quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fatal Fury 2


Fatal Fury 2 (SNK, Neo Geo) - Lançado em 12 de Dezembro de 1992, é o segundo jogo da franquia Fatal Fury e é uma continuação direta do jogo anterior. Ele também é o segundo jogo da série "100-Mega Shock" da SNK, que já buscava naquela época melhorar ainda mais os gráficos e a manipulação de sprites em seus jogos, que cada vez mais ocupavam cartuchos ainda maiores. O jogo também continuou com uma história forte, porém no meio de tudo ainda sobrou espaço para alguns toques de comédia.




A jogabilidade foi implementada, dessa vez incluindo 4 botões de ataque (soco fraco, chute fraco, soco forte e chute forte), utilizando assim todos os botões do controle para atacar. Outro movimento era esquivar do oponente dando dois toques para trás no direcional para dar um pequeno salto para trás.

A luta em 2 planos foi mantida, mas dessa vez o sistema foi refinado: o jogador pode se movimentar livremente entre os dois planos apertando os botões de soco e chute fraco ao mesmo tempo; esse movimento é chamado de Plane Move. Já com o Power Attack, que é desferido apertando soco e chute forte você manda o oponente para o outro plano.

Com o inimigo no outro plano, você tem 3 tipos de movimentos pra fazer: Low Plane Move Attack (desferir um ataque fraco, no qual o seu lutador dá um salto baixo e de curto alcance atacando o inimigo), High Plane Move Attack (desferir um ataque forte e de longo alcance no oponente). Algumas fases tem objetos no fundo como touros, correntes eletrizadas e utilizando o Power Attack você manda o inimigo direto neles.

Outras novidades também foram implementadas: com o Evasion Attack era possivel contratacar o oponente com um golpe especial enquanto ainda se está defendendo o golpe dele e também é possivel provocar o oponente apertando o soco forte de alguma certa distância. O Desperation Move também foi iniciado aqui, um golpe especial que causa muito dano no inimigo mas só pode ser usado quando seu life está abaixo de 25% e piscando em vermelho.

Jogando normalmente, você irá enfrentar 8 inimigos (incluindo um clone do personagem que você escolheu), seguido de 4 chefes-não controláveis em lutas ao redor do mundo. Depois da quarta luta, o jogador é presenteado com um bonus game que consiste em quebrar pedaços de madeira pra ganhar pontos o mais rápido possível.


Southtown é um lugar que uma vez foi dominado por um homem chamado Geese Howard. A ambição desse homem não conhecia limites e ele queria subjulgar todo o mundo, com Southtown sendo a sua base de operações. Boatos sobre a sua existência se espalharam por todo o mundo e as pessoas vieram a cidade temê-lo.

Mas Geese estava relutante quanto a sua expansão mundial. A razão para isso era um homem que estava pressionando Geese. Ele era um obstáculo até mesmo para um homem cheio de confiança como ele era. Foi mandada então uma carta intimidando-o, entregue pelos próprios homens de Geese.

Esse misterioso inimigo estava querendo clamar para si o trono do submundo de Geese. Ele obstruiu os planos de Geese para dominar o mundo em segredo, fazendo uso de metodos inusitados. Assim então, Geese foi derrotado por Terry e Andy, filhos de Jeff, como se os céus não permitissem que ele e esse misterioso podessem coexistir ao mesmo tempo.

O tempo passa...

Terry estava treinando na sua academia como sempre, trabalhando de boa, quando recebeu um convite para um novo torneio King of Fighters. Coisas aconteceram desde o último torneio. Os guerreiros ainda estão lutando, abstraindo o que aparecem em sua frente. Para cada um deles, uma nova batalha está para começar.




Terry Bogard - "O momento em que você vier para cima de mim, vai ser o seu fim."

Ele continua na atividade como campeão dos remanescentes das lutas de rua de Southtown. Sua marca registrada é o seu chapeu e seu colete que servem de inspiração para todas as crianças da cidade. Mais uma vez ele irá mostrar suas garras, em ordem de revelar a verdadeira identidade do misterioso Krauser.

Andy Bogard - "Desculpa irmãozinho, eu vou cuidar disso sozinho."

Andy é o irmão mais novo de Terry. Ele tem um treino particularmenet rígido em ordem de compensar sua pequena estatura. Depois da batalha do destino, ele mais uma vez começou uma jornada para melhorar suas habilidades. Ele recebeu o seu convite quando estava no Japão, fortificando sua mente para a batalha.


Joe Higashi - "Você não ouviu falar de mim? Qual é o seu problema? Esteja preparado!"

Ele saiu de Southtown jurando se reunir com os irmão Bogard denovo. No processo, ele fez um retorno espetacular ao mundo do Muay Thai, reclamando de volta a sua posição de campeão e renovando sua lenda de invencilidade própria. Ele complementou o seu arsenal de chutes com uma técnica chamada "Hurricane Upper".

Big Bear - "Contra humanos eu tenho que me segurar, ou então eu vou acabar matando eles."

