quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ultimate Mortal Kombat 3



Ultimate Mortal Kombat 3 (Midway, Midway Wolf Unit) - Lançado em Outubro de 1995, aproximadamente 6 meses depois do lançamento original de Mortal Kombat 3 também nos Arcades, é um upgrade do jogo anterior que trouxe uma série de melhorias à jogabilidade, assim como alguns personagens clássicos que ficaram de fora do lançamento anterior.

Em 2008, o designer Ed Boon disse que esse é o seu título 2D favorito da série Mortal Kombat.

Jogabilidade

Ela se manteve quase idêntica à de MK3, porém introduziu alguns pequenos elementos interessantes. Novos personagens foram adicionados, como Kitana, Jade, Reptile e Scorpion e novos códigos que habilitavam os personagens Mileena, Ermac e Classic Sub-Zero. 2 novos modos também foram introduzidos: o modo 2-on-2 que é similar ao Endurance Match mas com jogadores humanos em ambos os lados e o novo Tournament Mode para 8 jogadores.

Alguns personagens ganharam novos golpes e outros tiveram os seus golpes modificados um pouco, na maioria dos casos para balancear o jogo. Alguns deles também receberam novos combos e o dano de alguns deles foi reduzido. Os combos também podem ser iniciados com um soco ou chute aéreo (um pouco na diagonal e não um salto), o que aumenta a possibilidade de combos. Outra mudança foram que os combos que levam o inimigo ao ar não vão mais leva-los a destruir o teto do estágio em cenários desse estilo, apenas com gancho normal isso funciona aqui.

Adicionalmente, vários detalhes no jogo foram adicionados e mudados. O estágio com o portal vermelho usado na tela "Choose Your Destiny" foi trocado por um portal na cor azul e adicionaram uma nova dificuldade chamada "Master". Neste nível de dificuldade, as Endurances Battles retornam, no qual você deve enfrentar até 3 oponentes em apenas um round. Isso não era visto desde o primeiro Mortal Kombat.

Os Tesouros Perdidos de Shao Kahn - prêmios selecionados, algumas lutas secretas, cutscenes escondidas, entre outras coisas - são introduzidos depois que você termina o jogo principal ou o torneio de 8 jogadores. Outras pequenas alterações no jogo incluem o anuncio do nome do personagem no qual Shang Tsung se transforma e o "Toasty!" de Dan Forden sendo tocado durante o fim do jogo ou quando se coloca uma ficha na máquina.

Porém, nem tudo foram flores. Alguns elementos de MK3 não estão presentes em UMK3 devido a limitação do cartucho do hardware escolhido para o jogo. As únicas biografias que aparecem são as de Kitana, Jade, Scorpion e Reptile, os personagens que não estavam presentes no jogo anterior. As biografias contém a mesma imagem da tela de VS, ao invés de retratos do corpo inteiro como em MK3.

Todos os finais do jogo mostram a mesma imagem da tela de VS com o texto subindo, ao invés das artes originais feitas no jogo anterior. A linha de texto que falava sobre a história acompanhado de imagens nunca é mostrada e os estágios "The Bank" e "Hidden Portal" foram removidos do jogo também.

A IA (Inteligência Artificial) do jogo foi melhorada, porém 3 novos erros foram encontrados: se você pular para longe do inimigo e der uma voadora nesse momento, o inimigo irá atacar com um projétil. Isso deixa a CPU vulnerável para certos golpes como o gancho-teletransporte de Sektor, o que pode levar a um combo devastador.

Se você apenas se movimentar para trás e para frente a uma certa distância do personagem inimigo, ele irá imitar esse movimento até o fim do round e não irá atacar (esse erro da jogabilidade se manteve também em Mortal Kombat Trilogy). E também, se você encurralar a IA no canto da tela e ficar usando apenas o soco como ataque, ela não irá defender, fazendo assim uma vitória fácil.

Mesmo nas revisões 1.1 e 1.2 do Arcade, esses erros permaneceram.


Personagens

Todos os personagens presentes no jogo anterior voltam, mas dessa vez ao lado de Jade, Reptile, Kitana e Scorpion. Há também 3 personagens secretos que podem ser selecionados através de códigos: Classic Sub-Zero, Ermac e Mileena. Noob Saibot e Rain também estão presentes, mas são controlados apenas nas versões caseiras lançadas nos 16-bits. Esses personagens que retornaram ao jogo foram bastante elogiados pela crítica, uma melhoria em relação ao elenco "desbotado" de MK3.

