


  1. O round acaba quando a barra de saúde alcançar o zero.
  2. Se o tempo acabar antes que a barra de saúde acabe, o vencedor é o que tiver mais saúde sobrando.
  3. Se o vencedor não puder ser determinado pelas condições acima, o round acaba em empate.
  4. Se depois de 3 rounds não houver um vencedor, acontecerá um Special Stage. O jogador que ganhar aqui, também ganha a luta.


CONFIGURAÇÃO:


A Ataque fraco, com ou sem espada
B Ataque normal, com ou sem espada
C Chute fraco
D Chute normal

A+B Ataque forte, com ou sem espada
C+D Chute forte

Barra POW Essa barra é completada a medida que o seu lutador recebe ataques diretos. Quando a barra está completamente cheia, o lutador vai mudar de cor e o seu poder de ataque vai aumentar por um curto periodo de tempo.


Lutadores e Arenas

Como em qualquer jogo de luta que se preze, os personagens são bem variados e vem de vários lugares do mundo, porém com uma predominância bem japonesa no hoster. Abaixo você pode conferir a ficha completa de todos os personagens e os seus respectivos cenários:



Haohmaru

Arma: Fugudoku
Estilo: Próprio
Idade: 25
Origem: Musashino, Japão

Win Quote: Mas que luta, eu estou impressionado. Só que não!

Seu hobby é aprender novas habilidades. Seu item mais valioso é a sua espada. Ele viaja em busca de oponentes fortes para lutar e os seus musculos ganharam assim sua fama. Ele luta sem nem pensar duas vezes, para conseguir aperfeiçoar sua habilidade com a espada.

Ilha Gairyu, Japão (Tarde)


Nakoruru

Arma: Chichiushi
Estilo: Shikan-Na Kamui
Idade: 17
Origem: Ainu Kamui-Kotan
Win Quote:  Qualquer um que corromper o corpo da natureza, deve sentir a minha ira.

Uma garota generosa que pode ouvir a voz da mãe natureza. Ela quer proteger a natureza e os animais dos problemas que estão tomando conta do mundo, então ela se preparou para a luta junto com o seu pássaro de estimação Mamahaha. A espada que ela carrega era de seu pai.

Hokkaido, Japão


Ukyo Tachibana

Arma: Sem Nome
Estilo: Jinmuso Ittouryu
Idade: 24
Origem: Umasugimura, Koga, Japão

Win Quote: A vida é um pêssego cozido com uma boa sopa... Ukyo.

Um verdadeiro estudante das artes marciais antigas japonesas, que foram passadas de geração por geração. Ele tem viajado o mundo espalhando o seu estilo tradicional de luta. Ele conheceu também novos estilos de artes marciais, mas no presente ele está treinando si mesmo em estilos de rua para aperfeiçoar suas qualidades misturando outros estilos ao seu, criando assim um novo estilo invencível. Atualmente ele se encontra em Southtown, à procura de oponentes ainda mais fortes.

Ilha Gairyu, Japão (Noite)


Jubei Yagyu

Arma: Kotetsu e Sukehiro
Estilo: Uma variante do Yagyu Shinkage Ryu Kai
Idade: 39
Origem: Tosa, Japão

Win Quote: Ninguém se iguala a mim. Wah hah hah haaah!

Um homem que valoriza o Bushido acima de tudo e que também acredita que viajar para ganhar mais força é o caminho dos verdadeiros. Ele tem como objetivo dominar todas as escolhas de artes marciais com o seu estilo de duas espadas Yagyu Shinkage Ryu.

Kochi, Japão


Galford

Arma: Justice Blade
Estilo: Estilo próprio baseado em Koga Ryu
Idade: 20
Origem: San Francisco, América

Win Quote: "Outra lenda nasceu, não é Poppy?" "Woof. Woof"

Um ninja estadunindense que tem como objetivo se transformar em um mestre ninja, junto com o seu cachorro ninja Puppy. Ele luta para destruir o mal que se espalhou pelo mundo. Ele é um homem bastante animado e bem fácil de se lidar.

