quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Red Earth / Warzard



Red Earth / Warzard (Capcom, CPS-III) - Lançado em 21 de Novembro de 1996 em arcades mundiais, foi o primeiro jogo a ser lançado para o hardware CPS-III e o único da plataforma que não foi lançado em nenhum console caseiro, embora tenha sido cogitado um lançamento no Dreamcast. Embora tenha acontecido esse fato, os personagens chegaram a aparecer em outros jogos da Capcom.

Jogabilidade

São 2 modos diferentes pra escolher: um Quest Mode que só pode ser jogado de 1 jogador ou um clássico VS. No modo Quest, o jogador escolhe um dos quatro personagens principais e vai avançando em sua jornada enquanto luta contra uma série de oito personagens controlados pela CPU em batalhas 1-on-1, ganhando assim pontos de experiência em cada batalha vencida. Já no modo VS, dois jogadores se enfrentam usando novamente os protagonistas, podendo escolher personagens iguais.

Uma das inovações em Red Earth é a utilização de um sistema de passwords, que permite o jogador jogue novamente com os pontos de experiência adquiridos em batalhas anteriores. O personagem adquire novas habilidades dependendo de qual lvl esteja.

O sistema de luta por si só é bem parecido com outros jogos da Capcom com pequenas mudanças apenas. A primeira delas é a barra de life de cada inimigo controlado pela CPU durante o Quest Mode que é mostrado na parte inferior da tela e é muito maior que a dos heróis. Também a medida que você vai acertando golpes nos oponentes, várias moedas e baús de tesouro aparecem na tela. Coletando moedas te dá pontos de experiência, enquanto itens podem ser Orbs (usadas para fazer Super Moves) e comida que enche o seu life. Esses elementos fazem o jogo ser similar a títulos de ação em progressão lateral ao invés de jogos de luta.

Além disso, Red Earth é um dos poucos jogos da Capcom com movimentos de finalização; incluindo alguns que partem o inimigo ao meio horizontalmente ou verticalmente, decapitação, ruptura de artéria, remoção de orgãos e desmembramentos. Outro título da Capcom que tem isso é Darkstalkers.

Personagens

Heróis:

Leo Dublado por Daisuke Gouri
Leo é o rei de Greedia. Ele foi amaldiçoado e transformado em um leão, sendo assim banido do seu reino por invasores misteriosos. Algum tempo depois, ele retorna a Greedia, procurando vingança.

Kenji / Mukuro Dublado por Yukimasa Kishino
Kenji é o lider de um esquadrão de elite ninja, e carrega uma bazuca enorme. Ele foi enviado pelo Shogun para lutar contra as naves que estavam atacando Zipang. Kenji então começa a desconfiar do Shogun depois que ele derrota Kongou, um mercante que se transforma em animal.

Tessa / Tabasa Dublada por Tomoko Naka
Tessa é uma maga que vive no reino de Icelarn. Ela deixa a sua terra natal para descobrir porque tempestades estão ocorrendo em Icelarn. Ela usa uma variedade de bichos quando ataca, assim como Maria na série Castlevania.

Mai-Ling / Tao Dublada por Megumi Urawa
Mai-Ling é uma praticante de artes marciais de Gora. Ela retornou de um torneio para encontrar a sua cidade natal em chamas, e então decide encontrar o culpado enquanto procura pelas crianças perdidas pela cidade. Mai-Ling veste uma armadura de batalha.

Inimigos:

Hauzer
Hauzer é um Tiranossauro Rex que foi ressucitado por Voldol.

Kongou Dublado por Daisuke Gouri
Kongou é um demônio que gosta de causar estragos quando não está em sua forma humana.

Ravange / Secneto
Uma cópia descarada de Cleopatra que pode se transformar em um chimera e pode sumonar os mortos.

Hydron / Nool Dublado por Osamu Hosoi
Metade amonite, metade kraken de proporções épicas que empunha um tridente.

Lavia / Laun Dublada por Tomoko Naka
A harpy who lives in Gora. Lavia also likes to skewer things.

Gi Gi Dublado por Osamu Hosoi
Uma estátua que caça intrusos na cripta. Ele tem uma versão primitiva de personagens com duas cores que alteram de acordo com o lado que estão olhando, uma técnica que seria depois aperfeiçoada no personagem Gill de Street Fighter III.

Blade / Jihad Dublado por Yukimasa Kishino
Uma armadura que foi trazida a vida por Valdoll. Ele empunha um tipo de broca-lança que atira lasers. Um dos personagens mais originais do jogo.

Scion / Valdoll Dublado por Daisuke Gouri
Um poderoso mago com dois dragões. Ele clama ser o messias e tem algumas magias loucas que transformam seus personagens em bebês como em Ghouls 'n' Ghosts, entretanto ele raramente usa essa habilidade.


