quinta-feira, 5 de julho de 2012

Wrath of the Black Manta


Wrath of the Black Manta (A.I, NES) - Lançado no dia 17 de Novembro de 1989 no Japão sob o título "Ninja Cop Saizu", é um jogo de plataforma/ação 2D lançado pela Taito na América em Abril de 1990 e na Europa em 24 de Janeiro de 1991.

Não há muito o que falar sobre a história do jogo: você é um policial/ninja que precisa salvar as crianças que foram raptadas por um lider de gangue perigoso e acabar com todos eles no processo. Típico roteiro 8-bits.

O jogo se resume a cinco fases, na qual você utiliza as estrelas-ninja e suas habilidades Ninjutsu chamadas de "ninja Arts" para derrotar o cabeça por trás de tudo, El Toro. Uma das crianças sequestradas é um estudante do sensei de Black Manta, Taro.

O Black Manta por sua vez tem muitos poderes dos quais eles consegue depois de terminar um level. Antes de começar o próximo, é possivel que habilidade ele irá usar pressionando Start. Esses poderes podem ajudar Black Manta a derrotar os inimigos e chefes mais rapidamente. Apesar do objetivo do jogo ser salvar as criancinhas raptadas, o jogo não te impede de avançar se você não o fizer e tão pouco te dará algum tipo de recompensa se você o fizer.

Esse é um daqueles jogos que contém MUITAS diferenças entre a versão oriental e a ocidental:

  • As cutscenes, que na versão oriental tinham um estilo mais puxado para anime ou mangá e nas versões ocidentais elas foram editadas para terem um gráfico mais realístico.
  • O primeiro chefe, Tiny, era mais bem desenhado e continha mais animações do que na versão ocidental.
  • Na  versão oriental, havia um tipo de arma que fazia Black Manta atirar um projétil diretamente de seus braços. Essa arma não está presenta na versão ocidental.
  • Na fase do Rio de Janeiro, na versão oriental o chefe era uma criatura feita de eletricidade (Blanka COF COF), enquanto na versão ocidental ele foi trocado por um guerreiro Voodoo.
  • Os cenários de fundo nas batalhas contra os chefes tão totalmente diferentes em ambas as versões.
  • E pra finalizar, os sprites de animação de Black Manta pulando para cima é diferente nas duas versões. Na versão oriental eles colocaram "linhas" para mostrar a velocidade do salto ao invés de mostrar os pés dele.

O resto das diferenças é mais estética e visando diminuir a dificuldade do jogo: há 6 fases na versão original enquanto na ocidental há apenas 5. A segunda fase da versão oriental foi totalmente removido de Black Manta. Essa fase também tem um chefe que é um olho flutuando que também não está na versão ocidental.

Na fase final também há algumas pequenas modificações: na versão oriental você deve derrotar todos os chefes das fases anteriores, enquanto na ocidental você deve derrotar apenas um deles. O chefe final também é completamente diferente. Na versão ocidental, basta derrotar El Toro  utilizando 1 das 4 "ninja arts", já na oriental a batalha toma lugar em uma nave espacial que solta vários inimigos do jogo e depois disso o chefe se transforma em um alien que deve ser derrotado sem nenhuma "ninja arts".

E pra fechar, as duas trilhas sonoras são completamente diferentes uma das outras e a ordem na qual se obtem as ninja arts é diferente também nas duas versões.


Algumas imagens e videos do jogo:

*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.




E por hoje é só. Esse foi o primeiro pedido atendido do mês, que foi feito pelo meu grande amigo carachapadu (sim, o do Fórum SNK-Neo Fighters que me ajudou nos posts de Fatal Fury), afinal eu não podia deixar de atender um pedido do cara, ele fez mais do que a conta lá quando precisei. Eu particularmente nem conhecia esse jogo, só fui conhecer mesmo depois que ele me falou e eu dei uma jogadinha. 8-Bits sempre tem pérolas como essa esperando pra ser jogadas...

Na semana que vem, mais um pedido será atendido e dessa vez será um pedido feminino! Isso mesmo! Depois de muito tempo enrolando me procurando pra fazer o seu pedido, a Ritinha Ratinha finalmente escolheu o seu jogo e semana que vem vocês vão saber qual é! Só fica uma dica: também é 8-bits! É isso ai, vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. sem palavras man =(, mo flashback aqui agora, eu joguei muito esse game, aluguei umas 3x mas como era muito pequeno não tinha muita habilidade acabei não finalizando o game, lembro que meu velho amigão de jogatina de Nes 8Bits jogou muito esse game comigo (PAI), vlw man muito obrigado mesmo, adorei a matéria e prometo zerar as duas versões \o/

    ResponderExcluir
  2. Pô, não estou conseguindo visualizar as imagens aqui, dá a mensagem que atingiu limite de visualizações.
    Sobre o jogo, como a grande maioria dos jogos de NES e dos Fatal Fury (kkk), nunca joguei. Mas ele me pareceu um tipo Shinobi com o Blanka como chefe de uma das fases, é isso? hehehe... não desmerecendo, o jogo parece legal, foi só sacaneando mesmo! hehe
    Abraço

    ResponderExcluir