quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Conker's Bad Fur Day / Conker's Live and Reloaded


Conker's Bad Fur Day (Rare, Nintendo 64) - Lançado no dia 5 de março de 2001, o jogo começou sendo feito para uma audiência familiar mas devido à vários atrasos no seu desenvolvimento e a falta de jogos para maiores de 18 anos a Rare acabou mudando completamente o projeto inicial. Há sangue, insinuações sexuais, palavrões, piadas de banheiro e várias paródias com filmes conhecidos.

O jogo segue a história de Conker, o esquilo que é ganancioso e pinguço, que está tentando voltar pra casa para os braços da sua namorada, Berri. Enquanto isso, o Rei Pantera, o governante do reino aonde Conker se perdeu descobre que a mesinha que fica ao lado do seu torno está com uma pena quebrada e ordena seu servente, Professor Von Kriplespac, resolver o problema. Ele sugere que o rei use o esquilo como quarta perna para a mesa e então o Rei Pantera envia seus homens atrás de Conker.

Enquanto procura pelo caminho para sua casa, Conker vai ter que encarar as situações mais ridículas e absurdas em ordem de passar pelas terras do rei. Ele irá utilizar a sua panela para derrotar os inimigos e também planará com a ajuda do seu rabo para alcançar plataformas distantes. A jogabilidade é a clássicas dos jogos de plataforma 3D do Nintendo 64, sem muitas novidades, só havendo variações dependendo da situação que Conker está metido, como escapar das piranhas de um lago ou atirar com uma .42 em um enxame de abelhas pronto para te devorar num vacilo.

Há também um modo multiplayer para 4 pessoas com tela dividida no qual jogadores se enfrentam em um dos 7 mini-games disponiveis com suas próprias regras. Cada um desses mini-games tem seu próprio tema e jogabilidade diferenciada, dando uma certa longevidade ao jogo. Os modos são: Beach, Raptor, Heist, War, Tank, Race e Deathmatch.

No modo Beach você assume o controle dos franceses e deve alcançar a praia e esperar por um veículo que irá te levar, enquanto os outros atiram de posições estratégicas; no modo Raptor você controla um dinossauro raptor em ordem de alimentar o bebê dinossauro, enquanto que os outros estão de homem da caverna roubando os ovos; no modo Heist você deve roubar o dinheiro que está no meio do banco e levar de volta para o cofre do teu time sem levar dano.

No modo Tank, os jogadores se enfrentam usando tanques e pegando vasilhas com gás químico que destrói todos os tanques de uma vez; o modo Race é auto-explicativo que disponibiliza duas variações da mesma pista e itens podem ser usados para atacar os oponentes; e por último o Deathmatch clássico, aonde os jogadores se enfrentam em perspectiva em terceira pessoa e várias opções para jogar como limitar o jogo à uma certa quantidade de pontos, vidas e até incluir bots.

Infelizmente, devido ao fraco marketing na época, mesmo com as notas altíssimas dadas pela mídia especializada o jogo acabou não vendendo muito e acabou ganhando o status de "cult" devido as características únicas.

Algumas imagens e videos do jogo:



*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.


Porém nem tudo estava perdido para os fãs do jogo. Em 2004 a Rare anunciou um remake para o Xbox com modo online e modo single player reformulado.



Conker's Live and Reloaded (Rare, Xbox) - Lançado no dia 21 de Junho de 2005, é um remake do jogo anterior lançado pela Rare exclusivamente para o Xbox. Enquanto o modo Single Player foi apenas expandido, o modo multiplayer foi totalmente reformulado para a Xbox Live. Diferente do original, esse aqui foi lançado no Japão.

O Multiplayer utiliza a mesma perspectiva em terceira pessoa do jogo Single Player. Os modos consistem em modos clássicos como o Capture the Flag e Deathmatch. Há duas "facções" para você escolher, a SHC e a Tediz e também uma escolha de classe que irá dar habilidades que afetarão na jogabilidade.

O jogo foi inicialmente planejado para se chamar "Conker: Live and Uncut" e traria uma experiencia totalmente sem censuras no modo Single Player mas durante algum ponto do seu desenvolvimento, isso foi mudado e o jogo foi lançado com grandes censuras. Até mesmo pequenas obscenidades que estavam presentes no Nintendo 64 foram censuradas aqui e deixou os fãs do original bastante irritados, especialmente algumas piadas e personagens como o chefe Sloprano.

A música do chefe-cocô também foi censurada na trilha sonora e a Rare deixou uma versão sem censura disponível no seu site. Porém, mesmo com toda essa censura, a essência adulta se manteve no jogo e o jogo recebe um selo "M" para maiores de 17 anos.

Talvez para compensar a censura de falas e personagens, a Rare decidiu fazer pequenas mudanças aqui e ali para deixar o jogo mais interessante. Por exemplo: o primeiro inimigo no jogo é um gárgula que está bloqueando a ponte e no original você metia uma panelada nele que resolvia tudo mas aqui isso não funciona e Conker logo vai atrás de outra arma, um bastão com pregos na ponta. Pequenas mudanças e novas áreas foram adicionadas para dar um novo ar ao jogo.

Os inimigos quando atacados agora, explodem fazendo uma poça enorme de sangue subir independente de qual seja. Os gráficos estão de esfarelar a mandíbula, e de tão bons podem ser até comparados com os primeiros jogos do PlayStation 3 e do Xbox 360, por exemplo. A trilha sonora embora tenha sida censurada, foi totalmente trabalhada em Dolby Surround e ficou de primeira linha também. Enfim, em algumas coisas o jogo saiu perdendo mas em outras saiu ganhando mas mesmo assim não satisfez muito os fãs.

Algumas imagens e videos do jogo:





*Imagens gentilmente cedidas pelo site GameSpot.


E por hoje é só. Embora haja tantas controvérsias com esse mascote em particular da Rare, eu ainda acho um excelente jogo em qualquer uma das duas versões. Quem jogou a original de Nintendo 64, pode ter uma experiencia mais completa porém um pouco censurada com gráficos de ponta e se divertir tanto quanto à original mesmo assim. É tudo questão de bom senso. Infelizmente em remakes algumas coisas se perdem mas o espirito original da algazarra continua lá intacto.

Na semana que vem, eu vou falar de um jogo de corrida da Atari feito exclusivamente para seus consoles da época. Sim, eu acabei mudando o cronograma aqui dos posts porque eu não tinha me tocado que o post 100 estava tão perto então aparecerão algumas novidades que eu não tinha anunciado ainda, aguardem! Vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Que coincidência, ontem mesmo eu adquiri este jogo para o Nintendo 64, só estou esperando chegar... =)

    ResponderExcluir
  2. Legal, andava interessado no Conker's Bad Fur Day através de uma dica do Rafael00Agent. Valeu pelo post, não vendeu muito mas virou cult, ummm... -- esses de fato não costumam decepcionar mesmo :) Pô e não sabia que tinha para Xbox original, bom saber, pois não queria jogá-lo por emulação e o cartucho dele p/ N64 anda meio carinho.....

    Abração NostallgiaBR! :D

    ResponderExcluir
  3. eu me diverti muito com o meu irmão em Conker Bad Fur Day, jogavamos muito no multiplayer e o modo história é muito louco. pena que quando a Rare deixou a Nintendo(um grande erro) pelo que sei, não teve mais continuação, o que é uma pena...

    ResponderExcluir