quinta-feira, 26 de julho de 2012

Waku Waku 7


Waku Waku 7 (Sunsoft, Neo Geo) - Lançado no dia 21 de Novembro de 1996, é um jogo de luta que foi inicialmente lançado para Neo Geo e depois foi portado para o Sega Saturn. Um port "arcade-perfect" foi incluido no jogo "Sunsoft Collection" lançado em 2008 para PlayStation 2. Em março de 2010 o jogo apareceu no Virtual Console do Wii, mas só no Japão até o momento. Uma versão para Neo Geo CD foi planejada mas cancelada devido a sua falha no mercado mundial.

História

"Foi dito que a pessoa que coletar todas as 7 legendárias esferas de WakuWaku terá todos os seus desejos realizados. Aqueles que estão em posse de uma delas, fica obssecado e louco para pegar as outras. E então, quem será vitorioso em batalha e virará o dono das esferas? Vitória ou derrota - tudo depende de você". Esse é o texto sobre a história incluido na abertura. Parece até Dragon Ball e o torneio de artes marciais.


Personagens

São 9 lutadores para se escolher, sendo que 2 deles estão disponiveis apenas no modo Versus das versões caseiras. Todos eles são bem distintos uns dos outros e são paródias de personagens de outros jogos famosos.

Todos eles tem um golpe especial poderoso que são fáceis de executar, porém o personagem ficará por alguns segundos vulnerável pois o mesmo tem que ser carregado antes de ser executado. Esse golpe é indefensável e também muito dificil de desviar, mas pode ser cancelado se o mesmo ainda estiver sendo carregado.


Rai

Rai Bakuoh, um garoto esquentadinho de 15 anos de idade que está atrás das Waku Waku Balls para conquistar o seu sonho de viver aventuras mais excitantes. Ele é uma parodia ao típico herói adolescente de certos animes e mangás. Em seu estágio, ele pratica manobras em sua bicicleta.
A maioria de seus golpes são baseados no elemento elétrico. Ele consegue pular bem alto, inclusive fazer um segundo pulo. Sua cor é vermelha.

Arina

Arina Makihara, uma garota de 17 anos com orelhas de coelho, vestindo um collant e uma jaqueta de manga curta. Ela está atrás das Waku Waku Balls para conseguir realizar o seu sonho de viver um lindo amor. Ela aprendeu a lutar em aulas extracurriculares obrigatórias no colegial. Ela é vista bastante com suas amigas e seu irmão mais novo. Ela, suas amigas e o seu irmão mais novo são paródias dos típicos personagens meio animal/meio humano de vários animes e mangás shoujo. Sua cor é laranja.

Dandy-J

Um caçador de tesouros contratado para pegar as Waku Waku Balls, mas ele não tem nenhum desejo em particular. Em sua jornada, ele é acompanhado da amiga de sua filha, Natsumi Hazama, e o seu gato de estimação Rampoo (algumas vezes mencionado como Ramp ou Rump). Ele utiliza o seu chicote nas batalhas, com Natsumi e Rump fazendo aparições em pequenos ataques ao oponentes. Ele é uma paródia tanto da série Indiana Jones quanto do personagem Joseph Joestar, de JoJo's Bizarre Adventure. Sua cor é a azul.

Mauru

Mauru (conhecido como Marurun na versão japonesa), é uma criatura roxa da floresta que é uma paródia do "Totoro". Ele carrega uma criança perdida chamada Mugi Rokujoh e gosta de frutas e cantar. Seus movimentos são bastante parecidos com os de Sasquatch, da série Darkstalkers. Sua cor é verde.


Politank-Z

Politank-Z é um tanque-mecha da policia, que por sua vez é uma parodia dos tanques policiais de "Dominion: Tank Police". Ele é pilotado pelo chefe e seu confiável parceiro, Mechanic, que é m cachorro. O Politank é grande e lento fazendo-o um alvo fácil de acertar, porém seus ataques tiram muito dano.
Sua cor é azul-marinho.

Slash

Slash faz o esteótipo de "bishounen". Ele é um calmo e reservado elfo, com cabelo verde claro, usa um sobretudo azul e luta com uma espada laser. Ele também é um dos que não tem um desejo particular ao conseguir as Waku Waku Balls. Ele faz parodia aos espadachins de certos animes e mangás. Sua cor é púrpura.


