quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Street Fighter III 3rd Strike: Fight for the Future


Street Fighter III 3rd Strike: Fight for the Future (Capcom, CPS-III) - Lançado em 12 de maio de 1999, é o terceiro e último jogo da série Street Fighter III. Trouxe consigo uma série de melhorias e adições que foram sugeridas pelos próprios fãs do jogo, numa tentativa de resgatar a série de seu fracasso total.


História

Um ano depois dos acontecimentos do torneio que decidiu o destino da humanidade, ainda desejando enfrentar lutadores formidáveis, Alex volta a cena. Ao mesmo tempo, lutadores marciais de todo o mundo vieram com o objetivo de acabar de uma vez por todas com Gill. Por uma questão de se descobrir, para se livrar de suas ambições... A jornada para descobrir o mais forte, ainda não acabou de fato.

Aqui não há um torneio de fato acontecendo, é mais cada um cuidando do seu próprio assunto e resolvendo o que vieram pra fazer - é tanto que é um dos poucos Street Fighter aonde a maioria dos finais não se contradizem, apenas uma pequena parte deles não aconteceu de verdade, uns 3 pra ser mais exato.

É tanto que os novos personagens do jogo nem fazem parte do torneio, como vocês vão conferir na ficha de cada um deles, cada um tinha seu próprio objetivo e foi nele.


Jogabilidade

As novas mecânicas de jogabilidade introduzidas em 3rd Strike são apenas 3. A primeira delas é o Red Parry, que permite você defender um golpe em "stun" se feito no timing correto. A segunda é as notas recebidas depois da luta: são avaliados os Ataques, Defesas, Técnicas e Extra Features. Notas são dadas de E até MSF (E, D, C, B, A, S, SS, XS, MSF).

A última novidade foi a volta do Bonus Game clássico aonde o objetivo é destruir um carro antes que o tempo esgote. Dessa vez eles usaram gráficos poligonais para fazer o carro e é mais fácil acerta-lo, mas em contra-partida ele leva mais dano antes de ser destruido totalmente.


Trilha Sonora

Os temas do jogo são predominantemente "House" e "Drum and Bass", com alguns elementos de Jazz, Hip-hip e Techno. Hideki Okugawa dessa vez optou por trabalhar sozinho nas músicas, com a única participação sendo do rapper canadense Infinite, que canta em 3 músicas e é a voz que você houve anunciando as lutas e cantando também na abertura e no player select.


Gráficos

Mais uma vez, esse departamento não deixou a desejar. As cores estão mais vividas do que nunca e os cenários com muito mais movimento do que nos anteriores. A única notícia triste aqui é que muitos dos estágios são apenas pequenas variações um dos outros, para economizar espaço no CD-ROM na época que já estava lotado com outras informações, mas as mudanças de manhã/tarde/noite foram mantidas.


Personagens:


Akuma Dublado por: Tomomichi Nishimura
"Aquele com o punho derradeiro" ... Akuma. A obstinação por trás de sua sina também é pura "batalha". A sua volta queimados, mesmo com milhares de mortos, desejando a próxima pessoa forte, ele percorre sobre o submundo a transita-lo. "Meu punho... ninguém pode com ele!" Essa tarde, mais uma vez, o sofrido demônio estremece.

Alex Dublado por: Patrick Gallagan
Batalhando com os campeões do mundo, o tendo percebido o pavor da luta e profundo Alex. Consigo mesmo, não entendendo a maravilhosa visão de se erguer mas não tão afiado para se controlar. Ele quer lutar com os mais "fortes"... O pensamento o estimula como sempre e mais uma vez ele ainda deseja ver os campeões que ainda não viu, então ele corre do lado do seu amigo Tom.

Dudley Dublado por: Francis Diakowsky
Reflorescido pelo título de campeão, aquele que foi premiado com o impressionante titulo especial de "Sir" Dudley. Por meio de uma investigação da família real, ele começou a ser anunciado para um torneio mantido pela presenta da notabilidade. "Se não vai ser uma partida dramática para ganhar mais do que perfeitamente..." Agora é o dia. Circulando pelo mundo, há tempo de sobra para melhorar ainda mais.