Abaixo vocês podem conferir a ficha dos personagens novos do jogo, visto que os antigos mantiveram a mesma história:


*Algumas dessas fichas não estão presentes na versão Arcade. Eu traduzi o texto das versões caseiras e o carachapadu editou os sprites pra elas parecessem com as do Arcade.


Artworks

Jax

Kabal

Kano

Kung Lao

Liu Kang

Nightwolf

Shang Tsung

Sheeva

Sindel

Sonya

Stryker

Sub-Zero

Classic Sub-Zero

Ermac

Human Smoke

Noob Saibot

Rain

Reptile

Scorpion

Kitana

Mileena

Jade

Cyrax

Sektor

Smoke

Motaro

Shao Kahn


Arenas

Incluindo todas as arenas de MK3, menos The Bank e Hidden Portal (que foram removidas), UMK3 trás 5 novos cenários: Scorpion's Lair (que contém um novo Stage Fatality no qual o personagem é jogado no rio de lava), Jade's Desert (uma referência ao final de Cyrax em MK3, no qual ele fica preso na areia), The Waterfront, Kahn's Cave e Scislac Busorez (anacrônico de Classic Sub-Zero). A fase Noob's Dorfen retorna como parte normal do jogo, sem necessidade de um código para acessa-la.

Antes de poder lutar nas fases originais de MK3, você deve passar pelas fases exclusivas de UMK3 duas vezes. A música usada no The Bank é tocada incorretamente em Jade's Desert quando você alcança as fases de MK3.


Scorpion's Lair

Kahn's Cave

Jade's Desert

Scislac Busorez

Waterfront


Ultimate Mortal Kombat 3 Wave Net

Uma versão raríssima do jogo que podia ser jogada online através de uma linha T1 (Internet de 1MB). Foi testada apenas em Chicago e San Francisco, cujo T1 era conectado diretamente com a sede da Midway; muitas pessoas nem sabiam da existência dessa versão durante o seu lançamento.

Uma loja manteve a T1 instalada até mesmo depois dos testes terem sido concluidos, mas eventualmente trocaram por outro jogo que utilizava uma conexão discada. Essa versão não foi lançada ao público mesmo depois que a sua estrutura foi desmontada, e não há dumps dessas ROMs em nenhum lugar da internet.

Uma das razões dessa versão não ter sido lançada ao público era devido a necessidade do T1, raríssimo na época do seu lançamento. O jogo foi lançado antes das tecnologias de banda larga serem acessíveis ao público. Isso foi apenas um teste da Midway para ver como os donos dos Arcades reagiam ao novo produto.

Algumas imagens e videos da versão Arcade:





Ports

Como a maioria dos jogos da série, depois dos lançamentos no Arcade o jogo foi portado para várias plataformas caseiras; aonde ganhou algumas versões muito boas e outras nem tanto.

Sega Saturn


Essas versão é baseada diretamente no MK3 que foi lançado originalmente para PlayStation e PC. Ele mantém a mesma qualidade gráfica e os menus e também mantém muitas das coisas de MK3 que removidas na versão arcade de UMK3. O conteúdo que diferencia UMK3 de MK3 foi adicionado a esmo, o que diminuiu o balanço da jogabilidade.

O estágio "The Bank" que foi removido na versão arcade retorna aqui e Shang Tsung ganhou uma transformação para Smoke ciborgue, o que não era possível nos arcades. Os personagens secretos podem ser desbloqueados através de uma opção secreta no menu, eliminando a necessidade de entrar 3 códigos separados para desbloquea-los. Isso é muito mais rápido, especialmente porque você não pode salva-los.

Os Kombat Kodes (para desbloquear os personagens secretos) foram encurtados para 6 espaços ao invés de 10 (provavelmente para o jogador conseguir fazer com apenas 1 controle), mas esse método ainda é mais devagar do que acessar o menu secreto.

Há alguns Kombat Kodes novos, porém vários presentes na versão Arcade simplesmente não funcionam aqui. Noob Saibot é uma sombra de Kano como em MK3, e não um ninja negro como na versão arcade de UMK3. Uma vez que a intro do Arcade não está presente, Rain não aparece no jogo, mas vários avisos foram colocados avisando que ele ainda pode ser achado no Graveyard.

Quando a Supreme Demonstration é ativada, ela demora mais de 30 minutos para passar, uma vez que o Saturn lê cada golpe separadamente.


Algumas imagens dessa versão:


*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.