No torneio anterior, Big Bear participou como um vilão ao lado de Gesse Howard. Nesse novo torneio, ele não utiliza mais a máscara de Raiden e faz um retorno triunfante como um wrestler ortodoxo. Como os seus oponentes eram os animais selvagens da Austrália, sua força cresceu consideravelmente.

Yamada Jubei - "Eu tenho que me tornar o mais forte do mundo rapidamente, para que eu possa usar minhas técnicas de sujeitar nas gatinhas."

Um estranho velhote que quer ganhar o torneio para se dar bem com as garotas. Entretanto, poucas pessoas sabem que ele é um judoca legendário, capaz de despachar lutadores dos melhores rankings em um instante.nNão é nenhum exageiro falar que ele é o mais forte velhote do mundo.

Cheng Sinzan - "Você nunca deveria entrar no caminho de um gênio como eu."

Não há nada que Cheng goste mais do que dinheiro. Ele não gosta de se cansar, então ele nunca treina de jeito nenhum - entretanto ele é capaz de demonstrar uma forma descomunal com sua arte marcial chinesa. Seu sonho é ganhar o torneio e depois usar o seu nome para criar um dojo super faturador.


Kim Kaphwan - "Você não é páreo para o meu Tae Kwon Do."

Kim acredita firmemente que Tae Kwon Do é a mais forte arte marcial do mundo. Ele entra no torneio para defender a dignidade das artes martiais sul coreanas. Seu estilo de luta combina ataques e defesas numa única arte que implacavelmente acaba com os oponentes e acabou virando o núcleo da vida de Kim.


Mai Shiranui - "Você é hábil o bastante até mesmo para tocar o meu corpo?"

Uma ninja que herdou as artes ninjas do seu clã centenário. Ela participa do torneio como um teste para os frutos do seu treinamento. Desde muito jovem, treinou seu requintado corpo na arte da luta e como não se fosse o bastante, seu avô ainda ensinou Andy pessoalmente como lutar.




Dessa vez espalhadas por todo o globo, elas ficaram ainda mais detalhadas e bonitas. Dessa vez, a SNK quis entrar na "brincadeira" e adicionou vários easter-eggs pelas fases, irei descreve-los abaixo.

Coréia do Sul (Seoul) - Kim dança pelo ar na frente do portão do sul. E quem é aquele na motocicleta? ps: é um dos easter eggs, Tung Fu Rue é quem passa várias vezes pelo cenário pilotando motocicleta.

Japão (Jukai) - Mai luta a bordo de uma jangada descendo o rio. Vários santuários aparecem pelo cenário de fundo. Vários monumentos que lembram estátuas que estavam presentes na Geese Tower podem ser vistas nesse cenário.

América (Keystone) - Esse é o estágio de Terry. Ele luta no teto de um trêm transcontinental. O Monte Rushmore está ao fundo do cenário.

Austrália (Alice Springs) - Caminhoneiros e motoqueiros se juntam. O pôr do sol ilumina Big Bear enquanto ele uiva o seu grito de guerra.

Hong Kong (Aberdeen) - Um restaurante cheio de luzes de neon é o plano de fundo para a batalha. É aqui aonde Cheng desencadeia suas artes marciais únicas.

Japão (Kumamoto) - Um parque alinhado a duas estátuas majestosas... Esse local idílico é onde Jubei escolhe lutar. No segundo plano há 5 pinturas, como se podem ver na imagem, o resto do cenário só fica visivel quando você as destrói.

Tailândia (Chiang Mai) - Contra um cenário de um lindo tempo no lago, Joe mostra suas proesas com os chutes. Há alguns peixes dentro dos vasos.

Itália (Veneza) - Andy espera você a bordo dentro de um barco finamente trabalhada. Aqui você pode ver o pintinho do Duck King correndo pelo cenário tentando acompanhar a luta.










Versões lançadas

Em 26 de Novembro de 1993, o Super Nintendo recebeu uma versão feita pela Takara e novamente estava bem próxima do arcade, apenas com uma velocidade reduzida, o que prejudicava um pouco a jogabilidade. Ainda naquele ano, a Magical Company lançou a versão do Sharp X68000 e em 24 de Junho de 1994 foi a vez da Takara lançar a versão de Mega Drive. A velocidade nessas duas versões estavam melhoradas e mais condiziam com o arcade.

Essas três versões da Takara são as únicas que permitiam você controla-se os 4 sub-chefes através de códigos, e também como esses consoles tinham mais botões que o Neo Geo, alguns ataques que eram desferidos apertando 2 botões viraram um botão separado aqui. O Player Select dessas versões também é diferente do Neo Geo, sendo em formato de caixa ao invés dos personagens em pé um do lado do outro.

Em 12 de Março de 1994, a Hudson Soft lançou uma conversão para o seu PC Engine CD, porém para joga-lo era necessário comprar o Arcade Card que aumentava a memória ram do console. Ainda em 1994, foi lançada uma versão chamadaa "Nettou Garou Densetsu " para Game Boy. Essa versão trazia consigo gráfico em SD (corpo pequeno e cabeça grande), corte em todas as vozes e no lugar das vozes, nos Desperation Moves apareciam balões com a fala do golpe. A versãod e Neo Geo CD foi lançada em 14 de Setembro de 1994, e é bastante parecida com a versão anterior.

