quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fatal Fury: King of Fighters


Fatal Fury: King of Fighters (SNK, Neo Geo) - Lançado em 20 de Dezembro de 1991 para arcades e plataformas caseiras, é um típico jogo de luta vs criado pela SNK. Foi o seu primeiro jogo de luta lançado para Neo Geo, que inaugurou a franquia Fatal Fury e também o primeiro jogo que havia menção ao campeonato "King of Fighters", que em breve se tornaria uma base para os jogos da série The King of Fighters.

O designer do jogo foi Takashi Nishiyama, o criador do primeiro Street Fighter de 1987. Enquanto estava supervisionando esse projeto, ele também estava fazendo em paralelo Street Fighter II. Embora sejam do mesmo produtor, os dois jogos tem focos totalmente diferentes: SFII era mais focado em combos, enquanto Fatal Fury tinha ênfase no timing dos golpes especiais e uma forte história de fundo.




A jogabilidade não foge muito do convencional, e era baseada mais ou menos na jogabilidade do Street Fighter original: 2 botões para atacar porém foi introduzido um terceiro botão para um agarrão. Os golpes especiais eram desferidos como qualquer outro jogo de luta, mas ao invés de seus comandos virem colados junto à máquina (prática muito comum naquela época), você ficava sabendo dos comandos apenas depois de vencer uma luta.

O aspecto mais notável do jogo foi a introdução de 2 planos nas lutas. A maioria dos estágios contém esses 2 planos, o central e o de fundo - porém apenas personagens controlados pela CPU podem "circular" entre esses planos livremente, você só vai pro outro se desferir um ataque na hora em que o oponente trocou de plano. Porém, utilizando de um comando, em certos estágios de apenas 1 plano você pode atirar o oponente na multidão fazendo ele perder um pouco mais de life que um golpe normal.

A cada duas lutas, o jogador participa de um bonus game envolvendo uma quebra de braço contra a CPU. Para vence-lo, basta apertar o botão A rapidamente. Sua dificuldade ia aumentando gradativamente a medida que o jogo passava.



Geese Howard, o soberano de Southtown, está novamente patrocinando o grande torneio "King of Fighters" esse ano, e seus poderes estão no seu ápice. Entretanto, ele ainda está por descobrir o que o destino lhe aguarda, a "Batalha do Destino"...

Os Irmãos Bogard, Terry e Andy, embarcaram em uma jornada de treinamento marcial depois de ver Geese matar seu próprio adotivo 10 anos atrás. Agora, eles finalmente retornam para Southtown em busca de vingança. Entretanto, isso não é o único motivo pelo qual eles querem acabar com Geese, que rege a cidade com um punho de ferro atrás dos panos. Os dias vão passando e eles vão ficando cada vez mais impacientes...

Então um homem se aproxima dos irmãos vingadores: seu nome é Joe Higashi. Tendo chegado a cidade para participar do famoso torneio, Joe revela aos dois que o patrocinador do evento é o próprio Geese e é uma chance perfeita de chegar até ele. Os irmãos então decidem entrar no torneio.




Terry Bogard - Depois da morte do seu pai, Jeff Bogard, que era um grande lutador, Terry parte de sua cidade natal Southtown para embarcar sozinho em uma jornada de artes marciais. Ele se fortaleceu com diversas técnicas combinadas com as de seu falecido pai, o mestre que foi reconhecido como o mais forte.

Viajando por vários lugares, Terry ganhou experiencia em luta de rua, eventualmente criando o seu próprio poderoso estilo. Agora, ele retornou para derrotar o seu antigo inimigo, Geese, como um lobo faminto caçando a sua presa.

Andy Bogard - Irmão de Terry Bogard, juntos foram criados por Jeff. Andy sempre sofreu por ter um corpo menor e nunca conseguiu superar o seu irmão. Ele também deixou Southtown e partiu numa jornada para aumentar os seus poderes, entretanto ele foi derrotado um dia por um japonês misterioso ainda menor que ele.

Andy então começa a treinar sob a tutela desse homem, aprendendo a arte marcial do Koppou. Não é preciso dizer que ele ainda tem um desejo ardente de acabar com Geese e vingar a morte do seu pai, entretanto ele também espera pelo dia que vai encarar o seu irmão de frente numa batalha mortal. Aonde será que vai acontecer a batalha final dos irmãos?