Super Nintendo


As limitações do SNES levaram a várias mudanças nesse port, porém mesmo com isso houveram alguns melhoramentos. Enquanto os Animalities foram removidos, os Brutalities foram introduzidos: um golpe de finalização no qual o personagem ataca o inimigo com uma série de ataques que resultam na explosão do mesmo. Mesmo sem os Animalities, o Mercy foi deixado aqui.

Rain e Noob Saibot são personagens selecionáveis pela primeira vez e Mileena, Ermac e Classic Sub-Zero não precisam de códigos paa serem ativados. Motaro e Shao Kahn são personagens desbloqueáveis, porém apenas um jogador pode escolher um deles de cada vez. Um easter egg excluviso nessa versão permite que o jogador acesse 3 menus secretos que podem alterar drásticamente a jogabilidade do jogo.

Muitos sacrificios foram feitos para o jogo caber no cartucho do SNES: o narrador não anuncia mais o nome dos personagens, Sheeva foi removida - porém acessando o modo Tournament e selecionando o personagem aleatoriamente as vezes resultará no icone E, que na verdade representa Sheeva. Ela é bem bugada e pode travar o jogo no meio da luta.

Os tesouros de Shao Kahn foram diminuidos de 12 para 10, o estágio Portal de MK3 (aonde se enfrenta Smoke cibernético) está presente através de código de Game Genie, porém a cor foi mudada de vermelho para roxo e a música tocada no cenário é o mesmo do MK3 original.

Algumas finalizações foram editadas: o Friendship de Sonya é o mesmo de MK3, ao invés do novo introduzido em UMK3; o Fatality de Ermac foi totalmente alterado; Rain e Noob Saibot ganharam Babalities, Brutalities e Stage Fatalities mas não tem nenhum fatality normal; a finalização Hellraiser de Scorpion não está censurada como no Arcade; o beijo da morte de Kitana apenas incha a cabeça do personagem, assim como o fatality "Air Pump" de Kabal.

Diferente da versão do Mega Drive, essa versão tem apenas 7 estágios ao invés de 11 - 5 deles sendo os novos introduzidos em UMK3 e os outros dois sendo o Rooftop e The Pit 3 (que são utilizados para enfrentar Motaro e Shao Kahn, respectivamente). Há outras 2 fases que só podem ser acessadas através de código.

Essa versão foi considerada um pouco bugada, e também como o pior port do jogo lançado nesta plataforma mas mesmo assim foi nomeado na Nintendo Power Awards '96 na categoria Melhor Jogo de Luta Para Torneios.

Algumas imagens dessa versão:



Mega Drive


Devido as limitações do sistema, esse port tem gráficos e som inferiores ao port do SNES. Entretanto, ele tem várias coisas que não estavam presentes na versão Arcade. Denovo, como na versão SNES, Rain e Noob Saibot são personagens selecionáveis, assim como os chefes Motaro e Shao Kahn. Mileena, Ermac e Classic Sub-Zero são selecionáveis sem a necessidade de códigos.

Os Brutalities foram incluidos também, Shang Tsung pode se transformar em Smoke cibernético, Noob Saibot e Rain, o que não era possível no Arcade e Nightwolf tem o seu golpe com ombro que foi introduzido em MKT. Essa versão também contém uma reformulação do Pong chamada de MK4, que é a mesma que apareceu no port de MK3 nesta plataforma.

Alguns sacrifícios foram feitos: Animalities e Mercies foram removidos, reduzindo a quantidade de golpes de finalização. Os tesouros de Shao Kahn foram de reduzidos de 12 para 10 e o narrador não pronuncia mais o nome dos lutadores. Alguns cenários de MK3 não estão presentes, como o The Balcony e o The Street, fazendo com que se o personagem receber um gancho em Soul Chamber ou no Subway ele permaneça no mesmo cenário.

Mesmo com o estágio Bell Tower removido, o Stage Fatality está escondido nos códigos. Outra coisa de MK3 que foi totalmente deletada aqui foram os códigos do "Endurance Mode", que só podem ser acessados através do Game Genie e Sheeva que foi completamente removida, mesmo que suas vozes podem ser ouvidas no Sound Test.

Algumas finalizações foram editadas: o friendship de Sonya é o mesmo de MK3, ao invés do novo adicionado em UMK3 no Arcade; o Hellraiser do Scorpion apenas leva o oponente para o seu estágio, aonde eles pegam fogo e explodem; o beijo da morte de Kitana faz com que a cabeça do personagem inche até explodir, assim como o fatality "Air Pump" de Kabal.