A versão original também foi incluida na coletânea "Fatal Fury: Battle Archives Vol. 1" para PlayStation 2  e foi lançada no Virtual Console do Nintendo Wii em 30 de Junho de 2008 pela D4 Software.

Uma pequena curiosidade: o Neo Geo era bem popular na Arabia Saudita no começo dos anos 1990, chegando a vender cerca de 3000 cartuchos por ano. Porém, Fatal Fury 2 foi o primeiro jogo a ser banido por lá por conta da roupa de Mai Shiranui.


Algumas screenshots e videos dessas versões:

Super Nintendo:



Mega Drive:



Sharp X68000:




PC Engine CD-Rom²:





Game Boy:




E por hoje é só. Nessa versão, a Takara daria adeus as conversões para Mega Drive e focaria apenas no Super Nintendo até o fim de 1994, e depois deixaria de converter os jogos da SNK. A grande verdade é que depois de Fatal Fury Special, Samurai Shodown, World Heroes 2 e Art of Fighting 2 seria dificil portar os jogos da SNK mantendo um certo nível de qualidade nessas plataformas, então depois do Special a própria SNK iria converter seus jogos apenas para a atual geração de consoles.

Na semana que vem, eu vou falar sobre Fatal Fury Special. Eu decidi falar separado dessa versão por dois motivos: ao mesmo tempo que ela expande e modifica um pouco o que aconteceu em Fatal Fury 2, ele não é considerado como parte da cronologia e foca um pouco mais na comédia do que na forte história que a série sempre teve. Então aguardem que semana que vem eu trarei tudo bem detalhadinho pra vocês.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

11 comentários:

  1. Fatal Fury 2 rpz como eu jogava isso *_*
    ótima matéria, como sempre da melhor qualidade, e tbm não consigo imaginar o quanto de vezes eu ouvi a frase AGAIN, LEGENDARY MAN RETURN... XD
    quando chegou o Arcade aqui no bairro agente ficava la olhando a intro do jogo pq não tinha grana pra jogar XD..
    AGAIN, LEGENDARY MAN RETURN... /o/

    PS: melhor capa é do Mega Drive =P

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que quando conheci Fatal Fury, foi a versão Especial que tinha ate duas versões, numa delas Ryo Sakazaki era controlavel. Foi por causa do estagio final do Krauser. que comecei me amarrar em musica clássica e ter Wolfgang Amadeus Mozart como compositor clássico predileto. Excelente matéria, Parabens man!

    ResponderExcluir
  3. Show de matéria! Vicio total nesse game clássico!!! Joguei muito inclusive da versão Mega Drive. Hj tenho no emulador mesmo ;)

    ResponderExcluir
  4. "que tempo bom, que não volta nunca mais!"

    Já sei até o que eu vou jogar quando chegar em casa hoje a noite ^^/

    AGAIN, LEGENDARY MAN RETURN...

    Parabéns por colocar tanta emoção nesse jogo que considero um divisor de águas.

    ResponderExcluir
  5. o fatal fury 2 realmente colocou a serie em um novo patamar ..lembro-me bem da época em que eu mostrava a maquina pro pessoal no centrão dizendo que era "tão bom quanto street "

    estou ansioso pelo reviwe do fatal fury especial pois queroi muito comentar a respeito das conversões que o mesmo teve para outras plataformas ( sega-cd e snes principalemnte )

    ResponderExcluir
  6. Fatal Fury 2 fez parte da minha infância, um dos games mais legais que tive o prazer de jogar, hj em dia tenho no emulador, mas a emoção não é a mesma quando jogava no mega drive.

    ResponderExcluir
  7. Joguei uma vez no Fliperama e umas milhares de vezes no Mega Drive e eu até considero tão bom quanto a versão Neo Geo.

    ResponderExcluir
  8. Para mim é um dos melhores jogos de luta. Só perde para o Fatal Fury Special rsrs. Nessa época o sonho de todo gamer era ter um Neo Geo. O jeito era jogar Neo Geo CD na casa do amigo rico rsrs. Como sempre, quando eu ouvi a trilha totalmente remodelada no Neo Geo CD eu pirei. Como os CD's podiam rodar em qualquer tocador de CD, peguei logo emprestado e gravei em minha fita K7 para ouvir no meu Walkman (Alguém se lembra?)

    Quem quiser degustar as trilhas sonoras é só visitar o mp3game.blogspot.com

    []'s

    ResponderExcluir
  9. Vou te confessar que achava que nunca tinha jogado o FF2, mas na verdade vendo as telas acabei me lembrando que joguei sim a versão do Mega Drive, algum dia aluguei o jogo.
    No final de contas não tem bem uma história como o primeiro, dos irmãos Bogard atrás do Geese, esse é mais o torneio mesmo então?
    Muito bom este post também!
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Da hora... Mas comenta Double Dragon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Double Dragon já está na minha lista de futuros posts cara! Fica de olho no blog que em breve ele aparecerá por aqui!

      Excluir