quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fade To Black



Fade to Black (Delphine Software International, DOS) - Lançado em 22 de Setembro de 1995, é um jogo de ação-aventura dirigido por Paul Cuisset e é uma sequência do seu jogo anterior, Flashback (a sigla do jogo é F2B, fazendo uma menção indireta ao significado Flashback 2).


O protagonista, Conrad Hard, que em Flashback destruiu o planeta de aliens hostís chamado Morphs e entrou em animação suspensa em sua espaçonave que viaja sem rumo certo pelo espaço. Meio século depois, ele é chamado pelos Morphs e imprisionado na prisão lunar de New Alcatraz.

Lá, ele é salvo por um homem que se introduz por John O'Connor, que diz para ele que os Morphs o direcionaram para a sua nave e deixou para ele alguns itens de interesse (um PDA e uma arma), antes de destruir a câmera. No PDA, ele deixa uma mensagem para Conrad se esgueirar até a parte de trás da base que ele o espera.

Assim começa a mais nova jornada de Conrad, que deve mais uma vez enfrentar os Morphs e sua ameaça de dominação da galáxia. O jogo segue um ritmo parecido com os primeiro Tomb Raider, houve até uma controvérsia na época entre os desenvolvedores de ambos os jogos sobre plágio e infringimento de patente.

Enquanto no DOS os gráficos utilizam um efeito Gouraud Shaded 3D (sombras por cima de sombras dando uma ilusão de poligono), no PlayStation eles eram feitos de fato em poligonos com textura. A visão ficava encima do ombro, como em Resident evil 4, e quase não haviam cenas de plataforma, voltando mais a exploração e ação propriamente dita.

Versões para Nintendo 64 e Sega Saturn estavam planejadas mas foram canceladas devido ao fracasso comercial que foi o jogo; a jogabilidade era um pouco confusa e o jogo não empolgava muito no fim das contas.

Algumas imagens e videos das versões do jogo:

DOS:



PlayStation:

*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.


E por hoje é só. Paul Cuisset bem que tentou levar o conceito de jogo cinemático para o 3D, mas com técnologias ainda jovens naquela época e a falta de experiência nesse departamento acabou diminuindo a qualidade do jogo que hoje é apenas procurado por fãs do trabalho de Paul e curiosos por jogos 3D antigos.

Uma outra sequencia para a série estava planejada e seria chamada Flashback Legends. Começou a ser desenvolvido exclusivamente para o Game Boy Advance em 2002 e seria novamente um jogo de plataforma cinemático em 2D, como o primeiro Flashback, mas com a diferença que a tela andaria junto com o personagem e não tela por tela como no original.

Infelizmente seu desenvolvimento foi interrompido no fim de 2002 quando a Delphine Software International anunciou a sua falência e o único vestígio que sobrou desse jogo é uma rom protótipo que pode ser achada na internet que contém todas as 16 fases com alguns pequenos glitches e apenas uma música para o jogo inteiro, que é uma música de Fade to Black com qualidade diminuida. O único porém é que a rom só pode ser jogada em francês, mas um grupo chegou a traduzir pra inglês através de um patch.

Confira aqui um video de uma das fases desse protótipo:


Infelizmente uma pena que a Delphine tenha falido, e diferente de Eric Chahi que conseguiu adquirir os direitos de Another World, Paul Cuisset não é dono mais dos direitos autorais de Flashback. Na verdade, ainda se há uma duvida muito grande sobre quem tem os direitos sobre o jogo hoje e ninguém sabe informar corretamente quem é o dono.

Semana que vem fiquem ligados para o último post sobre jogos de plataforma cinemáticos e também uma das últimas criações de Eric Chahi antes de um grande hiato que ele teve da industria gamística. Espero todos vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Esse eu nem tinha ouvido falar. Pelo visto estou bem por fora dos adventures, não? hehehe!
    Mas vendo ele por imagens e vídeo, ele lembra um pouco Tomb Raider, mas ao mesmo tempo não tem muito a ver. Difícil explicar.
    Ah, e obrigado pelo link do blog, vou adicionar o seu na lista de parceiros, se não tiver nada contra! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, cara. Estamos aqui pra isso. :)

      E era foda acompanhar esses jogos na época né? Cada revista falava uma coisa, mostrava um game obscuro, haviam tantos video-games que era dificil escolher um... Ainda bem que hoje em dia a coisa tá mais fácil e podemos acompanhar melhor o que aconteceu naquela época.

      Excluir