Rain e Noob Saibot agora tem um Brutality cada, mas não tem outras finalizações; Human Smoke tem os mesmos combos de Classic Sub-Zero, ao invés de trazer novos; no Friendship de Stryker, os personagens correndo foram substituidos por cachorros. Diferente da versão SNES, UMK3 tem mais estágios. Com a adição de 5 novos cenários, o jogo ainda trás 6 de MK3 de volta (Subway, Bank, Rooftop, Soul Chamber, The Temple, e The Pit 3).

Essa versão é a segunda de UMK3 que mantém o estágio The Bank, com a versão do Sega Saturn sendo a primeira e a do Game Boy Advance sendo a terceira.


Algumas imagens dessa versão:



Windows 95/98/2000/ME

Entre 1995 e 2000, o jogo recebeu ports separados para essas 4 versões do Windows. Elas são conhecidas como "Ultimate Mortal Kombat: Third Legions" e são semelhantes a versão do Sega Saturn.


Game Boy Advance


Mortal Kombat Advance foi o nome dado a esta versão do jogo, que trás os mesmos personagens das versões 16-bit. Como o GBA tem 2 botões a menos do que os utilizados em UMK3, vários combos foram mudados. A violência do jogo também foi diminuida devido a audiência mais jovem do portátil (e mesmo assim recebeu o selo "M"). Há menos sangue no jogo.

Cada personagem (com excessão de Noob Saibot e os chefes) tem um Fatality e um Friendship. Três personagens secretos podem ser desbloqueados se você completar qualquer torre que não seja a "Novice". Esses personagens são: Human Smoke (Warrior), Motaro (Master) e Shao Kahn (Grand Master).

MKA foi drásticamente criticado tanto pelos fãs quanto pela mídia. Vários jogadores reclamaram que a dificuldade da CPU foi drasticamente aumentada em relação à UMK3, com a IA executando excessivamente combos longos e dificeis, assim como os controles muito fracos.

O editor Dan Hsu da EGM deu ao jogo a nota 0, a primeira na história da revista. No Game Rankings, o jogo tem 34% de aprovação dos gamers. MKA empatou com outros 2 jogos como os piores jogos de 2002 pela GameSpot.

Algumas imagens e videos dessa versão:





PlayStation 2


Em todas as "Premim Edition" do jogo Mortal Kombat: Armageddon dessa plataforma acompanham uma adaptação quase perfeita do Arcade no primeiro disco, porém é impossível salvar os personagens desbloqueados - é necessário repetir o código toda vez que desligar o console.


Xbox 360 (Xbox Live Arcade)


Essa é, essenciamente, uma versão emulada ao invés de um port verdadeiramente dito. Com isso, ocorreram algumas mudanças em relação ao original do Arcade: alguns pequenos glitches na programação como enquanto se joga no modo VS (seja no console ou online), o jogo ficaria repetindo o mesmo estágio infinitamente, há menos que você coloca-se um Kombat Kode para muda-lo.

Há outros glitches como a não possibilidade de salvar os personagens secretos como Classic Sub-Zero, Ermac e Mileena. O suporte à Xbox Live foi adicionado e assim como na versão UMK3 Wave Net as suas pontuações eram mostradas online e comparadas com seus amigos. A resolução da tela podia ser escolhida entre 4:3 e 16:9, além de algumas Conquistas que foram adicionadas também.

O jogo foi acidentalmente lançado no serviço de distribuição digital em uma noite de Sexta-Feira, 20 de Outobro de 2006 e foi removido do ar 20 minutos depois. De acordo com o Diretor de Programação da Xbox Live, Major Nelson, uma reunião de emergência foi feita para discutir o que fazer com o lançamento do jogo, visto que alguns usuários já tinham comprado. A decisão foi feita de lançar o jogo na manhã de sábado, 4 dias antes do previsto.

Ainda em 2012, esse é o único jogo da rede XBLA que foi lançado em outro dia da semana que não seja Quarta-Feira. Na lista de melhores e piores de 2006 do site GameSpot, eles nomearam UMK3 como o melhor jogo de luta daquele ano.

Em junto de 2010, o jogo foi removido da rede por causa de um problema em torno de direitos autorais da Midway, porém os que já tinham comprado o jogo ainda podem rebaixar o jogo e joga-lo online. Essa mesma versão foi incluida na coletânea "Mortal Kombat Arcade Kollection".


Algumas screenshots dessa versão:


*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.

