quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cadillacs and Dinosaurs


Cadillacs and Dinosaurs (Capcom, CPS-I) - Lançado em abril de 1993 nos Arcades, é um beat 'em up de progressão lateral baseado em uma série de quadrinhos chamada "Xenozoic Tales". O jogo foi produzido como uma interseção com a animação da série, que estava indo ao ar no mesmo ano em que o jogo foi lançado. No japão o jogo é conhecido como "Cadillacs: Dinosaurs of a New Century.

A história é bem diferente: começa com a Terra ficando bem poluida e sofrendo uma série de desastres naturais que destruiu cidades e matou milhões de pessoas. Para sobreviver, os humanos em todo o mundo começam a construir cidades subterrâneas para sobreviver até que em um certo ponto todos começam a viver lá.

600 anos se passaram desde o ocorrido e então as pessoas começam a decidir se devem ou não retornar a superfície. Quando eles o fazem eles encontram... Dinossauros! Aqueles que acreditava-se estar extintos estão de volta com outros monstros e eles andam livremente pela Terra. Isso não impede os humanos, que logo em seguida começam a voltar à superficie.

Os dinossauros porém parecem bem diferentes do que eram, e os humanos começam a se dar bem com os mesmos, vivendo em sintonia. Porém, há um grupo de humanos conhecido como "Black Marketeers" que caçam dinossauros por dinheiro. Depois de um tempo, os dinossauros começam a ficar furiosos e começaram a atacar tudo o que eles vêem. O que estará causando isso?

São 4 personagens disponíveis: 

Jack Tenrec é o protagonista da série. Ele tem uma garagem própria e é muito habilidoso em recuperar Cadillacs. Ele também tem um bichinho de estimação, um Allosaurus que ele mesmo criou desde pequeno como cão de guarda, apesar de que ele não é mostrado no jogo. Jack é também o personagem mais equilibrado de todos.


Hannah Dundee é a paixão de Jack e ela também o ajuda em sua garagem. Como na maioria das personagens femininas, ela tem pouco poder de ataque mas ela é a personagem mais rápida do jogo. Ela também tem uma habilidade única e consegue causar mais danos quando utiliza armas.



Mustapha Cairo é um dos amigos de Jack e quando ele fica sabendo que os dinossauros estão atacando as pessoas, ele vai ajudar o seu amigo. Mustapha é tão rápido quanto Hannah, porém o seu dash attack é o melhor do jogo.




Mess O'Bradovich é um personagem que ninguém sabe nada sobre ele. A sua ficha simplismente mostra "mistério" mas pelo menos ele parece conhecer Mustapha e ajuda os outros na luta. Ele é o mais lento dos personagens, porém seus golpes são os mais fortes.




3 jogadores podem jogar ao mesmo tempo, fazendo assim com que a quantidade de inimigos aumente e a barra de life dos chefes fique maior. Cada personagem tem pelo menos 7 tipos de ataque, no qual um deles é um ataque em conjunto com outro personagem.

São 8 fases no total e você enfrentará vários inimigos humanos, genéticos e dinossauros até chegar ao Dr. Simon Fessenden. Os dinossauros fazem um papel neutro no jogo, eles só te atacam se você os atacar primeiro e quando atacados, eles ferem até mesmo os personagens controlados pela CPU.

No arsenal disponível há armas de fogo (fuzis, pistolas e rifles), explosivos, pedras, facas e armas de ataque direto como um típico "porrete". Há até uma fase aonde você irá dirigir o Cadillac e tentar derrubar o chefe de sua moto sem cair dele.


Algumas imagens e videos do jogo:





Continuação


Em junho de 1994 foi lançado para Sega CD e PC um jogo chamado "Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm" feito pela Rocket Science Games e também baseado na HQ "Xenozoic Tales". A história é basicamente a mesma, porém a progressão do jogo é diferente: este aqui é um FMV aonde você controla o carro em algumas cenas e em outras apenas a mira para atirar.

É um jogo bem fraquinho e pouco adiciona à série, apenas listando aqui por curiosidade dos jogadores.


Algumas imagens e videos do jogo:





E por hoje é só. Esse foi o pedido do @JuninhoNash atendido, uma pena mesmo que a versão original dos Arcades nunca tenha aparecido em consoles e a Capcom tenha perdido a licença sobre o jogo - por isso ele não está presente em nenhuma de suas coletâneas com jogos de arcade. É um excelente jogo, acredito que tenha sido um baita sucesso aqui no Brasil porque aonde eu vou tem sempre alguém falando dele.

Na semana que vem, que é a última dos pedidos, será atendido a escolha do @RockySilvaBR que pediu um jogo de luta bastante curioso do Neo Geo que já esteve presente aqui no blog, mas reformulei o post e dessa vez vai aparecer muito mais completo do que antes! Vejo vocês na semana que vem.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

10 comentários:

  1. jogao, pena mesmo que nao teve versao caseira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joguei no dreamcast peguei emprestado receber com amigo no meu amigo joguei bem pouco.

      Excluir
  2. Hannah *.*
    Gastei muita ficha com C&D... Bateu até vontade de jogar agora.

    ResponderExcluir
  3. Joguei hoje. O Mustapha é o melhor. Impossível jogar com outro. Rsrsrs. Ótimo jogo.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente eu já gosto de jogar com o Jack. A primeira vez que joguei o C&D foi em Águas de Lindóia-SP, depois só fiquei jogando no emulador. É um jogo que não dá para esquecer.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que a Capcom perdeu os direitos sobre o jogo e me perguntava porque não tem em nunhum console,mas esse beat 'em up é muito loko

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, não conhecia a versão de SEGA CD. Mesmo que ela não seja tão interessante assim.
    O jogo pra Arcade é bom demais, mas eu não me lembrava de tantos detalhes. Pra falar a verdade nem das características dos personagens... hehe!
    Outro ótimo post.

    ResponderExcluir
  7. Jogo muito no emulador aqui, aliás em um dos meus Blogs(Games e Gamers) postei ele completo com várias fotos, vale uma olhada.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Só pra quem gosta de C&D hackeado: facebook.com/photo.php?fbid=2218221205057465
    Abs.

    ResponderExcluir