Joe Higashi - Joe nasceu no japão mas sempre foi treinado na doutrina do Muay-Thai e sozinho viajou até a Tailândia. Sua alta velocidade e chutes precisos o fizeram uma lenda num piscar de olhos, um campeão indefensável no Muay-Thai.

Porém o seu status e fama por ter sido o campeão mais jovem em sua classe não foram o bastante para ele e mesmo sendo ameaçado de ser excomunado da organização de Muay-Thai, ele vai atrás de um outro tipo de torneio que irá presentia-lo com oponentes mais fortes. Poderá ser o seu talento a causa da sua demonição?

 Duck King - Luta o seu próprio estilo dançante da arte do Koppou. Era claramente inspirado pelo MC Hammer, porém com um moicano e um pouco mais pardo.

 Michael Max - Antigo campeão dos pesos pesados no boxe, seu soco carrega consigo uma técnica fatal. Esse é um dos personagens sub-utilizados que nunca mais apareceram em outros jogos da SNK.


 Richard Meyer - Um expert em capoeira, um estilo de luta que apresenta um trabalho excelente de pernas. Depois desse primeiro jogo, as únicas aparições dele seriam cuidando de um bar em pequenas imagens no Fatal Fury 2 e como personagem controlável no jogo "The King of Fighters 2006" para PlayStation 2. Seu bar ficou famoso e apareceu também no jogo "The King of Fighters '94, porém trocaram a sua localização para o México ao invés de Estados Unidos.


 Hwa Jai - Apesar de ter sido expulso da organização de Muay-Thai, o seu chute feroz ainda é uma ameaça. Ele é um daqueles típicos casos de lutadores que perdiam a cabeça e recorriam a esteróides para vencer campeonatos, coisa comum na Tailândia. Foi um dos mais personagens sub-utilizados da SNK, que retornaria apenas 20 anos depois como um personagem controlável em "The King of Fighters XIII".

 Tung Fu Rue - Um mestre no estilo chines "Punho das Oito Extremidades". Sua especialidade é o chute giratório. Ele era mais ou menos baseado no Mestre Kame, aonde ele tinha um poder que aumentava bastante a sua massa muscular para aumentar o seu poder de ataque, porém quando nesse modo ele perdia a cabeça e não sabia muito bem o que tava fazendo.



 Billy Kane - Um adepto da luta com bastões. Será que o seu bastão hexagonal o fará invencível? Se tornou um personagem regular em Fatal Fury como sub-boss em várias edições e fez aparições esporádicas na série "The King of Fighters".

 Raiden - Um maldoso wrestler que expele uma bruma venenosa. Voltaria em Fatal Fury 2 sem a máscara e com outro nome, mas ainda sob o nome de Raiden fez uma aparição em "Capcom vs SNK 2: Millionaire Fighting 2001" e reprisando o seu papel em Fatal Fury: Wild Ambition.

Geese Howard - O antigo campeão da Associação Nacional de Artes Marciais da América, antes mesmo de ser campeão foi apelidado de "Lobo Solitário Matador Geese" no underground e é temido até os dias de hoje. Ele gradualmente foi ganhando status e autoridade por meios ilicitos até que conseguiu o controle de Southtown.

Ele assassinou Jeff Bogard, o único homem cujo ele temeu, e depois usou o seu dinheiro sujo para seu próprio treinamento nas artes marciais. Ele se torna um matador frio quando irritado, revelando sua verdadeira face. Ele nunca irá parar até ter destruido o seu oponente usando suas técnicas sujas. Surgiram até rumores que ele é forte como um demônio...



Southtown é dividida em 7 áreas, cada uma servindo de palco para as batalhas. Lutas de rua ocorrerão no meio de multidões de espectadores que se juntaram para assistir. Em ordem de chegar até Geese Howard, o verdadeiro tirano da cidade que está no topo do próprio torneio, um deve ganhar todas lutas até o fim! Os estágios tem variações de dia, tarde e noite.