Nintendo DS


Em 27 de Junho de 2007, o co-criador da série, Ed Boon, confirmou oficialmente um port para o DS chamado de "Ultimate Mortal Kombat", lançando as primeiras imagens no site da IGN. O jogo é um port perfeito da versão arcade de UMK3 que inclui jogatina via Wi-Fi e trás o mini-game "Puzzle Kombat" de Mortal Kombat: Deception.

Adicionalmente, quando Ermac, Mileena e Classic Sub-Zero são desbloqueados via Kombat Kodes, eles vão continuar disponíveis até mesmo quando o jogo for resetado, uma vez que é possível deixar isso salvo no seu profile. Foi lançado em 12 de Novembro de 2007 e recebeu um selo "M". Essa versão não contém os personagens exclusivos das versões 16-bits.


Algumas imagens e videos dessa versão:









Mobile e iOS


Em Dezembro de 2010, a Electronic Arts desenvolveu um remake do jogo para iOS que trás jogatina sem fio que funciona tanto por Wi-Fi ou Bluetooth. Mesmo com a jogabilidade se mantendo 2D como a original, os gráficos foram refeitos com poligonos 3D. Os controles foram implementados com botões na tela ou utilizando outras possibilidades com a tela de toque.

Comunicações em rede permitiam que as suas pontuações fossem postadas online e um esquema de controle mais simples foram incluidos também. No começo, haviam apenas 9 personagens (Sub-Zero, Scorpion, Kitana, Nightwolf, Jax, Sheeva, Sonya, Liu Kang and Stryker) e Ermac e Jade podiam ser desbloqueados. Em Junho de 2011 o jogo recebeu um grande update que trouxe todos os personagens do jogo, além de 6 novas arenas.

Também em Dezembro de 2010, a EA Mobile lançou uma versão do jogo para celulares compatíveis com Java. Essa versão trás 6 personagens jogáveis e 1 chefe.


iOS:


Java:




Mortal Kombat Arcade Kollection



Uma coletânea contando as versões arcade de Mortal Kombat, Mortal Kombat II e Ultimate Mortal Kombat 3 que foi lançada via download nas redes PlayStation Network e Xbox Live Arcade em 31 de Agosto de 2011 e logo em seguida para Steam em 01 de Fevereiro de 2012.

Essa versão inclui jogatina online e os personagens desbloqueáveis estão sempre desbloqueados no modo online (apenas para UMK3).


Aqui você pode conferir como ficou o jogo:



Finalizando

A Midway fez um ótimo trabalho em MK3, porém ela acabou deixando personagens clássicos de fora e isso não agradou muito os jogadores: então ela fez UMK3 para resolver esse problema e acabou com essa falta, além de trazer pela primeira vez alguns personagens que eram lendas urbanas como Ermac e finalmente dando caracteristicas únicas a outros personagens como Noob Saibot, Jade e Human Smoke.

Não sei se todos sabem, mas UMK3 do Super Nintendo e Mega Drive traziam alguns elementos do MKT devido a esses consoles não receberem uma versão desse jogo e terem sido lançados quase na mesma época.

Semana que vem vou falar justamente sobre MKT, o último upgrade de MK3 que foi feito apenas para o mercado caseiro - o que gerou alguns prós e alguns contras. Mais uma vez deixo registrado aqui o meu MUITO OBRIGADO ao usuário "carachapadu" do fórum SNK Neo Fighters que deu uma ajuda imensa ao fazer a montagem das fichas dos personagens e dos estágios que você puderam ver nesse post.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Ainda dá vontade de jogar, mas esses MK novos...

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas o meu MK favorito. Ao menos era antes da minha pessoa ter contato com o último, o MK9.

    Porém, apesar dos buracos gigantes na história e coisas justificadas com os famosos "por que sim".

    Esse jogo deu um super upgrade na jogabilidade e acrescentou muito à série.

    Apesar da versão arcade não ter sido lá a melhor no meu ponto de vista. Novamente fico com a do SNES, e eu tive contato com Arcade, Mega Drive e SNES. Achei arcade e Mega fodas demais mas ainda sou mais do console da Nintendo...

    E ainda tinha o tournament que se jogado no random tinha a possibilidade de enfrentar uma versão fantasma de Sheeva. Alguém lembra dessa ? XD

    ResponderExcluir
  3. eu nunca me transpormei no smoke humano

    ResponderExcluir
  4. a AI da Jade eh mt foda... Ela advinha tudo que vc faz e ainda tem a invencibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Eis um jogo que envelheceu bem.

    ResponderExcluir