Elena Dublada por: Mie Midori
Quase 1 ano se passou desde de sua despedida a sua amiga japonesa. Para Elena, a nova primavera se tornou apenas para estudar pela França. Há algumas lutas legais todos os dias também, a deixando pensar na seguinte possibilidade... Então ela considera e, sem poder se conter "OK, vamos descobrir novos amigos!"

Hugo Dublado por: Len Carlson
Com o torneio anterior terminado em vitória, todos pareciam manter uma distância de Hugo, como uma maldição. Dia a após dia, o gerente Posion organizava partidas desnecessárias na intenção de montar uma equipe “New Army Corps Foundation & Warrior Scouting”. A cortesia dá lugar a fraqueza. Guerreiros! Reconheçam-se e os fracos desaparecem. Seu novo desafio apenas começou.

Ibuki Dublada por: Yuri Amano
Aquela que está próxima de sua graduação na Escola Secundária, Ibuki. Sem uma recomendação de sua escola, ela está aspirando a entrar em uma faculdade totalmente nova. Com o objetivo em mente, ela deve passar por testes severos para se graduar. Aguardando um encontro com um "doce amor", com o pensamento ou com o poder confinado na sua "kunai" polida. "Absolutamente, porque eu irei adorar a vida no campus com o namorado dos meus sonhos!"

Ken Dublado por: Yuji Kishi
Ele olha de relance para trás e vê Sean entusiasmado com a idéia de participar do torneio, enquanto ele mesmo suspira. Por tanto tempo não houve um oponente de espírito para lutar contra. Até parece que suas próprias habilidades ficaram meramente enfadonhas. Tamanha oportunidade, o rumor de uma misteriosa organização chega aos seus ouvidos. Ele já havia esquecido como era o fogo da empolgação. Graças ao seu pupilo, ele consegue reacender a sua chama.

Necro Dublado por: Lawrence Bayne
Para o fugitivo implacável da organização, não foi lhe garantido nem tempo para dormir, tanto para Necro quanto para Effie - mesmo utilizando a sua vantajosa habilidade - tiveram que se esconder no interior, enquanto a sombra da organização se materializa e começa a coloca-los em uma falsa esperança. Entretanto, Necro continua acreditando no dia que ele terá em suas mãos a "verdadeira liberdade".

Oro Dublado por: Takashi Matsuyama
"... Tempo livre não é o que procuro." Para Oro, o tédio chegou ao seu limite. Abrindo até mesmo inscrições a sua própria conveniência para um jovem lutador, nenhum deles durou muito tempo. Um dia, inesperadamente, algo despertou o seu interesse através de um rumor mundial. "Uma organização misteriosa, aquela com o punho definitivo... Bem, eu acho que vou mexer um pouco com eles."

Ryu Dublado por: Toru Okawa
Correndo mesmo sabendo quantas miriádes de batalhas passou, aquele que trocou um incontável número de golpes, Ryu. Cruzando o caminho para o "verdadeiro lutador marcial", muito dele ainda está obscuro e ainda não se deu forma. Mas para ele não há hesitação. Elevando-o a um novo guia de orientação, acredita que irá encontrar com um novo guerreiro e então continua a caminhar até o limite.

Sean Dublado por: Mitsuo Iwata
A vontade de Sean de participar de torneios de luta só aumenta. Mas o seu mestre Ken declara severamente: "Sua verdadeira habilidade agora é embaraçosa", isso pouco antes das preliminares do torneio. Custe o que custar, Ken só irá acreditar em mim se eu agarrar o meu próprio estilo de luta.

Urien Dublado por: Lawrence Bayne
Conquistanto a traição, ele virou presidente da organização. Porém para ele, essa é a maior insatisfação de todas. Para todos da organização, a silhueta do topo continuará achando que Gill é o seu soberano. Em tal irracionalidade, ele começa a achar isso tolerável. "Eu sou aquele que deve controlar! Quanto ao meu tolo irmão mais velho eu devo garantir o mais desesperoso dos castigos!!"