 Pao Pao Cafe - O maior restaurante de Southtown, esse estabelecimento é dirigido por Geese. O licor é ótimo mas a comida é horrivel.

West Subway - Um lugar inesperadamente animado que é considerado um bairro pobre. Entretanto, quase 70% dos habitantes nessa área são usuários de drogas devido a influência de Geese.

Howard Arena - Na superfície, parece que Geese construiu essa arena como um presente para a cidade, mas na verdade ela serve de escola de treinamentos para os seus assassinos.

Sound Beach - Lugar bem agitado, sempre cheio de gente e coisas acontecendo. Uma bela vista da cidade pode ser obtida daqui.

The Happy Park - Com uma bela fonte de água no centro, o parque é um lugar tranquilo para relaxar e recuperar as forças. Várias construções podem ser vistas daqui.

Dream Amusement Park - Um parque de diversões com vários vendedores de drogas ilegais que negociam em plena luz do dia. A roda gigante ganhou popularidade pela sua vista panorâmica da cidade.

Southtown Village - A área litoranea que serve de local para encontro de casais. Geese mantém seus olhos bem abertos nesse lugar, uma vez que seus capachos tendem a desaparecer por aqui.

Geese Tower - para demonstração de seu poder, Geese mandou construir uma torre com as mais derivadas estátuas de colecionadores. É um grande empreendimento que fica nos limites da cidade.







Versões Lançadas

Cerca de um ano depois, em 27 de Novembro de 1992, foi lançada a versão para Super Nintendo que foi desenvolvida pela Takara. Essa versão descartou os dois planos, trocou o bônus game da quebra de braço por um desafio de acertar pneus em Sound Beach e as batalhas 2 vs 1 não estão presentes. Novidades por conta do modo VS aqui: apenas o Player 2 pode controlar os outros personagens além de Terry, Andy e Joe e há a possibilidade de escolherem personagens iguais. As cutscenes foram trocadas por pequenas imagens recortadas com legendas embaixo.

Em 23 de Abril de 1993 foi a vez do Mega Drive receber a sua versão. Os personagens Hwa Jai e Billy Kane foram removidos e viraram apenas cameos nos cenários e ao invés deles você enfrenta os outros 2 personagens que não escolheu. No modo VS os dois jogadores podem escolher qualquer personagem, incluindo Geese através de códigos. Os 2 planos foram mantidos e as ilustrações se parecem mais com as originais.

Já em 21 de Maio de 1993, o computador Sharp X68000 receber um port bem próximo do Arcade, apenas com uma pequena limitação no tamanho dos sprites e na jogabilidade lançado pela Magical Company. E pra fechar, em 9 de Setembro de 1994, o Neo Geo CD recebeu sua versão, com várias vozes e músicas re-arranjadas com melhor qualidade.

Você ainda pode encontrar essa versão de Fatal Fury nos seguintes formatos: como parte da coletânea Fatal Fury: Battle Archives Vol. 1 p/ PlayStation 2, na coletânea SNK Arcade Classics Vol. 1 p/ PlayStation 2, PSP e Nintendo Wii, uma versão no Virtual Console do Nintendo Wii lançada pela D4 Software e também na NeoGeo Station p/ PlayStation 3 e PSP.


Algumas screenshoots e videos dessas versões:

Super Nintendo:




Mega Drive:




Sharp X68000:



E por hoje é só. Como vocês podem ver com esse post, eu estou tentando novas maneiras de dividir as informações, pra ficar ainda melhor de vocês lerem e trazer a maior quantidade de informações possíveis sobre o jogo, cujo sempre foi o meu intuito desde o inicio do blog mas só estou conseguindo de uns tempos pra cá devido a minha falta de fontes boas até um certo tempo atrás.