Trilha Sonora

Uma trilha sonora oficial foi lançada em 18 de Dezembro de 1996 por ¥3200. Foi composta por Takayuki Iwai com ajudas de Ryoji Yamamoto e Wataru Hachisako. São 2 CDs com 72 faixas. Algumas dessas faixas foram incluidas em 2004 no jogo "Capcom Fighting Evolution", entretanto elas sofreram uma queda de qualidade e estão fora de ritmo.


Outras Mídias

Dois livros foram lançados no Japão sobre o jogo. O primeiro chamado "All About Warzard", é uma vista profunda sobre a criação do jogo que contém várias páginas com arte conceitual e screenshots, detalhes técnicos e aspectos musicais do jogo, assim como estratégias de jogo. O outro livro, chamado "Games Mook #65: Warzard", foi bastante similar, mas não é oficial. Este livro por sua vez continha uma sessão de artes feita por fãs.

Um mangá com personagens de Red Earth e Darkstalkers chamado "Maleficarum" foi publicado no Japão em 1997. Uma versão em inglês foi lançada pela UDON em Outubro de 2010.


Legado

Alguns dos personagens de Red Earth apareceram em outros jogos de luta:


  • Tessa apareceu como personagem controlável em SVC Chaos: SNK vs. Capcom, Pocket Fighter e Super Gem Fighter Mini Mix, além de um pequeno cameo no final de Leo em Capcom Fighting Jam. Ela também aparece no final de Dr. Strange em Ultimate Marvel vs Capcom 3.
  • Leo apareceu como personagem controlável em Capcom Fighting Jam. ELe também faz uma pequena aparição no final de Hawkeye em Ultimate Marvel vs Capcom 3.
  • Kenji também era um personagem controlável em Capcom Fighting Jam. Ele faz uma aparição como carta no modo "Heroes and Heralds" de Ultimate Marvel vs Capcom 3.
  • Mai-Ling é a única heroina que não apareceu como personagem controlável em outros jogos, mas apareceu nos finais de Pyron e Leo em Capcom Fighting Jam, em um movimento de defesa de Tessa em Pocket Fighter e no cenário de fundo de Shangai em Capcom vs SNK 2.
  • Hauzer não apenas apareceu como personagem controlável em Capcom Fighting Jam, como também apareceu no final de Ryu em Pocket Fighter e nos finais de Karas e Saki em Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars.
  • Hydron é o outro personagem controlável da série em Capcom Fighting Jam.
  • Gi Gi aparece no final de PTX-40A em Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars.
  • Vários dos chefes de Red Earth aparecem no cenário baseado no jogo em Capcom Fighting Jam. Gi Gi e Kongou aparecem no final de Jedah e Blade aparece também no final de Leo.
  • Kongou e Ravange também aparecem no final de Hsien-Ko em Ultimate Marvel vs Capcom 3, junto com os personagens Thor, Jedah de Darkstalkers e Orochi do jogo Okami.

Screenshoots e Videos:







E por hoje é só. Como vocês puderam ver, a Capcom tentou trazer um jogo diferenciado para o inicio da sua nova placa - é possível até ver algumas referências à D&D dentro do jogo - mas na hora de divulgar o jogo ela não o fez muito bem e acabou que esse jogo é bem desconhecido até hoje em dia para os fãs da empresa. Uma pena, porque o jogo é até bom, mas eu ainda acho que ele não deveria ser um jogo de luta e sim um beat 'em up com elementos de RPG como era D&D Shadows Over Mistara, assim teria feito muito mais sucesso.

Bom, na semana que vem é que o bicho pega! Vou trazer pra vocês a primeira versão de Street Fighter III lançada nesta placa que a Capcom tentou revitar a série levando-a um pouco para o futuro e trazendo quase todos os personagens à escolha sendo novatos - o que não agradou a muitos. Vejo vocês na semana que vem com um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Jogaço !! não tive a oportunidade de joga-lo nos fliperamas na época que foi lançado ( nunca o vi em nenhuma casa de arcades de BH )

    fui descobri-lo anos depois quando do lançamento do emulador de cps3 ...putz! a capcom realmente falhou e muito na divulgação deste que tinha tudo pra ter sido mais um hit da empresa

    ResponderExcluir
  2. Tá aí um jogo que eu nunca nem tinha ouvido falar. Mas a Tessa e a Mai-Ling pelo menos são familiares, afinal de contas elas fazem parte do jogo de luta que mais gosto (entre todos), o Pocket Fighter. Não sabia que elas eram desse jogo, mesmo.
    Não lembro do Hauzer no Pocket Fighter, vou ver se jogo o jogo novamente com mais atenção pra ver.
    O estilo do jogo pareceu interessante, se difere um bocado dos outros jogos de luta 1x1 que já existiram até hj. Gostei, vou tentar conhecê-lo melhor!
    E que venha SFIII, jogo da série que menos joguei (menos que o primeiro, acredite).
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Só fui descobrir esse jogo por causa do Capcom Fighting Jam se não nunca teria visto

    ResponderExcluir