Yang Dublado por: Kentaro Ito
Proteger a paz do quarteirão é o seu orgulho. Naturalmente não haverá perdão para os oponentes que fizeram a "organização misteriosa". Seu irmão mais velho Yun também está sendo tomado por esse senso de dever. "Bem, dessa vez deixe me participar." diz Yun triunfalmente, para Yang guardar em seu coração. "Eu não vou depender dele dessa vez. Apenas observe, irmãozão!!"

Yun Dublado por: Masakazu Suzuki
O poder que vive dentro de casa pessoa é agradável junto com o sentimento de tensão que cobre as ruas de Hong Kong. Para Yun e compania terem percebido a ameaça da existência da organização misteriosa, prevenir a profundidade da organização é a sua principal determinação ao enfrenta-los. Não tendo exitado anteriormente, agora a empolgação de Yun bate mais forte. "Nossas ruas, eu vou mostrar como proteje-las!"

Gill Dublado por: Lawrence Bayne
Desde os dias antigos A.C., por meio de um gerenciamento ele conseguiu governar todo o mundo por trás de uma sociedade secreta, o lorde do poder miraculoso. Inflexível até mesmo com o seu irmão mais novo Urien, com a sua natureza conseguiu oprimi-lo e está em torno de toda a autoridade da organização. O projeto com o fim ideal da materialização da sociedade foi acelerado em 200 anos, agora certamente Gill parece está em papel de reconsquistar o poder em solo como o emperador divino do presente.


Personagens novos no torneio:

Chun-Li Dublada por: Atsuko Tanaka
Ela está procurando por uma jovem orfã que estava sob os seus cuidados e foi sequestrada sob circustâncias misteriosas.

Makoto Dublada por: Makoto Tsumura
Uma jovem garota japonesa, treinada no Rindoukan Karate. Desde a morte de seu pai, o dojo de Makoto tem entrado em decadência, então ela encontra Ryu e o desafia para restaurar o seu dojo para um estado melhor. O seu estilo de luta é mais sugestivo a um tradicional estilo de karate.

Q Dublado por: Len Carlson
Um tipo misterioso, que utiliza uma máscara e um sobretudo. Enquanto ele pode ser escolhido como um personagem normal, ele é um personagem aleatóriod a CPU no modo Single Player. Seu design é baseado em "K", o personagem principal de um tokusatsu chamado Robot Detective K.

Remy Dublado por: Eiji Sekiguchi
Um cabeludo francês que veste uma jaqueta de couro com um emblema de um "Omega". Ele tem um desentendimento contra todos os lutadores uma vez que seu pai desapareceu e sua irmã morreu. Seus golpes especiais são similares aos de Guile e Charlie.

Twelve Dublado por: Lawrence Bayne
Um dos primeiros soldados perfeitos do G-Project, ele pode transformar o seu corpo em várias armas. Twelve é ordenado para caçar e matar o seu protótipo, Necro, como sua primeira missão.


Estágios

Os estágios mantiveram as suas características, muito bem animados e coloridos, porém aqui foi usado uma técnica pra reduzir o tamanho dos dados usados: vários personagens dividem o mesmo cenário, porém com pequenas variações. Por exemplo: o estágio no Brasil agora fica em um caís, aonde de manhã quando Sean luta o movimento está intenso em descarregar cargas do navio e à tardezinha o movimento fica bem monotono quando Oro assume a luta.

Porém, isso não é valido para todas as arenas, alguns lutadores ainda mantém exclusividade sobre algumas delas.

Japão - Akuma

Japão - Q

Japão - Ibuki

Japão - Makoto

Japão - Ryu

Estados Unidos - Alex

Estados Unidos - Ken

México - Urien

Brasil - Sean

Brasil - Oro


Quênia - Elena

China - Chun-li

Hong Kong - Yang

Hong Kong - Yun

Inglaterra - Dudley

Alemanha - Hugo

França - Remy

Rússia - Necro

Rússia - Twelve

Localização Desconhecida - Gill

Bonus Stage - Basquete

Bonus Stage - Destruição de Carro



Imagens e videos da versão Arcade:





Versões lançadas

Em 29 de junho de 2000, uma versão para Dreamcast de 3rd Strike foi lançada. Como em Double Impact, esse port inclui os modos Arcade, Versus, Training (com opções de Normal e treino de Parry) e Options, assim como um modo chamado "System Direction" que permite você editar várias coisas no jogo - além claro de permitir que você controle Gill depois que alguns requerimentos são alcançados.

