quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Double Dragon 3: The Rosetta Stone



Double Dragon 3: The Rosetta Stone (East Technology, Arcade) - Lançado em Novembro de 1990, é um beat 'em up publicado pela Technōs Japan e saiu primeiro nos Arcades, para depois receber lançamentos caseiros. É a segunda continuação de Double Dragon, seguindo a história que terminou em Double Dragon II: The Revenge.

A premissa do jogo é explicada logo na abertura: quando estão retornando para sua casa depois de uma jornada de treinamento, Billy e Jimmy Lee cruzam caminho com uma cartomante chamada Hiruko. Ela enigmadamente diz aos irmãos que eles devem coletar as 3 "Pedras Rosetta" espalhadas ao redor do mundo para assim poder enfrentar um misterioso novo adversário que os esperam no Egito.

Dependendo da configuração do jogo, é possivel que até 3 jogadores joguem ao mesmo tempo (similar à The Combatribes, outro beat 'em up da Technōs Japan lançado durante o mesmo ano). Como sempre, os dois primeiros jogadores controlam Billy e Jimmy nessa ordem, enquanto que o terceiro assume o papel de Sonny, uma versão amarela dos irmãos Lee.

O jogo utiliza 3 botões como nos títulos anteriores, porém descarta os ataques baseados em direção de Double Dragon II, retornando ao esquema de "Soco" e "Chute" do primeiro jogo. A maioria das técnicas dos primeiros jogos não estão aqui como a cotovelada e a puxada de cabelo, mas para compensar isso novas habilidades foram adicionadas como um arremesso frontal e uma cabeçada enquanto se corre.

Há também tecnicas que só podem ser feitas com outro personagem como o Hurricane Kick para trás e o chute triangular aéreo. Também é possivel saltar em inimigos caídos.

Em certas áreas do jogo é possivel entrar em uma loja de armas e adquirir certos power-ups adicionais para os personagens como novos movimentos, agilidade, energia e armas, ao custo de alguns créditos (leia-se fichas). Também é possível comprar novos personagens que irão repor os atuais em caso de morte. São 3 personagens extras disponíveis além do que cada jogador já começa desde o começo: os irmãos Urquidez, Chin e Oyama.

O jogo é dividido em 5 fases, cada uma em um país diferente: Estados Unidos, China, Japão, Itália e Egito. Cada fase tem seus próprios personagens inimigos que irão combinar com o seu país (como no caso do Japão que há espadachins em um castelo, e o chefe sendo um ninja).


Diferenças Regionais

A versão japonesa se difere dos lançamentos ocidentais do jogo ao permitir que o jogador escolha o seu personagem antes de começar o jogo. É possivel escolher entre os irmãos Lee, Urquidez, Chin ou Oyama.

As lojas de armas da versão ocidental não estão presentes na versão japonesa, assim os dois movimentos extras que são comprados nessas lojas (Hurricane Kick e a Cabeçada) estão disponíveis desde o começo - porém o Hurricane Kick é um pouco mais dificil de acertar - enquanto que armas podem ser achadas no chão em certas fases (embora apenas os irmãos Lee possam usa-las.


Recepção

O jogo não foi nada bem recebido e graças a isso não foi distribuido em larga escala. É notável como a animação do jogo é bem fraca, os gráficos são fracos e a jogabilidade pouco funcional. Mesmo o gênero beat 'em up tendo sido criado pela Technōs Japan, o jogo é bem inferior em tudo ao título da Capcom "Final Fight", lançado 1 ano antes.

Algumas imagens e videos do Arcade:





Versões Caseiras

Nintendinho


Essa versão que pouco se baseia na do Arcade, foi chamada de "Double Dragon III: The Sacred Stones" no ocidente e "Double Dragon III: The Rosetta Stone" no oriente e foi lançada em 22 de Fevereiro de 1991 simultaneamente no Japão e Estados Unidos. Assim como a segunda versão do jogo para esta plataforma, foi publicado pela Technōs Japan no Japão e pela Acclaim Entertainment na América e Europa.

O jogo segue a mesma premissa da versão Arcade, porém o script do jogo foi completamente reescrito no seu lançamento em inglês. Billy e Jimmy ganharam razões para ajudar Hiruko na busca pelas tais pedras, ao ter Marion (a heroina dos jogos anteriores) desaparecido novamente. O chefe final, que originalmente era a reencarnação de Cleopatra foi mudada para uma versão possuida de Marion chamada de Rainha Noiram.

