quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Art of Fighting 2



Art of Fighting 2 (SNK, Neo Geo) - Lançado em 2 de Fevereiro de 1994, é o segundo jogo da série Art of Fighting. Apesar de ter se mantido com uma base quase que igual ao antecessor, o jogo está mais refinado e foi melhorado em quase todos os aspectos.

A história continua 1 ano depois dos acontecimentos do primeiro jogo. Aqui você participa do primeiro torneio King of Fighters e a ascenção de um comissário corrupto da policia, Geese Howard, à sua posição de chefe do crime em Southtown. É revelado que Mr. Big estava trabalhando para Geese durante os eventos anteriores. Geese tem ameaçado a vida dos filhos de Takuma para força-lo à trabalhar pra ele.

Isso levou Takuma a desaparecer e assumir a identidade de Mr. Karate, para proteger as crianças. Como seu primeiro trabalho, Geese pediu à Takuma para que ele matasse Jeff Bogard, mas ele recusou. Enquanto Geese estava em uma viagem de negócios, Mr. Big sequestrou Yuri para ameaçar Takuma, levando aos eventos do primeiro jogo. O próprio Geese mata Jeff Bogard depois, dando inicio aos eventos de Fatal Fury.

Do jogo anterior, apenas Todo não voltou e há alguns personagens novos como Eiji, Yuri e Temjin. Eis aqui a ficha de todos os personagens presentes nos dois primeiros Art of Fighting:

 Ryo Sakazaki

O primeiro campeão do torneio "King of Fighters", e o personagem principal de AoF. Orfão desde os 10 anos de idade, quando seu pai desapareceu, ele tem vivido com sua irmã Yuri desde o acontecido. Depois de ser abandonado, ele ficou sob os cuidados do seu amigo/rival Robert Garcia. Ele parece ter sentimentos romanticos pela King.
Um dos personagens mais "ativos" da SNK, Ryo se tornaria um personagem regular em "The King of Fighters" e apareceria em vários outros jogos da SNK, como em Fatal Fury Special. Em outros jogos, como o wrestler 3D Buriki One, ele toma o alterego de Mr. Karate.

 Robert Garcia

Robert está para Ken assim como Ryo está para Ryu. O herdeiro único da riqueza multibilionária de sua familia, Robert foi mandado pelo seu pai, e melhor amigo de Takuma, para aprender o karate Kyokugenryu ainda jovem. Foi ai que ele conheceu e virou bastante amigo da família Sakazaki.
Depois que Takuma desapareceu, ele tomou conta de Ryo e os dois criaram uma longa amizade e rivalidade. Ele também desenvolveu um interesse amoroso por Yuri, no qual Ryo e Takuma desaprovam totalmente. Robert também se tornou um personagem regular em "The King of Fighters".

 Ryuhaku Todo 

Pai de Kasumi de AoF 3 e criador do karate Todo, Ryuhaku tem uma rivalidade antiga com Takuma e considera a escola Kyokugenryu uma ameaça economica para a sua própria. Depois que é derrotado por Ryo, ele sumiu e fez 8 pequenas aparições em jogos da SNK. É o único personagem que não voltou no AoF 2, mas apareceu em Capcom vs SNK 2.

 Jack Turner

Um membro da família criminosa de Mr. Big, é um motoqueiro assíduo que adora uma bagunça. Lidera um grupo de punks chamado Neo Black Cats. Tirando os dois primeiros jogos de AoF, nunca fez nenhuma outra aparição em outros jogos da SNK, nem em cenários de fundo.

 Lee Pai Long

Um mestre de kung-fu, especialista em medicina chinesa e atual diretor da prisão de Southtown. Era um inimigo de Takuma, mas depois do torneio se tornaram grandes amigos. Ele é um "sennin", palavra chinesa que significa "alguem que conseguiu imortalidade através de alquimia".
Foi inspirado em Vega com garras parecidas, mas ele é mais estiloso.

 King

Quando era jovem, ela cresceu na Tailândia e se vestia de homem para poder participar de torneios de kickboxing. Esse problema com o seu sexo continuou quando ela veio para os Estados Unidos trabalhar no restaurante de Mr. Big. No primeiro jogo, está na ficha dela que ela é do sexo masculino, mas depois de derrota-la de uma certa maneira sua roupa se rasga e seu verdadeiro sexo é revelado.
Ela também emprega duas irmãs gêmeas chamadas Sally e Elizabeeth como garçonetes. King também se tornou uma personagem regular em "The King of Fighters" e as gêmeas podem ser vistas em vários cenários de KoF. Sally até serve um drink para King em sua animação de entrada em KoF.