Como a trilha sonora do Arcade dessa vez já estava com uma qualidade sonora bem superior as anteriores, não foi preciso regravar todas as faixas, mas o que foi feito é que um remix de cada uma das faixas foi adicionado ao jogo e é tocado no terceiro round de cada luta. Esses remixes também estão presentes na versão para PlayStation 2.

Em 22 de julho de 2004, o PlayStation 2 recebeu uma versão de 3rd Strike apenas no japão que incluia uma escolha entre a trilha sonora original do Arcade ou a do Dreamcast. Foi lançada também uma edição limitada que continha um livro chamado "All About Street Fighter" que contava toda a história da série, um quebra-cabeça de 500 peças e um DVD com estratégias de jogo.

Esta versão foi lançada na América apenas na coletânea "Street Fighter Anniversary Collection" junto com outro jogo, Hyper Street Fighter II. Nenhuma versão desse jogo no PlayStation 2 foi lançada na Europa. Já em 18 de Setembro de 2008, o japão recebeu um relançamento do jogo num bundle junto com Capcom vs SNK 2.

A versão Xbox de "Street Fighter Anniversary Collection" por sua vez foi lançada em todas as três regiões. Em 3rd Strike foram incluidas todas as features da versão PlayStation 2, com a adição de um modo Versus online - porém essa funcionalidade não está mais online desde abril de 2010.

Em 2010, na Comic-Con de San Diego, a Capcom anunciou que uma versão online de 3rd Strike chamada "Street Fighter III: 3rd Strike Online Edition" estava em desenvolvimento. O jogo trás visuais um pouco mais limpos, modo online (duh) e foi portado pela Iron Galaxy. Essa versão tem muitas similaridades com "Final Fight Double Impact", com filtros visuais, uma trilha sonora remixada opcional feita por Simon Viklund e conteudo extra desbloqueado através de conquistas dentro do jogo.

Outros modos novos incluidos foram Tournament e Spectator, assim como "Trials" que ensinam as habilidades básicas do jogo e a habilidade de postar os replays no YouTube. Foi lançada na PlayStation Network em 23 de Agosto de 2011 e na Xbox Live Arcade no dia seguinte.


Imagens e videos dessas versões:

PlayStation 2 / Xbox:




PlayStation 3 / Xbox 360:





Artwork 1:


Akuma


Alex


Chun-li


Dudley


Elena


Hugo


Ibuki


Ken


Makoto


Necro


Oro


Q


Remy


Ryu


Sean


Twelve


Urien


Yang


Yun


Gill






Artwork 2:
Online Version


Akuma


Alex


Chun-li


Dudley


Elena


Hugo


Ibuki


Ken


Makoto


Necro


Oro


Q


Remy


Ryu


Sean


Twelve


Urien


Yang


Yun


Gill



Galeria de Capas:







E por hoje é só. Como vocês podem ver, essa foi a versão de Street Fighter III mais bem sucedida e aceita pelos fãs, devido a todo um trabalho de pesquisa e aperfeiçoamento feito pela Capcom direto com os fãs da série. Embora tenha demorado um pouco pro jogo chegar aqui nas Américas em sua versão americana fora do Dreamcast, ainda posso dizer que dentre todos os jogos da série, esse é o meu favorito e o que eu mais gostei de jogar.

Algumas pessoas praticamente ignoram a existência de Street Fighter III devido a falta de personagens clássicos e referências à série mas eu ainda acho que a jogabilidade é o mais importante e ela é até melhor que Street Fighter IV em alguns pontos. Essa é a minha opinião: não deixe de jogar esse jogo pela falta de personagens clássicos, os novos personagens tem seu próprio carisma embora não seja muito bem trabalho isso.

