quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Atari Karts


Atari Karts (Miracle Designs Ltd., Atari Jaguar ) - Lançado em Dezembro de 1995 foi um dos últimos jogos comercializados no Jaguar, visto que ele não veria mais o nascer do sol em 1996. O jogo, como é de esperar, é um dos primeiros clones da franquia Mario Kart, da Nintendo.

Os gráficos do jogo são bem feitos e coloridos, com belíssimos cenários em "papel de parede" no fundo, dando um efeito de profundidade à pista - coisa que não era vista em Super Mario Kart. A música foi composta em 1994 por Fabrice Gillet num programa chamado Protracker, que era rodado em um Commodore Amiga. Ambas as pessoas que criaram a arte do jogo e a trilha sonora não estão listadas nos créditos do jogo. O manual apenas se refere à eles como "Miracle Designs Team".

Uma das maiores criticas que foram feitas ao jogo é a falta de power-ups interessantes. Ao invés de você poder atirar projéteis como em Mario Kart, o único power-up ofensivo é um que inverte a direção dos controles do jogador adversário. Outra critica foi devida as colisões, já que dependendo do impacto o kart parava completamente, o que pode ser um pouco irritante nas pistas mais avançadas.

Algumas curiosidades sobre o jogo:


  • Bentley Bear, o personagem principal do jogo Crystal Castles, é um personagem jogável aqui.
  • Todos os nomes das copas no jogo trazem referências à Atari:
  1. Borregas Cup é uma referência ao antigo endereço da Atari: 1196 Borregas Avenue, Sunnyvale.
  2. Tempest Cup é uma homenagem ao clássicos dos arcades Tempest, que é da própria Atari, e que recebeu um lançamento no Jaguar chamado Tempest 2000.
  • Miracle Race foi nomeada para homenagear a Miracle Designs, desenvolvedora do jogo.
  • Atari Karts foi um dos últimos jogos lançados na curta vida que o Jaguar teve, junto com Rayman.
  • O jogo é bem conhecido entre os fãs do Jaguar como um dos jogos mais raros do sistema, com cópias chegando a custar entre 75 e 100 dólares no eBay.

Algumas imagens e videos do jogo:




*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.


E por hoje é só. Vocês puderam conhecer ai mais outro jogo legal do Atari Jaguar que, infelizemente, por causa de alguns pequenos defeitos e por ter sido lançado numa época em que ninguém mais colocava fé no console, não fez muito sucesso e acabou se tornando uma raridade no console.

A curiosidade que eu vou falar hoje é sobre o Jaguar CD. Todo video-game que se preze, teve um add-on de CD na década de 90: o Sega CD e o PC Engine CD que o digam, mas nesse caso da Atari foi para concorrer com o seu concorrente direto da época, que era o 3DO. A primeira tentativa dela de vender o Jaguar era dizendo que o console era 64-bit e portanto tinha os melhores jogos com isso, mas com o limitado cartucho, ficava dificil fazer jogos grandes e trabalhados então ela decidiu lançar o add-on.

Assim como o Sega CD, ele era acoplado ao console - só que nesse caso, ele era acoplado na entrada de cartuchos, mas não inutilizando-a. O add-on vinha com uma entrada de cartuchos na parte de trás para ser encaixado o cartucho de memória para salvar o progresso dos jogos ou você jogar qualquer cartucho normal do Jaguar sem precisar remove-lo.

Não preciso dizer pra vocês que o add-on foi um fracasso e pouco tempo depois podia ser encontrado em qualquer loja do ramo por um preço baixíssimo devido a falta de jogos lançados (apenas 13) e novamente a falta de suporte das empresas third-parties no console. Aqui vocês podem conferir uma foto do Jaguar com o add-on Jaguar CD acoplado:



Na semana que vem, eu vou falar de um dos poucos títulos interessantes do Jaguar CD, que trará boas lembranças aos fãs de um certo jogo de nave da Sega - jogo esse que foi lançado primeiro no Lynx e depois ganhou um remake em CD. Fiquem atentos e não percam o próximo post na semana que vem.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. muito massa =P, essa ultima foto do Jaguar CD *_*, na época que eu via ela nas revistas eu ficava doido pra ter um Jaguar XD, mas graças a Deus eu consegui um melhor 3DO fz10 *___________*...
    parabéns man, cada dia melhor esse blog =P...

    by carachapadu o/

    ResponderExcluir