quinta-feira, 22 de março de 2012

Another World


Another World (Eric Chahi, Amiga) - Conhecido como Out of This World aqui na américa e Outer World no Japão, é um jogo de plataforma cinemático que foi lançado para o Commodore Amiga em 1991 que foi desenvolvido por Eric Chahi.


O jogo foi inovador na época por fazer uso de efeitos cinemáticos nos gráficos, som e cutscenes com personagens se comunidando com movimentos faciais, gestos e ações. Esse estilo garantou Another World o status de cult entre a crítica e os fãs, embora ele tenha vendido quase 1 milhão de cópias só nos anos 1990.

O protagonista se chama Lester Knight Chayking, um jovem e genial físico. Ele chega ao seu laboratório high-tech em sua Ferrari 288 GTO durante uma tempestade para fazer mais um dos seus experimentos com o acelerador de partículas, tentando recriar o que aconteceu com o universo quando ele foi criado.

Logo quando as partículas estão alcançando o seu destino, um relâmpago acerta em cheio o laboratório e interfere no acelerador, causando uma fusão nunca antes vista pelas particulas e então uma explosão acontece, abrindo um buraco no tempo e no espaço, teletransportando Lester para um estéril planeta alienígina.

Isso que você acabou de ler é uma narrativa do que acontece na animação inicial do jogo. Logo depois disso, Lester acorda em um lago e você já tem que entrar em ação. E isso é um dos pontos fortes do jogo: Lester sempre estará envolvido em algum tipo de situação impossível ou cercado por guardas e você terá que interagir com o cenário ou até mesmo pedir ajuda a um amigo que ele faz no meio do caminho.

A jogabilidade se resume ao seguinte: um botão para correr, um para pular, outro para atirar e realizar outras ações. Por exemplo: Lester ainda está desarmado no começo do jogo, então ao invés de atirar ele pisará nos monstros que estão pelo caminho para não acabar ferido. A arma também tem algumas peculiaridades: a munição não é infinita e deve ser carregada em algumas estações espalhadas pelo mapa e se você carregar o tiro, ela criará uma barreira que te protegerá de rajadas comuns por alguns instantes.

Eric Chahi demorou aproximadamente 23 meses programando o jogo sozinho no Atari ST e depois transportou também para o Amiga, que são PCs bastante semelhantes em sua arquitetura. Essas duas versões são as mais fracas tecnicamente porque não tiveram muito tempo para testa-las depois que o jogo ficou pronto, devido ao grande tempo que já havia levado no resto da programação.

Ele decidiu então expandir o jogo: a critica disse que o jogo era curto demais (não chega a durar nem 20 minutos para os experts) e então ele decidiu adicionar novas áreas e desafios deixando o jogo menos linear e mais difícil. Essa seria a versão de 1992 para DOS, que foi programada por Daniel Morais. Uma versão para Macintosh também foi feita com resolução maior por Burger Bill Heineman.

Foi ai então que o jogo chamou atenção da Interplay, que decidiu portar o jogo para as plataformas Super Nintendo, Mega Drive e Apple IIGS em 1992. As versões do Super Nintendo e Apple IIGS também foram programas por Burger Bill e ambas sofreram mudanças nos cenários de fundo e foram adicionadas músicas durante o jogo - nas originais isso só havia nas cutcenes - dando um ar ainda mais cinemático ao jogo. A versão para Mega Drive se manteve igual as originais sem tais mudanças.

Em 1993, foi a vez do 3DO receber um port feito pela Interplay. Dessa vez eles trouxeram cenários de fundo bastante detalhados e misturados a pequenos poligonos - o que não fez muito o gosto de Chahi que não gostou nada dessas adições. A trilha sonora foi novamente mudada e novos sons adicionados.

As versões para Super Nintendo, Mega Drive, 3DO e Apple IIGS contém um prologo antes da introdução começar que consiste em uma entrada do diário de Lester. O prologo da versão do Mega Drive é diferente de todas as outras. Uma versão estava programada pra ser lançada no Atari Jaguar porém o projeto foi cancelado antes mesmo do seu desenvolvimento ser começado. Entretanto, Chachi liberou os direitos para a Jagware portar o jogo para o JagCF.

Chahi obteve os direitos de Another World da Delphine pouco depois deles terem fechado as portas em Julho de 2004. A Magic Productions então se ofereceu para portar o jogo para aparelhos portáteis. Chahi reutilizou a programação do original do Amiga e foram lançadas versões para Symbian e Windows Mobile 5.

Ele então decidiu criar uma nova versão para Windows que rodasse nos sistemas atuais. Com a ajuda de Emmanuel Rivoire, que aumentou a resolução para 1280x800, Chahi criou novos cenários de fundo com bastante detalhes e adicionou duas vezes mais checkpoints que o original, deixando o jogo um pouco mais fácil.

Em 2011, foram anunciadas novas versões para iOS e Android com suporte a resoluções HD e escolha entre os gráficos novos e antigos. E como todo jogo que se preze, o jogo recebeu vários ports não oficiais feito por fãs nas mais diversas plataformas como Tapwave Zodiac, Game Boy Advance e Dingo A320 OS.

Algumas imagens e videos do jogo:

Amiga:




Atari ST:




DOS:



Mega Drive:



Super Nintendo:




*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.