San Francisco, E.U.A


Kyoshiro Senryo

Arma: Sewa Nyoubo
Estilo: Butou Ryu Kabuki
Idade: 30
Origem: Edo (Antiga Tokyo), Japão

Win Quote: É assim que um verdadeiro Kabuki dança! Woogie woogie whee!

Um homem bastante animado que gosta de aparecer e gosta de coisas que o fazem aparecer. Ele deseja superar o seu pai, que foi um grande artista e por esse motivo ele deixou Edo. Ele luta para mostrar ao mundo o quanto o Kakubi é esplendoso.

Edo, Japão


Wan Fu

Arma: The Scimitar of Slice
Estilo: Shaolin, estilo espada
Idade: 35
Origem: China

Win Quote: Eu sou mais do que você esperava, cara! E não é apenas o meu peso.

Um herói chinês que é muito mais informado do que a sua aparência tende à mostrar. Há rumores de que ele veio para procurar sua "mão-direita" para ajuda-lo a unificar toda a China. Ele é, de fato, um marido devotado.

Seian, China


Charlotte

Arma: Laroche
Estilo: Próprio
Idade: 27
Origem: França

Win Quote: Uma garota fabulosa com movimentos invenciveis, eu sou magnifica.

Charlotte tem uma crença quase que cega em suas próprias habilidades com a espada, e seus criados à suportam calorosamente. Ela veio para investigar a origem dos problemas que cairam sobre a França. Entretanto, parece que a sua verdadeira intenção é testar as suas habilidades.

Versailles, França


Tamtam

Arma: Heng Hang Zang
Estilo: Mayan fighting style
Idade: 19
Origem: Green Vale

Win Quote: Oh! Grande Quetzalcoatl! Eu sou seu por toda eternidade.

Tamtam é o mais forte guerreiro da América do Sul. Ele esconde a sua alma bondosa por trás de sua cruel máscara de guerra. Seu amor pelas crianças é implacável. Ele está procurando pelo mundo a Palenque Stone.

Green Hell


Earthquake

Arma: Fujiyama
Estilo: Próprio
Idade: 29
Origem: Texas, América

Win Quote: O que? Já acabou? Hmph. Nem mesmo um serviço completo.

Um homem gigante que tem 3 metros de altura. Earthquake é um ninja americano cruel e o seu hobby é caçar tesouros. Ele tenta usar o caos que caiu no mundo para caçar todos os tesouros.

Texas, E.U.A


Gen'An Shiranui

Arma: Azami (nome de sua esposa)
Estilo: Puro mal
Idade: 26
Origem: Ilha Onigami

Win Quote: Heh, heh, heh. Venha, magia negra, e ande comigo.

Um guerreiro de elite do clã Shiranui, ele vive nas sombras. Para ele, não há limites nos truques sujos para acabar com os seus oponentes. Sua filha mais velha se chama Zakuro e o filho mais velho se chama Mukuro. Ele luta para se transformar no rei do mal.

Ilha Onigami


Hanzo Hattori

Arma: Ninja Blade
Estilo: Iga Ryu
Idade: 34
Origem: Dewa, Japão

Win Quote: Minha vida é um deserto; minha alma, uma vazio. Pensamento feliz, huh?

O lutador mais forte do clã ninja Iga. Ele é frio e calculista durante seus deveres e muitos lordes elogiaram suas performaces, mesmo sabendo que eles o temem. Amakusa capturou a alma de seu filho, fazendo-o com que saia das sombras.

Yamagata, Japão



Amakusa Shiro Tokisada

Arma: Bola de Cristal "Gema Gadamer"
Estilo: Desconhecido
Idade: Desconhecida
Origem: Shimabara, Japão

Win Quote: "Ajoelhe-se perante mim e seja salvo. Não! Morra, idiota. Hahahahaha!"