 Mickey Rogers

Um pugilista cuja carreira foi destruida quando ele acidentalmente matou um oponente no ringue. Ele trabalha para Mr. Big no primeiro jogo, mas no segundo ele se endireitou e está tentando reiniciar a sua carreira no boxe. Outro personagem que nunca mais apareceu em outros jogos da SNK.

 John Crawley

Instrutor de artes marciais para o exército, é conhecido como "Killing Machine" mas gosta de ser chamado de "Hell Bent For Leather" em solo americano (referência a duas músicas da banda Judas Priest). Suas únicas aparições foram nos dois primeiros jogos da série.

Mr. Big

O primeiro cafetão dos games. Depois que Takuma deixou a sua familia criminosa, ele sequestrou Yuri e provoca o inicio dos eventos do primeiro AoF. Depois, ele apareceu em "The King of Fighters '96" como parte do time 96's Boss Team. Ele não pode pular ou se agachar no primeiro AoF e tem um especial que apenas a CPU pode usar.

 Mr. Karate/Takuma Sakazaki

Criador do karate Kyokugenryu, pai e sensei de Ryo e Yuri. Mr. Karate usa uma máscara macabra no primeiro AoF e no segundo aparece sem ela. Ele também tem um grande cicatriz em formato de "X" no peito. Ele se tornaria um personagem regular em "The King of Fighters" e faria algumas outras pequenas aparições em outros jogos da SNK, a mais memorável delas como parte do "Old Man Team" em KoF '98.

 Yuri Sakazaki

Irmã de Ryo e filha de Mr. Karate, praticante do estilo de karate da sua familia Kyokugenryu, ela entra no King of Fighters para mostrar à Ryo que ela pode lutar. Os golpes dela são um pouco parecidos com os de Ryo, mas com suas singularidades. Ela aparece em quase todos os "The King of Fighters", em SNK Gals Fighters e em alguns outros jogos. Entertanto, em AoF ela é jogável apenas no segundo jogo, embora apareça em todos os três.

 Eiji Kisaragi

Um ninja que está no torneio parar acabar de vez com Ryo e sua família. Ele é um decendente de Zantetsu de "The Last Blade" e empunha as adagas ninjas Nagare e kage, assim como seu antepassado. Ele também é um personagem jogável em KoF '95 e XI. Assim como Todo, ele faz várias aparições em backgrounds de KoF. Ele também só aparece em AoF 2.

 Temjin

Um wrestler mongoliano e um cara gente fina. Ele trabalha nas docas do porto de Southtown e junta dinheiro para abrir uma escola na Mongólia. Sua única aparição em video-games é em AoF 2.

 Geese Howard

Ele é o principal antagonista de Fatal Fury mas faz uma pequena aparição em AoF 2 como chefe secreto. Ele está muito mais jovem aqui, com um cabelo longo, roupas e golpes diferentes do que ele está usando em Fatal Fury. Esse jovem Geese também é um chefe em "The King of Fighters Neowave".


Arenas

Mais uma vez você irá passar por várias localizações distintas em Southtown, porém dessa vez haverá uma maior diversidade nas fases e também uma platéia maior assistindo. Dá até pra notar em algumas fases os espiões de Geese assistindo as lutas e passando informações para o mesmo.

Port Town Docks (Temjin)

Boxing Gym (Mickey)

Airport (Kisaragi)

Martial Arts Gym (Takuma)

National Park (Ryo)

Garcia House (Robert)

China Town (Lee)

Crawley's Airfield (John)

Fitness Club (Yuri)

Mac's Bar (Jack)

South Town Park (King)

Parking Garage (Mr. Big)

Geese Office Block (Geese)


Bonus: Super Death Blow

Bonus: Gain Spirit



A jogabilidade recebeu mudanças bastante sutís: agora "A" e "B' são soco e chute, respectivamente, mas se você segurar A ou B ao invés de apenas apertalos rapidamente, irá resultar em um ataque mais poderoso. Tirando isso, os comandos básicos de "wall kick" e agarrão continuaram os mesmos - mas alguns personagens ganharam agarrões aéreos e você pode se recuperar de qualquer agarrão apertando A, B ou C em um certo momento logo depois de ter levado o golpe.

Outra coisa que vale a pena mencionar é a Rage Gauge: quando você está perto de ser derrotado, a sua barra de life fica piscando, ativando assim a possibilidade de utilizar os Desperation Moves que são golpes especiais que só podem ser ativados nesse estado. Golpes estes que tiram um dano considerativo se você conseguir atingir o adversário.

