quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Blue Lightning


Blue Lightning (Epyx/Attention To Detail, Lynx/Jaguar) - Lançado em 1989 no portátil da Atari, é um "pseudo-simulador" no qual você controla um avião militar e tem que passar por uma série de missões até conseguir destruir a ameaça terrorista que assola à Terra.

Ele foi lançado junto do lançamento do Atary Lynx em 1989 e foi programado pela Epyx, dirigido pelo programador Brian Bowhay (que também desenvolveu o portátil). É considerado por muito como o melhor jogo de combate aéreo no portátil.

O jogo não foge muito do tradicional, então você apenas irá controlar controlar a nave em 8 direções, atirar com a metralhadora acoplada ou mísseis e só. Nada de muito extravagante, aqui o que conta é a simplicidade e a tentativa de ser um verdadeiro simulador de vôo, pena que a limitação do hardware não permitiu ser um de verdade.

Já em 1995, um remake foi feito pela empresa britânica Attention To Detail, e foi lançado como "pack-in" do Atari Jaguar CD. Entretanto, o remake não foi muito bem recebido porque sua fórmula não fugiu muito do original - era apenas o mesmo jogo com um certo "banho de loja" nos gráficos, animação e jogabilidade - e muitos falaram que o jogo fez um melhor trabalho de mostrar o hardware no Lynx do que no Jaguar CD.

Uma das poucas diferenças do original para o remake é a possibilidade de escolher a sua nave e isso vai influenciar na velocidade da mesma, camuflagem, dano recebido, sensibilidade no ar e quantos misseis são possíveis carregar. Há até algumas cenas em CG, mas pouco trabalhadas e parecem horríveis hoje em dia.


Algumas imagens e videos do jogo:

Atari Jaguar CD:





*Imagens gentilmente cedidas pelo site Moby Games.

Atari Lynx:






E por hoje é só. Em março-maio de 1996, a Atari pararia com a fabricação tanto do Jaguar quanto do Jaguar CD, vendendo o console à preço de migalhas para acabar com os seus estoques e esta foi a sua última investida na área de hardware até hoje. Pouco depois disso, ela foi comprada por um grupo europeu e hoje ela é uma softhouse que desenvolve jogos para todos os consoles.

Ai você pergunta: "Mas o Atari Jaguar só tem isso à oferecer?" - Na verdade, não. Mesmo com todos os problemas técnicos e limitações de hardware, o Jaguar chegou a receber belíssimos jogos exclusivos como o FPS Alien vs Predator e Hover Strike e os jogos de plataforma Rayman e Bubsy in: Fractured Furry Tales, além claro de bons ports dos jogos Doom (infelizmente as músicas foram removidas no in-game), NBA Jam Tournament Edition, Flashback: The Quest for Identity, Cannon Fodder, Syndicate, Pitfall: The Mayan Adventure, Wolfenstein 3D, entre outros.

Infelizmente a Atari não sobreviu aos novos consoles e técnologias e com apenas 250,000 unidades vendidas em 3 anos teve que descontinuar o console e abandonar o ramo de hardware. Uma coisa que vocês podem reparar bem pelos 4 jogos que eu mostrei é que a Atari sempre se espelhava nas outras empresas para fazer seus jogos e até mesmo chegou a lançar um controle de 6 botões como o Mega Drive tinha para jogos de luta, mas infelizmente a plataforma só chegou a ter poucos jogos compatíveis com o mesmo e também um adaptador para 4 jogadores.

Aqui você pode conferir ambos os acessórios para o console:



Desgraça após desgraça para o Jaguar, uma lição foi aprendida com ele: não importa a quantidade de "bits" mas sim a facilidade de trabalhar com o hardware e também ter algum Ás na manga para conseguir cativar outras empresas, afinal é praticamente impossivel um console viver apenas de jogos da própria empresa.  No fim dos anos 1990, a Hasbro comprou a Atari e liberou os direitos do console para que os gamers pudessem fazer seus próprios homebrews para ele - que lançaram não apenas jogos não-finalizados pelas empresas como jogos novos totalmente satisfatórios. Quem sabe em breve eu não fale de mais jogos do console?

Na semana que vem, irei atender mais um pedido do Adriano Philippini, que assim como eu é fanzaço da SNK, e dessa vez irei falar da série Art of Fighting. São 3 jogos, portanto nas próximas 3 semanas vocês vão conhecer um pouco mais sobre essa série da SNK que trouxe uma série de novidades para o "ramo" dos jogos de luta. É isso ai, vejo vocês na semana que vem.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Meu caro... Atari joguar to por fora legal xD

    Mas esse jogo aí parece ser bem interessante,e nem imaginava (sério mesmo) que o jaguar tinha esses acessórios O-o

    ResponderExcluir