A jogabilidade também é diferente da original do Arcade. É possivel trocar entre os personagens em uma sub-tela. Apesar de só ter Billy e Jimmy Lee no começo do jogo, é possivel adquirir esses novos personagens a medida que eles são derrotados como chefe de fase: Chin Seimei (artista marcial chinês) e Yagyu Ranzou (ninja japonês).

Cada personagem tem sua arma secundária e pode ser usada por um tempo limitado quando equipadas no sub-menu. Em adição, é possivel usar armas dos inimigos como nos jogos anteriores. Cada personagem possui apenas uma vida e o jogo termina quando todos eles morrem  - porém 1 continue fica disponível para o jogador nas últimas duas missões.

Outra coisa que marca essa versão é o erro de digitação quando se inicia o modo 2-Players, com o nome de Billy aparecendo como "Bimmy". Adicionalmente, o nome "America" que aparecia na primeira missão foi mudado para "U.S.A.".

Algumas imagens e videos dessa versão:





Outras Plataformas


Além da versão para o Nintendinho, a Acclaim também lançou mais duas versões caseiras de Double Dragon 3 na América e Europa, porém essas eram conversões diretas do Arcade. A versão para Game Boy (desenvolvido pela Sales Curve) foi lançado em Agosto de 1992 enquanto a versão para Mega Drive (desenvolvido pela Software Creations) foi lançado em Dezembro do mesmo ano.

Novamente, ports para computadores foram lançados para ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64, Amiga, Atari ST e DOS, porém dessa vez foram desenvolvidos pela Sales Curve e lançados pela Storm Label em 1991.

Algumas imagens e videos dessas versões:

Mega Drive:



Game Boy:



ZX Spectrum:



Amstrad CPC:



Commodore 64:





Amiga:



Atari ST:



DOS:



Legado

Double Dragon 3 não foi tão bem sucedido quanto o seu anterior, e a Technōs Japan nos anos seguintes viria o seu trono nos beat 'em ups ser tomado por empresas como Capcom, Sega e outras que levaram o gênero à outro nível, enquanto que ela mesma não evoluiu muito com os seus jogos e acabou ficando para trás das demais.

Na semana que vem, você verá Super Double Dragon e verá os problemas que causaram dentro da empresa por causa desses titulos tão inferiores acabou cuminando em uma qualidade duvidosa em seus futuros títulos.

Vocês curtiram saber que a própria Technōs Japan fezoutros jogos do gênero? Se você gostaria de ver aqui  os outros titulos, entre eles Renegade e The Combatribes futuralmente no blog, deixe o seu comentário abaixo ou no próprio twitter (@NostallgiaBR) que no futuro eu posso organizar um especial sobre os outros titulos do gênero criados pela empresa! Por enquanto é só, vejo vocês na semana que vem.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

6 comentários:

  1. Nunca iria saber que isso existe se não fosse o Nostallgia

    ResponderExcluir
  2. Muito bom hein cara, estou esperando o super double dragon =) snestalgia deixa lembranças.

    ResponderExcluir
  3. Ah, tanto esse quanto o Super Double Dragon citado pelo SNEStalgia me trazem boas lembranças dos tempos de locadora... Lembranças essas que foram maculadas pelas minhas atuais habilidades dos jogos citados!

    ResponderExcluir
  4. Estas resenhas são sempre ótimas. Joguei muito a do nintendinho. Masi uma vez parabéns pelo blog. Um dos melhores do gênero.

    ResponderExcluir
  5. Nobre, vais aproveitar o embalo e resenhar o Double Dragon -de luta- da SNK também? Ainda apóio o 'dossiê beat 'em up' ou algo parecido; acredito que o gênero pode render umas resenhas boas como as que você vem fazendo.

    Té o próximo post e feliz Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sim cara, mas daqui a alguns meses apenas! Vou aproveitar e falar de outro jogo de luta da Technos Japan também para Neo Geo que eu acho muito interessante também. Pode esperar que eu farei essa dossiê ai sim, no momento eu preciso procurar por material confiável pra poder faze-la mas pode aguardar que é projeto futuro também!

      Feliz Natal pra você também, obrigado! :)

      Excluir