Tesse

O sétimo robô construido pelo Dr. Lombrozo, Tesse foi feita para cozinhar e mantér a casa limpa. Ela procura as Waku Waku Balls não apenas para curar a doença do doutor mas também realizar o sonho de virar humana. Ela luta usando vários utensilios do lar, ataques elétricos e uma seringa.
Ela é uma paródia de Astro Boy. Sua cor é amarela.


Selecionáveis apenas no modo Versus:


Bonus-Kun

É um saco de pancadas vivo cuja motivações, aparência e ataques foram copiados diretamente de Ryu, de Street Fighter. Sua origem vem do jogo "Galaxy Fight: Universal Warriors", aonde ele o saco de pancadas de um dos personagens e depois ganhou vida e foi treinado pelo mesmo.
Devido a sua falta de membros, ele não pode se abaixar ou agarrar os oponentes. Em Waku Waku 7, ele tem mais movimentos do que ele tinha em Galaxy Fight. Sua cor é branca.

Fernandez

Makaitaitei Fernandez (Fernandeath na versão japonesa), é uma esfera negra com braços arredondados, pernas e asas pequenas, um grande sorriso estampado na cara e uma voz modulada irritante. Ele é o chefe final do jogo e é tão alto quanto um arranha-céu.
Devido a meios mágicos, os oponentes também ficam gigantes ao enfrenta-lo, fazendo uma referencia ao gênero Kaiju. Sua cor é preta.



Arenas

Há um estágio para cada personagem do jogo, cada um deles com variação de "manhã", "tarde" e "noite" para dar um ar diferente ao jogo. Vários dos outros personagens aparecem ao fundo de alguns estágios observando a luta.

City Park - Slash

Downtown - Dandy-J

Dr. Lombrozo's Research Center - Tesse

Furry Creature Forest - Mauru

High School Sports Stadium - Rai

Shopping Bay - Arina

Central Police Department - Politank-Z

Waku Waku City - Fernandez

*O personagem Bonus-Kun não tem uma fase específica.


Jogabilidade

A jogabilidade do jogo é bem simples, lembra até um pouco "Real Bout Fatal Fury 2", os combos são feitos com facilidade e basta segurar o controle pra frente e fazer uma sequencia de botões e acabar a sequencia com um golpe. Isso funciona para todos os personagens. Basta memorizar porque não há muitas combinações para cada um deles.

A única coisa notável é que os botões de soco e chute são invertidos ao normal dos jogos da SNK.

Trilha Sonora

Um CD com a trilha sonora foi lançada pela Pony Canyon e pela Scitron Label em 21 de Agosto de 1996 exclusivamente no Japão sobre o catalogo PCCB-00215. Contém quase todas as músicas de fundo, assim como efeitos sonoros e samples de voz da versão Arcade. Foi composta e arranjado por Masato Araikawa.


Alguns videos e imagens do jogo:





Bom, e por hoje é só! Como vocês podem ver, Waku Waku 7 é um jogo bem carismático, colorido e divertido de se jogar com os amigos se você já está enjoado dos jogos de luta que você já conhece. Pena que por essas bandas daqui, metade das sátiras perdem a graça mas ainda sim não tira o brilho desse jogo.

Semana que vem começa o especial CPS-III, no qual em 5 posts eu irei falar dos 6 jogos que foram lançados para essa placa da Capcom que foi a menos sucedida de toda sua carreira, e que levou a mesma de desistir de autoria em hardware no mercado. Fiquem atentos que semana que vem tem mais!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

5 comentários:

  1. Jogo 2d de boa qualidade, joguei muito na época (até por que as sequências são bem fáceis de fazer). Vale a pena relembrar com um bom versus entre amigos...

    Ah, adorei a referência as Esferas do Dragão!

    \^^/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de jogar Waku Waku...mas me agradou bastante a qualidade dos gráficos e as sátiras são ótimos ingredientes pra um belo jogo de luta.Vida longa ao 2D!

    Blog muito bom mesmo,cara!Não canso de parabenizar.

    ResponderExcluir
  3. Credo, que Dragon Ball o plot do jogo! hahaha
    Mas é tudo bem parodiado mesmo, então blz.
    Os dois primeiros personagens são quase o Goku e a Bulma! huahuahua
    Deviam existir mais jogos como este. Aliás, outro pra eu conhecer num futuro próximo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Mano até Jojo da aí isso foi uma Jojo referência

    ResponderExcluir
  5. Dandy-J é uma paródia tanto da série Indiana Jones quanto do personagem Joseph Joestar, de JoJo's Bizarre sim isso foi uma Jojo referência.

    ResponderExcluir