Na próxima semana, vou continuar o Especial falando sobre Fatal Fury 2, que foi um grande passo que a franquia deu e o jogo já ficou mais ou menos nos moldes de como ele seria até o fim da carreira, apenas aprimorando algumas coisas aqui e ali com o passar do tempo. Esse sempre foi o forte da SNK, experimentar novas jogabilidades e explorar muito a história por dentro do universo. Vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

14 comentários:

  1. puxa..lembro que Fatal Fury tinha( ainda tem ) um carisma enorme...por algum motivo eu queria deixar o street fighter 2 para me dedicar a esse "novo" jogo...a época tinha uma maquina num shopping proximo a minha casa ...passei otimas horas detonando esse maravilhoso game assim como o fiz com quase todos da franquia...comprei o cartucho com a versão para super nes mas a conversão-pifia- quase arranhou o brilho da serie para mim...naquela saudosa época o port para mega se saiu melhor em termos de jogabilidade ...ja em fatal fury 2 o super nes mandou ver em cima da versão mega...em fatal fury special a takara meio que ferrou com a jogabilidadenos golpes de carregamento ( estilo sonic boom ) e eu perdi o interesse nos pports e passei a acompanhar só nos arcades..até o maravilhindo garou sair para dreamcast

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Aguardando ansiosamente o post do 2! :D

    ResponderExcluir
  3. Joguei muito esse game no Mega Drive. Por isso desconhecia totalmente o personagem Hwa Jai, e o Billy kane pra mim era personagem apenas do fatal Fury 2. Só fui conhecer esses dois no primeiro Fatal Fury por meio de emuladores. Gostava bastante da jogabilidade dele talvez mais que o próprio Street Fighter, justamente por conta do foco na colocação dos golpes, o que tornava as lutas de certa forma mais reais. Técnica que foi um pouco esquecida nos outros jogos da série (inclusive nos KOF).
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Bem, foi esse jogo que em 1993 (eu tinha 11 anos) me levou a locadora de Games de Alexandre em Rio Doce. Foi lá que começei a gastar meu dinheirinho com "jogatina"...kkk

    Pergunta: o que é que Hwa Jai bebe durante os combates pra mudar de cor?

    PS: dá para ver que nos estágios Sound Beach e The Happy Park eles repetem todos os figurantes na mesma ordem e na mesma sequência. Pense numa preguiça que tava esse programador.kkk

    Aguardando novo post.

    ResponderExcluir
  5. G-zus, que maravilha de matéria!!!

    Imagino o trabalho que o Dr.João teve ein!!!


    Lendo e morrendo de nostalgia!

    ResponderExcluir
  6. Matéria muito boa!!! Gostei dessa "reformulada" que você deu nessa matéria, parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Novo modelo de postagem ta ótimo cara, e a matéria em si muito boa, pena que pra mim Fatal Fury nunca teve a menor graça então fica meio complicado, porém gostei muito mesmo da abordagem.

    Parabéns, e verei o próximo, espero ansiosamente pra ler sobre o único Fatal Fury que eu gosto.

    ResponderExcluir
  8. Belo texto. Apesar de ter jogado esse jogo até que bastante na adolescência, eu não conhecia as histórias por trás dele. É aquele tal negócio, moleque só queria saber de entrar nas lutas e sair dando porrada na CPU... hehehe!
    Joguei só a versão de Mega Drive, não cheguei a ver versão arcade e nem outras plataformas. Vou ver se tento alguma das coletâneas pra conhecer a versão arcade.

    ResponderExcluir
  9. Alguém me explica a capa americana da versão Neo Geo?
    É o Andy lutando contra o Terry? Se for, qual o sentido disso?
    [Marcelo]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é Andy lutando contra Terry. Apesar de serem irmãos, eles sempre tiveram essa rivalidade toda, ainda mais por parte de Andy que sempre foi mais fraco que Terry.

      Excluir
  10. Pena que a capa continua horrível... coisa de americanos mesmo, duvido que a capa japonesa seja assim D:

    ResponderExcluir
  11. Apesar de aparecer neste jogo no papel de adversário, Tung Fu Rue é na verdade o mestre de Terry e Andy e deseja apenas testar as habilidades de seus alunos. Tung também foi o mestre de Cheng Sinzan, Geese Howard e Jeff Bogard.
    De acordo com a história oficial, Geese Howard assassinou Jeff Bogard quando Terry e Andy ainda eram crianças, devido ao mestre Tung tê-lo desprezado por ser maligno e ensinado apenas a Jeff os segredos de sua arte marcial.
    Este jogo foi o 1º jogo de luta em que um lutador (Michael Max se você ficar fugindo muito e Geese Howard) podia provocar o adversário.
    Fatal Fury: The King Of Fighters foi lançado antes de Street Fighter II e conta com ex-programadores que trabalharam no Street Fighter I.
    Este jogo foi originalmente nomeado como Real Bout, mas depois os produtores mudaram de idéia. Porém, pode-se ver essa inscrição em alguns estágios do jogo. Curiosamente, a série foi renomeada de volta para Real Bout a partir de sua quarta edição (Real Bout Fatal Fury)
    O capoeirista brasileiro Richard Meyer aparece neste jogo pela única vez como um personagem de luta. Porém, na sequência da série de jogos, seu aprendiz Bob Wilson passa a representá-lo e ele faz cameos nos cenários.
    O boxeador afro-americano da categoria peso-pesado Michael Max é uma homenagem da SNK a um dos maiores lutadores de boxe de todos os tempos: Mike Tyson.
    O DJ/Mixer profissional, rapper e dançarino profissional Duck King é uma homenagem meio tonta da SNK ao rapper afro-americano MC Hammer (Stanley Kirk Burrell), usando suas calças de paraquedista e usando breakdance como estilo de luta.
    O brasileiro mestre de Capoeira e proprietário da rede de restaurantes, bares e boates Pao Pao Café Richard Meyer é uma homenagem (ainda que tonta) da SNK ao comediante, ator, cantor e escritor estadunidense Richard Pryor.
    O último mestre do Hakkyokuseiken, um antigo estilo de kung fu incomum com base nas artes marciais, Tai chi chuan e Bājíquán, conhecido como Holy Fist of Eight Ways (八極聖拳 Hakkyokuseiken?), o lendário mestre ancião da China Tung Fu Rue é uma homenagem da SNK ao personagem Mestre Kame da série de mangá e anime Dragon Ball.
    O lutador tailandês de Muay Thai (Boxe Tailandês) Hwa Jai é uma homenagem da SNK ao personagem Tong Po (intepretado pelo autor belga de origem marroquina Michel Qissi, nascido Mohammed Qissi, e mestre de boxe, caratê shotokan, kickboxing e muay thai) do filme Kickboxer - O Desafio do Dragão (1989).
    O lutador australiano de Luta Livre Profissional (Pro Wrestler) Raiden/Big Bear é inicialmente uma homenagem da SNK ao lutador estadunidense de Luta Livre Profissional (Professional Wrestling ou Pro Wrestling) Big Van Vader (Leon Allen White), muito famoso nos anos 1980 e 1990 no Japão.
    O mestre de artes marciais japonesas Geese Howard é possivelmente baseado no vilão Souther da série de mangá e anime Hokuto no Ken (Fist of The North Star).
    Bill Kane, Raiden/Big Bear e Hwa Jai são os principais guarda-costas pessoais e os lutadores mais fortes a serviço de Geese Howard.
    Geese Howard é o principal chefe do crime organizado de South Town. É o criador e o primeiro anfitrião do torneio de artes marciais mistas chamado de King of Fighters, organizado na cidade estadunidense de South Town no ano de 1992.
    Neste jogo, caso o jogador queira desafiar um outro jogador (jogar contra), primeiro os dois devem derrotar juntos o personagem controlado pelo jogo (2 contra 1). Isso somente não pode acontecer ao se enfrentar Geese Howard.
    A música ouvida quando dois jogadores se enfrentam é retirada da 1ª fase de outro jogo produzido pela SNK: Street Smart.
    A versão japonesa possui uma jogabilidade melhor sendo os movimentos os mesmos do Fatal Fury 2. A versão americana possui comandos difíceis de se fazer.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Vc fuçou mesmo a istória dos games e suas versões, agora deu vontade de ver todas as continuações dessa saga! Curioso que, na primeira capa, a do Neo Geo mostra Andy derrubando Terry, será que a SNK achava que Andy seria o queridinho de Fatal Fury? Ele é bom sim, mas Terry tem mais personalidade e ainda por cima vai ter um casinho com Blue Mary futuramente, enquanto Andy vai passar seus dias correndo da Mai..kk. Muito bom o post.
    Abraço!

    ResponderExcluir