Os gráficos foram muito melhorados em AoF 2: há várias coisas acontecendo nos cenários e tudo parece gigante, até mesmo o sprites dos personagens que chegam a passar a barra de life em alguns casos. As lutas acontecem em depósitos de aviões, barcos, no tráfego, com vários espectadores assistindo - é possivel até ver alguns homens de Geese vestido de preto assistindo a luta e enviando as informações pra ele depois.

O jogo ficou bastante conhecido pela sua dificuldade elevadíssima: é praticamente impossível você terminar o jogo sem usar continues. Embora cada personagem tenha o seu ponto fraco, depois que você aprende isso o jogo fica mais fácil mas mesmo assim não há certeza de vitória. Os chefes então, não preciso nem comentar que são os mais difíceis da história da SNK.

O trabalho sonoro dessa vez ficou mais evidente, realçando ainda mais o país de origem de cada personagem e dando identidade ao mesmo. Novamente na versão Neo Geo CD há alguns dialogos falados ao invés de apenas legendas na tela também. Outra coisa notável é que aqui dá pra jogar o modo History com todos os personagens e não só com Robert e Ryo como no original.

Na época de seu lançamento, o jogo foi portado apenas para o Super Famicom em 1996 pela Saurus. Essa versão é bem simples e se perderam algumas coisas nela como os cenários que ficaram com menos elementos, o zoom bem fraquinho e a jogabilidade um pouco mudada. O destaque dessa versão são as músicas que ficaram muito bem adaptadas e a física quase identica ao Arcade.

Como o original, essa versão foi portada junto com o reesto da trilogia na coletânea "Art of Fighting Anthology" em 2006 para PlayStation 2. Em 28 de Julho de 2008 foi a vez dessa versão ser lançada separadamente no Virtual Console do Nintendo Wii.

Algumas imagens e videos das versões do jogo:

Neo Geo/Neo Geo CD:



Super Famicom:




E por hoje é só. Dá pra ver que em Art of Fighting apenas os personagens principais eram levados mais à sério, o restante eram referências à outros ícones conhecidos mundialmente - e mesmo os principais eram cópias de personagens de outros jogos, mesmo que com histórias diferentes. Infelizmente esse sempre foi o ponto fraco da série: personagens pouco trabalhados e com finais vagos.

Apenas uma pequena curiosidade que talvez alguns de vocês ainda não saibam: quando a SNK criou AoF, ela trouxe um background bastante parecido de Ryo e Robert com Ryu e Ken. Então para "se vingar" de sua cópia descarada, a Capcom inventou o personagem/deboche Dan Hibiki em Street Fighter Alpha - que é uma mistura dos dois personagens e ele até luta um estilo único de karate, o Saikyouryu ("O melhor" Karate).

Na próxima semana, trago pra vocês o último jogo - e que foi uma mudança radical na série. Ele mudou radicalmente tudo existente até agora mas continuou com algumas pequenas marcas que davam identidade à série, então não precisam ficar preocupados quanto a isso. Vejo vocês na semana que vem.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

9 comentários:

  1. Como sempre um post espetacular. Como eu não tinha dinheiro para ter um Neo Geo, me divertia gastando meu pobre dinheirinho ( troco do pão ) nas locadoras de games da vida.

    mp3game.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. olaaa gostei de ver esses jogos, hj em dia so se fala em ps3 ne ??
    eu to começando agora, me deu vontade de comprar um video game hehe fiz um post sobre isso, passa la depois... bjsss

    pauleenhalima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Viciei nesse jogo indo na casa do meu primo em Arthur Lundgren 2, mas nunca consegui lutar contra Geese =T

    .o/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, como sempre todo detalhe é pouco. Mas se tratando de SNK eu gosto muito mesmo a ponto de me interessar é somente The King Of Fighters do 96 em diante e Samurai Shodown, Art Of Fighting eu acho meio estressante na hora de jogar, não da pra leva-lo como mera diversão...

    Mas de todo modo, é um bom jogo, na versão Arcade principalmente, e eu acho as de Super Nintendo bem fracas pra ser sincero.

    E muito bom o fato de ter ficha dos personagens.

    Enfim, muito foda a postagem.

    PS: Nunca que Lee é mais estiloso que o sedento de sangue, cruel e assasino Vega.



    http://www.lugardenerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Defitivamente esse é o jogo de luta mais difícil que já joguei! Torrava fichas e fcihas nos arcades da vida e nada de chegar ao final. Só fui conseguir zerar na versão do SNES.