Shimabara, Japão (Round 1)

Shimabara, Japão (Round 2)


Artwork

Haohmaru

Nakoruru

Ukyo

Jubei

Galford

Kyoshiro

Wan Fu

Charlotte

Tamtam

Earthquake

Gen'An

Hanzo

Amakusa


Algumas imagens e videos do jogo:





Ports

Quando a SNK lançou o jogo para a versão caseira do Neo Geo, os fãs esvaziaram o jogo das prateleiras! Até hoje é o jogo mais vendido na plataforma. O jogo foi então portado para várias outras plataformas: Super Nintendo, Game Boy, Mega Drive, Game Gear, Sega CD, 3DO e FM Towns. As versões em cartucho ficaram responsáveis pela Takara, enquanto a Crystal Dynamics converteu o jogo para o 3DO e a Funcom para o Sega CD.

As versões Sega CD e Mega Drive omitiram Earthquake e não tem o zoom da câmera, ficando fixa o tempo todo e diminuindo assim o tamanho da área para lutar. Na versão do Sega CD, há um bug que causa o travamento do jogo quando você chega ao chefe final. A JVC, que publicou o jogo nessa plataforma, ofereceu em troca aos discos com esse bug uma troca pelo jogo Fatal Fury Special (que também foi publicado por eles no Sega CD). Nenhuma versão corrigindo esse bug foi lançada.

A versão do Super Nintendo por sua vez mantém o personagem Earthquake, porém os sprites são bem pequenos e a câmera fica bem de longe - não limitando a arena durante a luta. Essa versão também suporta Dolby Surround.

As versões portáteis ficaram com suas devidas limitações nos sprites, som e jogabilidade (uma vez que eles só tem 2 botões e não 4 como no original), porém ainda se sairam bem acima da média. No Game Boy, os personagens Kuroko (o juiz no fundo do cenário com as bandeiras) e Hikyaku (o entregador que joga items no cenário) são selecionáveis através de código. A versão para FM Towns é um port perfeito da versão Neo Geo com resolução um pouco menor apenas.

O Virtual Console do Wii recebeu a versão do Neo Geo em 16 de Outubro de 2007 no Japão, 30 de Maio de 2008 na Europa e 16 de Junho de 2008 na América do Norte. Entrertanto, antes de chegar ao Virtual Console, o jogo foi lançado na coletânea SNK Arcade Classics Vol. 1, que também foi lançada para PlayStation 2 e PSP em 29 de Abril de 2008.

O jogo foi editado quando foi lançado na versão caseira do Neo Geo, contendo menos sangue e o corte que partia o personagem no meio removido. Isso foi feito porque a publicidade do jogo foi negativa por focar um pouco demais na violência, um tema um pouco delicado naquela época, graças a Mortal Kombat e outros jogos violentos lançados na mesma época.

Como resultado disso, a SNK decidiu censurar o jogo na maioria das plataformas, mudando a cor do sangue de vermelho para branco e desativando todas as animações fatais. A censura chegou até as falas de vitória dos personagens, e referências a mortes ou sangue foram alteradas. Isso gerou uma certa controvérsia nos Estados Unidos, visto que muitos fãs que compraram o jogo ficaram irritados com esses cortes.

O sangue nas versões da Sega foram um pouco censurados, estanto presentes mas em menor quantidade - e um dos golpes fatais de cada personagem removido completamente. No Super Nintendo, o sangue foi recolorido para laranja. A versão do 3DO, entretanto, que foi lançada quase 1 ano depois, chegou as lojas com esses elementos intactos. Como resultado, algumas das lojas se recusaram a colocar o jogo nas prateleiras.

Isso tudo incitou uma pequena onda de modificações nos consoles Neo Geo, mais notavelmente com os usuários mudando a região do aparelho para "Japão", ou jogando no "Arcade Mode", que mantinha todo o sangue e as animações de morte intactas mesmo com os cartuchos norte-americanos e europeus. Isso também marcou o inicio de uma politica de censurar os jogos da empresa fora do Japão, o que persiste esporadicamente até hoje na empresa.

Recepção

Em Fevereiro de 1994, uma revista no Japão "Gamest" nomeou o jogo como Melhor Jogo de 1993 em seu "Sétimo Prêmio Anual Gamest", ganhando também na categoria "Melhor Jogo de Luta". Outros prêmios dados ao jogo foram: "Melhor Trilha Sonora", "Melhor Música" e "Melhor Direção", e em segundo lugar em "Melhores Gráficos".