E só pra variar, fica aqui novamente o meu muitíssimo obrigado ao usuário "carachapadu" do fórum SNK Neo-Fighters pela montagem dos estágios que vocês puderam ver no post de hoje. Na semana que vem, trarei pra vocês o último jogo lançado na CPS-III, que é um jogo baseado em um mangá de sucesso relativo no Japão. Então aguardem que semana que vem tem um ótimo jogo aqui pra vocês conhecerem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

6 comentários:

  1. Falta a Street Fighter 3 o q sobrou em Garou: fazer os novos personagens serem carismáticos. :)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não acho que tenha sido bem a falta de personagens clássicos que me frustrou, mas sim a jogabilidade. Não me empolgou muito.
    Como já mencionei, joguei a versão demo da versão "Online" no PS3. Achei um pouco estranho.
    Não vou comparar com o IV pq me parecem jogos completamente diferentes (o lance do "2.5D" e tal).
    Aliás, vou um pouco: acho que no IV faltaram novos personagens como eles fizeram no III, eles investiram mais nos clássicos e os poucos que surgiram não são tão empolgantes. Pelo que li na descrição de cada personagem do III, eles são bem mais interessantes. Pelo menos em relação a um mexicano cozinheiro mascarado (entre outros).
    De qualquer forma, belo review. :)

    ResponderExcluir
  3. grande post esse seu. falando do melhor Street Fighter já feito.

    melhor até mesmo do que o IV

    eu mesmo não sou um grande fã de games de luta, mas jogo. Street Fighter 3 é incrível. não sei como as pessoas não gostaram do game por não ter o Guile ou Honda. qual é o problema dessa gente? eles querem que Dhalsim e Blanka lutem pelo resto da vida?

    olha só o que houve com KOF e seu elenco "Forever Young"...

    eu gosto de bastante do elenco, jogabilidade e os finais. prefiro ir com o Urien nesse jogo...

    iiihhh Leandro, aquele que veste uma tanga? vocês se perguntam.

    bom, concordo que ele poderia usar uma calça ou samba canção o que seria menos gay. mas ele usa o poder do aço(eu prefiro acreditar que ele usa terra como elemento) para criar uma armadura que penetra na pele. meu, isso é foda. e quando se bate nele, é como se batesse num muro de aço. e ele é importante sabiam?

    se ele não tivesse sequestrado a filha da Chun-li, ela nem daria as caras nesse Street Fighter 3 e como os fãs só gostaram do terceiro game da série depois dela aparecer... e também curto Q, tipo, o que raios ele é? um humano? robô? ciborge? e ele bate muito forte e para faze-lo aparecer em single player, tem que se jogar muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você é a segunda pessoa que eu conheço que fala que o III é o melhor que o IV: a primeira sou eu! XD Pessoal sempre cai de pau em discursão por conta da jogabilidade e também pelos personagens do III serem muitos diferentes do restante mas ai é que tá a graça!

      Eu acho que a Capcom fez muito bem em renovar o cast de personagens e mantér um certo carisma com eles mesmos, só acho que faltou um pouco mais de cuidado no roteiro que ficou muito "jogado" ao invés de ser algo mais sólido - mas cá entre nós, isso nunca foi o forte dos jogos da luta dela, certo?

      E quanto ao personagem Q, tem várias discursões na internet de pessoas tentando pressumir quem é ele, a conclusão mais aceitável é que ele seria o pai de Chun-Li, que finalmente conseguiu se libertar do Psycho Driver.

      Excluir
  4. Que esse é um dos melhores Streets não há dúvidas, e que o Gill é um apelão também não se discute!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Estava procurando na internet pela historia de SF III. Realmente é difícil encontrar isso(em português pelo menos)
    Não sei quem fez, e quem se deu ao trabalho de fazer esse resumo. Mas está ruim ó.
    :)
    Pouxa ... passar "google tradutor" sem revisar dá nisso hehehe

    ResponderExcluir