    ResponderExcluir
  6. No cenário de Takuma Sakazaki em Art of Fighting 2, há dois faixas-pretas podem ser vistos assistindo a luta ao fundo do dojo de caratê. Um deles é um homem negro, alto e forte parecidíssimo com Marco Rodrigues/Khushnood Butt, e daí surgiu a inspiração da SNK para criá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Embora possa ser coincidência, Ryuhaku Todoh e Takuma Sakazaki se assemelham aos personagens Soun Tendo e Genma Saotome, respectivamente, do mangá e anime Ranma 1/2.
    O mestre do Caratê Takuma é baseado no famoso artista e mestre marcial coreano Masutatsu Oyama, o criador e o fundador do estiko de Caratê Kyokushin-kai ou Kyokushinkaikan (Obviamente o estilo Caratê Kyokugenryu é uma variação, uma homenagem e uma brincadeira ao estilo Kyokushin). O mestre Takuma Sakazaki é também baseado no ator japonês Shinichi "Sonny" Chiba. O mais notável desta homenagem é o primeiro nome dado, que vem do personagem principal Takuma Tsurugi (interpretado pelo autor Sonny China) do filme "The Street Fighter". Quando era estudante universitário, Shinichi Chiba começou a estudar artes marciais com o renomado mestre Masutatsu "Mas" Oyama por vários anos (quem mais tarde o retrataria em uma trilogia de filmes).
    O lutador de luta livre (Wrestling) e estivador mongol Temjin é uma homenagem da SNK ao conquistador mongol Gengis Khan (Temudjin).

    ResponderExcluir
  8. O mestre do Caratê Kyokugenryu Ryo Sakazaki é uma homenagem da SNK ao personagem Kenshiro Kasumi, o protagonista do mangá e anime Hokuto no Ken (Fist of the North Star). Seu ataque Zanretsu Ken (Ataque múltiplo de socos em altíssima velocidade) é semelhante ao Hokuto Hyakuretsu Ken (Os Cem Socos da Estrela do Norte) da arte marcial Hokuto Shinken praticada por Kenshiro Kasumi. Seu karate-gi laranja é algo reminiscente ao personagem Son Goku da franquia Dragon Ball.
    O visual de Robert Garcia está baseado no ator e artista marcial Steven Seagal (quando Robert Garcia foi criado, este gozava de um grande êxito mundial), no ator cubano Andy García e no personagem da série de TV Miami Vice, James “Sonny” Crockett. Na verdade, compartilhar vários detalhes característicos com este último, como o vestuário (que apenas mudou a cor das roupas) ou pelo fato de que ele também dirige uma Ferrari Testarossa.
    O lutador de rua Jack Turner e sua gangue de motoqueiros (os Neo Black Cats) são uma homenagem a gangue de motociclistas Hells Angels dos E.U.A.
    O mestre de Kung Fu/Wushu Lee Pai Long representa o personagem sennin clássico (representando o estereótipo do mestre de artes marciais arrogante de idade avançada) e um dos poucos chineses da franquia Art of Fighnting.
    A lutadora francesa de Muay Thai King é baseada na atriz e artista marcial Cynthia Rothrock.
    O ex-boxeador e cobrador de dívidas da máfia Mickey Rogers é uma homenagem ao lendário cantor de reggae Bob Marley e ao boxeador afro-americano Muhammad Ali.
    O ex-fuzileiro naval e instrutor de artes marciais na Marinha americana e traficantes de armas John Crawley é uma homenagem aos filmes de ação dos anos 1980 de Arnold Schwarzenegger e Jean Claude van Damme.
    O militar John Crawley pode ser também baseado no piloto de helicóptero traidor Ericson (Marin Kove) do filme Rambo: Fist Blood Part II (Rambo 2 - A missão).
    O cafetão e chefe do crime organizado Mr. Big foi baseado no personagem Umibōzu (cujo nome verdadeiro é Hayato Ijuin) de City Hunter (famoso mangá e anime da década de 1980).
    Os lutadores de Caratê Kyokugenryu Ryo Sakazaki e Robert Garcia podem ser baseados, respectivamente, nos personagens John Kreese (Marin Kove) e Terence “Terry” Silver (Thomas Ian Griffith) da série de filmes Karate Kid.
    O ex-fuzileiro naval e instrutor de artes marciais na Marinha americana e traficantes de armas John Crawley pode ser também baseado no piloto de helicóptero traidor Ericson (Marin Kove) do filme Rambo: Fist Blood Part II (Rambo 2 - A missão).
    Os lutadores de Caratê Kyokugenryu Ryo Sakazaki e Robert Garcia podem ser baseados, respectivamente, nos personagens John Kreese (Marin Kove) e Terence “Terry” Silver (Thomas Ian Griffith) da série de filmes Karate Kid.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, que blog perfeito! Voltei ao passado, precisamente ao ano de 1993 e 1994, quando ficava louco pra comprar um cartucho novo para o meu Mega Drive!! Nostalgia danada!

    ResponderExcluir