A EGM também deu vários prêmios ao jogo, entre eles "Melhor Jogo de Neo Geo", Melhor Jogo de Luta" e "Jogo do Ano" no final de 1993.

No lançamento, a revista "Famicom Tshuishin" deu nota 25 de 40 para a versão Neo Geo, e nota 8 de 10 para a versão de Super Nintendo.


Algumas imagens e videos dos ports lançados:

Super Nintendo:





Mega Drive:




Sega CD:




Game Gear:




Game Boy:




3DO:





FM Towns:




*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.


E por hoje é só. Como vocês podem ver, a SNK acabou pagando o pato de uma polêmica que estava rolando nos Estados Unidos enquanto a ESRB não foi criada e acabou criando um certo conceito dentro da própria divisão americana deles que até hoje costuma censurar um pouco os jogos quando são lançados por lá. E mesmo com isso tudo, ainda não foi uma barreira e o jogo passou das 500.000 unidades vendidas em todo o mundo, um recorde absoluto na plataforma Neo Geo.

Na semana que vem eu vou falar de Samurai Shodown II, que incitou menos polêmica que o anterior, mas apenas pelo fato de que ele apareceu em menos plataformas, porque as censuras começariam a se tornar padrão da SNK americana e européia. Vejo vocês com um novo post em breve!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

10 comentários:

  1. Samurai Showdown é pra mim um dos meus jogos mais queridos e senão o meu preferido do gênero luta. É um dos poucos jogos que conseguiu caprtar a tensão de um duelo samurai (ou um duelo de armas brancas). Quando vi Street Fighter pela primeira vez, eu fiquei boquiaberto mas esse me deixou completamente maluco (e com o II eu surtei hahaha)ótimo post, no aguardo da parte II !

    ResponderExcluir
  2. Espetacular, um dos únicos que dividia as atenções no auge da onda Street Fighter (e família). Me agrada muito a jogabilidade e o ritmo mais lento e técnico dele, em comparação com as insanidades de Marvel vs Capcoms da vida e suas super-velocidades.

    ResponderExcluir
  3. pena que a versão de snes foi a pior de todas ja que não tinha sangue, seguindo ai mano segue de volta lá no snestalgia tem como?

    ResponderExcluir
  4. A primeira vez que ví Samurai Shodown eu tinha 12 anos num fliperama de um hotel no interior de São Paulo, sabe, aquelas salas de jogos. Até então só tinha visto Street Fighter e Samurai Shodown me encheu os olhos e eu pensava que só existia a versão de Arcade. Depois de um tempo quando eu já tinha um Super Nes achei o cartucho em uma lojinha e não pensei duas vezes, comprei na hora. E joguei muito até aprender os golpes e tal. Cheguei a zerar, depois de muuuito tempo na febre dos emuladores, baixei todas as versões do Arcade, do 1 ao 5 Special. Gosto D+, realmente a diferença entre a versão de Arcade e SNES está mais pro lado da violência. No Arcade dá para terminar a luta cortando no meio, espirrando sangue e tal, no SNES isso foi polpado. Show de bola carinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas essa parte de cortar o carra no meio era o mais legal

      Excluir
  5. e quando criança, achava que Amakusa era uma mulher...só por causa do nome. achei a versão do Mega Drive muito parecida com a versão arcade. e a versão do Game Boy é muito legal também. e foi a partir desse game que eu sei o que é um samurai. muito boa essa sua analise do game

    ResponderExcluir
  6. Olha,eu me lembro o dia em que a máquina chegou no fliperama.(eu estava passando e ouvi o som das espadas) cara...não acreditei,o jogo era incrível,quase tive um surto.para mim,ainda hoje Samurai 1 & 2 são os melhores jogos da franquia.(gastei um balaio de dinheiro....uahuhaauahuahuhaahuah se não me engano,era a URV,acho que gastei uns 500 URV de agosto a dezembro de 1993)

    ResponderExcluir
  7. u@y, pq ñ encontro os golpes de nenhum dos jogos SS??

    ResponderExcluir
  8. Vindo do futuro, para elogiar esta análise excelente! Torcendo para encontrar a parte 2 aqui rs.

    ResponderExcluir