3DO:



Windows XP:




*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.

iOS/Android:




E por hoje é só. Infelizmente não achei screenshoots ou videos em boa qualidade da versão para Apple IIGS por isso ela não está aparecendo entre as outras versões que selecionei. Eric Chahi chegou a trabalhar em outros jogos antes de Another World mas nenhum deles fez algum sucesso significativo - o que viria a fazer sucesso mesmo seria a criação dele depois de Another World, "Heart of Darkness". Em uma próxima oportunidade falo sobre esse jogo pra vocês.

Embora o jogo seja muito aclamado pelos fãs, ele infelizmente é muito curto para aqueles que já sabem o jogo inteiro decorado, podendo ter terminado em menos de meia hora, independente da versão. Mas o importante é que Chahi deixou a sua marca na industria e criou um novo gênero aonde os efeitos cinematográficos se uniam, aos até então, simples jogos de plataforma.

Se vocês quiserem conhecer mais sobre o jogo e sobre o Eric Chahi, tem essa entrevista traduzida no VideoGame&ETC que eu recomendo vocês lerem: http://videogame.etc.br/?p=1645 - na qual Chahi fala em detalhes a produção do jogo e o que ele anda fazendo atualmente.

Tamanha inspiração levou a Interplay a lançar uma continuação não aprovada por Chahi, chamada de "Heart of the Alien", fiquem de olho que semana que vem eu vou falar sobre ele pra vocês! Vejo vocês lá!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

11 comentários:

  1. Simplesmente o jogo da minha vida!!

    Obrigada pelo crédito da entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom João!

    Não há palavras (ou são poucas e curtas, tipo "incrível!", "mágico!", rs) para definir Out Of This World. O francês mal sabia que o "joguinho de Amiga" dele iria virar referência em game design e, claro, também para nós que usamos os dois polegares no joystick todo dia (e/ou setas do teclado, rs).

    Um vídeo para adicionar ao seu post super-completo: um playthru em VHS, "semi-editado", de Out Of This World do Mega Drive, gravado literalmente em 1992 do console (e tinha emulação em 92? :P)

    http://youtu.be/JtLRM6HM9TU

    ;-)

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa cara, valeu pela adição! Fica de olho nas próximas semanas que você vai ver que a importancia não veio só do Eric Chahi, mas também de outros nomes dentro da Delphine Software! :)

      Excluir
  3. Esse jogo é muito bom, nunca cheguei até o final dele. Só joguei a versão do Mega Drive, não sabia que existiam tantas versões e que haviam diferenças até que consideráveis entre elas. Muito legal saber da história do jogo, do desenvolvimento e tudo mais, desconhecia mesmo.
    Aliás, desconheço o título "Heart of the Alien".
    E eu nunca conheci esse jogo por Another World, sempre como "Out of this World". Só soube que tinha esse outro nome tem uns 2 ou 3 anos.
    Mais um jogo que dá vontade de jogar, preciso organizar minha lista... hehehe!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  4. Tenho vergonha de dizer q nunca joguei Out of this World :X
    Mais um da lista de retrogames que quero jogar.
    Com tantas versões, qual vc recomenda João?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a versão de Windows comemorativa de 15 anos é a melhor de todas :)
      Quem não tá acostumado com aquela dificuldade toda dos jogos da época, a melhor pedida é ela, além dos gráficos estarem em HD nativo e as ceninhas refeitas sem chuviscado.

      Mas eu recomendo qualquer outra, menos as primeiras com menos cenas que são a do Amiga, Atari ST e Mega Drive.

      Excluir
  5. Realmente este jogo é Out of this world! Joguei a versão para PC. Muito bom! Não sabia que tinha para Android ( Vou testar no meu novo brinquedinho, rsrs). Outro jogo fantástico na mesma linha é o Flashback que tinha versões para PC, SNES e Megadrive. #ficaadica.

    Grande abraço
    mp3game.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Conheci "Out of this world" no Supernintendo. Jogo excepcional, completamente diferente dos outros, mudou tudo quando chegou.
    Além de cinematográfico, como classificado no texto (aliás excelente), podemos também dizer, até de maneira complementar, que é um game expressionista. O cenário, os personagens, os movimentos, o andamento, tudo nos causa estranheza, mas a pesar disso, ou por isso mesmo, achamos singularmente belo. Acho esse expressionismo uma das suas características que fascinam e cativam, ajudando a torná-lo esse cult e campeão de fãs que é.

    ResponderExcluir
  7. Tudo que o Chahi faz fica bom. Esse cara tinha que lançar mais jogos, tamos carentes de cérebros pra produção de jogos de qualidade, que não se limitam só a tomar a mesma ação o tempo todo.

    João, quando tiver um tempo, que acha de analisar os jogos da Introversion? Essa produtora também tem inovado pro bem. Se não conhece os jogos dela, dê uma fuçada aí que você vai ver umas coisas interessantes.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso falar sim, agora vai demorar um pouco porque eu ainda não joguei nada dela. Eu gosto de falar de jogos que eu já joguei pelo menos uma vez pra poder ter uma base.

      Excluir
  8. Eu simplesmente adoro esse jogo.

    ResponderExcluir